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Gestão de Clínicas

A importância do marketing para dentistas

Publicado por Franquia Odontoclinic em setembro 9, 2020 | Atualizado em agosto 27, 2020
9 minutos para ler

Quem nunca ouviu a célebre frase: “o marketing é a alma do negócio”? Mas pouco adianta escutá-la, se não compreender o seu real significado.

Essa premissa se multiplica por mil quando se fala de marketing para dentistas e este artigo vai explicar o porquê. Afinal de contas, não basta apenas ser um ótimo profissional, com resultados comprovados. Também não adianta achar que só criar um site ou investir em folhetos vai ser a salvação da lavoura.

A receita para conseguir a tranquilidade que você tanto sonha passa por aumentar e fidelizar seus clientes, com estratégias eficazes, de custo justo e dentro do que recomenda o código de ética do Conselho Federal de Odontologia (CFO). “Mas isso não é assunto para eu ficar vendo. Tenho que me preocupar em atender e só!”.

Se você costuma ter esse pensamento, vale a pena reavaliar. O profissional que pensa assim não está em sintonia com as práticas que levam a um dentista de sucesso.

Para começar, defina seus objetivos

Antes de tudo, é impossível pensar em resultado sem saber direito o que fazer. Parece um pouco óbvio dizer isso, mas na prática, nem sempre é isso o que acontece.

Você vai para a faculdade aprender as técnicas necessárias para fazer um tratamento de canal ou implante, por exemplo. Com o marketing, também, é preciso compreender mais sobre o tema para conhecer todas as possibilidades que poderá explorar (mesmo se for terceirizar essa tarefas).

Esse tema é pouco explorado nas faculdades (considerando aquelas que o abordam). Por isso, para quem deseja crescer na carreira, não dá para ignorar o marketing — e isso demanda estudo!

Dica: há inúmeros cursos gratuitos sobre o assunto disponíveis na internet. Baixe nossos e-books para começar a se familiarizar com o assunto.

Saiba os motivos para se especializar em marketing para dentistas

A maioria esmagadora das empresas tem como foco promover produtos duráveis (carros, eletrodomésticos) e perecíveis (alimentos, itens de higiene pessoal). Ou seja: elas traçam estratégias que visam à venda de um produto, certo?

Mas para quem atua com marketing para dentistas, o desafio é bem maior porque o consumidor pode não ter ideia do resultado final, não consegue ter algo palpável que o faça visualizar mais facilmente como ficará seu tratamento. A estratégia de que estamos falando é a de serviços intangíveis.

Por isso, exige maior atenção para se promover entre os potenciais pacientes. Além desse motivo, quem se especializa e investe em ações de marketing para dentistas consegue os resultados a seguir.

Conquista de novos pacientes

Combinando boa divulgação e bom direcionamento, você pode atrair um número bem maior de clientes para seu consultório ou clínica. Basta conhecer seu público e saber como atraí-lo.

Aumento das chances de fidelizá-los

Além de captar clientes, é importante pensar em como será feita sua retenção em médio e longo prazo. Um paciente que retorna sempre, seja para revisões, seja para dar continuidade ao tratamento, vale bem mais para o consultório.

Fortalecimento da sua imagem pessoal como especialista

Transmitir confiança é indispensável para qualquer dentista. Se o público não enxerga você como um especialista em sua área, então, não vão confiar no seu trabalho. Por isso é importante construir bem a sua imagem.

Maior visibilidade do seu serviço, que pode representar novas oportunidades de trabalho

Um dentista não atua somente em seu consultório. Ele pode ser convidado para palestras ou ser chamado para atuar em algum programa, o que contribui com sua credibilidade, reputação e sua rentabilidade.

Diferenciação de seus serviços diante seus concorrentes

Em uma área em que há muita concorrência, é indispensável que você também anuncie seu trabalho e dê ênfase nos seus diferenciais. Quanto mais opções estiverem disponíveis para o grande público, mais exigentes seus clientes tendem a ser.

Elevação da margem de lucro na sua operação

Por fim, mas não menos importante, seus pacientes podem estar dispostos a pagar um valor maior pelo tratamento, se estiverem seguros de sua qualidade. Dessa forma, você pode conseguir uma margem de lucro mais alta por cada serviço prestado, sem perder oportunidades de negócio.

Confira os 7Ps do marketing para dentistas

marketing para dentistas

Colher os resultados de que falamos acima é fruto de investir nas estratégias certas para visibilidade do seu trabalho profissional. Nesse sentido, uma das maiores autoridades no assunto, Philip Kotler, conceituou o termo Mix de Marketing.

Significa o conjunto de ferramentas que pode ser utilizado para alcançar seus objetivos. Nesse sentido, uma das receitas mais bem difundidas que você pode aplicar é a dos 7Ps no marketing de serviços para dentistas.

