O papel do marketing para clínicas odontológicas e algumas boas práticas, tudo explicado a seguir. Confira!
Quem nunca ouviu a célebre frase: “o marketing é a alma do negócio”? Mas pouco adianta escutá-la, se não compreender o seu real significado. Essa premissa se multiplica por mil quando se fala de marketing digital para dentistas, e este artigo vai explicar o porquê.
Afinal de contas, não basta ser um ótimo profissional, com resultados comprovados. Também não adianta achar que só criar um site ou investir em folhetos e redes sociais vai ser a salvação da lavoura. É preciso agir de maneira estratégica.
A solução para conseguir a tranquilidade que você tanto sonha, e um bom fluxo de pacientes, passa por aumentar e fidelizar seus clientes, com estratégias eficazes, de custo justo e dentro do que recomenda o código de ética do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
“Isso não é assunto para eu me preocupar. Tenho que focar somente atender!”. Já pensou assim? Caso positivo, vale a pena reavaliar. Neste post, mostraremos como você pode fazer a diferença na sua carreira e na sua clínica com a ajuda do marketing digital. Confira!
Para começar, defina seus objetivos
Antes de tudo, não é possível pensar em resultado sem saber direito o que fazer. Parece um pouco óbvio dizer isso, mas, na prática, nem sempre é o que acontece.
Você vai para a faculdade aprender as técnicas necessárias para fazer um tratamento de canal ou implante, por exemplo. Com o marketing digital para dentistas, também é preciso compreender mais sobre o tema para conhecer todas as possibilidades que poderá explorar (mesmo se for terceirizar essas tarefas).
O tema é pouco explorado nas faculdades (isso considerando aquelas que o abordam, que são mais raras). Por isso, para quem deseja crescer na carreira, não dá para ignorar o marketing — e isso demanda estudo!
Dica: há inúmeros cursos gratuitos sobre o assunto disponíveis na internet. Você também pode baixar nossos e-books para começar a se familiarizar com o assunto, o que acha?
Saiba os motivos para se especializar em marketing digital para dentistas
A maioria das empresas tem como foco promover produtos duráveis (carros, eletrodomésticos) e perecíveis (alimentos, itens de higiene pessoal). Ou seja: elas traçam estratégias que visam a venda de um produto, certo?
Mas para quem atua com marketing para dentistas, o desafio é bem maior porque o consumidor pode não ter ideia do resultado final, já que não consegue ter algo palpável que o faça visualizar mais facilmente como ficará seu tratamento. A estratégia de que estamos falando é a de serviços intangíveis.
Por isso, você precisa de mais atenção para se promover entre os potenciais pacientes. Além desse motivo, quem se especializa e investe em ações de marketing para dentistas consegue os resultados a seguir.
Conquista de novos pacientes
Combinando uma boa divulgação e o direcionamento correto, você pode atrair um número bem maior de pacientes para seu consultório ou clínica. Basta conhecer seu público e, com a ajuda das ações de marketing segmentadas, você atrai quem tem interesse no serviço prestado.
Aumento das chances de fidelizá-los
Além de captar pacientes, é importante pensar em como será feita sua retenção em médio e longo prazo. Um paciente que retorna sempre, seja para revisões, seja para dar continuidade ao tratamento, é mais interessante para o consultório.
Fortalecimento da sua imagem pessoal como especialista
Transmitir confiança é indispensável para qualquer dentista. Se o público não enxerga você como um especialista em sua área, então, não vai confiar no seu trabalho. Por isso, é importante construir bem a sua imagem.
Visibilidade fora da clínica
Um dentista não atua somente em seu consultório. Ele pode ser convidado para palestras ou ser chamado para atuar em algum programa, o que contribui com sua credibilidade, reputação e sua rentabilidade.
Diferenciação de seus serviços
Em uma área em que há muita concorrência, é indispensável que você também anuncie seu trabalho e dê ênfase nos seus diferenciais. Quanto mais opções estiverem disponíveis para o grande público, mais exigentes seus pacientes tendem a ser.
Elevação da margem de lucro na sua operação
Por fim, mas não menos importante, seus pacientes podem estar dispostos a pagar um valor maior pelo tratamento, se estiverem seguros de sua qualidade. Dessa forma, você pode conseguir uma margem de lucro mais alta por cada serviço prestado, sem perder oportunidades de negócio.
Confira os 7 Ps do marketing digital para dentistas
Colher os resultados de que falamos acima é fruto de investir nas estratégias certas para a visibilidade do seu trabalho profissional. Nesse sentido, uma das maiores autoridades no assunto, Philip Kotler, conceituou o termo Mix de Marketing.
