Uma das perguntas mais comuns na vida de um dentista é: “como montar um consultório odontológico?”. Afinal de contas, as dúvidas são muitas: onde abrir? O que comprar? Como escolher fornecedores? Como decorar?
Para ajudar você nessa jornada, fizemos um passo a passo da lista de itens de que você não pode se esquecer na hora de planejar a clínica. Continue conosco para entender os principais detalhes!
Montando a sala de atendimento da clínica odontológica
O tamanho mínimo de uma sala de atendimento é de 10m2. Esse é o espaço necessário para proporcionar boa mobilidade na hora de realizar os procedimentos.
Para começar o projeto, decida onde instalará os equipamentos, porque é a partir dessa localização que definiremos todo o resto. Calcule um raio de um metro e deixe livre para circulação. Esse espaço é considerado pela Vigilância Sanitária como contaminado e, por isso, deve ficar longe de outros objetos, como os armários.
Depois que definiu esse raio, é hora de pensar nos móveis. Existem empresas especializadas no mobiliário para clínicas odontológicas, mas muitos dentistas optam por desenhar o projeto e confeccionar a movelaria de forma personalizada.
Nesse quesito, o importante é que você consiga aproveitar bem o espaço da sala, tornando o ambiente funcional. Uma boa dica é colocar rodinhas nos armários mais usados, permitindo maior mobilidade do espaço. Dessa forma, você consegue trocar as peças de lugar, sem a necessidade de reforma.
Equipamentos para montar um consultório odontológico
Vamos listar equipamentos que não podem faltar para montar uma clínica odontológica. A ideia dessa etapa é oferecer também a localização de empresas fornecedoras para que você possa iniciar sua pesquisa.
Cadeiras
No mercado, existem algumas marcas bastante conceituadas, mas o importante é escolher um equipamento que tenha boa assistência técnica, que seja de fácil limpeza para atender às normas de biossegurança e que possibilite realizar a integração com elementos adicionais. Abaixo, relacionamos algumas empresas que atuam nesse ramo:
- Dabi Atlantis;
- Gnatus;
- Kavo;
- Olsen;
- Autoclave.
Fotopolimerizador
Para acertar na compra do fotopolimerizador, o importante é analisar a versatilidade do equipamento e o conforto. Cada dentista tem uma necessidade diferente e se adapta de forma individual ao equipamento. Se em seu consultório você for se posicionar como um profissional polivalente, o importante é ter um que tenha mais de uma função.
Agora, se já estiver bem especializado, procure escolher um fotopolimerizador que melhor atenda às sua necessidades. Entre as marcas mais populares estão Gnatus, Dabi e Kavo.
Compressor
A escolha do compressor não tem muito segredo, mas uma boa dica é optar por modelos mais silenciosos. Os mais populares são Schulz e Fiac.
Raio-X
Muitos dentistas no começo de carreira optam por não adquirir o Raio-X, devido ao valor do equipamento, mas ele é essencial para o diagnóstico. Além disso, o paciente também se sentirá mais seguro se a sugestão de tratamento for feita com base em uma prova. Por isso, vale o investimento.
Kit alta e baixa rotação
Esse é um item que, provavelmente, você já deve ter adquirido na faculdade. Caso você não tenha acertado na compra, vamos dar algumas dicas de como escolher seu kit.
Um ponto importante é a durabilidade. Muitas vezes, vale a pena investir em um kit mais caro, porém com maior tempo de duração. Outro fator decisivo é a irrigação em spray, pois isso evita que a água espirre no seu rosto durante o procedimento.
Qual a lista de material odontológico para clínica?
Além de pensar nos equipamentos da sua clínica, outro ponto importante são os materiais e o quanto deles é preciso estocar. O quanto comprar de cada item vai depender do volume de profissionais que os utilizarão.
Um bom método de mensurar a quantidade de uso é observar a prática. Por exemplo: anote o quanto você utiliza de algodão, por atendimento. Com esse número aproximado, você poderá calcular a necessidade de compra para o mês.
Importante você se programar para fazer compras mensais, já que, com o volume grande, o desconto também cresce. Mas, não se esqueça de olhar a validade dos produtos. Itens como resina têm baixa durabilidade e não podem permanecer em estoque por muito tempo.
Listamos outros materiais bem importantes:
- anestésico sem vaso;
- anestésico tópico;
- anestésico com vaso;
- bicarbonato de sódio;
- cariostático;
- cimento cirúrgico;
- cimento endodôntico;
- clorexidine 0,12%;
- clorexidine 2%;
- cones acessórios;
- cones guta;
- cunhas de madeira;
- dessensibilizante;
- discos soflex;
- dycal;
- EDTA;
- flúor tópico;
- flúor verniz;
- formocresol;
- hemostesin;
- hipoclorito;
- ionômero de vidro;
- IRM;
- matriz metálica;
- paramono;
- pasta de polimento de resinas;
- pasta profilática;
- resinas (A1, A2, A3, A3,5, A4, B1, T, 0A2, OA3);
- roletes de algodão;
- selante;
- sugadores;
- tartarite;
- tiras de lixa metálicas e poliéster;
- tiras de poliéster;
- tricresol.
