Nos últimos anos, o empreendedorismo tem se tornado um caminho cada vez mais comum para muitos profissionais e investidores. De fato, graças aos vários incentivos e à maior disponibilidade de recursos tecnológicos, muitas pessoas puderam começar a própria empresa — em 2020, tivemos um recorde, com mais de três milhões de abertura de novos negócios.
Porém, isso não significa que seja um caminho fácil, e uma forma de aumentar as chances de sucesso é investir em setores em alta, como as franquias de saúde. Afinal, boa parte dos novos negócios ainda fecha nos primeiros anos, segundo estudo do IBGE, pois os riscos e desafios são elevados, além da falta de experiência de quem está no início de uma vida no empreendedorismo.
Diante disso, pode ser melhor buscar outras opções na hora de começar a empreender, como fazer parte de uma franquia que pode potencializar os seus resultados.
Claro que o processo é um pouco diferente de simplesmente conseguir um espaço e começar a trabalhar. É necessário escolher o melhor franqueador, estudar o mercado e entender como colocar esse modelo de negócio em prática. Porém, depois que você se familiarizar, suas chances de sucesso serão muito maiores, especialmente em comparação com um empreendimento mais tradicional.
Para ajudar com essa jornada, montamos este guia com todas as informações de que você precisa para abrir sua franquia de saúde e ter a certeza de que está investindo o seu dinheiro com sabedoria e precisão. Acompanhe!
O que é uma franquia de saúde?
A franquia de saúde é um modelo de negócio no segmento de saúde (como odontologia ou consultas médicas) no qual uma marca já estabelecida (franqueadora) permite que outras pessoas (franqueados) invistam nela, criando uma unidade. Essa nova unidade segue padrões e pode usufruir da marca renomada da franqueadora, trazendo maior chance de sucesso.
Esse modelo de negócio foi introduzido no Brasil na década de 1950 pela empresa Yázigi Internexus, ganhando cada vez mais força desde então. Como parte do acordo, o franqueado utiliza todos os métodos, materiais e imagem da franqueadora em sua unidade. Você muito provavelmente já viu isso em várias redes de restaurantes, lanchonetes e lojas de roupas. Algumas das unidades são propriedades da própria marca, enquanto outras são montadas por investidores.
Na prática, a franqueadora oferece um suporte ao franqueado para que ele tenha sucesso no empreendimento. Toda a experiência que a marca tem é passada para contribuir com o sucesso daquele novo negócio. Em troca de usar a marca e de receber todo esse conhecimento, o franqueado paga as taxas descritas no contrato, como royalties e taxas de uso, que variam de empresa para empresa. Essa porcentagem dos lucros se deve ao kow-how transmitido.
Uma franquia de saúde, portanto, utiliza esse mesmo modelo de negócio, oferecendo serviços na área da saúde. Uma rede pode realizar o seu trabalho no setor de estética, consultas ou de odontologia, por exemplo. A ideia é criar um padrão de qualidade, bom atendimento e serviços variados, proporcionando uma experiência melhor aos pacientes e aumentando as chances de sucesso de cada franqueado.
O modelo de franquia de saúde já existe há bastante tempo e tem se tornado praticamente uma norma em vários setores da economia. E na área da saúde não é diferente. Consultórios de odontologia e clínicas para tratamentos específicos, por exemplo, já são parte dessa tendência. Com um pouco de preparo, eles se mostram como uma alternativa bem rentável e atrativa de investimento.
Qual é o panorama das franquias de saúde no Brasil?
O mercado de saúde, beleza e bem-estar foi um dos mais positivos em 2020: crescimento de 3,1% no período e faturamento acima dos R$ 30 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ou seja, as franquias de saúde estão aquecidas em um mercado que já registra números positivos, representando o cenário ideal para novos investimentos. Contudo, independentemente do tipo de investimento que você pretende fazer, é fundamental entender o cenário.
Pensando agora nas franquias, de uma forma mais geral, segundo dados da ABF, o faturamento do setor de franquias foi de mais de R$ 160 bilhões entre 2019 e 2020. Foram gerados mais de 1 milhão de empregos no segundo trimestre de 2020. Nesse contexto, a área da saúde apresenta boas oportunidades e é um segmento aquecido no mercado de franquias.
