Abrir uma franquia odontológica tende a ser um bom negócio, visto que esse mercado apresenta crescimento constante. O faturamento das franquias da categoria aumentou de 47 bilhões de reais (2022) para 55 bilhões (2023).
Apostar nas franquias oferece diversas vantagens e pode ajudar quem deseja fazer investimentos rentáveis e seguros.
Para você se inteirar sobre o assunto e entender tudo sobre franquia odontológica, preparamos este guia. Quer saber mais? Vem com a gente!
O que é uma franquia odontológica?
Franquia odontológica é um modelo de negócio em que uma clínica odontológica concede o direito de uso de sua marca em troca de taxas e/ou royalties. Nessa concessão, a marca deve compartilhar seus conhecimentos e métodos de trabalho.
Todas as unidades dentro da rede, os franqueados, devem atuar de maneira padronizada. Para isso, recebem o suporte da franqueadora, que é o nome dado à empresa responsável pela criação e consolidação da marca de sucesso.
A intenção é que a rede entregue a mesma experiência para os pacientes, independentemente da unidade, pois isso fortalece a marca e possibilita o tratamento de mais pacientes, beneficiando as partes e democratizando os cuidados com os dentes.
Como funciona uma franquia de clínica odontológica?
A primeira etapa é a escolha da franquia e a assinatura do contrato entre franqueado e franqueador. Depois, vem o desenvolvimento do negócio. Entenda tudo a respeito na sequência!
Exploração da marca
Quando o acordo está selado entre as partes, o franqueado passa a ter o direito de explorar a marca, então pode abrir uma clínica com o nome e o logotipo da franqueadora, indicando que o negócio faz parte da rede.
A exploração da marca, que é prevista em contrato, inclui campanhas e divulgações, contratos com fornecedores, entre outros benefícios. Faz muita diferença ser uma empresa desconhecida ou ter uma marca reconhecida em todo o país.
Transferência de know-how
Mais um dos pontos relevantes é que o franqueado não usa apenas a marca da franqueadora. Ele também tem o direito de aproveitar o know-how, ou seja, todo o conhecimento desenvolvido e acumulado pela franqueadora.
Isso significa usar o modelo de negócios, receber orientações sobre as melhores formas de gestão e ter as ferramentas para superar desafios. Para ter acesso ao segredo do sucesso da marca, é acordado o pagamento de algumas taxas.
Os royalties incidem sobre o faturamento e são diretamente ligados a essa transferência de conhecimento. Já a taxa de propaganda serve para a franqueadora realizar campanhas de marketing e publicidade que favorecem toda a rede — incluindo a sua franquia.
Padrões da rede franqueadora
A atuação do franqueado também deve seguir os padrões estabelecidos pela rede. Então, a franquia tem que seguir determinadas características que são definidas previamente pela franqueadora.
É preciso oferecer os mesmos serviços odontológicos, cobrar valores semelhantes e prestar um atendimento que esteja à altura das demais unidades, por exemplo. Com isso, é possível fortalecer o posicionamento de rede.
Suporte em todo o processo
O funcionamento da franquia odontológica inclui o direcionamento altamente qualificado da franqueadora. A empresa responsável pode realizar treinamentos e atualizações, por exemplo.
Ela também atua para tirar dúvidas e ajudar a superar obstáculos com base no aprendizado consolidado por sua atuação no mercado. Esse contato, inclusive, é um dos principais diferenciais para quem investe em uma franquia.
Quais são as principais vantagens de ser um franqueado?
Ser franqueado é uma decisão que pode trazer diversos aspectos positivos, em especial para quem deseja usar seu patrimônio de maneira estratégica.
Por causa das características de funcionamento desse modelo, inclusive, é mais fácil alcançar os objetivos desejados quando você se empenha de verdade na gestão.
Para entender mais a fundo, veja a seguir quais são os principais benefícios de se tornar franqueado e conheça melhor essa oportunidade!
