Conheça em detalhes o modelo de negócios, suas possibilidades e como se tornar um franqueado
Se você está pensando em abrir um negócio seguro e rentável, então, deveria conhecer mais sobre as franquias. Trata-se de um modelo de negócio que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado.
E o melhor de tudo é que as franquias são uma ótima opção de investimento. Mesmo diante da existência de crises e períodos de incertezas na economia brasileira, elas costumam se manter bem e até apresentam crescimento em determinados setores, como o de beleza, saúde e bem-estar.
Só para você confirmar essa tendência positiva, os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram um crescimento de 48,4% no segundo trimestre de 2021, com melhora de 3,2% em relação ao primeiro trimestre. Considerando o período, nos últimos 12 meses, o setor de franquias cresceu seu faturamento em 4,4%, batendo R$ 178,9 bilhões
Tem vontade de saber mais sobre como funciona esse negócio? Então, acompanhe este guia completo que fizemos. Você conhecerá todas as questões que envolvem o investimento em uma unidade de franquia e vai saber o que deve ser feito para fazer uma escolha acertada. Continue a leitura e confira!
O que são as franquias?
As franquias são um modelo de negócio em que a rede franqueadora, proprietária de uma marca, cede parte de sua patente, propriedade intelectual, metodologias e técnicas de operação à unidade franqueada, em troca do pagamento de um determinado valor, referente a royalties e também taxas de uso.
Em resumo, a matriz (franqueadora) cede o seu know-how ao parceiro (franqueado). Ou seja, oferece o conhecimento teórico e prático para que quem fez o investimento na marca tenha todos os recursos para conseguir se destacar. Em troca, o franqueado deve seguir uma série de práticas e recomendações ao explorar a marca da maneira mais adequada e eficiente.
Como é o funcionamento das franquias?
A unidade franqueada, como regra, tem o dever de seguir aquilo que foi previamente determinado pela rede franqueadora, em contrato. Dessa forma, o franqueado deverá ser orientado sobre todas as atividades a serem desenvolvidas em seu estabelecimento, obedecendo sempre o padrão de qualidade e as normas exigidas ou recomendadas pela franqueadora.
Por sua vez, o franqueado tem o dever de desembolsar uma determinada quantia a título de royalty e taxa de uso da marca e outros elementos, como patente, procedimentos próprios e exclusivos, que foram criados pela rede de franquia. Ou seja, o investidor pode se beneficiar de toda a reputação que a marca associada oferece previamente, garantindo um maior destaque ao seu negócio.
Logo, as chances são extremamente altas de obter sucesso e alcançar uma boa posição no segmento de atuação. Imagine que você tem uma clínica odontológica, mas não consegue resultados satisfatórios nem expandir o negócio. Muitas vezes é necessário um maior conhecimento sobre ações de marketing ou maneiras de oferecer um atendimento diferenciado aos seus pacientes.
Para dar esse salto de qualidade, fazer parte de uma rede de franquias odontológicas pode solucionar esse problema. Em troca do investimento exigido pelo contrato, o franqueado passa a contar com todo o suporte de um time especializado na gestão e desenvolvimento de um negócio, além de contar, muitas vezes, com uma marca já conhecida.
Desse modo, é certo afirmar que esse mecanismo consiste em uma oportunidade de aquisição do direito de uso de um modelo de negócios já pronto e consolidado no mercado. O funcionamento das franquias deve ser estabelecido no contrato, também chamado de contrato empresarial de franchising ou franquia.
Trata-se do documento particular que estipula todas as condições a serem implementadas e obedecidas por ambas as partes durante a vigência desse modelo de negócio. O contrato regulamenta os direitos e deveres entre as partes sujeitas (franqueadora e franqueada).
O que é a Circular de Oferta de Franquia?
A Circular de Oferta de Franquia (COF) consiste em um documento escrito que deve ser oferecido pelo franqueador ao investidor que está interessado em se tornar uma parte franqueada. Esse contrato tem previsão legal na lei nº 8955/1994. Confira a redação do § 1º do art. 2º:
§ 1º A Circular de Oferta de Franquia deverá ser entregue ao candidato do franqueado, no mínimo, 10 (dez) dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia ou, ainda, do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado ao franqueador ou à empresa ou à pessoa ligada a este, salvo no caso de licitação ou pré-qualificação promovida por órgão ou entidade pública, caso em que a Circular de Oferta de Franquia será divulgada logo no início do processo de seleção.