Outro dado interessante apresentado no relatório da ABF é em relação ao número de abertura de novas franquias, que registrou um aumento de 2,9% em 2020, enquanto as lojas tradicionais tiveram uma queda de 2% no mesmo período. O número de repasse de franquias, por exemplo, foi de apenas 0,9% ao longo de 2020, valor próximo ao 0,8% de 2019, o que mostra a solidez do setor.
Por que investir em uma franquia de saúde?
Há vários motivos para o modelo de franquia ter ganhado popularidade nos últimos anos, principalmente os seus benefícios em relação a outros métodos mais tradicionais para empreender na odontologia.
Veja aqui algumas das principais razões para investir em uma franquia de saúde.
Investimento inicial mais baixo
O custo para iniciar um negócio quase sempre é muito elevado. Isso não apenas com relação ao material, equipamento e contratação de funcionários, mas também no que diz respeito à burocracia e legalização. Apenas as obrigações legais iniciais podem ser bem demoradas, ainda mais quando você não sabe muito bem por onde começar.
Para quem tem recursos mais limitados, essa pode ser a opção mais fácil de acessar. Como os custos iniciais são menores que os de outros formatos de empreendimento, você pode dar os primeiros passos, mesmo com financiamento limitado ou baixo capital. Assim, é uma oportunidade para qualquer pequeno investidor.
Retorno mais seguro
Um dos motivos que leva muitas pessoas a abandonarem o caminho do empreendedorismo, ou a nem mesmo começarem, é o alto risco de perda. Há muitas variáveis que devem ser levadas em conta, assim como diversos elementos que podem prejudicar um novo negócio e impedir o seu crescimento.
No modelo de franquia, esse risco é consideravelmente menor. Graças ao apoio de uma marca já mais bem estabelecida, entre outros benefícios, as chances de ter um negócio bem-sucedido são mais altas. Comparativamente, o índice de continuidade de franquias é bem maior do que o de outros modelos de negócio.
Marca já estabelecida
Uma das maiores dificuldades para quem começa o próprio negócio é conquistar o espaço necessário para fazer sua própria marca crescer. O mercado é cada vez mais competitivo, com um número considerável de negócios disputando a preferência e, acima de tudo, a atenção do público.
O que a franquia de saúde faz é proporcionar uma marca já conhecida pelo público, cujos serviços têm uma qualidade atestada e confirmada. O resultado disso é que você não precisa se preocupar tanto em estabelecer uma marca, já que o nome da franqueadora é reconhecido no mercado.
Área com alta demanda
O setor de saúde, de forma geral, tem demanda alta e crescente em todos os pontos do país. Clínicas, consultórios, laboratórios, entre outros estabelecimentos, são cada vez mais necessários, especialmente com o crescimento da população idosa e maiores preocupações com a saúde. Para quem está em dúvida sobre onde exatamente atuar, uma franquia de saúde costuma ser uma opção relativamente segura.
Facilidade de convênio com planos de saúde
Digamos que você já tenha a intenção de montar um negócio na área de saúde, como uma clínica. Para poder aproveitá-la, o melhor é buscar um convênio com algum plano de saúde, o que vai atrair mais pacientes.
Por outro lado, é preciso avaliar se esse é o melhor caminho por conta dos custos envolvidos. Pode ser inclusive que a franqueadora consiga ajudar você a encontrar parcerias e condições melhores do que os planos oferecem.
Quais são as leis sobre as franquias de saúde?
Um dos pontos mais sensíveis para quem resolve montar uma franquia na área de saúde é quais leis deve manter em mente. Até alguns anos atrás, havia menos regulação específica para o modelo de franquia no Brasil, o que gerava algumas confusões com relação às leis usadas. Porém, mais recentemente, esses textos vêm ficando mais claros.
No geral, existem dois conjuntos de leis com os quais você deve se preocupar.
