Empreender com franquias é um excelente negócio. Se você quer ser dono do próprio negócio e/ou deseja aumentar seu patrimônio, o franchising pode ser um modelo de negócios muito interessante e com alto potencial de crescimento.
Por isso, vamos explicar brevemente como funciona o franchising e quais são as vantagens. Além disso, temos dicas de como escolher o melhor empreendimento para você.
Quer saber mais? Vem com a gente!
Como funciona o mercado de franquias
As franquias trabalham com base em um modelo de negócios no qual uma empresa concede o direito de uso de marca.
Em outras palavras, o empreendedor investe para ser dono de uma unidade da franqueadora, usando o nome da marca, seus produtos, serviços etc. Além disso, o franqueado conta com o know-how e processos operacionais da franqueadora.
Vantagens de investir em franquias
Agora que você já entendeu como as franquias funcionam, é hora de entender melhor as vantagens de investir nesse modelo de negócios:
- infraestrutura;
- treinamento da equipe;
- apoio da franqueadora;
- economia financeira.
Quando você compra uma franquia, a empresa franqueadora disponibiliza toda a estrutura para a unidade. Você já vai ter o projeto pronto, dentro do padrão adotado pela marca.
Além disso, a franqueadora faz uma análise de mercado, mapeando a concorrência na região, qual é o melhor ponto comercial etc. O empreendedor não precisa se preocupar, pois a franqueadora faz o plano de negócios e auxilia em todas as etapas antes da inauguração.
Otimização de recursos
Outra grande vantagem de abrir uma franquia é que você não vai desperdiçar recursos por falta de expertise ou por não conseguir acessar os melhores preços com os fornecedores.
A franqueadora já tem uma lista de fornecedores de confiança, com qualidade e melhores preços. Além disso, a unidade vai seguir o padrão da marca, com equipamentos, materiais etc., então não corre o risco de comprar coisas que não precisa ou de faltar algo importante.
Contratação e treinamento da equipe
A infraestrutura é importante, mas não é tudo. Para inaugurar a unidade, é necessário ter colaboradores capacitados para atender o público e refletir os valores da marca.
Então, a franqueadora ajuda no processo de recrutamento e seleção, além de oferecer o treinamento para que a equipe esteja pronta para atuar com a melhor performance.
Vantagens de investir em franquias da área da saúde
Investir na área da saúde é inteligente porque é um setor estável, ou seja, sempre vai ter gente precisando de serviços de saúde. Saúde é um serviço de primeira necessidade, então tende a manter a demanda mesmo em períodos de crise.
E não para por aí: principalmente após a pandemia de COVID-19, as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a saúde.
Então, temos um mercado que tem demanda estável e também está em expansão, potencializando a probabilidade do seu negócio crescer.
Como encontrar boas franquias para empreender
Agora que já entendemos como esse tipo de empreendimento funciona e quais são as vantagens de empreender com franquias, vamos conferir algumas dicas para selecionar a franqueadora ideal para você!
Defina a área de atuação
Para definir a área de atuação, temos dois pontos importantes: com qual área você se identifica e o que está em alta no mercado.
Se o seu objetivo é empreender com franquias principalmente pelo retorno financeiro, vale a pena ficar de olho nas tendências de mercado, investindo em negócios que sempre tem demanda e que prometem crescimento a médio e longo prazo.
Pesquise as franqueadoras
Definida a área de atuação de interesse, é hora de pesquisar as franqueadoras. Procure por nomes reconhecidos e que tenham destaque no universo do franchising.
Você pode escolher franquias que tenham o selo ABF (Associação Brasileira de Franchising) e marcas que tenham prestígio no mercado, sendo reconhecidas por prêmios de atendimento, por exemplo.
Analise a reputação da marca
Analisar a reputação da marca é outro ponto-chave para a escolha da franquia. É bom que ela tenha destaque entre as outras empresas do setor, mas é fundamental pesquisar o posicionamento de mercado, ou seja, o que os consumidores pensam acerca da marca.
Então, pesquise em sites como o Reclame AQUI, por exemplo, para saber como a empresa trata as reclamações, o que os consumidores falam sobre a experiência de consumo etc.
Converse com a franqueadora
Depois de fazer essa seleção inicial de franqueadoras, é hora de entrar em contato. Converse com a equipe da marca e tire todas as suas dúvidas.
É comum que os representantes apresentem a marca, seus valores e o modelo de negócios, além de prestar informações sobre o investimento, as formas de pagamento, previsão de retorno etc.
Pergunte sobre os fornecedores
Uma dica para analisar a qualidade dos produtos e/ou serviços prestados pela franqueadora é analisar quais são os parceiros de negócio da marca. Por isso, quando estiver em contato com a franqueadora, questione a respeito.
Peça feedback de franqueados
Se você quer saber quais são as vantagens de ser franqueado de uma determinada marca, que tal coletar essas informações direto da fonte? Isso mesmo, falando com empreendedores que já são franqueados.
Faça uma lista de tudo que você quer saber, como é o dia a dia da operação, como foi o momento de abertura, como é o suporte da franqueadora, como é a rotina de gestão, entre outros pontos.
Vantagens de investir em franquias odontológicas
Dentro das franquias de saúde temos as franquias odontológicas. O setor da Odontologia apresentou crescimento nos últimos anos.
Ao investir em franquias odontológicas, você conta com uma demanda estável, como falamos sobre a área da saúde, e aproveita o potencial de crescimento do setor. Veja mais vantagens a seguir!
Credibilidade da marca
Já sabemos que a reputação da marca é muito importante e serve como critério para a escolha da franquia. Então, um dos grandes benefícios de investir na franquia odontológica é poder contar com o prestígio da marca.
Assim, você não precisa se preocupar em construir uma imagem positiva, como acontece quando começa um negócio do zero. O bom posicionamento de mercado da marca impacta a percepção do consumidor, então você ganha mais clientes.
Payback mais rápido
As franquias tendem a dar retorno mais rápido do que a abertura de um negócio do zero. Há franquias com payback de 24 a 36 meses, por exemplo.
Então, se você não quer esperar prazos longos para ver o retorno do seu investimento, ser franqueado pode ser a solução ideal.
Abertura de mais unidades
Quando o negócio dá certo, por que não replicar o sucesso? Na Odontoclinic, por exemplo, 70% dos franqueados têm mais de uma unidade. Temos franqueados com mais de 10 clínicas.
Pensando a longo prazo, o investimento em franquias pode se tornar exponencial, e essa é uma grande vantagem, que pode mudar a sua vida.
Impacto positivo
Claro que dinheiro é importante, mas nem sempre é o principal. Ao abrir um negócio, você pode construir um legado e gerar impacto positivo na sociedade.
Ao abrir uma clínica odontológica de alta qualidade em determinada região, por exemplo, você está impactando positivamente aquela comunidade local, oferecendo serviços de cuidado com a saúde bucal.
Além disso, você também deixa patrimônio para sua família, que pode se envolver no negócio e fazer parte desse propósito maior.
Empreender com franquias é um bom negócio
Como vimos, empreender com franquias é um bom negócio, desde que você escolha a franqueadora certa para investir.
A Odontoclinic tem o selo ABF de melhores franquias do Brasil e venceu o prêmio Reclame AQUI nos últimos 5 anos. Nosso modelo de negócios funciona, e estamos esperando por você. Vamos conversar!