Muitas pessoas decidem abrir o próprio negócio como uma alternativa para construir uma carreira de sucesso ou ter mais flexibilidade e ser o próprio chefe. Porém, apenas ter uma empresa aberta não garante que você vai alcançar suas metas — para isso é importante adotar estratégias adequadas.
Os bons resultados surgem quando começamos do jeito certo, então, antes de iniciar uma nova empreitada, é preciso correr atrás de informação. Assim, você conseguirá se planejar da melhor forma para lidar com problemas e desafios que possam surgir no meio do caminho.
Se você deseja empreender em 2021, mas está se perguntando “como ter meu negócio próprio sem correr muitos riscos”, então vai gostar deste guia! Ele não só traz um passo a passo para abrir o próprio negócio, como também mostra as vantagens dessa decisão e o que fazer para aumentar as chances de ter sucesso. Continue lendo!
Passo a passo para abrir o negócio
Existem diversos passos para abrir um negócio próprio. Eles envolvem definir os objetivos dessa empreitada, planejar adequadamente o negócio em si, as finanças e a logística. Também o processo de formalização, a definição da melhor estrutura e um bom projeto de marketing.
Tudo isso é importante para que você abra o seu negócio próprio de uma forma estruturada e organizada. Assim, não fará investimentos duvidosos, evitará cometer erros e terá uma empresa de menor risco, com grande chance de decolar no mercado.
Para responder sua pergunta sobre “como ter meu negócio próprio”, neste tópico listamos os principais passos para começar a empreender tomando boas decisões e adotando as melhores práticas. Veja só!
Passo 1: Definição do objetivo
Antes de abrir um negócio próprio, é preciso definir quais são os objetivos da sua empreitada, afinal, cada pessoa tem uma meta diferente, que pode ser profissional, pessoal ou ambas. Então, ter em mente os motivos dessa decisão ajuda bastante a definir como conduzir esse negócio.
O objetivo pode ser, por exemplo, trabalhar para si mesmo. Quem sabe, montar um negócio de família para dar oportunidades aos filhos. Existem casos em que a meta é atender um público que ainda não recebe a devida atenção de outras empresas. Por isso, é fundamental ter bem claro quais são suas metas.
Passo 2: Planejamento do negócio
Para começar um negócio próprio também será necessário fazer um bom planejamento. Ele inclui diferentes aspectos, como:
- definir em qual ramo atuar;
- se a presença será física, digital ou ambas;
- fazer um estudo de mercado, concorrentes e viabilidade;
- como será a divulgação;
- estabelecer um prazo para inauguração e assim por diante.
Esse planejamento também pode envolver a sua vida pessoal. Isso porque talvez você já esteja trabalhando em outro lugar, então, dependendo do seu objetivo, será necessário conciliar o próprio negócio com o emprego atual. Até mesmo fazer uma reserva em dinheiro para se manter enquanto o seu negócio está se solidificando.
O importante é pensar em cada detalhe de como será o seu empreendimento, de que maneira você vai dar início a ele e, se houver uma transição, qual é a melhor forma de realizá-la. Considere todos os impactos que isso pode trazer e estude muito bem o que será melhor para alcançar as suas metas.
Passo 3: Planejamento das finanças
Todo negócio próprio requer um determinado investimento, que pode ser maior ou menor dependendo da empresa que se pretende abrir. Esse fundo precisa partir de algum lugar, assim, é necessário planejar as finanças para estabelecer um orçamento.
Considere cada aspecto do seu novo negócio de acordo com aquilo que você vai precisar para que ele opere, como:
- colaboradores;
- máquinas e equipamentos;
- insumos;
- estrutura física ou digital;
- capital de giro;
- investimento em marketing;
- estoque de produtos.
É verdade que nem todo empreendedor tem o valor necessário para abrir o próprio negócio, alguns precisam recorrer a uma linha de crédito. Pode ser um empréstimo ou financiamento — e as opções precisam ser analisadas com cautela.