Lei da Franquia
Para garantir que tanto a franqueadora quanto o franqueado terão seus direitos assegurados, foi criada a Lei da Franquia. É ela que regula todo o processo de criação e manutenção de uma franquia no país.
Sua principal função é estabelecer as responsabilidades de cada parte nessa relação. Algumas das tarefas da franqueadora são:
- supervisionar a rede de franquias;
- realizar treinamentos para o franqueado e sua equipe;
- fazer a redação e a distribuição de manuais;
- auxiliar na escolha do local;
- orientar sobre o estabelecimento da infraestrutura.
Do outro lado, o franqueado tem como responsabilidades:
- pagar royalties à franqueadora regularmente;
- acertar a taxa de publicidade;
- prezar pelos padrões de qualidade da marca.
Outro ponto importante nessa lei é a Circular de Oferta de Franquia (COF). Trata-se de um documento que explica todos os termos da relação entre franqueado e franqueadora. Ele deve ser assinado e oficializado para que a franquia seja aberta.
Normas sanitárias e de saúde
Como qualquer negócio no ramo de saúde, existem leis com relação à higiene dos espaços, descarte de materiais, armazenamento de amostras, entre outros itens. Essas são regras um pouco mais gerais, mas que devem ser levadas em conta pelo franqueado na hora de fazer elaboração de suas normas internas.
Quais são as boas práticas de higienização?
Tendo em mente que as leis sanitárias são um componente importante para o trabalho em uma franquia de saúde, é natural que você também pense em como serão seus procedimentos de limpeza e higienização. Confira aqui algumas das boas práticas que você deve implementar em sua franquia.
Contar com os materiais de limpeza indispensáveis
Dentro de uma franquia odontológica, assim como em qualquer estabelecimento da área da saúde, é necessário utilizar produtos de limpeza adequados para remover patógenos e substâncias nocivas. Se a clínica não estiver devidamente suprida com esses recursos, então pode ser que haja alguma infecção ou outro problema que comprometa suas atividades.
Alguns dos suprimentos de limpeza que você deve sempre colocar em sua lista são:
- sabão líquido germicida;
- papel-toalha ou panos devidamente esterilizados;
- álcool para higienização manual;
- algodão e pote com tampa para higienização de pequenos equipamentos.
Outros itens podem ser adicionados à lista, de acordo com a necessidade, mas esses costumam ser os essenciais.
Evitar varredura a seco
Um erro comum em alguns consultórios e clínicas é fazer a limpeza de ambientes usando apenas uma vassoura. Isso pode ser aceitável quando se trata apenas das áreas comuns, como a sala de espera, mas está longe de ser a forma correta de fazer a limpeza e higienização do ambiente.
Para que sua franquia atenda às normas, o ideal é não fazer varredura a seco, pois isso faz com que partículas de sujeira fiquem suspensas no ar e se espalhem. O ideal é utilizar esfregões para captar a poeira e outras substâncias, evitando que elas contaminem outros espaços.
Respeitar a ordem correta de higienização
A ordem em que os ambientes são higienizados pode ser afetada por várias questões, desde a disponibilidade da equipe até a rotina de trabalho no local. Porém, para garantir o máximo de higiene em sua franquia de saúde, o ideal é que esse procedimento seja realizado em uma determinada ordem, começando do ambiente menos contaminado para o mais contaminado.
Da mesma forma, o ideal é fazer a limpeza de cima para baixo, higienizando o teto e paredes, além dos móveis, antes do chão. Dessa forma, qualquer partícula ou toxina pode ser jogada para baixo e catada à medida que a limpeza progride.
Fazer a limpeza da caixa d’água
Toda clínica odontológica utiliza bastante água no dia a dia, tanto como parte dos atendimentos aos pacientes quanto na hora de fazer a limpeza dos ambientes e equipamentos. Sendo assim, essa água também deve estar limpa na hora de ser usada, o que não acontece quando a sua caixa d’água não passa por uma limpeza regularmente.
A frequência mínima para essas limpezas é de 1 vez a cada 6 meses. Sendo assim, não será nenhum grande problema encaixar esse procedimento na agenda anual de um consultório ou clínica.