Nesse sentido, a COF deve estabelecer algumas informações importantes sobre as operações envolvendo esse modelo de negócio. Confira alguns exemplos, conforme dispõe o art. 3º da lei:
- histórico da franquia, com forma societária, razão social do franqueador, nomes de fantasia, endereços etc.;
- balanços e demonstrações financeiras de, no mínimo, dois anos;
- eventuais pendências judiciais do franqueador que podem vir a prejudicar o regular andamento das atividades da franquia;
- informação completa sobre todos os franqueados, subfranqueados e subfranqueadores da rede;
- situação regular no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e autorização para o uso de marcas e patentes;
- descrição detalhada da franquia, descrição geral do negócio e das atividades que serão desempenhadas pelo franqueado;
- perfil do franqueado ideal no que se refere à experiência anterior, nível de escolaridade e outras características que deve ter, obrigatória ou preferencialmente;
- requisitos quanto ao envolvimento direto do franqueado na operação e na administração do negócio;
- valor da taxa inicial de filiação ou taxa de franquia e de caução;
- valor estimado das instalações, equipamentos e do estoque inicial e suas condições de pagamento;
- modelo do contrato padrão e, se for o caso, também do pré-contrato padrão de franquia adotado pelo franqueador, com texto completo, inclusive dos respectivos anexos e prazo de validade.
Quais são os modelos de franquias existentes?
As franquias podem ser classificadas em três modalidades, levando em consideração três aspectos fundamentais: negócio, atuação geográfica e remuneração. Confira todos os detalhes a seguir!
Modelo de negócio
Como o próprio nome sugere, nesse modelo, as franquias são classificadas de acordo com a maneira que o negócio se organiza, incluindo as atividades prestadas e a relação entre franqueado e franqueador. Existem cinco modalidades de franquias nessa categoria. Veja quais são elas a seguir.
Franquia individual
É o tipo mais comum de franquia. A principal característica dessa modalidade é o fato de que já existia um ponto comercial em funcionamento antes de a unidade franqueada ter sido instalada. Não há nenhum tipo de vedação com relação ao setor da atividade que era desempenhada anteriormente. Esse modelo permite que um mesmo empreendedor tenha mais de uma unidade da rede.
Além disso, é muito comum que não seja possível dividir o local com outras marcas. Uma livraria, por exemplo, não pode dividir o espaço com uma rede de franquias de cafeteria. Ou seja, o foco principal daquele ambiente é o sucesso da rede original, sem chances de parcerias com outras marcas.
Franquia de conversão
Um empresário da mesma área da franqueada transfere toda a tecnologia de seu antigo negócio a esse modelo de franquia. Assim, a empresa franqueada deve se adaptar às novas regras da franqueadora
Para tanto, a empresa franqueadora concorda para que a nova unidade franqueada seja instalada no mesmo ponto comercial já existente. Essa característica é, na verdade, uma vantagem, pois garante a mesma clientela do negócio anterior.
Esse tipo de franquia é bastante útil para os empresários que já administram um determinado negócio tradicional, mas têm o desejo de que eles se tornem uma franquia. Além disso, um grande benefício é que a franqueada poderá usufruir de todas as vantagens que o contrato de franquia oferece, como a padronização dos produtos ou serviços, a escalabilidade das atividades, o uso da patente e marca etc.
Imagine que você tem um negócio, com uma base de clientes, mas não está conseguindo dar o próximo passo e alavancar os resultados. Dentro desse cenário, se tornar um franqueado é um ponto positivo, conseguindo acesso a uma série de insumos e conhecimento para potencializar os números do espaço.
Em resumo, você consegue unir a comodidade de não precisar mudar de localização — o que impacta diretamente no processo de fidelização de clientes, por exemplo — e ainda recebe o suporte de uma marca já estabelecida no mercado.
Franquia combinada
Um franqueado faz parte de franquias diversas que convivem em um mesmo ponto comercial. Elas atuam de modo combinado e coordenado para complementar os serviços e produtos umas das outras. Um exemplo é a convivência de franquias que oferecem serviços, como lavanderia e costura em um mesmo estabelecimento.
O dono do negócio pode usar apenas um ponto comercial utilizando marcas distintas. De qualquer forma, a estratégia de negócios é similar à franquia do tipo shop in shop. Isso significa que as marcas atuam no mesmo lugar e se complementam com relação aos produtos e serviços. Em resumo, a união entre os diferentes negócios cria um diferencial competitivo ao franqueado.
Uma franquia na área da saúde pode se beneficiar da divisão do espaço físico com uma rede especializada em tecnologia para a saúde, como exames e outras ofertas. O mais importante para ter sucesso dentro desse modelo é entender a importância da integração entre as franquias envolvidas. É preciso que as marcas façam sentido ao paciente. Quanto mais complementares forem os serviços, melhores resultados podem ser alcançados.
Franquia shop in shop
A franquia shop in shop é conhecida como business in. O empresário que já é dono de seu ponto comercial faz a incorporação de uma nova franquia de outro setor. Assim, a unidade franqueada passa a desempenhar suas atividades dentro desse estabelecimento comercial.
Isso significa que esse tipo de negócio permite a instalação de uma pequena loja ou quiosque dentro do estabelecimento, com o objetivo de comercializar produtos e serviços complementares àqueles que já são oferecidos na loja principal.
