Você sabia que há como trabalhar com odontologia sem ser dentista? Pois é! Nem todo mundo sabe que é possível se dedicar a essa área tão respeitada e valorizada atualmente mesmo sem ter formação profissional na especialidade.
Existe a alternativa de abrir uma franquia odontológica e, para empreender dessa forma, não é necessário ter feito uma graduação em odontologia. Por isso, é um ramo que oferece excelentes oportunidades para todos aqueles que desejam um investimento seguro e com boas margens de lucro.
Achou interessante? Então, continue lendo para entender mais a fundo por que essa é uma boa opção, o que você precisa para ter uma clínica e os benefícios de optar pela franquia.
Por que a odontologia é uma boa opção?
Hoje existem muitas áreas nas quais se pode investir com excelentes retornos, mas a odontologia merece destaque. Esse é um mercado amplo, cada vez mais valorizado e que apresenta um faturamento atrativo. Veja a seguir alguns motivos que mostram por que ela é uma boa opção.
Ampla área de atuação
O mercado de odontologia é bastante extenso. Sendo uma área de saúde, envolve atendimentos clínicos, cirurgias, procedimentos estéticos, tratamentos preventivos, exames e assim por diante. Logo, são diversas opções de ramo dentro dela.
Se formos considerar apenas as especialidades odontológicas, por exemplo, a implantodontia vem crescendo e se popularizando cada vez mais. A expectativa de faturamento mundial para 2025 é de US$ 15,9 bilhões apenas para essa especialidade.
Popularização do setor
Atualmente, as pessoas não procuram o dentista apenas em casos de urgência e emergência. Existe uma preocupação maior com a saúde bucal e a prevenção de problemas; por isso, o acompanhamento odontológico tem iniciado ainda na infância, seguindo até a terceira idade.
Além disso, a odontologia tem diversas opções de procedimentos estéticos, o que abriu ainda mais o leque de atuação dos dentistas. Isso popularizou o setor entre aqueles que desejam a valorização da imagem como forma de alcançar bem-estar e autoestima.
Retorno financeiro
Em 2019, foi registrado um faturamento de R$ 38,762 bilhões no mercado de odontologia. Ainda, explicamos que algumas áreas têm um grande destaque, como a implantodontia, devido à procura, valor do ticket médio e popularização dos tratamentos.
Com a diversificação dos procedimentos e uma procura crescente do público, a tendência é de que o retorno evolua ainda mais. Assim, é uma ótima alternativa para quem deseja um bom retorno de investimento.
Falta de políticas públicas em odontologia
O serviço público de odontologia existe, mas é ineficiente, e isso faz com que as clínicas particulares e franquias odontológicas ganhem mais reconhecimento. Afinal, para todos os serviços, de obturação à profilaxia, passando pelos procedimentos estéticos, o público tem a opção de procurar uma clínica bem conceituada e que traga bom atendimento, serviço e facilidades de pagamento.
É preciso ser dentista para ter uma clínica?
É fato que o setor odontológico traz excelentes ganhos para quem aposta nele. Mas, como trabalhar com odontologia sem ser dentista? A resposta está nas franquias odontológicas, até porque, não é necessário ter formação nessa área para abrir uma clínica.
A franquia é uma empresa; portanto, o que você precisa para abrir a sua é ter o perfil de franqueado, escolher uma marca sólida no mercado e implementar o seu novo negócio. Depois, basta montar sua equipe de dentistas e gerenciar tudo isso, ou mesmo contar com um profissional que faça a parte administrativa.
Assim como em qualquer outra empresa, não é necessário entender tudo para ter uma franquia odontológica. Quem deseja investir só precisa dar início ao negócio e, se desejar, até mesmo com um sócio, para dividir as responsabilidades e tarefas. O que é imprescindível, nesse caso, é fazer uma boa gestão e ter uma equipe eficiente.
Quais são os benefícios de uma franquia odontológica?
Você já sabe que há como trabalhar com odontologia sem ser dentista e que o setor tem apresentado números altos, tanto de crescimento quanto de faturamento, com excelentes oportunidades para quem investe nele. Porém, falando especificamente das franquias odontológicas, quais são os benefícios que elas oferecem?