Esse é um valor que você vai precisar, mas é importante fazer um estudo e ter uma boa previsibilidade de ganhos. Afinal, entrará como uma conta junto com as demais que são inevitáveis como energia elétrica, água, internet, segurança e aluguel.
Pedir a ajuda de um contador ou consultor financeiro é bem-vindo, pois complicações financeiras são um dos grandes motivos para as empresas fecharem logo nos primeiros anos. Sendo assim, garanta que, se precisar de crédito, isso não vai trazer complicações.
Passo 4: Processo de formalização
Você precisará formalizar o seu negócio para atender as legislações vigentes e não trabalhar na clandestinidade. Basicamente, é necessário registrar um CNPJ, fazer o cadastro estadual e municipal, além de aderir ao sistema de tributação que julgar mais adequado.
Alguns negócios podem não precisar do cadastro estadual, então, é importante você se informar a respeito disso com um contador para receber maiores instruções. Ele também ajudará a estabelecer um bom sistema de tributação para que você não pague mais ou menos impostos do que deveria.
Passo 5: Organização da estrutura
Existem basicamente duas formas de atuar com seu negócio próprio, que seria por meio de uma estrutura física ou digital. Dependendo dos produtos ou serviços que vai oferecer, é possível trabalhar com os dois de forma simultânea.
Não importa qual será sua escolha, pois de toda forma é preciso organizar a estrutura do negócio definindo o imóvel, a divisão das salas ou ambientes, a contratação de serviços de internet (site, plataforma, hospedagem etc.) e, no caso dos negócios virtuais, disponibilizar serviços de pagamento online.
Passo 6: Planejamento logístico
A logística é um processo muito importante para qualquer negócio porque toda empresa precisa dela de uma forma ou de outra. Afinal, é necessário manter um estoque de mercadorias, insumos, matéria-prima, despachar produtos, armazenar itens, entre outras ações que variam dependendo do tipo de empresa.
Os processos logísticos, quando não são bem planejados e organizados, podem prejudicar a produtividade, interferir no atendimento ao cliente e gerar custos para empresa. Portanto, adote um sistema de controle e faça boas parcerias quando elas forem necessárias, alinhando os interesses desses parceiros ao do seu próprio negócio. Um diálogo aberto com os fornecedores também facilita esse caminho.
Passo 7: Elaboração do marketing
O marketing é indispensável para que o seu negócio seja conhecido no mundo físico e virtual. Logo, um passo essencial para fazer a abertura dele é a elaboração do plano de marketing, tendo muito bem definido diferentes aspectos, como:
- o perfil do seu público;
- os interesses dessas pessoas;
- as melhores formas de chegar até elas;
- canais de comunicação que funcionam para divulgar;
- mensagem que a marca vai transmitir, entre outros.
No planejamento de marketing, podemos também falar a respeito da construção de uma identidade visual. Ela envolve o logotipo, as cores, fontes, imagens e qualquer outro que vai identificar a sua empresa.
Além disso, como seu produto ou serviço gera mais valor do que os concorrentes? Pra fazer um bom marketing, ficar de olho na concorrência também ajuda!
Pensar muito bem a respeito de todos esses itens é fundamental, porque essa identidade conversa com o público e expressa a marca, assim, ela precisa transmitir as impressões que se deseja transpassar para as pessoas. Ao mesmo tempo, deve ir de encontro aos interesses delas, a fim de gerar simpatia e ganhar a confiança.
Vantagens de abrir o próprio negócio
Percebeu que são muitos detalhes que exigem sua atenção na hora de abrir o próprio negócio? Mas não se preocupe! Isso deve ser definido logo no começo e, em seguida, tudo passa a se tornar um processo rotineiro. Por essa razão, faz toda a diferença estruturar muito bem todos os passos que citamos.
Fazendo isso, você vai desfrutar apenas das vantagens de ter um negócio próprio. A seguir falamos sobre algumas delas.
