Um dos grandes erros ao decidir se tornar um franqueado é não conhecer a fundo a rede da qual você vai fazer parte. Por mais que muito do sucesso esteja atrelado ao seu trabalho e desempenho, é preciso contar com a ajuda da franqueadora. Afinal, o know-how pode ser fundamental para ter melhores resultados, o que reforça a importância desse suporte na hora de empreender, não é?
Seja para padronizar o atendimento ao paciente, seja para receber orientações sobre as estratégias de marketing para atrair mais clientes, a ajuda que a rede oferece aos seus franqueados é um diferencial e tanto. Especialmente, quando se trata de uma franquia odontológica, é ainda mais importante, já que estamos diante de um mercado cada vez mais concorrido.
O apoio para empreender é um dos diferenciais Odontoclinic, e nada melhor do que uma história de sucesso para entender mais como essa ajuda funciona no dia a dia da clínica, certo? Então, continue a leitura deste artigo para conhecer a jornada das irmãs Francilma e Francilda Sousa, em Boa Vista, Roraima, e a contribuição da Odontoclinic para ter os melhores resultados!
Consultório particular, a dificuldade de gestão
A dentista Francilma Souza conseguiu realizar o sonho que muitos profissionais da área compartilham: ter o negócio próprio. Apesar dos benefícios, não é uma tarefa tão simples garantir que tudo aconteça como o planejado.
Ainda mais, sem contar com ajuda para empreender. Durante o atendimento aos pacientes, tudo dava certo, mas nos bastidores não era bem assim.
“Eu tinha consultório e tinha dificuldade na administração e gestão. Na atuação, era tudo maravilhoso, os pacientes estavam satisfeitos, mas na parte de gestão e divulgação, eu não tinha tanto conhecimento e sentia que era o que me faltava.”
Francilma procurou a irmã para abrir uma franquia de saúde juntas. Como é dentista, optaram por esse caminho: uma franquia odontológica. Francilda foi quem descobriu a Odontoclinic.
Administradora de empresas, ela se tornou responsável pela gestão da unidade da franquia. No início, porém, não era bem isso que ela planejava fazer em sua carreira.
“Eu não me via muito nesse meio, mas comecei a pesquisar, mesmo assim. Vi várias franquias odontológicas e a Odontoclinic me chamou mais atenção pela credibilidade e pela responsabilidade”, conta. O fato de a franqueadora convidá-las para uma conversa para entender sobre o modelo de negócio, antes mesmo de falar em valores, fez com que sentissem mais confiança. Foi então que as irmãs Frans, como são conhecidas, decidiram abrir uma unidade Odontoclinic.
De consultório à franquia Odontoclinic
Francilma lembra que, no início, seu consultório não conseguia ser tão organizado e, por isso, não oferecia tudo o que os pacientes poderiam querer. Sempre que um tratamento era solicitado, ela precisava ir atrás de especialistas no mercado para atender à demanda. Porém, quando a parceria com a Odontoclinic se iniciou, o cenário mudou completamente.
“Eu não tinha essa visão de avaliar o paciente dentro de todas as especialidades, de entender tudo o que ele precisa. Ele dizia: quero fazer tal coisa. Esse era o gatilho para eu ir atrás de um dentista especialista para a função”, diz. Esse modo de trabalhar mudou muito com a Odontoclinic e, hoje, ela pode oferecer as diversas especialidades para a família inteira, não apenas para um paciente.
Outra mudança significativa foi na localização. Afinal, o suporte para empreender não se trata apenas do conhecimento sobre o negócio, mas também, de buscar por formas mais eficientes de conseguir resultados mais satisfatórios.
No caso do espaço que Francilma administrava, a Odontoclinic avaliou o ponto como residencial, o que poderia reduzir a demanda de pacientes ao longo do dia. “As outras franquias queriam que eu aproveitasse o meu espaço. Mas na visita com o pessoal da Odontoclinic, eles nos mostraram que o ponto antigo até era bom, mas era mais residencial e as pessoas trabalhavam fora daquela localidade.”
Se permanecesse ali, a demanda nunca seria boa o suficiente, pois as pessoas não ficavam lá no período comercial. “Por isso, mudamos de ponto, percebendo que essa visão que eles nos passam faz toda a diferença.”
Recorde de agendamentos e estabilidade
Além do suporte para a escolha do espaço, a Odontoclinic ajudou as irmãs no processo seletivo para encontrar os melhores funcionários para a unidade, ideal para a formação de uma equipe qualificada. A ajuda foi fundamental, também, para a divulgação da abertura da clínica, o que resultou no recorde de agendamentos e avaliações logo no primeiro dia.
A equipe se engajou no trabalho antes da inauguração para abrir com alguns pacientes: foram feitos panfletagem e suporte de divulgação na televisão, o que ajudou a movimentar a clínica logo na primeira semana. “Nunca imaginei que seria desse jeito: a gente costuma marcar entre 20 e 25 avaliações por dia, mas fizemos mais de 60 apenas na data de inauguração.”
Com a pandemia, a unidade oferece todos os protocolos de segurança para garantir que os pacientes se sintam seguros. A realização de treinamentos de biossegurança é apenas um exemplo dessa preocupação. E todo esse suporte para empreender ajudou, até mesmo, a reduzir o impacto do custo de abrir uma franquia, segundo Francilda.
“A clínica se paga desde o segundo mês. Ainda não estamos vendo aquele lucro enorme, mas não precisamos colocar nada do nosso bolso. Pesquisamos muito o modelo de franquias e vimos que a média para se pagar é de seis meses a um ano. Ter lucro, só depois do segundo ano. Só que a gente já se paga a partir do segundo mês, e isso é ótimo.”
Orgulho em ser Odontoclinic
O reconhecimento gera muitos prêmios para a Odontoclinic, mas o mais importante é a confiança que os parceiros têm na franquia. Para Francilma, com o olhar de dentista, todo esse suporte é fundamental para fazer cada vez mais pelos seus pacientes.
“Eu não sonhava tão alto assim! Essa realidade da franquia é maravilhosa, a gente oferece tratamentos de ponta e de uma forma que todas as pessoas consigam fazer. Quando realizamos um tratamento para um paciente que ele mesmo não imaginava conseguir, eu até me emociono. É muito gratificante entregar os melhores tratamentos.”
Para Francilda, o orgulho em ser Odontoclinic está no suporte para empreender que a marca oferece, contribuindo para superar os desafios nos momentos mais complexos.
“Tivemos uma visita recente do nosso gerente de negócios, estávamos precisando desse gás. A gente vinha de um cenário complicado de conversão na pandemia, mas fizemos um plantão de implante e foi o que deu mais energia para toda equipe. Somos gratas demais à franquia por isso. Já fomos orientadas a fazer outros plantões, de ortodontia, prótese e mais especialidades”.
Tudo isso resulta em uma relação de confiança entre franquia e franqueado, o que já faz com que Francilda e Francilma já pensem em novas unidades em médio e longo prazos.
O apoio para empreender é, portanto, fundamental para que a relação entre franquia e franqueado seja de sucesso. A troca de conhecimento e a ajuda nos momentos mais desafiadores é um diferencial para que o negócio consiga alcançar os resultados esperados.
Agora que você já conhece a história das irmãs Francilma e Francilda Souza e como o suporte para empreender oferecido pela Odontoclinic foi fundamental, o que acha de dar o próximo passo e começar a controlar o próprio negócio? Entre em contato conosco e conte com todo o know-how ao longo dessa jornada!