Um exemplo é uma loja que comercializa acessórios para esportes e que também vende roupas fitness ou, então, uma loja de brinquedos com uma franquia shop in shop de doces. Essa modalidade de franquia pressupõe a existência prévia de um estabelecimento comercial. Logo, a minifranquia é aberta dentro desse espaço. O ideal é que o ramo de atuação de ambas seja idêntico ou similar, a fim de potencializar as vendas.
Franquia de miniunidades
É um tipo de franquia individual cujas atividades se caracterizam por atuarem em um estabelecimento comercial pequeno, eclético e prático, como quiosques em shoppings ou estações do metrô e ônibus. Funcionam como uma pequena filial — quase sempre sem ofertar tudo o que a franquia completa oferece — para atender os clientes de maneira eficiente e prática.
Modelo de atuação geográfica
As franquias são organizadas de acordo com as suas unidades franqueadas que são dispostas em um determinado território ou área geográfica. Existem seis modalidades de franquias nessa categoria.
Franquia unitária
A unidade franqueada precisa ser instalada em um local predeterminado no contrato. Ela tem o poder de atuar com a máxima exclusividade. Contudo, caso o empresário prefira inserir outros modelos de franquias no mesmo estabelecimento, a empresa franqueada deve conceder a devida autorização nesse sentido — e tudo deve ser definido por meio do contrato.
Esse é o modelo mais simples de atuação geográfica, com o funcionamento em um local específico e sem muitas amarras. O mais importante é encontrar um lugar que seja propício para o desenvolvimento do negócio como um todo, com uma localização que possa potencializar os resultados esperados.
Franquia múltipla
A unidade franqueada pode escolher instalar uma rede local ou regional composta por franquias unitárias. Essa situação é bastante comum após a franquia ter obtido o máximo de seu crescimento dentro de um determinado mercado, enquanto o empresário deseja expandir a atuação a outros locais.
A partir do momento que não é mais possível expandir o negócio, o franqueado pode abrir outras franquias unitárias. Dessa forma, é possível seguir atuando na região e atendendo a demanda local, sem impedir a evolução do investidor.
Assim como se mantém próximo de quem já está fidelizado, por exemplo, também é possível abrir outras unidades em regiões distintas. Quando essa multiplicação acontece, é fundamental seguir um controle bem rígido de tudo que vai ser feito.
Franquia regional
A franqueadora autoriza que a franqueada possa desempenhar as suas funções em uma área geográfica específica, mediante o pagamento de uma taxa de franquia regional. Esse valor é sempre pago à vista.
Caso outras franquias sejam instaladas na região, haverá a necessidade de novos pagamentos. Nesse cenário, a unidade franqueada tem a possibilidade de firmar parcerias por meio de contratos individuais.
Franquia de desenvolvimento de área
O franqueado tem plena liberdade de desempenhar suas funções em uma determinada área geográfica. Além do mais, ele tem a opção de abrir novas unidades próprias ou estabelecer parcerias dentro do setor onde atua.
De qualquer forma, a franqueadora é quem fica responsável por assinar os contratos com os franqueados — e não o franqueado intermediário. Também é essencial mencionar que a subfranquia é vedada.
Assim, os franqueados do franqueado intermediário apresentam o poder de investir em sua área de atuação. Ademais, o franqueado que cuida de uma determinada área de atuação deve cobrar uma taxa dos franqueados referente às unidades de franquias que estão sendo criadas em seu setor.
Franquia master (master franchising)
A empresa franqueada está condicionada a atuar somente em uma área específica, podendo instalar mais de uma unidade nessa região, que podem ser gerenciadas pela própria franqueada ou por empresas terceirizadas.
Encontrou um parceiro de confiança que possa administrar uma unidade na região? Sem problemas: esse modelo é o ideal! A empresa franqueada tem a possibilidade de gerenciar subfranquias e de criar outras unidades individuais e independentes da sua.
A maior vantagem é a previsão de que a franqueadora deve receber uma determinada porcentagem que incide sobre todo o faturamento daquela determinada região onde está instalada. Um exemplo são as franquias internacionais que obedecem a legislação do país onde se encontram.
Franquia de representação
A empresa franqueadora não outorga a autorização para que a franqueada possa atuar em qualquer área geográfica, bem como não estabelece a possibilidade de criação de outras filiais para fins de suporte.
O franqueado deve cuidar de diversas questões, como treinamentos, inspeção do local, publicidade, vendas da unidade, entre outros assuntos.
Modelo de remuneração
Essa categoria considera a maneira como é feita a remuneração da franqueadora. Da mesma forma, esse mecanismo definirá o jeito como a unidade franqueada atua perante o mercado.
Entender como a rede que você quer trabalhar se encaixa nesse processo é fundamental, já que vai definir como vai ser feita a distribuição dos resultados financeiros. Confira as modalidades que estão incluídas nesse modelo.