Modelo de negócio validado
Quando se começa um empreendimento, é preciso desenvolver um plano de negócios e validar esse modelo.
Em outras palavras, você deve definir quais serão os serviços prestados, os valores, a forma de captação de clientes e assim por diante. Porém, fazer tudo do zero leva tempo e ainda apresenta chances consideráveis de erro.
Com uma franquia, não é preciso se preocupar com isso. Afinal, a franqueadora fez todo o trabalho e já validou o modelo de negócio. Portanto, pensando em uma franquia odontológica já consolidada, você tem a certeza de investir em uma alternativa com maiores probabilidades de dar certo.
Atualização contínua das estratégias de gestão
Gerenciar um negócio é uma tarefa que exige tomada de decisão estratégica e consideração de diversos fatores. Se não há planejamento de cada passo, os erros podem custar caro para o negócio.
A gestão de franquia, por outro lado, pode ser mais vantajosa. Afinal, todas as estratégias já foram testadas pela franqueadora, que assumiu a maior parte dos riscos iniciais. Então, você sabe exatamente o que fazer para comandar o negócio.
Além disso, boas franqueadoras estão em constante atualização. Isso faz com que apresentem novos métodos para cuidar do negócio, favorecendo o seu desempenho.
Aproveitamento de uma marca consolidada
Começar uma marca do zero requer planejamento, estratégia e muito esforço. É preciso fazer com que as pessoas conheçam, se lembrem e, depois, confiem nela. Esse processo pode levar anos, além de exigir grandes investimentos.
Abrir uma franquia inverte essa lógica, já que permite que você adote uma marca consolidada no mercado e que as pessoas conhecem. Com isso, é possível ter mais competitividade e atrair um maior número de interessados.
No caso de uma franquia odontológica, isso é ainda mais importante. Afinal, estamos falando da saúde e da estética de uma pessoa, o que faz com que os pacientes busquem empresas nas quais confiam.
Potencial escalável de crescimento
Devido ao funcionamento do sistema de franquia, há diversas vantagens em relação ao crescimento. Em primeiro lugar, há a união entre a marca consolidada, o modelo de negócio e a gestão estratégica. Isso favorece a tomada de decisão e auxilia o aproveitamento das oportunidades.
Além do mais, a atração de clientes não depende apenas dos esforços do franqueado. A marca realiza campanhas para toda a rede, e isso pode fazer com que a sua unidade receba cada vez mais interessados.
Para completar, você sempre pode abrir mais uma unidade da franquia. Com isso, há como obter ganhos multiplicados com base nos resultados de várias unidades. 70% dos franqueados da Odontoclinic, por exemplo, são multifranqueados, ou seja, tem mais de uma unidade.
Suporte da franqueadora
Começar um negócio por conta própria tende a ser solitário, o que aumenta os riscos e pode afetar os resultados, até pela falta de experiência dos gestores. Com uma franquia, por outro lado, você nunca está só, pois a franqueadora oferece todo o suporte.
Isso é essencial para tirar dúvidas, receber orientações valiosas e aprender com a experiência de quem consolidou o negócio. Na prática, é uma excelente maneira de driblar os desafios e contar com uma ajuda altamente qualificada.
Qual é o investimento inicial de uma franquia odontológica?
O investimento inicial para abrir uma franquia odontológica é a soma do valor da taxa de franquia, do capital de giro e referente ao ponto comercial. Então, para saber quanto custa abrir uma franquia odontológica, entenda o que é cada valor a seguir!
Taxa de franquia
A taxa de franquia é um pagamento único que garante a aquisição dos direitos de exploração da marca. Esse é o principal valor cobrado para abrir uma franquia.
A estrutura, o suporte e o valor da marca ajudam a compor o preço da taxa de franquia. Então, é importante analisar o investimento tendo essa noção de custo-benefício em mente.
Dependendo do caso, é possível financiar o valor da franquia por meio de linhas de crédito de instituições financeiras. Assim, o empreendedor pode escolher opções mais robustas.