1º P — Produto (Product)

Significa o serviço que você oferece — não sendo necessariamente um produto. Ou seja: se você realizar clareamento dental, mesmo não havendo um produto material vendido, o seu objetivo é comercializar esse serviço prestado. Nesse sentido, é válido refletir: estou atualizado quanto à qualidade do que ofereço para meus pacientes?

2º P — Preço (Price)

Não adianta ser um serviço muito qualificado se ele for inacessível ao seu mercado. É aí que entra a importância do preço: não pense somente na margem de lucro, mas no quanto o seu paciente está disposto a pagar pelo seu serviço. Portanto, é importante ter em mente um eficiente controle de custos sobre sua operação profissional e as compras de insumos.

3º P — Praça (Place)

Como está o ambiente onde recebo meus pacientes? Mesmo não sendo responsável pela clínica, é essencial pensar na experiência de atendimento — o local deve ser agradável para quem for receber o atendimento.

Imagine o esforço de impactar alguém com uma ação de marketing e o local não ser aconchegante. É importante dizer: não estamos falando de luxo, mas sim, de cuidado.

4º P — Promoção ou Propaganda (Promotion)

Quando os itens anteriores estão bem estruturados, abre-se o caminho para promoção ou propaganda. Afinal de contas, um serviço de excelência, com preço justo e com uma experiência de atendimento marcante tende, por si só, a gerar recomendações por parte dos pacientes. Some a isso as ações de divulgação e os resultados logo aparecerão.

5º P — Pessoas (People)

Esse é um dos mais importantes, em uma época em que está se buscando valorizar mais o capital humano. Cuidar das pessoas significa olhar para os pacientes com zelo, e essa mesma atenção precisa ser despendida com aqueles que são seus companheiros de trabalho ou funcionários.

6º P — Evidências Físicas (Physical Evidences)

Como você é dentista, o que oferece nem sempre é palpável para o cliente. Por isso, a sugestão é oferecer evidências físicas do que você pode proporcionar aos pacientes. Dentro disso está todo o visual da clínica, o logotipo, a sinalização, o ambiente, a sala de espera, o atendimento, o uniforme, a limpeza do ambiente, a temperatura do ar etc.

7º P — Processos (Process)

Coloque-se no lugar do paciente: o dente está dolorido e ele não faz ideia de como resolver a situação. É importante você mostrar os processos desde a avaliação, o orçamento e quais serão os próximos passos para que ele tenha a saúde restabelecida.

Isso gera confiança e mostra que você sabe o que está fazendo. Vale também detalhar como o tratamento deve ser feito em casa e a manutenção, se for o caso.

Tome cuidado com as armadilhas

Muitas vezes, na ansiedade de somente atrair pacientes, há dentistas que erram a mão e não pensam tão bem em fidelizá-los. Por exemplo: oferecer muitas vantagens para chamar atenção de seu consumidor pode até encher a agenda em um primeiro momento, mas em médio e longo prazo acaba com a sua margem de lucro.

Por isso, nada como pensar em oferecer seus serviços com preços atraentes para o seu paciente, sem perder de vista a gestão e o custo de manutenção empenhado. Ele, mais do que ninguém, vai observar cada centavo investido no tratamento.

Veja a melhor forma de investir em marketing para dentista

Existem várias maneiras de promover um negócio por meio do marketing digital. Os mesmos caminhos se aplicam a qualquer consultório odontológico. Confira, aqui, alguns dos exemplos mais comuns e como você pode colocá-los em prática.

Site de serviços

É praticamente obrigatório para todo empreendimento ter um site onde anunciar seus serviços, localização, horário de funcionamento, contatos e afins. Se o seu público não tiver onde conferir essas informações, é bem provável que vá em busca da próxima opção.

Felizmente, é bem fácil criar um site hoje em dia, com diversas ferramentas e tecnologias fáceis e gratuitas que podem ser usadas para começar. Depois de um tempo, você pode investir mais nesse canal e melhorar sua captação por meio dele.

Redes sociais

Outro fator indispensável no marketing para dentistas é a presença nas redes sociais. Pelo menos aquelas que forem mais relevantes para seu público como um todo. Esses são os melhores espaços para interagir, criar campanhas e manter o engajamento.

Tenha em mente que, independentemente de qual seja, você vai precisar investir em divulgação paga. Essa é a melhor forma de garantir que um público maior encontrará o seu trabalho, especialmente aqueles que têm mais potencial de se tornar seus clientes.

Programa de indicação

Por fim, mas não menos importante, você pode adicionar algum programa de indicação para seus atuais clientes. Assim, caso eles conheçam alguém que também tenha interesse em se consultar com você, também recebem algum benefício inicial.

Isso aumenta consideravelmente o número de leads já qualificados que você recebe, sem exigir grandes investimentos. Porém, você ainda precisa levar em conta o quanto esse benefício vai compensar em longo prazo para ter certeza de que não vai ficar no prejuízo.

Agora que você entende mais de marketing para dentistas, é hora de colocar estas estratégias em prática. Toda vez que for pensar em uma ação, lembre-se do mix de marketing.

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