Franquia de distribuição
Essa franquia funciona da seguinte maneira: a empresa franqueada deve pagar um determinado valor à franqueadora referente aos produtos e serviços que são comercializados. Isso significa que não há a cobrança de nenhum tipo de royalty ou taxa inicial de franquia.
De qualquer forma, a unidade franqueada deve ter atenção, uma vez que esse tipo de negócio pode reduzir drasticamente as despesas da franquia. Mas elas serão compensadas pela necessidade de pagamento de taxas e impostos em decorrência do faturamento alto.
Portanto, antes de investir nesse tipo de franquia, o mais recomendado é estudar, com atenção, a movimentação financeira e a rentabilidade do negócio.
Franquia pura
A franquia pura é bastante utilizada na área de fornecimento de alimentos. Nesse caso, o franqueador oferece todo o suporte e a tecnologia necessária para que o negócio possa ser implementado.
Por sua vez, o franqueado deve pagar royalties e taxas de franquia que incidem sobre a rentabilidade da unidade. De todo modo, a empresa franqueada não deve ser considerada como fornecedora. Logo, não apresenta direito de receber nenhuma remuneração referente ao fornecimento de terceiros.
Franquia mista
É um tipo de franquia que está em crescimento no mercado. A empresa franqueadora também é considerada uma fornecedora. As funções são bem delimitadas e definidas. Logo, a unidade franqueada se torna a responsável somente pela distribuição, mas deve pagar as devidas taxas de fornecimento e royalties.
Quais são as vantagens de investir em uma unidade de franquia?
Não há dúvidas de que o investimento em uma rede franqueada vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado e já desponta como uma ótima estratégia para quem deseja ter segurança e altas chances de rentabilidade financeira.
Que tal saber mais sobre as vantagens dessa operação? A seguir, trazemos os maiores benefícios de direcionar o seu capital ao investimento em uma rede de franquias.
A marca já está consolidada no mercado
A rede franqueadora passou por diversos testes antes de ser colocada no mercado — observação do comportamento do consumidor, pesquisas sobre os fornecedores mais vantajosos, estudos sobre as principais tendências, pontos de falhas, entre outros aspectos.
Sendo assim, é muito mais simples entender se o investimento é menos ou mais arriscado. Além disso, somente o fato de a franquia obter bons resultados e despertar o interesse do investidor em abrir uma unidade franqueada já demonstra que se trata de um modelo de negócio bem-sucedido e promissor.
Esse empreendimento costuma trazer excelentes resultados, uma vez que a marca já se encontra consolidada na preferência dos consumidores e tem credibilidade, respeito e confiança perante o mercado.
Com a marca consolidada, também é muito mais fácil ao franqueado entender se aquele modelo de negócio é ou não indicado para o que ele procura. A ideia é que, dessa forma, o processo de decisão se torna fácil, compreendendo quais são os reais pontos positivos e negativos de seguir com um investimento elevado.
A rede de franquias é resistente
No geral, a rede de franquias costuma estar presente no mercado há um bom tempo — mais de dois anos, na maioria das vezes. Esse é um indicador de que a empresa conseguiu se estabelecer dentro do seu ramo de atuação, ou seja, enfrentar a austeridade e concorrência, mesmo que possa ter passado por alguns obstáculos.
Para quem busca por investimentos certeiros, evitando desperdiçar seus recursos em algo pouco seguro, a franquia se torna uma opção válida. Você ainda pode entender melhor como a rede do seu interesse lida com situações mais negativas no mercado, por exemplo. Todos esses insumos resultam em um processo de decisão preciso.
O país passou por uma crise e a rede de franquias ainda conseguiu resultados positivos? Entender o que deu origem a isso pode ser muito importante para entender como o negócio funciona na prática. A resiliência é muito comum dentro desse segmento, com as empresas resistindo aos mais diferentes cenários e desafios.
Se você considerar que alguns negócios, no Brasil, fecham com menos de dois anos de existência, investir em uma franquia com mais de 10 anos, por exemplo, e que já resistiu a algumas crises traz certezas e conhecimentos muito importantes, não acha?
Os colaboradores são capacitados
Os funcionários que trabalham na unidade franqueada costumam ser escolhidos pela rede franqueadora. Na verdade, há um processo de contratação para que o franqueado erre menos. Tudo vai depender do que consta no contrato de franchising, mas essa é a regra.
Os empregados passam por um intenso treinamento para se tornarem profissionais de alta qualidade. Isso envolve a participação em aulas teóricas e práticas, o aprendizado de métodos específicos e técnicas exclusivas utilizadas na franquia, entre outros elementos.
Toda essa expertise é passada de franqueador para franqueado, permitindo que a equipe seja altamente qualificada. Do atendimento ao cliente até os processos de trabalho, os colaboradores são treinados constantemente.