Eles são vários, e nós listamos a seguir os principais para que você entenda por que esse modelo de negócio é uma alternativa mais eficiente do que outras formas de empreender.
Sistema testado e aprovado
Toda empresa precisa de uma boa gestão para se manter firme no mercado, principalmente nos primeiros anos, que são cruciais para determinar o sucesso ou a falência dos novos empreendimentos. Porém, as franquias saem na frente nesse sentido.
Sendo um franqueado da área de odontologia, você terá acesso a um sistema que já foi testado, ou seja, um negócio que está pronto e tem as tecnologias que funcionam para a área. Não é necessário pesquisar, investir e testar, pois, tudo isso já foi feito e validado.
Redução de riscos
A franquia odontológica é um modelo de negócio que já vem pronto. Isso significa que você não precisa se preocupar com planejamento, estruturação, criação de uma identidade visual, marketing, entre outros detalhes essenciais quando se parte do zero.
Ela é um negócio pronto, então, os riscos são menores, já que você estará dando continuidade a algo que existe e está funcionando em outras unidades. Também há uma equipe de especialistas por trás, fazendo adequações de acordo com aquilo que o mercado pede e seguindo tendências, justamente para garantir a sobrevivência da franquia.
Suporte
Quem procura saber como trabalhar com odontologia sem ser dentista costuma se preocupar com essa empreitada por não ser especialista da área. De que maneira conduzir uma clínica odontológica? Quem ficará responsável pelos atendimentos? Como gerenciar esse tipo de negócio?
Nenhum desses fatores é problema para quem escolhe a franquia odontológica. Afinal, o franqueado recebe todo o suporte que precisa para implementar seu novo negócio e fazer com que ele dê certo. Tem acesso, por exemplo, a materiais de apoio e consultoria com especialistas para alinhar seu trabalho e rotina.
O franqueado nunca está sozinho, uma vez que esse suporte é continuamente oferecido para ele. Em caso de dúvidas ou dificuldade, tem a opção de entrar em contato com os especialistas para ser assessorado.
Treinamentos constantes
Além de contar com esse suporte, como explicamos, o franqueado tem acesso a diversos materiais de apoio. Mas não é só isso, porque ele também recebe treinamento e capacitação, a fim de aprimorar suas habilidades como gestor.
Entretanto, uma boa franqueadora estende esse treinamento e capacitação para toda a equipe. Desse modo, garante um atendimento de qualidade, seguindo os padrões que já foram aceitos pelo público.
Quais são as vantagens da Odontoclinic?
É verdade que existem diferentes franquias odontológicas nas quais você poderia investir. Por que, então, escolher a Odontoclinic? Um dos motivos para isso é associar seu trabalho a um nome muito forte, sólido no mercado e que já conquistou a confiança do público. Nós somos a primeira franquia odontológica no Brasil e evoluímos muito desde a primeira unidade franqueada, no começo dos anos 2000.
A rede Odontoclinic está presente em todo o Brasil (são mais de 200 unidades), oferecendo tratamentos e procedimentos com tecnologia de ponta em diversas especialidades. Por isso, você pode montar uma clínica completa e que oferece sempre o que há de melhor, por um custo acessível.
Entre os diferenciais Odontoclinic está, ainda, o suporte completo para o franqueado. Você receberá apoio em todas as etapas de implementação da sua clínica odontológica e continuará recebendo treinamentos, consultorias e tendo acesso às novas tecnologias que surgem na área, para estar sempre à frente no mercado. Outro ponto que vale destacar é o atendimento humanizado e premiado, que transforma, de verdade, a experiência de se consultar com um dentista
Viu só como trabalhar com odontologia sem ser dentista não é impossível? Optando pela franquia da Odontoclinic você conseguirá implementar a sua clínica com ainda mais tranquilidade e solidez, garantindo o sucesso dela e associando o seu trabalho a uma marca forte e cheia de credibilidade.
Viu só como a odontologia é um ótimo negócio? Aproveite pra compartilhar este texto em suas redes sociais — assim, outras pessoas vão saber que não é preciso ser dentista para ter uma clínica!