Ter rotinas de limpeza e higienização bem definidas
Por fim, mas não menos importante, lembre-se que, para ter o melhor resultado possível de higienização e limpeza, você precisa estabelecer rotinas e procedimentos claros. Sem isso, o trabalho da equipe pode se tornar irregular, o que abre brecha para a intoxicação de pacientes, por exemplo.
Nesse ponto, a franqueadora deve ter ao menos algumas orientações para auxiliar os franqueados, seja na forma de manuais ou de especificações diretas. Pode até já existir uma parceria com uma empresa de limpeza.
Quais são as principais opções de franquias de saúde?
Dentro do universo das franquias de saúde, existem diferentes caminhos para abrir o negócio. Confira quais são as áreas em que pode trabalhar!
Estética
Com o aumento do interesse dos brasileiros por qualidade de vida e bem-estar, os serviços de estética têm se tornado bastante populares, e fazer parte de uma franquia nesse segmento pode ser interessante. Na prática, são tratamentos de beleza, estética e relaxamento, como um salão de beleza, com opções de tratamento a laser e depilação.
Consultas
Outra opção muito interessante na área da saúde são as franquias que oferecem consultas aos pacientes. Normalmente por preços mais acessíveis e um serviço diferenciado, os pacientes podem ter acesso ao atendimento médico de qualidade, com a realização de exames, procedimentos ou consultas mais básicas para avaliar o estado de saúde com um profissional.
Odontologia
As franquias odontológicas têm ganhado ainda mais espaço no mercado da saúde, já que são serviços com pouca cobertura dos planos de saúde, e a rede pública não suporta toda a demanda.
Esses dois fatores tornam a opção bastante atrativa, já que os cuidados com a saúde bucal e a estética são cada vez mais valorizados pela população brasileira, especialmente com tratamentos mais acessíveis.
Como escolher a franqueadora certa?
Então, você deseja se tornar um franqueado no mercado odontológico? O primeiro passo é escolher a franqueadora ideal para começar a investir. Veja aqui alguns passos podem ajudar a tomar essa decisão.
Defina seus objetivos pessoais
Antes de começar a falar em escolher franquias, o mais importante é ter em mente o destino aonde você pretende chegar. Que tipo de negócio você quer ter e que funções pretende assumir? Quanto dinheiro gostaria de ganhar com esse investimento? Essas e outras questões são muito importantes para definir a sua escolha e ter a certeza de que está no caminho certo para o sucesso.
É claro que você vai precisar dessas respostas antes de continuar. Também é importante que esses objetivos não sejam abrangentes demais, de modo que você possa usá-los como parâmetro para guiar suas escolhas. E isso não apenas na hora de definir em qual franquia você deseja entrar, mas também para saber como você conduzirá seus negócios no dia a dia.
Entenda seu papel nesse negócio
Pode parecer algo óbvio, mas muitas pessoas começam a investir em franquias sem entender exatamente qual é o papel que elas devem cumprir no dia a dia da empresa. Ter todos os mitos e verdades bem esclarecidos antes de começar seu investimento faz bastante diferença na hora de colocar seu planejamento em prática, evitando problemas mais à frente.
Na maioria dos casos, você será o gestor da empresa, ou seja, deverá se responsabilizar pela administração de recursos, prestação de contas e outras tarefas gerais para o funcionamento da unidade.
Porém, também existem franqueados que atuam como profissionais diretamente com o público, atendendo pacientes em alguns horários. Apenas tenha em mente que essa será uma função secundária.
Estude o mercado
Mesmo que o risco de investimento em uma franquia de saúde seja menor, isso não significa que o sucesso é automático. Para alcançar seus objetivos, você vai precisar observar o mercado a seu redor e colocar outros fatores a seu favor.
Variadas localidades têm diferentes públicos, o que leva a demandas diversas. Conhecer as demandas da área onde você pretende atuar revela se há alguma que ainda não foi suprida e se você terá espaço suficiente para estabelecer sua unidade e crescer.