O trabalho de capacitação acaba influenciando outras áreas do negócio, como a redução do turnover, ou seja, há menos rotatividade de profissionais. Assim, torna-se mais fácil criar um modelo de negócio voltado para o longo prazo, sem a preocupação de realizar mudanças constantes na equipe.
Há menos riscos
Como se trata de um modelo de negócio que já foi estudado, testado e que demonstrou resultados animadores, a franquia costuma apresentar riscos reduzidos, especialmente no que tange à possibilidade de sofrer um processo de falência.
Daí surge à tona a necessidade de investir em um bom plano de negócios contendo um planejamento financeiro. Esse é, inclusive, um requisito de fundamental importância para o sucesso de um empreendimento.
Logicamente existem situações diferentes a cada modelo de franquia ou mesmo segmento de atuação. Especialmente quando se fala em uma rede com um processo rigoroso de seleção de franqueados, tudo leva a crer que o investimento vai ser menos arriscado. Porém, de forma genérica, as franquias costumam oferecer riscos reduzidos aos investidores.
Segundo um levantamento do instituto Data Popular, a taxa de falências das franquias no Brasil é de 3% no primeiro ano, 8% até cinco anos e apenas 9% no décimo ano de funcionamento. É importante lembrar, porém, que isso não acaba com os riscos de um investimento — só reforça como as franquias são opções bastante seguras a quem deseja empreender.
Os fornecedores são mapeados
A franqueadora envia uma lista contendo todos os fornecedores que deverão também realizar negócios com a unidade franqueada. Isso é importante, pois os parceiros já são conhecidos, foram homologados e devidamente mapeados previamente. Logo, eles transmitem mais confiança e credibilidade.
Já pensou ter que contratar fornecedores desconhecidos no mercado? Certamente, os riscos seriam enormes. Além disso, você não precisa perder seu valioso tempo tendo que fazer a pesquisa e avaliar os melhores fornecedores do ramo.
O fato desses contatos já serem mapeados também agiliza todo o processo de gestão do negócio. Em vez de buscar por nomes no mercado, sua empresa já recebe as indicações para garantir um resultado eficiente no final das contas.
Esse processo é muito valioso a quem não tem tanta familiaridade ou mesmo conhecimento do segmento que está atuando. Na área da odontologia, por exemplo, é preciso tomar muito cuidado na escolha dos parceiros e fornecedores. Fazer parte de uma rede de franquias é uma maneira de tornar esse processo simples e seguro.
As despesas são reduzidas
Os custos com o investimento em uma franquia são bem menores do que aqueles que são necessários para a montagem de um empreendimento praticamente do zero. Apesar da necessidade de a franqueada ter o dever de fazer o pagamento de royalties e algumas taxas, ainda assim os valores gastos são baixos.
O empresário da unidade franqueada pode direcionar melhor seu orçamento a outros setores. Além disso, vale mencionar que a empresa franqueadora, em regra, é responsável por fornecer algumas ferramentas à sua unidade franqueada, como o treinamento da equipe e a implementação de sistemas de controle e gestão. Assim, você não precisa terceirizar consultorias.
No mais, já existe uma marca bem reconhecida e renomada — e consumidores fidelizados, facilitando todo o trabalho. Ao mesmo tempo, os investimentos no dia a dia do negócio se tornam mais precisos, reduzindo as despesas.
Imagine suas campanhas de marketing e comunicação. Como você já tem acesso aos dados e informações sobre o comportamento do público, é muito mais simples criar ações e estratégias que gerem resultados significativos.
A redução das despesas também é fruto da relação com os fornecedores, que já vão ser testados pela rede antes de fornecerem os insumos, por exemplo. Assim, seu negócio não perde tempo e recursos com um fornecedor de má qualidade.
E o mesmo acontece com os custos integrados ao processo de mudança constante em sua equipe, que são reduzidos de forma considerável.
Quais são as diferenças entre franqueadora e franqueado e as responsabilidades de cada um?
Não é possível compreender o funcionamento do universo das franquias sem saber quais são as diferenças entre franqueador e franqueado. Afinal, eles são os dois agentes mais importantes dessa relação e é fundamental que as responsabilidades de cada um estejam bem definidas. Antes de tudo, a transparência e uma comunicação sem ruídos são deveres das suas partes nessa relação.
A franqueadora é a detentora da marca e do modelo de negócio que vão ser negociados com um franqueado. Trata-se de um ou mais responsáveis por darem início ao negócio. É a franqueadora quem vai definir quais são os parceiros com quem vai trabalhar, criando um processo rígido na escolha de alguém que possa comandar uma franquia da rede.
A maior responsabilidade da franqueadora dentro dessa relação é fornecer o conhecimento — técnico e prático — para administrar o negócio. Seja da forma como se aplica a marca nos materiais de divulgação, como é feita a implementação, como é realizada a gestão do estoque da franquia, enfim, todo know-how sobre como gerenciar a unidade deve ser passado pelo franqueador ao franqueado. Isso inclui também a padronização dos treinamentos e capacitações dos colaboradores.