Ser dono do próprio tempo
Quando se tem um negócio próprio, podemos estabelecer o nosso tempo com mais flexibilidade. Você não ficará refém dos horários estabelecidos por outras pessoas, pode definir qual é o seu melhor momento de trabalhar e conciliar com sua vida familiar, social e o seu momento de descanso e lazer.
Trabalhar no que gosta
No geral, quem decide empreender escolhe um nicho de mercado de acordo com seus interesses e gostos pessoais. Por isso, abrindo seu próprio negócio, você tem a oportunidade de trabalhar com aquilo que gosta, e o dia a dia se torna muito mais agradável, minimizando o estresse de quem é obrigado a cumprir determinadas funções. Sem falar que você sabe que é seu, então, é até mais gostoso colocar a sua energia, concorda?
Ter um desenvolvimento constante
Sendo seu, você é quem define qual é o limite dele e pode não existir nenhum! O desenvolvimento é constante, ampliando o mercado, abrindo novas unidades, acompanhando tendências, aplicando inovações, assim por diante. Você e sua empresa só tendem a crescer!
Ganhar mais dinheiro
Trabalhando para terceiros nos submetemos a um salário fixo, sabendo que aquele valor é o que virá para nossa mão todos os meses. Diferente de quando decidimos abrir o próprio negócio, porque o ganho será de acordo com o faturamento da empresa e você tem a chance de ganhar muito mais. E ainda, pode se planejar para aumentar a receita e os seus ganhos.
Setores que estão em alta
Vale muito a pena abrir o próprio negócio, não é mesmo? Melhor ainda se você investir nos mercados que estão em alta, afinal, sempre existem aqueles setores que se destacam em relação aos demais e oferecem excelentes oportunidades para quem deseja empreender.
Aderindo a uma dessas tendências, suas chances de sucesso são maiores. Mesmo que você encontre bastante competição, terá um público muito extenso. Sem falar que, em alguns casos, o ticket médio é bem atrativo — e existem excelentes expectativas de crescimento em médio e longo prazo.
Em seu planejamento, você pode considerar um desses setores que se destacam, analisando os prós e os contras de cada um deles e fazendo um comparativo com os seus interesses. Assim, pode trabalhar com aquilo que dará bons retornos e, ao mesmo tempo, traz satisfação.
A boa notícia é que existem nichos diferentes que estão em alta no momento, para atender a diferentes perfis de empreendedores. Nós listamos alguns para você conhecer.
Franquias de odontologia
O faturamento médio anual das clínicas odontológicas, com consultas, tratamentos e procedimentos diversos, é de cerca de 38 bilhões. Por isso, não há como negar que uma franquia odontológica é uma excelente alternativa para abrir um negócio próprio. Além de aderir a um mercado que fatura muito, você ainda terá o suporte de uma marca consolidada.
Alimentação
O setor de alimentos tem uma grande presença no PIB (Produto Interno Bruto) nacional, representando cerca de 9,6% dele. Mesmo em 2020, que foi um ano desafiador, apresentou crescimento em faturamento e produção, além de ter gerados novos empregos, com aumento também nas contratações diretas.
Cosméticos
A população brasileira é uma das que mais se preocupa com cuidados pessoais. Uma prova disso é que o Brasil é o quarto maior mercado do mundo. Entre 2013 e 2018 cresceu 24,5% nas vendas de varejo. Em 2019 o faturamento do setor foi de 116,8 bilhões e as oportunidades estão no meio físico e digital, esse segundo principalmente para pequenas empresas.
Pets
Se o mercado de cuidados pessoais é muito forte no Brasil, o de pets tem um destaque ainda maior. Nosso país está em segundo lugar no mundo, representando 6,4% do total global. Mesmo o momento delicado de 2020 não foi suficiente para desacelerar esse setor, pois só em março desse ano as vendas aumentaram 6,5% em relação a março de 2019.
