A odontologia é uma área tradicional e muito respeitada. No entanto, se você não se planejar bem, a sua carreira pode não alcançar o sucesso que deseja. Assim, ter coragem para empreender acaba sendo uma alternativa para garantir bons resultados e estabilidade.
Foi isso que aconteceu com Thaís Carvalho dos Santos, franqueada da Odontoclinic em Juiz de Fora (MG). Como muitos outros dentistas, quando tinha seu consultório particular, Thaís encontrava dificuldades para dispor de tempo livre — tudo dependia do seu próprio esforço.
Essa situação incomodava a dentista, mas, mesmo assim, ela sentia que faltava um empurrão para investir em uma franquia odontológica. Porém, ele veio, viu? O resultado foi uma história de sucesso, que você vai conhecer neste artigo. Continue lendo para conferir como Thaís deu uma guinada em sua carreira se tornando uma franqueada Odontoclinic!
Reviravolta e coragem para empreender
Como acontece com boa parte dos profissionais formados em Odontologia, por muito tempo, Thaís teve o próprio consultório. Entretanto, ela conta que não conseguia nem tirar férias, já que, para ganhar dinheiro, precisava estar sempre presente. Mesmo assim, o desejo de ter uma franquia odontológica já estava presente em seus pensamentos.
Thaís vem de uma família de comerciantes, por isso, ter o próprio negócio era algo que tinha bastante peso. O fato é que ela desejava que esse negócio não dependesse exclusivamente da presença dela no dia a dia.
Foi quando a vida se encarregou de dar mais coragem à Thaís. “Tive um problema no nervo acessório, não conseguia atender como dentista. Isso aconteceu porque eu cheguei a atender 50 pessoas por dia como ortodontista”, conta. Com essa limitação em seu braço direito, ela foi obrigada a fazer fisioterapia por um ano — tempo que usou para pesquisar sobre modelos de franquias odontológicas.
“Hoje sei que essa foi uma limitação que me impulsionou. A doença me fez virar a chave, porque vi que não poderia viver mais do meu braço apenas”, relata. Esse foi o empurrão para que o medo que segurava Thaís se transformasse em coragem para empreender.
Parceria com a Odontoclinic
Após conhecer diversas franquias, Thaís viu o modelo de negócio da Odontoclinic como a melhor saída. As clínicas contam com as mais diversas especialidades e o franqueado, dentista ou não, pode se concentrar mais na estratégia do que no operacional.
Quando Thaís iniciou os primeiros contatos com a Odontoclinic, ela revela que foi aconselhada a ligar para outros franqueados para saber a opinião deles sobre essa parceria. Todos estavam satisfeitos, o que trouxe ainda mais coragem para empreender em seu novo negócio.
Além disso, ela fala sobre os diferenciais Odontoclinic que pesaram bastante na hora de tomar sua decisão: “a questão da inovação na odontologia me passou muita credibilidade nos processos e na marca. São mais de 20 anos de história”.
Considerando a solidez da marca, a experiência de mercado e a transformação digital na Odontologia, tão valorizadas pela Odontoclinic, Thaís se sentiu segura para fazer o investimento. Entretanto, ela se deparou com mais um detalhe: “sou dentista, não tenho formação de empresária. Foi aí que veio a importância de uma franquia sólida”.
Mesmo sendo de uma família de comerciantes e tendo adquirido coragem para empreender, Thaís conta que o começo foi difícil, porque não entendia muito sobre gestão. Porém, recebeu da Odontoclinic o suporte que precisava para garantir que o seu negócio desse certo. “Os diretores têm essa orientação para nos passar, esse cuidado para que o negócio não desande. É uma proteção mesmo”, ressalta. Além disso, ela fez vários cursos para ter mais conhecimento.
A dentista e empresária também conta que recebeu amparo o tempo todo e que não foi necessário cair e levantar diversas vezes para aprender com o erro — como acontece quando se empreende por conta própria, sem o respaldo da franqueadora.
Renúncias e muito trabalho
Ter coragem para empreender significa saber que, no início, será necessário dedicar tempo, esforço e renúncia, como aconteceu com Thaís. Assim que abriu sua franquia, a dedicação era integral para que pudesse fazer o seu negócio alavancar.
O trabalho foi duro, mas, em alguns meses, ela começou a colher os retornos positivos do seu esforço, conforme conta. “Depois de um ano, melhorou muito. Passei a ter mais experiência em gestão e a Odontoclinic ia me tranquilizando, falando que estava no caminho certo”. Essa tranquilidade vinha da gestão por indicadores, um dos pontos altos da franquia.
Outro desafio que a dentista e empresária enfrentou foi montar a sua equipe — afinal, ela precisava de profissionais engajados. Aos poucos, foi ajustando seu time até chegar à configuração ideal, sempre se dedicando à gestão de pessoas para garantir que, além de comprometidos, esses profissionais se sentissem valorizados.
Flexibilidade como empresária
Hoje, passados os momentos que exigiram dedicação intensa, a franqueada conquistou mais qualidade de vida. Conseguiu alcançar a estabilidade da sua franquia, formou uma equipe de profissionais competentes e já não precisa estar em tempo integral na clínica para que ela funcione.
Assim como qualquer franqueado, Thaís tem a alternativa de resolver diversas questões de forma remota, estando presente em casa sem deixar de acompanhar tudo o que acontece em seu negócio.
Inclusive, isso permitiu que ela fizesse companhia ao seu pai durante 24 dias, quando ele precisou fazer uma cirurgia cardíaca. “Como dentista, seria impossível ficar esse tempo todo afastada. Antes da Odontoclinic, por exemplo, eu nunca tive mais que 10 dias de férias”, reforça. Além disso, a empresária também pode passar mais tempo com o marido e as filhas gêmeas.
Tudo isso é uma realidade na vida da Thaís porque ela decidiu trocar a clínica por uma franquia odontológica. Em vez de depender apenas do próprio trabalho para ganhar dinheiro, tem o suporte de toda uma equipe e a flexibilidade de administrar o seu negócio mesmo a distância.
“Quando vou para a clínica, já direciono pontualmente o que precisa ser feito. Eu não fico no operacional, atendendo pacientes, fico no estratégico. Então, ganho mais tempo de qualidade com a minha família. Posso tirar férias, pois a minha clínica está produzindo, diferentemente de quando era apenas eu no consultório particular”.
A empresária também revela alguns segredos para fazer tudo isso dar certo: “é preciso ter atitude. Também precisamos de dedicação, uma boa estrutura, inclusive financeira, e saber que vai ter renúncia, mas vale a pena”.
A receita de sucesso para Thaís foi a coragem para empreender, dedicação, formação de uma boa equipe e a escolha de uma franquia sólida. Assim, mesmo sem ter bagagem empresarial, ela fez o negócio prosperar.
Você também pode ter a sua franquia odontológica, sendo dentista ou não. Entre em contato com a gente e veja como investir!