Confira seu capital
Os recursos disponíveis para investir certamente são o principal fator limitante na hora de montar sua franquia de saúde. Se não houver como investir em todos os equipamentos e a infraestrutura necessários para começar a trabalhar, então essa franquia não será uma opção para você.
Além disso, desconfie das opções que oferecem uma série de benefícios sem precisar de um investimento compatível com a média do mercado.
Converse com os franqueados da marca
A melhor forma de comparar diferentes franqueadoras é conversar com seus principais franqueados, pois eles sabem como é lidar com a empresa na prática. Se você tiver a oportunidade de conversar com outras pessoas que já fizeram esse mesmo investimento, pode entender exatamente o que esperar. Assim como um cliente pode oferecer o feedback mais sincero sobre uma empresa, os franqueados fazem isso em relação às franqueadoras.
Claro que, em larga escala, nenhuma franqueadora terá 100% de sucesso com todos os seus franqueados. O mais importante é avaliar o índice de investidores que alcançaram seus objetivos, além de algumas características importantes, como a qualidade do atendimento, do apoio e a reputação da marca diante do público. Também vale entender como é a metodologia de trabalho e se ela se encaixa no seu pensamento de mercado.
Veja como a franqueadora auxilia os franqueados
Um dos fatores que torna o modelo de franquia mais vantajoso é que, ao começar seu investimento, a franqueadora também oferece um suporte com relação à estruturação e preparação do seu negócio.
Isso inclui o treinamento da equipe, preparação da infraestrutura e até mesmo o know-how sobre como atuar dentro daquele mercado específico. Você deve procurar pelas franqueadoras que vão além do básico nessa relação.
Boas redes oferecem benefícios complementares que aumentam suas chances de sucesso. Isso pode incluir um sistema de gestão adequado, acesso a ferramentas de marketing, materiais de apoio e parcerias estratégicas. Esses são recursos que vão potencializar as chances de sucesso do franqueado, aumentando diretamente o seu desempenho na rotina de trabalho.
Pesquise e compare as opções
Depois de ter um objetivo bem esclarecido, o próximo passo é listar as opções de franquia que você tem à sua disposição. A princípio, apenas veja o que está acessível em sua localidade, evitando muitas restrições. Em seguida, comece a filtrar as opções que estão acima do seu orçamento ou que não se encaixam em suas principais exigências.
Depois, você deve elencar quais das opções de negócios são mais do seu agrado e considerar os prós e contras de cada uma delas. Dependendo do seu objetivo e do seu perfil profissional, você pode dar preferência a diferentes aspectos de cada franquia. Por melhor que seja um modelo, ele só vai funcionar caso esteja alinhado com o que você busca ao fazer o investimento.
Leia atentamente o contrato
Por fim, mas não menos importante, você deve conferir a COF e o contrato de franquia que a rede oferece. Além de muitos itens serem obrigatórios por lei, há cláusulas específicas que a franqueadora pode estabelecer. Tê-las bem esclarecidas é o primeiro passo para evitar imprevistos e facilitar o seu planejamento a longo prazo.
Qual é o passo a passo para abrir sua franquia de saúde?
Considerando que você já definiu seus objetivos e escolheu sua franqueadora ideal, é hora de começar seu investimento. Veja aqui o passo a passo para fazer sua franquia funcionar.
Invista em infraestrutura
O primeiro elemento que uma franquia de saúde precisa é um local de trabalho. Pode ser um pequeno consultório, uma clínica, um laboratório ou qualquer outro ambiente que você esteja procurando, desde que tenha todo o espaço e os equipamentos para cumprir suas tarefas.
A franqueadora também fornecerá uma lista de todos os equipamentos e materiais que serão necessários, além de você auxiliar na preparação do local.
Busque uma equipe adequada
Independentemente do tamanho ou modelo do seu novo negócio, você vai sempre precisar contratar uma equipe para prestar o serviço e cumprir diversas tarefas, desde os atendimentos aos pacientes até a recepção, manutenção e limpeza. Quanto antes você planejar isso, mais eficiente será seu trabalho, ainda mais se quiser trabalhar com a odontologia sem ser dentista, o que exige uma equipe muito mais qualificada.
