5 tendências tecnológicas que estão revolucionando o mercado de odontologia

6 minutos para ler

Você já parou para pensar em como a tecnologia pode ser fundamental para o universo odontológico? Tecnologia e odontologia sempre andaram lado a lado, afinal, o leque de possibilidades e ferramentas que vieram para simplificar o cotidiano também se estende aos consultórios!

Não por a caso, os cursos de odontologia estão sempre atentos às novidades tecnológicas, revisando suas matérias e tentando oferecer aos seus alunos conhecimentos para as habilidades mais recentes que existem.

Preparamos um artigo para demonstrar e exemplificar, na prática, como segmento de odontologia pode se beneficiar desse fenômeno digital. Veja, a seguir, seis tendências tecnológicas que estão transformando os atendimentos odontológicos e, até mesmo, os processos de gestão de uma clínica!

1. Tecnologia e odontologia: escaneamento digital para otimização de tratamentos

Entre os tratamentos odontológicos — de cirurgias guiadas em procedimentos de implante à detecção de doenças bucais em estágio inicial, assim como tratamentos ortodônticos ―, todos podem aproveitar do escaneamento digital!

Afinal, a primeira tecnologia de nossa lista vem se expandindo, ao longo dos últimos anos, no mercado de odontologia brasileiro. Estamos falando de um método tecnológico que oferece muito mais conforto para os pacientes.

Ao substituir a tradicional “massinha” pelo escaneamento digital, o dentista tem acesso a uma cópia exata da boca do paciente. Isso faz com que o profissional se sinta mais seguro para traçar a sua estratégia de tratamento, seja a instalação de aparelhos ortodônticos, implantes dentários etc.

O interessante do escaneamento digital é que ele adaptou diversas tecnologias existentes a uma necessidade dos consultórios e clínicas de odontologia.

Nesse procedimento, um equipamento é colocado na boca do paciente. Essa máquina dispara feixes de luz que fazem uma espécie de análise das estruturas da boca do indivíduo. Toda essa informação, coletada é transformada em imagem realista por meio do uso de um computador.

2. Impressoras 3D se expandindo no universo da odontologia

Outra inovação poderosa que contribui para diversos mercados, inclusive o de odontologia, são as impressoras 3D. Quando pensamos no segmento odontológico, a grande vantagem desses equipamentos consiste na customização nos tratamentos e em ganhos de escala, abolindo o processo defasado de moldes de gesso e mitigando erros.

A impressora 3D ainda é capaz de acelerar a produção de itens em praticamente todas as indústrias. Nesse caso a tecnologia beneficia a odontologia de diversas maneiras.

Fabricantes de equipamentos odontológicos poderão aperfeiçoar seus produtos, oferecendo suporte mais rápido aos dentistas, além de equipamentos mais resistentes.

Já os dentistas poderão oferecer tratamentos ainda mais personalizados. Restaurações e implantes, por exemplo, ganham ainda mais qualidade se o dentista se basear em um molde perfeito da boca do paciente, em vez de uma radiografia.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a impressão 3D já está sendo utilizada por profissionais da área da saúde e sua popularização nos consultórios e clínicas pode ser apenas uma questão de tempo.

3. Sistemas automatizados de gestão

No plano administrativo, os ERPs (Sistemas de Gestão Empresarial) têm crescido, de modo expressivo, no mercado de odontologia. Com essas soluções, o dentista tem todo o controle da gestão de sua clínica, podendo administrá-la com base em dados e indicadores que melhoram o controle de custos, a produtividade e a tomada de decisões estratégicas para a expansão de sua clínica.

Dentro do mercado de franquias, a Odontoclinic oferece para seus franqueados o sistema Konexi, que envia ao gestor diariamente, um cockpit com todos os indicadores de negócio e sinaliza as áreas que necessitam de atenção e melhorias.

Dessa maneira, o empresário consegue tomar decisões rapidamente, evitando prejuízos. Empreender exige que algumas estratégias sejam repensadas durante a sua execução.

Em alguns momentos, como este em que o mundo lida com a crise causada pela pandemia de COVID-19, empresários dos mais diversos mercados precisaram reavaliar seus negócios. A maneira mais segura de fazer isso, é consultando as informações dos processos da empresa.

Por isso, é importante contar com o suporte de um software adequado, que organize dados estratégicos e mostre ao empresário o que ele pode fazer para que o seu negócio se torne mais eficiente. Esse é mais um exemplo do casamento entre tecnologia e odontologia.

4. Documentação e planejamento informatizado na ortodontia

Outra tendência tecnológica do mercado de odontologia diz respeito à documentação e ao planejamento inteiramente digital de tratamentos ortodônticos.

No plano da documentação, atualmente, é possível contar com sistemas que eliminam a necessidade de arquivos físicos e prontuários em papel dos pacientes, melhorando assim a organização e reduzindo custos desnecessários.

Por sua vez, na área do planejamento, grandes redes como a Odontoclinic, por exemplo, já contam com sistemas que antecipam os resultados do uso de um aparelho — seja ele fixo ou transparente — aumentando, assim, a precisão e reduzindo em até 25% o tempo de um tratamento.

O ganho de eficiência gerado por esse tipo de estratégia se traduz em mais agilidade no dia a dia da empresa e mais qualidade ao paciente. Isso contribui ativamente para que o negócio melhore a sua imagem no mercado e atraia cada vez mais pessoas.

A fidelização dos pacientes antigos, que podem vir a fazer outros tratamentos no local, também é beneficiada pela organização dos dados. Afinal de contas, o empreendedor pode oferecer novos tratamentos ao paciente, tendo como base o seu histórico na clínica.

5. Centros de ortodontia digital

Por fim, uma das grandes evidências da transformação digital no mercado de odontologia consiste na expansão do conceito de ortodontia digital, tendência que utiliza algumas das tecnologias que discutimos aqui, para a otimização de tratamentos ortodônticos e para uma maior precisão na hora de corrigir as imperfeições de um sorriso.

Na Odontoclinic, por exemplo, desenvolvemos um centro de ortodontia digital exclusivo, que conta com salas de escaneamento digital e um espaço de estrutura mais acolhedora e moderna, propondo um modelo de clínica que tem como objetivo transformar a ida ao dentista!

6. Tecnologia no atendimento

O processo de atendimento ao cliente também se beneficiou dos avanços tecnológicos. Agora, é possível tirar dúvidas por canais digitais, como chats, WhatsApp e Messenger.

Para ter sucesso nessa empreitada, o empreendedor deve humanizar o atendimento, garantindo que as pessoas não vejam esses canais de diálogo como frios ou robóticos.

Agora que você já conhece as principais tendências de inovação para as franquias odontológicas, não deixe de estudar como elas podem melhorar os indicadores do seu negócio!

Se você quiser continuar bem informado sobre o mercado de odontologia, assine nossa newsletter. Enviamos uma seleção de conteúdos gratuitos para você!

Posts relacionados

Deixe um comentário