Apesar de cada vez mais consolidado, o mercado de franquias ainda desperta muitas dúvidas em relação ao seu funcionamento e eficiência. Essa, inclusive, é a história da Karen Letícia Verdi Bertholini, dentista e empreendedora. Ela não entendia por que ser uma franqueada e ainda precisar pagar taxas para uma rede. Por que não seguir com a clínica particular, certo?
Esse é um questionamento muito natural, já que nem todos os profissionais da área da odontologia têm a mentalidade de um administrador. Com o tempo, porém, essa ideia vai se modificando e os benefícios de trabalhar com uma franqueadora ganham destaque. Foi exatamente o que se passou com Karen, que, hoje, conta com três franquias da rede Odontoclinic.
Mas quais foram os atrativos da rede que fizeram com que ela mudasse de ideia? E quais são os benefícios e desafios de ter decidido se tornar uma dentista empreendedora? O que acha de esclarecer todas essas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre essa história de sucesso? Continue a leitura e descubra!
Do Sul ao interior de SP
Formada em 2010 como dentista, Karen iniciou a sua carreira profissional empreendendo na odontologia com um consultório particular em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Após se casar, foi para o interior de São Paulo, no município de São João da Boa Vista, e começou a trabalhar como ortodontista em uma franquia odontológica da rede Odontoclinic. Foram dois anos até que uma proposta mudou o seu destino.
“A proprietária decidiu que queria vender a franquia por morar longe da cidade, ela me ofereceu e eu aceitei sem refletir muito. A verdade é que eu nunca tinha pensado em ter uma franquia, porque eu não conhecia muito bem o modelo de negócio. Mas eu precisava me desvincular do meu consultório no Rio Grande do Sul, o vendi e comprei a franquia, inclusive sem muito planejamento”.
De dentista à empreendedora
Mesmo gostando de atuar como dentista, os cinco anos atuando como franqueada mudaram completamente a sua visão profissional, indo de dentista a quase 100% empreendedora. Hoje, Karen já tem mais afinidade com a função de gestora do que fazendo o atendimento aos seus pacientes. Mas a transição para o empreendedorismo não foi simples, por não acreditar ter perfil de empreendedor, o suporte oferecido pela Odontoclinic foi fundamental.
“Fui bem sincera com o pessoal da franqueadora, deixei claro que não tinha conhecimento sobre gestão, mas sempre me coloquei à disposição para aprender e fazer um trabalho bem-feito. Por isso, sempre encarei a relação com a franqueadora como uma sociedade, sempre segui os processos e fui estudando. Virei a chave mesmo, saí um pouco do consultório pra estudar sobre gestão e liderança de pessoas”.
Karen Bertholini ainda acredita que tem um longo caminho de aprendizado como gestora, mas o interesse pela função é tão grande que a atuação como dentista tem sido cada vez menor.
“Atuo muito pouco, tenho duas agendas no mês, que são agendas de perícia. Faço consultas de finalização, resolvo problemas clínicos e já não faço mais tratamento. Tive que escolher um lado e eu me apaixonei totalmente pela gestão, nem me imagino mais atendendo, e olha que sempre gostei muito da odontologia, foi a profissão que escolhi. Mas me encontrei ainda mais nessa história de ser gestora”.
Três unidades e sem sócios
Hoje, Karen tem três unidades da franquia Odontoclinic: duas em São João da Boa Vista e uma em Espírito Santo do Pinhal, todas no interior de São Paulo. A rotina é corrida, ainda mais por não contar com nenhum sócio. O sistema de gestão da Odontoclinic, porém, contribui para que o dia a dia seja mais simples e eficiente.
“Não tenho sócios, mas isso não significa que trabalho sozinha, já que tenho um braço direito no comercial e outro no administrativo. Com isso, pude montar um esquema em que trabalho de casa, acompanhando os números e dados pelo sistema de gestão da Odontoclinic. Essa flexibilidade é ótima, mas ainda encontro tempo para marcar presença e conferir o atendimento no dia a dia”.
Esse sistema permitiu a expansão para outras unidades — uma tendência na Odontoclinic, já que mais de 70% dos franqueados têm mais de uma unidade — e também contribui com a realização profissional de Karen.
“A gestão se torna uma tarefa viciante, não só pelos resultados, mas também por fazer parte de um negócio que está crescendo. Além disso, eu sinto que ajudo mais e mais pessoas, fazendo da odontologia uma possibilidade de maior qualidade de vida para os pacientes. Fora os colaboradores das minhas franquias, que podem trabalhar graças a negócios como o meu, tudo isso me traz muita realização”.
A mudança de carreira
Mas todo esse sucesso e realização profissional é fruto de muito esforço. Para ela, a busca por conhecimento é uma necessidade indispensável para obter os melhores resultados.
“Fiz todos os treinamentos da Odontoclinic, mas não parei nisso. Fui atrás de mais cursos de gestão, de gestão de tempo, liderança e também de pessoas. Gosto muito de lidar com o público e descobri isso empreendendo. Eu também amo ler, então, estou sempre correndo atrás das novidades no setor”.
Além disso, a conexão, o suporte e os diferenciais da Odontoclinic tornaram o trabalho muito mais prazeroso e eficaz, especialmente no início.
“Na Odontoclinic, temos todos os processos muito bem estruturados. Seja na recepção, no ciclo de vendas, marketing ou na captação. Imagina ter que criar do zero tudo isso? Sem falar que a rede tem um know-how de mais de 20 anos de história. É até engraçado, quando eu trabalhava apenas como dentista nessa unidade, eu ficava me questionando porque a antiga dona não desistia da bandeira e seguia como uma clínica particular”, recorda a dentista e empreendedora.
Porém, com a parceria de sucesso até aqui, essa ideia já não existe mais. E, como Karen mesmo disse, ela acredita demais na relação de parceria com a franqueadora.
“Hoje, como gestora, eu nem cogito essa hipótese, pois tenho todos os sistemas da Odontoclinic, todo o suporte e a tecnologia vinda da transformação digital. Eu sou apaixonada pela marca! Eu considero todo mundo da franqueadora como sócios e levo muito a sério tudo o que me passam. O cuidado com pessoas é uma das coisas que a gente tem em comum, a Odontoclinic e eu”.
Apesar da história de sucesso da Karen como dentista antes de ser empreendedora, investir em uma franquia como a Odontoclinic permite que qualquer pessoa, mesmo sem a formação em odontologia, consiga prosperar no negócio — sempre fazendo uma boa gestão, é claro. Com todo o suporte oferecido pela marca, se torna uma tarefa mais fácil ter êxito em um mercado que segue aquecido.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a história da Karen, que foi de dentista à empreendedora, em parceria com a Odontoclinic, comece a escrever a sua! Entre em contato com a gente, conheça mais sobre a nossa rede de franquias e descubra como podemos ajudar você a alcançar o tão almejado sucesso profissional!