Capital de giro
O capital de giro de franquia é o valor que precisa estar disponível para arcar com obrigações de curto prazo, assegurando a saúde financeira do negócio e maior tranquilidade ao franqueado caso as receitas sejam menores no começo da operação.
Adaptação do espaço
As taxas de adaptação de espaço são custos vinculados à adaptação do ponto escolhido. Esses valores podem servir para aluguel ou compra do imóvel, obras para garantir a padronização com outras clínicas da rede etc.
Os equipamentos básicos para abrir franquia odontológica também são padronizados. Então, é necessário dispor dos recursos para realizar esses procedimentos, visto que é uma responsabilidade do franqueado.
Como abrir uma franquia odontológica?
Para abrir uma franquia é necessário atender a critérios definidos pela franqueadora. Essas características definem se um investidor tem potencial para ser franqueado.
Para abrir uma franquia odontológica não precisa ser dentista ou especialista na área. Veja a seguir quais são os critérios!
Desejo de empreender e superar limites
Quem quer abrir um negócio, normalmente, tem interesse em ser o próprio chefe, ter liberdade e ganhos maiores. É o que chamamos de perfil empreendedor.
Além disso, é esperado que você queira alcançar e superar limites. Afinal, é isso o que dá origem ao crescimento da unidade e de toda a rede. Sem esse tipo de ambição, você pode não ter o seu desejo de investimento atendido.
Ter disciplina e persistência
Outro ponto importante tem a ver com o comprometimento do franqueado com a própria unidade. Não adianta achar que, como a marca já está consolidada, não é preciso se dedicar porque o lucro chega de qualquer forma.
Para ser um franqueado, você precisa demonstrar disciplina e capacidade de se envolver com os negócios de forma completa. Além disso, é preciso ser persistente, tanto para superar as etapas iniciais quanto para encarar os desafios.
Apresentar proatividade e responsabilidade
Você pode e deve dar sugestões de melhoria para a franqueadora e aplicar a inovação para alcançar melhores resultados. Então, ter proatividade é essencial.
Manter um bom nível de responsabilidade também é indispensável para se tornar um franqueado. É necessário demonstrar comprometimento com o sucesso do negócio e de toda a rede, pois esse é um fator que faz toda a diferença.
Ter jeito para lidar com as pessoas
Uma franquia odontológica lida, acima de tudo, com pessoas — pacientes, fornecedores e colaboradores. Além disso, o franqueado vai trabalhar com a saúde e a autoestima do seu público.
Moral da história? Os relacionamentos interpessoais são componentes essenciais para o sucesso, seja com pacientes, fornecedores ou colaboradores.
Assim, espera-se que você, como franqueado, seja capaz de lidar com as pessoas, prestando um bom atendimento, garantindo uma experiência satisfatória e estimulando os funcionários a sempre melhorar.
Uma boa franquia odontológica passa essa expertise por meio de treinamentos, mantendo toda a equipe no mesmo padrão.
Qual é o passo a passo para se tornar franqueado de uma clínica odontológica?
Abrir uma franquia odontológica se torna mais simples quando você conhece as etapas. Por essa razão, vale a pena entender quais são as fases necessárias. Veja mais sobre o assunto!
Pesquise as opções e escolha a franqueadora mais interessante
Após decidir que deseja uma franquia odontológica, pesquise as opções disponíveis entre as empresas do ramo. Faça um levantamento das franqueadoras que atendem à proposta que você busca para investir, pesquisando e comparando informações.
É importante conhecer o valor da taxa de franquia e o perfil exigido para o franqueado, por exemplo.
Você pode ir além e considerar o nível de lucratividade e rentabilidade do negócio, a consolidação no mercado, o crescimento ao longo do tempo e assim por diante. Isso reduz as suas opções e permite que você encontre uma alternativa principal.