Significa o conjunto de ferramentas que você pode utilizar para alcançar seus objetivos. Nesse sentido, uma das fórmulas mais bem difundidas que é possível aplicar aos serviços para dentistas é a dos 7Ps no marketing.
1º P — Produto (Product)
Significa o serviço que você oferece — não sendo necessariamente um produto. Ou seja: se você realizar clareamento dental, mesmo não havendo um produto material vendido, o seu objetivo é comercializar esse serviço prestado.
Nesse sentido, é válido refletir: a qualidade do que ofereço para meus pacientes está condizente com o mercado?
2º P — Preço (Price)
Não adianta ser um serviço muito qualificado se ele for inacessível ao seu mercado. É aí que entra a importância do preço: não pense somente na margem de lucro, mas no quanto o seu paciente está disposto a pagar pelo seu serviço.
Portanto, é importante ter em mente um eficiente controle de custos sobre sua operação profissional e as compras de insumos.
3º P — Praça (Place)
Como está o ambiente onde recebo meus pacientes? É essencial pensar na experiência de atendimento — o local deve ser agradável para quem for atendido.
Imagine o esforço de impactar alguém com uma ação de marketing e o local não ser aconchegante. É importante dizer: não estamos falando de luxo, mas sim, de cuidado.
4º P — Promoção ou Propaganda (Promotion)
Quando os itens anteriores estão bem estruturados, abre-se o caminho para a promoção ou propaganda. Afinal de contas, um serviço de excelência, com preço justo e com uma experiência de atendimento marcante tende, por si só, a gerar recomendações por parte dos pacientes. Some a isso as ações de divulgação, e os resultados logo aparecerão.
5º P — Pessoas (People)
Esse é um dos mais importantes, em uma época em que está se buscando valorizar mais o capital humano. Cuidar das pessoas significa olhar para os pacientes com zelo, e essa mesma atenção precisa ser despendida com aqueles que são seus colegas de trabalho ou funcionários.
6º P — Evidências Físicas (Physical Evidences)
Como você é dentista, o que oferece nem sempre é palpável para o cliente. Por isso, a sugestão é oferecer evidências físicas do que pode proporcionar aos pacientes.
Dentro disso, estão elementos essenciais, como:
- ambiente da clínica;
- identidade visual das peças veiculadas nas mídias sociais;
- logotipo;
- sala de espera;
- atendimento;
- uniforme;
- limpeza do ambiente;
- temperatura do ar-condicionado.
7º P — Processos (Processes)
Coloque-se no lugar do paciente: o dente está dolorido e ele não faz ideia de como resolver a situação. É importante você mostrar os processos desde a avaliação, o orçamento e quais serão os próximos passos para que ele tenha a saúde restabelecida.
Isso gera confiança e mostra que você sabe o que está fazendo. Vale também detalhar como o tratamento deve ser feito em casa e a manutenção, se for o caso.
Tome cuidado com as armadilhas
Muitas vezes, na ansiedade de somente atrair pacientes, há dentistas que erram a mão e não pensam tão bem em fidelizá-los. Por exemplo: oferecer preços baixos para chamar a atenção pode até encher a agenda em um primeiro momento, mas em médio e longo prazo acaba com a sua margem de lucro.
Por isso, na hora de pensar em preços atraentes, não deixe de considerar custos variados, como os da manutenção do consultório, materiais de trabalho, entre outros. Tenha em mente que um bom tratamento justifica o preço cobrado e, pouco a pouco, seu paciente perceberá isso.
Veja a melhor forma de investir em marketing digital para dentistas
Existem várias maneiras de promover um negócio por meio do marketing digital. Os mesmos caminhos se aplicam a qualquer consultório odontológico. Confira, aqui, alguns dos exemplos mais comuns e como você pode colocá-los em prática.
Site de serviços
É obrigatório para todo empreendimento ter um site onde anunciar seus serviços, localização, horário de funcionamento, contatos e afins. Se o seu público não tiver onde conferir essas informações, é bem provável que vá em busca da próxima opção.
Felizmente, é fácil criar um site institucional hoje em dia. Há diversas ferramentas e tecnologias acessíveis que podem ser usadas para começar. Depois de um tempo, você pode investir mais nesse canal e melhorar sua captação por meio dele.
Redes sociais
Outro fator indispensável no marketing digital para dentistas é a presença nas redes sociais; pelo menos naquelas mais relevantes para seu público. Esses são os melhores espaços para interagir, criar campanhas e manter o engajamento.
Saiba que, nesse trabalho com redes sociais, é preciso equilibrar os esforços entre anúncios pagos e um trabalho orgânico, o que é feito com posts diários e interação com os seguidores. Assim, você consegue crescer o perfil, atrair mais pessoas e criar uma boa base de potenciais pacientes.
