Conforme nós sempre abordamos por aqui, o mercado de franquias é uma das opções mais interessantes e confiáveis para quem deseja abrir um novo empreendimento no Brasil. No ano passado, por exemplo, houve um aumento de 1,4% no número de franquias, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mas, quais serão os erros na escolha da franquia?
Para ser bem-sucedido dentro do mercado de franquias, é necessário estudo, interesse e, sobretudo, evitar alguns equívocos comuns que acabam comprometendo o sucesso de empreendedores menos preparados.
Pensando nisso, separamos aqui os principais erros na escolha de uma franquia, para que você possa começar com o pé direito e defina sua trajetória de modo estratégico.
Levar em conta somente o valor de investimento
Um dos principais erros na escolha da franquia consiste em levar em conta somente o valor do investimento. Apesar de parecer atrativo, opções de valor muito baixo, em muitos casos, não contam com a mesma segurança, confiabilidade e suporte de uma marca já consolidada no mercado.
Além disso, há uma série de outros fatores que devem ser considerados pelo investidor, como: interesse e conhecimento pelo setor no qual a franquia está inserida, perfil da franquia e do próprio investidor, facilidade de contato com o franqueador e outras unidades da franquia, além dos índices de crescimento da marca.
O valor de investimento é um bom parâmetro para escolher uma franquia, no entanto, com o passar dos dias, a empresa pode consumir mais recursos. Sendo assim, considere imprevistos que exijam uma mudança rápida na estratégia de vendas, pois eles podem ocorrer.
Aliás, considerar apenas o valor do investimento inicial é uma péssima ideia até para quem vai empreender fora do mundo das franquias. Lembre-se de que o mercado muda conforme surgem novidades econômicas ou comportamentais. Por isso, é melhor sempre estar preparado.
Não acompanhar as tendências
Ficar antenado com as tendências do mercado de franquias é uma questão decisiva na hora de escolher em qual marca investir. Por isso, não acompanhar as mudanças desse mercado pode comprometer o sucesso de um novo empreendimento.
Em 2017, por exemplo, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual fazem parte as Franquias Odontológicas como a Odontoclinic, foi o que mais cresceu quando falamos de expansão do faturamento.
De acordo com a ABF, o faturamento dessas franquias cresceu mais de 4% nos últimos doze meses, sendo que os dados foram divulgados no primeiro trimestre de 2020.
Aqui vale reforçar novamente a importância em se estudar o mercado no qual se pretende investir. E isso vale tanto para o estudo do funcionamento do sistema de franquias, quanto para o setor do qual a marca que o investidor se interessa faz parte.
Essa análise do mercado é fundamental para que o futuro empreendedor possa elaborar estratégias de crescimento, entender os desafios do setor e possa superar a concorrência.
Afinal de contas, se você não estiver atualizado sobre o seu mercado, o seu concorrente, provavelmente, estará.
Não estudar o contrato
Outra falha comum de investidores é não estudar, com calma, o contrato que estabelecerá a relação com sua franqueadora. Esse equívoco pode dificultar o diálogo, impactar no crescimento da franquia e no atendimento dos objetivos de excelência de uma marca.
Vale salientar que as obrigações, tanto do franqueado quanto da franqueadora, devem sempre estar dispostas no contrato entre as partes e que uma base geral dessas informações também precisa ser disponibilizada na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento entregue para os investidores que desejam administrar uma franquia em uma determinada rede.
Por isso mesmo, é fundamental que o franqueado leia atentamente esses documentos, para que tenha ciência sobre suas obrigações e sobre o perfil da rede em que ele atuará.
Se você tiver dúvidas devido à linguagem do documento, converse com um advogado e peça a ele que o oriente durante o processo. Ademais, as franqueadoras têm a obrigação de esclarecer todas as cláusulas, por isso, não fique com dúvidas.
Não fortalecer o diálogo com os franqueadores
Por fim, o sistema de franquias só funciona a partir de uma relação de parceria. Se o investidor entendeu que o perfil de uma marca vai de encontro aos seus objetivos enquanto empreendedor, é crucial buscar o diálogo com os franqueadores sempre que surgir qualquer dúvida ou dificuldade, afinal de contas, o suporte de uma marca consolidada é uma das principais vantagens do modelo de franquias.
A Odontoclinic, por exemplo, oferece todo o apoio que nossos franqueados precisam. Em nossa rede, você poderá contar com um gerente de negócios, que nunca lhe deixará sozinho e lhe auxiliará a vencer os desafios do mercado de franquias.
Além disso, a marca oferece treinamentos, encontros, e uma academia de formação exclusiva para ampliar sua capacitação e de sua equipe.
Não considerar o seu perfil de empreendedor
Entre os erros na escolha da franquia, um dos mais comuns é não considerar o seu perfil na hora de escolher um mercado para atuar. Quando falamos de perfil, não estamos nos referindo ao foco da marca. É possível investir em uma franquia de alimentos sem saber cozinhar ou em uma franquia odontológica sem ser dentista. Esse não é o ponto.
O ponto é que você precisa entender se estará preparado para lidar com a rotina daquela empresa. Empreender é tarefa árdua que exigirá disciplina e comprometimento. Isso será mais fácil se você escolher uma marca que esteja alinhada com o seu perfil de empreendedor.
Alguns negócios são mais tradicionais, outros mais arrojados. no entanto, todos eles podem ser um sucesso. Contudo, para uma pessoa com o perfil mais conservador, atuar em uma empresa moderna pode ser um grande desafio. Pense nisso.
Não pesquisar informações sobre a franquia
Pode parecer o básico, mas muita gente não pesquisa os dados e a reputação da marca franqueadora antes de investir. Lembre-se de que o que torna um investimento mais ou menos arriscado é a quantidade de informações que você tem para tomar as suas decisões.
Não definir suas expectativas de retorno
Expectativas irreais sobre o retorno de um investimento trazem insatisfação ao investidor, fazendo com que ele se sinta frustrado e lesado. Por isso, é importante conhecer a capacidade de retorno do investimento que a franquia tem.
Dessa maneira, você entenderá o quanto ganhará — e quanto tempo deverá esperar para ter acesso a esse capital.
Não conversar com ex-franqueados e franqueados
Por último, destacamos entre os erros na escolha da franquia o fato de que muitos empresários não procuram conversar com colegas que investiram no mercado de franquias.
Isso é interessante e muito saudável, pois compartilhar informações faz com que as pessoas aprendam com os erros uma das outras, tornando esse processo mais seguro. Não tenha medo e nem vergonha de expor suas dúvidas aos colegas empresários.
Normalmente, as pessoas ficam felizes em compartilhar suas experiências, pois isso também as ajuda a refletir. Quanto mais se conversa sobre o mundo dos negócios, mais se aprende.
Ademais, com a internet, isso se torna muito mais simples, não é mesmo?
Bem, agora que você conhece os principais erros na escolha da franquia, vamos a uma dica de ouro: converse sempre com um consultor da franqueadora!
Se você quiser entender mais sobre o mercado de franquias odontológicas, fale com a nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudá-lo a entender mais sobre um dos segmentos mais vantajosos do mercado de franquias.