Uma boa opção, aqui, é fazer as entrevistas e o processo inicial para se tornar franqueado. Mesmo só fechando negócio com uma marca, você passa a entender melhor as possíveis concorrentes.
Realize a entrevista junto à franqueadora
Depois de selecionar a empresa do seu interesse, é necessário entrar em contato com a franqueadora. A empresa provavelmente vai agendar uma espécie de entrevista para verificar o seu perfil e conferir se existe o alinhamento necessário.
Você precisa se preparar para esclarecer as suas motivações por trás do investimento e demonstrar as qualidades que são priorizadas.
Se for necessário, apresente a documentação referente às finanças, para facilitar a decisão. Além disso, esse é o momento para fazer todas as suas perguntas e seguir com mais segurança na empreitada.
Avalie toda a documentação do negócio
Caso você seja aprovado nessa pré-seleção, é hora de passar para o próximo passo: a análise de documentação e o cuidado com toda a burocracia. Nesse cenário, o mais comum é a avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF).
Esse documento reúne todas as informações cruciais sobre o negócio, como seu modelo de atuação, seus resultados e seu planejamento estratégico. Você poderá avaliá-lo sob a condição de manter os dados em sigilo e poderá usá-lo como base para tomar a decisão.
Nesse momento, também é possível pedir o contato de franqueados e ex-franqueados para conversar sobre a oportunidade. Se o negócio parecer atraente depois de realizar essa avaliação, é hora de fechar o contrato.
Escolha e adapte o espaço de atuação
Com o contrato fechado, chega o momento de selecionar o espaço no qual será montada a sua clínica odontológica. Tanto esse processo quanto a adaptação do espaço devem passar pela aprovação da franqueadora.
A franqueadora auxilia fornecendo um estudo de mercado e apresentando opções.
Assim, é possível garantir as melhores oportunidades de negócio e de atração de pacientes, além de manter a padronização com o restante da rede. Ao final, espera-se que o ponto esteja padronizado, completo e adaptado.
Invista em marketing e divulgação para abertura
Com tudo pronto para iniciar, é o momento de desenvolver campanhas de marketing e divulgação para o novo negócio.
A franqueadora realiza campanhas para toda a rede, mas é importante que você invista nisso, para que, localmente, as pessoas fiquem sabendo sobre a chegada da unidade. Assim, logo no primeiro mês, você já contará com uma clientela.
Considere realizar um evento de inauguração ou anunciar nas mídias locais, por exemplo. Com uma estratégia bem-sucedida, é possível conquistar os primeiros pacientes desde o princípio da operação e já começar a consolidar os resultados.
Padronize os processos da sua franquia
Com a abertura da franquia odontológica, é essencial se preocupar com as características de todos os processos que serão colocados em prática.
Modo de atendimento, procedimentos, formas de pagamento, valores e tantas outras etapas devem estar alinhadas ao que é praticado no restante da rede, de acordo com as instruções da franqueadora. Dessa maneira, é possível obter resultados melhores.
Quais erros não cometer na hora de escolher uma franquia odontológica?
Antes de se tornar um franqueado, também é essencial entender quais são os possíveis erros na escolha da franquia. Afinal, uma decisão incorreta ou uma atuação inadequada podem prejudicar o seu desempenho e afetar todo o investimento realizado.
Sendo assim, o melhor é conhecer quais falhas são comuns e como elas podem ser evitadas. A seguir, veja quais são os pontos principais!
Deixar de pesquisar a franquia
Nem toda oportunidade de negócio é vantajosa. Antes de investir seu dinheiro, seu tempo e seus esforços, é essencial pesquisar muito bem o negócio.
Quando você abre mão dessa etapa, corre o risco de não conhecer as insatisfações de ex-franqueados que podem se repetir com você, por exemplo. Também fica sem conhecer os resultados de lucratividade e consolidação no mercado, o que aumenta as chances de insucesso.