Microcervejaria
Em 2017, o Brasil já se classificava como terceiro maior consumidor de cervejas do mundo — e as artesanais têm o seu espaço cativo, viu? Entre 2015 e 2017, o crescimento dessa cervejaria foi de 91%; já entre 2018 e 2019, o crescimento foi de 30%. A expectativa é de que essa expansão continue, já que o brasileiro tem demonstrado grande interesse pelas cervejas artesanais.
Como escolher o negócio ideal
Com tantas opções de nicho, como escolher o mercado ideal para abrir o próprio negócio? Essa decisão deve seguir alguns critérios e fatores, a fim de que você faça algo do seu interesse, mas que tenha boas expectativas de lucro. Veja a seguir como acertar em sua escolha!
Avalie o mercado
No tópico anterior, apresentamos alguns setores que estão em alta no Brasil, mas existem outros que vêm apresentando um bom crescimento, então, estudar o mercado é uma excelente forma de tomar a sua decisão. Veja onde estão as oportunidades, qual é a tendência de consumo das pessoas, como está a concorrência, entre outros detalhes.
Identifique seus interesses
Você também pode fazer uma lista com as áreas e temas que são do seu interesse, comparando com os conhecimentos que já tem. Assim, pode estabelecer os seus próprios interesses e, entre as opções, selecionar aquela que fará você trabalhar com prazer — e sendo bem pago para isso!
Prefira segmentos criativos
O consumidor quer novidades e buscam empresas que tenham diferenciais, logo é interessante abrir o seu próprio negócio em segmentos criativos. Apostando no mais do mesmo pode ser difícil se destacar entre os concorrentes, busque algo que por si só tenha um diferencial e que chame a atenção do público.
Analise a viabilidade
A viabilidade de um negócio envolve seus custos de implementação, a aquisição de matéria-prima, insumos ou produtos, o preço final que será entregue ao consumidor, a procura por essas mercadorias e a disposição das pessoas de pagar por elas. Assim, você vai saber se realmente vale a pena ou não iniciar a empreitada.
Como abrir um negócio do zero
Se você está pretendendo começar a empreender em 2021, mas não tem nada pronto, leia com atenção os trechos a seguir. Vamos mostrar como abrir o seu próprio negócio do zero, sem ter qualquer planejamento em vista e ainda assim com boas chances de sucesso!
Defina o modelo de negócio
Comece definindo qual será o modelo de negócio que você pretende abrir. É possível, por exemplo, ter uma loja física, aderir a uma franquia, criar uma loja virtual ou ser parceiro de um marketplace. Considere suas metas e o perfil do negócio que pretende abrir para escolher o modelo que mais se adéqua a ele.
Faça pesquisa de mercado
Mais uma vez batemos nessa tecla porque é muito importante que você analise o mercado e confira as oportunidades que ele oferece. Veja quais são os seus concorrentes, o perfil do público, o ticket médio, as tendências e preferências, as expectativas de ganho, o crescimento, entre outros pontos, para definir se atende às suas expectativas e se é viável.
Crie um planejamento
Para cumprir essa etapa, você só precisa seguir o passo 2 que deixamos lá no começo do artigo. Afinal, para que tudo dê certo, é necessário definir os detalhes e as características do seu novo negócio, considerando, também, aquilo que pode ser desvantajoso, problemas e desafios que surgirão; até mesmo as chances de dar errado.
Estabeleça metas
Quando estabelecemos metas, definimos os degraus que pretendemos subir e em que momento isso vai acontecer. É interessante que você tenha isso claro, pois são essas metas que vão nortear suas decisões. Pode ser um prazo para inauguração, atingir um determinado percentual de crescimento no ano, ter uma nova unidade, atingir tal faturamento etc.
Formalize o negócio
Lembre-se de que essa é uma etapa muito importante, que também está no nosso passo a passo de como abrir o próprio negócio. Trabalhar na informalidade não é vantajoso para você e aumenta suas chances de insucesso. Portanto, regularize a situação da sua empresa para cumprir seus deveres e garantir direitos.
