Abrir uma franquia odontológica é uma oportunidade interessante para quem deseja empreender e investir em um negócio lucrativo, mas a prosperidade depende de diversos fatores, como o suporte da empresa franqueadora. Nesse cenário, posso dizer tranquilamente que o apoio de gestão da Odontoclinic é um grande diferencial no mercado que se destaca pela qualidade ofertada aos franqueados e pacientes.
Quer saber como funciona o nosso suporte? Neste conteúdo, você entenderá como a Odontoclinic atua para auxiliar os franqueados em todo o processo de abertura e administração da clínica. Confira!
Como funciona o suporte antes da abertura?
O apoio de gestão da Odontoclinic busca transferir know-how, orientar e dar ferramentas para que os franqueados consigam executar as atividades relacionadas à abertura da clínica. Dessa maneira, mesmo que eles sejam os responsáveis por isso, o nosso suporte facilita todo o processo. Entenda como funciona!
Auxílio na escolha do ponto
A escolha do ponto onde ficará a clínica é fundamental para uma franquia de sucesso. Nós treinamos o franqueado para que ele entenda quais fatores devem ser observados nessa decisão, como:
- metragem;
- pavimento (deve ser térreo);
- custo da locação;
- vantagens do espaço.
Damos uma aula completa de geomarketing para que ele entenda mais sobre o ponto. Para isso, utilizamos ferramentas específicas para estudar a região, o perfil da população, a localização do público-alvo e o potencial de consumo para uma tomada de decisão baseada em dados, que traz mais certezas.
Assim, a Odontoclinic faz todo o trabalho de viabilização e conta com um comitê de aprovação do ponto que une pessoas dos setores financeiros, de operações e de expansão para que ele entregue os resultados esperados.
Por fim, também fornecemos um manual jurídico que ajudará nas questões mais técnicas, especialmente o contrato de aluguel, abordando cláusulas necessárias, prazos, carência e outras questões que influenciam essa questão do ponto.
Suporte para a obra
Depois de encontrar o espaço ideal para abrir a clínica, é preciso adequá-lo para os padrões da Odontoclinic. Para isso, fazemos um estudo arquitetônico do ponto, com uma proposta de fachada e layout interno, e o orçamento com os empreiteiros — já existem empreiteiros homologados, mas o franqueado pode contratar outros profissionais, caso deseje.
Além disso, temos todos os detalhes sobre os materiais que devem ser comprados, conforme especificações do projeto. Isso abrange desde os pisos até as tintas de cada ambiente. Também apresentamos a lista de fornecedores homologados, facilitando a busca. Entretanto, o franqueado ainda pode procurar outras opções, desde que elas sigam os padrões determinados pela Odontoclinic.
Isso facilita todo o processo para o franqueado, que precisará apenas contratar um arquiteto para fazer os procedimentos executivos, adequando os padrões da franquia. O prazo da obra varia de acordo com o estado do imóvel e as intervenções necessárias, mas geralmente fica entre 45 dias e 3 meses.
Contratação do time
Cerca de um mês e meio antes da inauguração, tem início a última etapa de preparação, que trata da contratação da equipe. A Odontoclinic atua diretamente para admitir o primeiro time, trabalhando com o franqueado. Isso inclui todos os processos, como:
- abertura de vaga;
- análise de currículo;
- entrevistas;
- treinamentos.
A antecedência dessa etapa em relação ao prazo de inauguração é exatamente para que seja possível realizar todos os processos com qualidade e para que a equipe esteja preparada para atender os pacientes seguindo os padrões da rede.
Preparação para a inauguração
Neste ponto, nós realizamos um trabalho de preparação para a inauguração da clínica. Aqui, são planejadas ações de marketing e de vendas, com campanhas de divulgação e uso das redes sociais.
O objetivo é fazer com que as pessoas conheçam a clínica antes mesmo da abertura e percebam os benefícios que ela oferece. Isso atrai pacientes que realizam agendamentos e garantem atendimentos desde o primeiro dia de funcionamento da franquia. Eles também já fazem agendamentos para que as atividades se iniciem.
Depois desse momento, passamos para a parte de operações para o franqueado, que assumirá todas as atividades, mas ainda contará com suporte da franqueadora na administração da unidade.
Como funciona o apoio de gestão da Odontoclinic?
A gestão é uma das vantagens de investir em franquia e um dos pilares mais importantes desse modelo de negócio. É por isso que a Odontoclinic oferece um sistema completo desenvolvido pela própria equipe e focado nas necessidades dos franqueados para garantir o sucesso da clínica.
São diversas funcionalidades para ajudar no controle de agenda, acompanhamento de valor de procedimentos e cálculos de descontos para manter a viabilidade financeira dos procedimentos. Além disso, a ferramenta de gestão financeira ajuda a controlar todas as entradas e saídas, inclusive com a identificação de inadimplentes.
As unidades também contam com um gerente de negócios, responsável por avaliar o andamento e se todas as questões necessárias para o funcionamento da clínica foram atendidas conforme o planejado. Assim, o apoio de gestão da Odontoclinic é feito de forma completa para auxiliar os franqueados em todas as etapas.
Diferenciais na crise
Durante as crises, a Odontoclinic também desenvolve estratégias para contribuir com os franqueados a fim de superar as dificuldades que surgem. Por exemplo, durante a crise do coronavírus, investimos muito em comunicação, com lives diárias e outras práticas para nos aproximarmos da rede.
O objetivo era ajudar o pequeno empreendedor que, normalmente, fica muito ansioso diante dessas situações. Então, focamos a orientação e a conversa sobre o assunto, repassando as medidas do governo e mostrando os impactos disso na rede, inclusive com os passos necessários para se adequar.
Nós também atuamos com a ajuda financeira, por meio de parcelamentos para auxiliar os franqueados a superar esse momento de dificuldade. Com todos trabalhando juntos, fica mais fácil enfrentar a crise com bons resultados.
Por que escolher a Odontoclinic?
Uma clínica Odontoclinic já começa muito forte por causa de todo o trabalho feito na pré-inauguração. Mesmo durante a pandemia, conseguimos abrir duas unidades que fizeram cerca de 40% das vendas estimadas para um mês apenas no primeiro dia — como você vê, o nosso apoio de gestão conta muito.
Normalmente, esse é um problema comum entre os dentistas quando abrem um consultório — a falta de pacientes nos primeiros dias ou meses para garantir o retorno esperado. Porém, fazemos um trabalho completo para que a clínica seja forte desde o início, tornando único o apoio de gestão da Odontoclinic.
Além disso, os franqueados recebem um suporte integral, que abrange os diferentes aspectos necessários para uma boa administração, como agenda, fluxo de caixa, precificação, cobranças e marketing.
Dessa forma, contar com o apoio de gestão da Odontoclinic proporciona uma experiência de negócios única ao franqueado. O suporte engloba todas as etapas para a abertura da clínica com pacientes desde o início das operações, além de ferramentas importantes para ajudar na administração.
Com todos esses diferenciais, posso dizer que, sem dúvidas, vale investir em uma unidade da Odontoclinic. Tem interesse nessa solução? Então, entre em contato e se torne um franqueado de sucesso!