Agora que já preparou sua lista de itens, é hora de ir às compras e pesquisar preços. O mercado de Odontologia cresceu muito e, com ele, as ofertas que atendem a esse público. Com isso, é essencial pesquisar. Algumas empresas oferecem programas de pontos e, dependendo do volume de suas compras, é possível negociar até o primeiro estoque.
Como fazer a clínica dar certo?
Como montar um consultório odontológico é um investimento, é importante que o empreendedor tome todos os cuidados para que sua clínica seja devidamente divulgada. Nesse sentido, a aposta em marketing se faz necessária.
Invista na divulgação do seu negócio
Muitas pessoas ainda confundem marketing com publicidade. São coisas distintas. Marketing é o conjunto de estratégias de venda, entre elas, a publicidade.
Atualmente, muitos dentistas investem pesado no marketing digital. Você sabe como fazer isso sem errar? Em primeiro lugar, sempre que possível, contrate um profissional experiente.
Publicitários, jornalistas e profissionais de marketing são os indicados para cuidar das ações digitais da sua empresa. Fazer marketing digital não é apenas postar nas redes — isso, aliás, não chega nem perto de todo o trabalho.
Contudo, se você não puder fazer esse investimento, dedique um tempo estudando as principais características do marketing digital. No site do Sebrae, você encontra um curso online introdutório sobre o assunto.
Existem outras ações de marketing que também são importantes, como a panfletagem. Em clínicas de bairro, cujo público-alvo são os vizinhos, a distribuição desses informativos ajuda a marca recém-criada a se popularizar no local. O mesmo efeito pode ser conquistado com uma campanha bem-feita de Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo.
Ofereça atendimento diferenciado
O atendimento é uma das formas mais eficientes de fidelizar o cliente. Ele é diferenciado quando vai além do básico, do esperado. Ninguém sai de casa esperando ser mal atendido na clínica odontológica, não é mesmo? Portanto, atender com qualidade é o mínimo que deve ser feito.
O atendimento diferenciado é aquele cujo foco está na humanização da relação com o cliente. Muitas pessoas se sentem mais um número quando entram em uma clínica. Nesse caso, elas se questionam sobre o tratamento oferecido pelo dentista, perguntando-se se aquele tratamento é o mais indicado para o seu caso.
Nesse sentido, a dica é buscar uma comunicação empática, na qual o dentista mostra que entende como o problema dental prejudica a saúde do paciente. Assim, ele se sentirá mais confiante em relação à clínica.
Treine sua equipe
O treinamento dos colaboradores é um processo fundamental para reduzir a incidência de erros no dia a dia da clínica. Erros no atendimento, no fornecimento de informações ou no gerenciamento de pequenas crises que podem ocorrer durante o trabalho podem prejudicar a imagem da empresa.
Tratando-se de uma clínica odontológica, a perda de credibilidade pode dificultar muito a conquista de novos clientes. Por isso, dedique um tempo à capacitação dos seus colaboradores, evitando que eles aprendam a atuar diretamente com clientes reais. O ideal é criar simulações de atendimento.
Nem sempre é uma boa ideia colocar os profissionais mais experientes para ensinar os novatos. Afinal, ainda que sejam eficientes em suas funções, isso não significa que eles serão didáticos para treinar seus colegas.
Por fim, mapeie os erros e dúvidas mais comuns. Isso ajudará a desenvolver novos treinamentos, focados em solucionar esses problemas.
Mantenha-se atualizado
Imagine um consultório que ainda atua da maneira como as pessoas trabalhavam na década de 1990? Tanta coisa mudou desde então, não é mesmo?
Sendo assim, nunca deixe de se atualizar sobre procedimentos, tecnologias e tendências para o seu mercado. Leia revistas científicas e de negócios, blogs especializados no seu mercado de atuação etc.
Conheça os seus concorrentes
Uma das formas de se manter atualizado e descobrir como montar um consultório odontológico é observar a movimentação das empresas concorrentes. Isso não quer dizer que você deva imitá-las.
Afinal, nem sempre você entenderá quais são os objetivos por trás das estratégias delas. Mas é necessário compreender o que outras clínicas odontológicas estão fazendo para não ser pego de surpresa.
Inove
Não tenha medo de tentar coisas novas em sua clínica, pois a sua ideia pode ser fundamental para o amadurecimento do negócio. Antes de investir em inovação, avalie os custos e os riscos envolvidos.
Na dúvida, faça um teste com um grupo de pesquisa ou uma escala menor de clientes. Questionários junto ao público-alvo também são eficientes na hora de validar ou não uma ideia.
Lembre-se de que inovar não é dar um tiro no escuro, mas apresentar uma ideia que aparenta ter chances de sucesso, seja na resolução de um problema, seja no processo de trabalho.
Agora que você entendeu como montar um consultório odontológico, inicie a sua pesquisa de mercado e faça um bom plano de negócios. Levante todos os custos necessários para ter sucesso nessa empreitada!
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