É provável que leve algum tempo até a infraestrutura ficar pronta, sendo esse período ideal para marcar entrevistas e procurar currículos. Assim, se você se organizar bem, então pode ter uma equipe completa e bem-preparada desde o início.
Faça um bom trabalho de divulgação
Um erro de muitos investidores em franquias de saúde é achar que não é necessário investir em marketing. O nome da marca é muito útil para atrair pacientes, mas ainda é você quem deve usá-lo a seu favor, captando mais contatos e maximizando seus resultados.
O mais óbvio é investir em divulgação local. A franqueadora geralmente se preocupa com a divulgação da marca em larga escala, mas você deve informar ao público que sua filial existe e pode atendê-lo com mais facilidade e proximidade. Isso certamente criará o ambiente certo para você ter retorno com sua franquia.
Mensure seus resultados
Métricas são indispensáveis para acompanhar o sucesso de um negócio e, claro, analisar os resultados obtidos. É bem mais fácil manter um ritmo de progresso quando você pode medir esse crescimento. Rentabilidade, número de clientes, feedback do público, entre outros elementos, podem ser usados como parâmetro em suas avaliações, ajudando a manter o controle do seu desempenho.
Continue se aprimorando
Mesmo que você tenha encontrado um ponto de equilíbrio para sua carreira e para a empresa, ainda é importante continuar se inteirando sobre novas metodologias e formas de melhorar sua franquia. Essa é uma forma de continuar se destacando e encontrar novas oportunidades de crescimento, além de evitar que certos processos se tornem ineficientes.
Quais são as vantagens da Odontoclinic como franquia de saúde?
Se está em busca da empresa ideal para abrir sua franquia de saúde, então a Odontoclinic está de portas abertas para receber você. Desde 1997, atuamos no ramo de clínicas odontológicas, reunindo cada vez mais expertise na área para melhorar a experiência de nossos pacientes.
Mas, na prática, quais são os benefícios de ter uma franquia de saúde da Odontoclinic? Tire as suas dúvidas agora!
Inovação
Além dos melhores dentistas, na Odontoclinic os pacientes encontram os mais avançados equipamentos disponíveis no Brasil para terem um tratamento de alta qualidade e saírem satisfeitos, de implantes à ortodontia digital, passando por inúmeros procedimentos estéticos.
O propósito é transformar a experiência de ir ao dentista a partir da tecnologia. E o franqueado tem acesso aos serviços sem precisar realizar grandes investimentos.
Treinamentos
Além disso, os treinamentos oferecidos pela rede são constantes, contribuindo com a evolução e o aperfeiçoamento de todos os franqueados. Seja para ter uma gestão mais completa ou para entender mais sobre estratégias de atração de pacientes, a Odontoclinic oferece todo o suporte para que as equipes de todas as franquias tenham um desempenho de qualidade.
Atendimento premiado
Para ter certeza da qualidade de um serviço, avaliar o nível de atendimento oferecido é um diferencial, não é mesmo? A Odontoclinic é a única rede de franquias de clínicas odontológicas com o status de “ótimo” no Reclame Aqui, o principal portal para avaliação pelos consumidores.
Além disso, a rede venceu as duas últimas edições do Prêmio ReclameAqui na categoria Saúde, que reconhece as empresas de destaque na experiência oferecida aos clientes.
Satisfação dos franqueados
Outro ponto que precisa ser observado por quem quer ganhar dinheiro com a odontologia é a satisfação dos franqueados. Na Odontoclinic, mais de 70% dos franqueados têm mais de uma unidade. Ou seja, os resultados costumam ser positivos, assim como a relação com a matriz.
Com nosso modelo de clínica multifuncional, é possível suprir diversas demandas do público, personalizando cada atendimento e maximizando os seus resultados. Os nossos pilares de atendimento humanizado, alta qualidade do serviço e boas condições de pagamento continuam no centro de nossas decisões.
Agora que você sabe tudo sobre franquia de saúde, o que acha de dar o próximo passo e começar a empreender? Entre em contato conosco, conheça mais dos nossos diferenciais e saiba como se tornar um de nossos franqueados!