Em resumo, a franqueadora deve definir um modelo de negócio bem estruturado e fornecer todas as ferramentas e recursos a fim de que o franqueado possa ter sucesso no mercado. Apenas quem estiver disposto a seguir todos esses procedimentos e práticas deve ser avaliado pela marca, dando início às responsabilidades do franqueado.
O primeiro passo que um franqueado deve assumir é seguir as orientações da franqueadora. Isso ajuda a garantir que o padrão de qualidade já estabelecido seja seguido. Afinal, imagine quanto tempo foi necessário para construir a reputação de uma marca?
O consumidor final não se importa com quem é o dono da franquia — o que vai ser prejudicado é o nome da marca de toda a rede, certo? Um franqueado, portanto, precisa ter o mesmo cuidado como se o negócio fosse dele. Afinal, um baque na reputação da marca é prejudicial a todos os players que estão envolvidos no projeto.
Fora isso, é preciso seguir tudo que está no contrato referente às finanças, taxas, lista de fornecedores e royalties. Quanto mais engajados na construção de uma relação saudável a partir do cumprimento das respectivas responsabilidades, maiores são as chances de sucesso.
Quais pontos devem ser observados ao escolher uma franquia?
Para garantir um investimento ainda mais preciso e aumentar suas chances de sucesso, algumas questões devem ser analisadas antes de uma decisão. Para ajudar você a fazer a escolha mais adequada ao seu perfil e objetivos, listamos os pontos que precisam ser observados ao escolher uma franquia.
Requisitos para se tornar um franqueado
Assim como o franqueador deve realizar um processo robusto na escolha do franqueado, o mesmo processo deve ser feito na situação oposta. Ou seja, é importante entender qual é o nível de exigência que a marca cobra dos seus parceiros. Quanto mais alto o nível, melhor para quem vai se associar à marca.
Isso demonstra o interesse da rede em garantir um padrão de qualidade elevado de todo o negócio. Já pensou se você colocasse todo esforço e dedicação para que sua unidade desse certo, porém, ao mesmo tempo, outros franqueados não se dedicassem tanto para fortalecer o negócio? No fim, é sua franquia que vai acabar prejudicada com uma reputação questionada pelos clientes finais.
Suporte do franqueador
Parte essencial de qualquer modelo de negócio de franquia é o suporte que o franqueador oferece aos franqueados. Sendo assim, é crucial buscar o máximo de detalhes e informações sobre o suporte que uma marca oferece aos seus parceiros. O know-how é uma das contrapartidas mais relevantes ao sucesso do negócio, servindo de guia para uma gestão eficiente. Mas treinamentos e ajuda na implantação da unidade também são vitais.
Busca por aprimoramento
É preciso entender se a rede de franquias em que você está interessado está em constante desenvolvimento e evolução. Em um mercado cada vez mais disputado, a inovação é parte fundamental do sucesso de qualquer negócio.
Então, procure fazer parte de uma rede que esteja constantemente buscando por soluções que diferenciem e destaquem a marca dentro do seu segmento de atuação.
Valor da marca
Outro ponto que não pode ficar fora da análise é o valor de mercado que a marca tem. Um dos principais motivos para se tornar um franqueado é juntar sua administração a uma marca com uma reputação no mercado, não é mesmo? Por conta disso, é preciso entender como o mercado enxerga a rede, seus pontos positivos e negativos para decidir se o investimento é válido ou não.
Qual é a importância de analisar o perfil da franqueadora e como definir o ideal?
Além dos itens acima, é essencial se aprofundar no perfil da franqueadora. Com quem ela já fez negócio? Quais são os franqueados que já trabalharam com ele? O objetivo é conseguir mais informações sobre quem você vai se tornar seu parceiro.
O mais importante, portanto, é encontrar alguém que seja confiável e tenha uma reputação no mercado. Analise se essa pessoa oferece o suporte necessário para que sua franquia dê certo e investigue se outros franqueados confirmam essa postura. Uma ótima maneira de fazer isso é conversar com os franqueados de outras unidades.
Outros fatores também têm um impacto significativo, como a relação que você consegue criar com a franqueadora, o que pode facilitar a superação dos desafios do dia a dia de trabalho.
Quais erros devem ser evitados para ter uma franquia de sucesso?
De que adianta seguir todos os itens revelados acima e ainda adotar algumas práticas questionáveis? Para administrar uma franquia de sucesso, é importante conhecer certos erros que podem prejudicar o seu negócio e precisam ser evitados. Veja os principais deles a seguir.