Por que as franquias são uma ótima opção
É bastante comum quem deseja empreender ficar pensando “como ter meu próprio negócio se eu não tenho muita experiência em administração?”; ou “o que fazer para minimizar os riscos e aumentar as chances de ter sucesso com essa empreitada?”. A resposta pode ser muito simples: abrir uma franquia!
As franquias são uma boa opção de negócio porque você não precisa começar do zero. As etapas que envolvem o plano de negócios, a identidade da marca, o marketing, entre outros pontos que são a base para um negócio funcionar, já estão prontos.
O franqueado associará o seu trabalho a uma marca consolidada no mercado, que já ganhou a confiança das pessoas e que tem um público estabelecido. É por isso que os riscos são menores, tanto de perdas financeiras quanto de fechar as portas nos primeiros anos. E as garantias de retorno são maiores por ser uma empresa conhecida. Isso, é claro, desde que você escolha franquias com marca fortalecida.
Sem falar que o franqueado recebe todo o suporte da franquia para tocar o seu negócio. Um time de especialistas oferece assistência para garantir um padrão de qualidade e isso envolve informações, treinamentos e assessoria, a fim de que o empreendedor se saia cada vez melhor na gestão da sua empresa.
Além de tudo isso, o mercado de franquias tem um excelente faturamento. Em 2019, faturou R$ 186.755 bilhões, com um crescimento de 6,8%. Sendo assim, é um setor que traz excelentes oportunidades para empreender com mais segurança.
As dúvidas mais comuns de quem vai abrir um negócio
Não podemos negar que abrir o próprio negócio é um passo importante e uma grande decisão. Por esse motivo, é comum surgirem dúvidas e, mesmo buscando bastante informação, restam alguns aspectos e detalhes que precisam ser esclarecidos. Então, listamos aqui as principais dúvidas de quem vai abrir um negócio!
O plano de negócios é mesmo necessário?
Sim! Na verdade, ele é indispensável, porque esse planejamento permite detalhar cada característica do seu novo negócio. Serve praticamente como um manual, para ser consultado quando houver dúvidas ou surgirem problemas. Também ajuda não perder o foco. Ele também pode ser atualizado de tempos em tempos para sua empresa se manter competitiva.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Você pode buscar informações sobre o negócio que pretende abrir com os concorrentes, fornecedores, em sites empresariais, livros, escritórios ou entidades regionais. A Associação Brasileira de Franchising tem ótimos dados!
Como saber se o público se interessa pelo produto ou serviço?
Também é necessário fazer uma pesquisa perguntando para o seu público-alvo, ou seja, pessoas/empresas que poderiam ser seus clientes. Pode perguntar sobre os interesses deles, suas expectativas, quanto estão dispostos a pagar, a qualidade esperada e assim por diante.
Como se destacar da concorrência?
Para isso, é preciso ter um diferencial que vai fazer com que o seu negócio tenha algo a mais do que os concorrentes. Você pode observar as principais empresas do ramo analisando de forma crítica aquilo que elas oferecem, identificando o que pode ser melhorado ou oferecido a mais.
Quando terei o retorno do meu investimento?
O ROI varia de acordo com o negócio. Para calcular, considere tudo o que foi investido logo no início, depois crie um demonstrativo de fluxo de caixa mensal para 36 meses. Então, é só fazer a divisão do investimento pelo fluxo para obter o resultado.
Muitas outras dúvidas podem surgir, portanto, é interessante que você, durante o processo de planejamento e estudo, anote todas elas. Assim, poderá procurar pessoas que ajudem a sanar essas questões, o que poderia ser com outros profissionais do setor ou um contador, por exemplo. O importante é esclarecer tudo antes de iniciar sua empreitada.
Aqui vemos mais um dos benefícios de aderir à franquia para abrir o próprio negócio. As marcas mais conhecidas dão todo suporte para o franqueado, já estão bem estruturadas e aumentam as certezas e a segurança ao longo desse caminho. É o que acontece com a Odontoclinic, que tem a qualidade como seu diferencial e está ao lado do franqueado em todas as etapas de abertura do negócio para garantir o sucesso dele.
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