Programa de indicação
Você pode adicionar algum programa de indicação para seus atuais pacientes. Dessa maneira, caso eles conheçam alguém que também tenha interesse em se consultar com você, recebem algum benefício inicial.
Isso aumenta consideravelmente o número de leads, ou seja, contatos de possíveis clientes, já qualificados; e isso sem exigir grandes investimentos. Porém, você ainda precisa levar em conta o quanto esse benefício vai compensar a longo prazo para ter certeza de que não vai ficar no prejuízo.
Entenda os impactos do marketing digital para dentistas
Investir em marketing digital para dentistas traz resultados que serão percebidos com o passar do tempo. Alguns retornos demoram mais para acontecer, enquanto outros podem ser detectados poucas semanas depois do início da estratégia.
Assim, é importante que você tenha paciência e foque as ações certas. Só assim dentistas conseguirão aproveitar os impactos positivos. Confira quais são esses benefícios a seguir!
Captação de pacientes
Um dos pilares do marketing digital atualmente é o inbound marketing, que significa marketing de atração. As estratégias dessa categoria visam atrair pessoas para que, pouco a pouco, elas conheçam o negócio. Dessa forma, essas pessoas naturalmente se familiarizam com a marca, até se tornarem pacientes da sua clínica.
Portanto, ações adequadas como a criação de conteúdo para as redes sociais, de início, farão as pessoas conhecerem mais sobre o trabalho do consultório e dos dentistas.
Na sequência desse trabalho, é importante interagir com os seguidores e manter as redes sociais ativas. Assim, mais pessoas passam a conhecer os serviços da clínica e podem se tornar pacientes.
O inbound marketing é diferente das ações de outbound. Na prática, o inbound faz o paciente chegar até a sua clínica enquanto o outbound vai atrás das pessoas. Como exemplo de outbound, podemos citar as ações de panfletagem na rua ou propagandas em rádio. Já de inbound, podem ser postagens em redes sociais e blogs — ao falar de aparelhos, implante ou saúde bucal, você vai atraindo pessoas que podem se tornar pacientes.
Vale dizer que o inbound é uma estratégia de médio e longo prazo, mas que acaba compensando muito, visto que o resultado é duradouro. Já as de outbound, focam o momento atual e podem ser importantes em inaugurações, novos tratamentos e para manter a clientela em dia. Ou seja, as duas têm seu valor.
Boca a boca amplificado
Quando um negócio tem um bom alcance online, certamente uma quantidade significativa de pessoas passa a conhecê-lo. Isso significa que há maior propensão de elas falarem sobre determinada empresa uma para as outras.
Em termos populares, esse é o famoso marketing boca a boca. Significa que, se você faz um bom trabalho de marketing digital, as pessoas percebem, comentam uma com as outras e ainda fazem indicações.
O boca a boca, por si só, já funciona bem se você presta um bom serviço aos pacientes, ainda mais na área de saúde. No entanto, dá para potencializar ainda mais essas recomendações sobre sua clínica com uma boa estratégia de marketing digital para dentistas. Isso acontece com as redes sociais, quando as pessoas compartilham postagens dos profissionais que fizeram a diferença em seus tratamentos ortodônticos.
Marca mais reconhecida
Um dos papéis do marketing digital é gerar a consciência de marca. Esse é um resultado que garante que mais pessoas tomem conhecimento sobre um negócio.
A consciência de marca funciona bem tanto para profissionais dentistas quanto para consultórios e clínicas. Portanto, investir em boas ações de marketing garante mais reconhecimento, o que gera o destaque no mercado.
Assim, quem investe em marketing digital consegue se destacar no mercado da odontologia, que é muito competitivo e repleto de ótimos profissionais.
Descubra sobre as regras do Conselho Federal de Odontologia
O marketing digital para dentistas é uma prática amplamente aceita. Afinal, só ajuda a agregar valor à profissão. No entanto, é preciso ter cuidado, sobretudo com a publicidade. Por isso, o CFO define algumas regras importantes que devem ser seguidas.
De modo geral, parte da ideia é restringir a divulgação de informações pessoais ou conteúdos que podem gerar constrangimento em pacientes. Além disso, há regras claras proibindo o uso das ações de marketing para divulgar promoções e valores.
O papel do CFO na regulamentação do marketing é ajudar a qualificar as campanhas. Dessa forma, profissionais do setor odontológico podem fazer esse trabalho de divulgação e fortalecimento de imagem sem ultrapassar nenhuma barreira ética da área.
Não há dúvidas de que o marketing digital para dentistas é muito necessário para se destacar no mercado. Boas campanhas e ações precisas fortalecem a imagem de profissionais e consultórios, o que gera um fluxo maior de pacientes.
Para não errar na hora de fazer seu marketing, confira em detalhes quais são as regras de propaganda que o CFO estabelece!