Criar expectativas irreais
Ao procurar por uma rede de franquias, é importante ter muita cautela ao escolher a parceria. Ainda mais importante é não criar expectativas irreais e ter o cuidado de analisar as ofertas de cada rede. Propostas que garantem um risco baixo e grandes retornos em pouco tempo, por exemplo, ainda são muito comuns e podem surpreender quem estiver despreparado.
As expectativas também podem ser criadas de forma orgânica. Ao perceber que um amigo ou conhecido investiu em determinada franquia e conseguiu excelentes resultados, o investidor pode se deixar levar por uma empolgação momentânea com uma situação que nem sempre é uma realidade. São muitos fatores envolvidos que podem impactar no sucesso de uma franquia e é preciso cautela ao fazer projeções, combinado?
Ter um relacionamento distante com o franqueador
Outro erro que mina o desempenho de uma franquia é manter uma relação distante entre franqueador e franqueado. O primeiro ponto é: a comunicação direta e sem ruídos é fundamental. Sendo assim, já é possível notar em reuniões iniciais como pode ser a relação entre as duas partes. A ideia é que os dois lados se sintam confortáveis dentro do relacionamento.
De nada adianta receber um suporte inicial completo, mas parar de obter respostas em um momento de dúvida ou mesmo crise, por exemplo. A relação e a troca de informações deve ser constante e permear todas as etapas da relação. Como falamos no tópico sobre as responsabilidades de cada um, manter a comunicação fluida também é uma necessidade para o sucesso.
Esperar retornos sem esforço
Além das expectativas elevadas, é importante entender que nenhum negócio vai gerar resultados positivos sozinho. Por melhor que seja a marca da rede de franquias e o sucesso que outros franqueados tiveram, nada está garantido!
Muitos gestores pecam nessa questão, imaginando que todo o trabalho já está feito e não é preciso esforço, planejamento e visão de negócio. Como em qualquer outro modelo de negócio, as franquias exigem um trabalho constante de aprimoramento.
O que funcionou por um período não vai, necessariamente, funcionar depois. É preciso se esforçar regularmente para que o negócio siga uma crescente: entendendo as necessidades do seu público, analisando a concorrência e fazendo o trabalho diário para conseguir os resultados positivos.
Ou seja, não pense que você só precisa do dinheiro inicial e aparecer vez ou outra no negócio. Se essa for sua intenção, repense a decisão ou traga um sócio gestor para ajudar no dia a dia administrativo.
Não seguir o mesmo padrão de qualidade
Um dos grandes benefícios de investir em uma franquia é contar com todo o suporte e expertise que a rede tem, não é mesmo? Não à toa, as grandes redes têm um rígido processo para garantir um padrão de qualidade elevado. Como falamos ao longo deste artigo: treinamentos, práticas de gestão, respostas para crise e outros problemas, fornecedores e todo o conhecimento do negócio.
Mas de que adianta contar com todo esse suporte se o franqueado não está disposto a seguir as recomendações? Ou pior, sempre desconfia delas? Os processos padronizados existem por um motivo: eles funcionam e são parte da razão para o sucesso da rede. Por mais que exista espaço para flexibilização na forma como um negócio é gerido, ao fazer parte de uma rede é fundamental compreender a importância dos padrões e processos já estabelecidos.
Apostar todas as fichas em uma única opção
Assim como qualquer investimento no mercado, fazer parte de uma rede de franquias envolve uma série de riscos e situações que podem exigir tempo até um retorno mais consistente. Como são muitos fatores envolvidos na gestão de um negócio, os resultados podem não aparecer tão cedo ou surgir inúmeros desafios inesperados.
Já pensou se todo o seu investimento for aplicado em uma única opção? É por esse motivo que a decisão do investimento deve ser bastante calculada, assegurando que existam recursos disponíveis para que o negócio possa prosseguir em um eventual início desafiador.
É preciso ter margem de tempo e recursos para fazer alterações ou poder aguardar mais na busca por um melhor desempenho. Analise todas as suas opções e garanta um investimento mais saudável do ponto de vista financeiro.
Como abrir uma franquia?
Depois de descobrir as principais questões sobre esse modelo de negócio, certamente o próximo passo é formalizar as intenções. Antes de abrir franquias, é altamente recomendável captar informações finais antes de tomar decisões sobre qual marca escolher. Mostramos um pouco mais sobre como abrir uma franquia na sequência.
Procure informações sobre as opções
É importante ir atrás de mais informações sobre as franquias que estão no seu radar. Nem sempre uma ideia que parece a melhor é realmente boa, sobretudo do ponto de vista financeiro. Portanto, cheque questões relevantes, como:
- custo de aquisição da franquia;
- diretrizes de marca que franqueados precisam manter;
- estabilidade econômica da matriz;
- nível de suporte que a franqueadora oferece;
- exigências operacionais que a franqueadora impõe;
- possíveis ações na justiça que a marca tenha.
A busca por informações vai evitar investir em um negócio que possa não apresentar o retorno esperado. Além disso, garante que você está fazendo uma escolha adequada com as expectativas e com o nível de trabalho que consegue entregar.