Ignorar a definição de expectativas
Outro erro grave é não estabelecer as expectativas sobre a franquia odontológica de maneira clara.
Você precisa expor o que espera da franqueadora, como deseja que sejam os serviços e o modo de atendimento, quando pretende obter retorno sobre o investimento, quanto quer ganhar enquanto franqueado etc.
Se esses pontos não forem decididos antecipadamente, há o risco de você escolher uma franquia que, na prática, vai causar insatisfação com os resultados. Portanto, estabeleça esses elementos de forma clara.
Não ter o perfil adequado
Superar os desafios ao abrir uma franquia só é possível quando você apresenta as características certas para encarar a missão. Logo, ter um perfil inadequado para esse modelo de negócio é um erro que pode ser fatal para o seu investimento.
Então, conheça antecipadamente o perfil esperado pela franqueadora e não tente demonstrar características e interesses que você não tem. Do contrário, seus esforços podem ser frustrados.
Como escolher uma boa franquia odontológica?
Agora que você já conferiu quais erros não pode cometer, vamos explicar o que precisa ser feito. Conheça agora alguns pontos importantes na hora de escolher a franquia ideal!
Entenda a relevância da marca
Outra atitude importante de avaliar é a relevância da franquia no mercado. Para fazer a melhor escolha, alguns detalhes devem ser considerados nesse quesito, como o reconhecimento da marca na cidade — ou mesmo no país.
Também é importante entender se o nome é amplamente divulgado pela franqueadora, qual é seu diferencial competitivo e se os clientes estão familiarizados com o padrão de excelência. Afinal, isso tudo é relevante para que a captação de clientes seja mais fácil.
Compreenda o suporte oferecido
Você ainda deve ter conhecimento em relação ao suporte que a franquia oferece, tanto administrativo quanto jurídico e de marketing.
A empresa escolhida precisa manter contato com os franqueados constantemente, ajudando, inclusive, a resolver possíveis problemas na unidade. Todo esse apoio é essencial para o desenvolvimento do negócio, especialmente na fase inicial.
Sendo assim, entenda sobre as orientações operacionais oferecidas pela franqueadora, as estratégias de divulgação, o treinamento para os colaboradores e a linha de fornecedores.
O ideal é que o franqueado também receba suporte na escolha do melhor local para implementar a unidade e todo o projeto arquitetônico.
Verifique a capacidade de expansão
O aperfeiçoamento de produtos e materiais odontológicos e as constantes pesquisas na área levaram à popularização dos procedimentos odontológicos.
Esse aumento na busca por tratamentos tende a continuar em crescimento, mas é importante avaliar a capacidade de expansão da franquia antes de fechar negócio.
Pesquise a quantidade de unidades pertencentes à franquia em questão e onde estão localizadas. Quando as unidades ficam muito próximas uma da outra, por exemplo, isso pode afetar a expansão e até mesmo levar ao fechamento de algumas delas.
Sendo assim, também é importante saber se houve o fechamento de unidades e quais foram os motivos.
Converse com outros franqueados
É comum ter dúvidas quando há o interesse em investir em uma franquia, seja qual for o setor de atuação. Sendo assim, antes de fazer a escolha, procure entrar em contato com os outros franqueados das clínicas odontológicas.
Ao conversar com outros empreendedores, é possível ter uma visão mais ampla sobre as vantagens e conhecer possíveis desvantagens das franquias do seu interesse.
Além disso, você tem um entendimento melhor a respeito do valor do investimento, o público-alvo e outros fatores essenciais para amadurecer sua decisão.
Entre em contato com a Odontoclinic
A Odontoclinic é a melhor escolha de franquia Odontológica. Somos reconhecidos no mercado, temos o Selo ABF de melhores franquias do Brasil.
Também temos o melhor atendimento do Brasil, e isso não é propaganda, é fato: ganhamos o prêmio concedido pelo público nessa categoria nos últimos cinco anos. Quer um negócio seguro e rentável? Fale com a gente!