Encontre uma marca de credibilidade
Não se trata de selecionar a melhor e mais renomada franquia do mercado, mas sim, de garantir que você dedicará tempo e dinheiro a uma companhia que é vista com bons olhos pelo consumidor. Essa percepção positiva se constrói com bom atendimento, inovação, relacionamento de qualidade e com uma gestão que mantém a empresa longe de escândalos e problemas.
Portanto, ainda que sua escolha não seja por uma franquia líder de mercado, garanta que essa marca seja bem-estruturada e tenha credibilidade diante do segmento.
Entre em contato com a franqueadora
Por fim, não deixe de entrar em contato com a franqueadora para conseguir mais informações sobre o processo e checar detalhes que serão importantes. Isso é fundamental porque não há regras padrões dentro do mercado. As exigências variam de uma franqueadora para outra, portanto, é necessário se informar diretamente com a empresa desejada.
Como se dá a implementação de franquias na área da saúde?
A inauguração de franquias na área da saúde vem se tornando uma ótima opção de investimento, principalmente pelo fato de a saúde pública ser deficiente na maioria das regiões do país.
Além disso, mesmo diante de episódios de crise econômica, as pessoas devem se preocupar com a saúde. Portanto, esse é um ramo que sempre estará em alta, em decorrência da necessidade essencial de cuidar da saúde.
De fato, a preocupação com a saúde tem levado cada vez mais pessoas a buscar clínicas e consultórios médicos. Elas vêm ganhando destaque no ramo, devido à agilidade e qualidade no atendimento e à possibilidade de diagnósticos médicos precisos, com preços justos, sem cobrar altos valores.
Com o envelhecimento da população brasileira, esses cuidados se tornam ainda mais necessários. Ademais, as franquias odontológicas também são uma ótima alternativa de investimento. A prática e os cuidados com a saúde e higiene bucal são uma verdadeira necessidade do ser humano.
Uma franquia desse tipo tem o dever de realizar exames, fornecer diagnósticos e efetuar tratamentos dentários, conforme a necessidade de cada paciente. Esse tipo de negócio definitivamente nunca vai “sair de moda”!
Assim, se você está pensando em investir nesse tipo de franquia, saiba que fará um ótimo negócio! Mas, para que esse tipo de empreendimento dê certo, é necessário fazer um estudo prévio de mercado, elaborar um planejamento estratégico interno e separar um determinado capital. Todas essas condições são importantes para que a franquia possa gerar bons resultados.
Especialmente dentro da área da saúde, o cuidado deve ser redobrado ao escolher uma rede de franquias para se associar. Afinal, é o tipo de mercado em que não é adequado buscar a redução da qualidade do material, por exemplo. Uma coisa é encontrar um fornecedor mais barato de camisas e blusas, outra é fechar negócio com um parceiro mais em conta que entregue materiais para cuidar da saúde bucal, porém, sem a qualidade necessária.
Para ter sucesso nessa empreitada, não é preciso nem mesmo ser um profissional da área, como um dentista ou médico. Isso porque os conceitos de administração e gestão de um negócio são fundamentais para implementar uma franquia no segmento da saúde. E esse trabalho deve começar no momento da escolha de quem vai ser o seu parceiro, para entender mais sobre a qualidade do trabalho feito pela marca que você vai se associar.
Parte importante do processo de implementação de franquias na área da saúde também é o processo de escolha dos franqueados. O segmento exige alguns cuidados extras na hora de definir os parceiros, o que torna o processo ainda mais exigente. Mesmo que isso signifique seguir algumas regras e burocracias, é um bom sinal, mostrando comprometimento com a qualidade do serviço que vai ser oferecido.
Por que escolher a Odontoclinic?
A Odontoclinic é, acima de tudo, uma empresa amplamente respeitada pelo consumidor. Ao longo de sua jornada, desde a criação, em 1997, a empresa coleciona prêmios que condecoram seu atendimento reforçam uma preocupação fundamental: entregar uma experiência odontológica perfeita para os pacientes da marca.
Da mesma forma, essa busca por excelência se traduz na maneira como a empresa lida com sua rede de franqueados. Há um grande suporte para garantir que o nível de qualidade e atendimento sejam mantidos em todas as unidades da Odontoclinic, garantindo o padrão da marca.
Desde 2015, a empresa vem colecionando certificações de excelência no trabalho de franchising que faz, com prêmios oferecidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Portanto, é uma excelente opção para quem deseja investir em um modelo de negócio devidamente estruturado e pronto para o sucesso.
Grandes franquias são construídas com anos de trabalho, padronização e com foco em proporcionar a experiência mais adequada para clientes e consumidores. Na Odontoclinic você pode garantir que isso tudo é prioridade!
Se interessou e deseja ser um franqueado? Entre em contato conosco agora mesmo!