A relação entre empreendedorismo e odontologia é indispensável, afinal de contas, todo proprietário de uma clínica odontológica é, antes de tudo, um empreendedor que precisa dar conta da gestão de sua clínica com eficiência para que possa crescer e atender um grande número de pacientes dentro de um mercado bastante concorrido.
Dito isso, em toda jornada empreendedora, diante de tantos desafios a serem superados, é natural que, eventualmente, os empreendedores precisem aumentar sua motivação para ter sucesso na gestão de clínicas.
Por isso mesmo, neste post, selecionamos algumas dicas para que você se mantenha motivado e consiga vencer qualquer obstáculo de seu dia a dia como empreendedor. Vamos lá?
Pense no propósito de sua clínica
Refletir e acreditar no propósito de sua clínica é o primeiro passo para manter a motivação em alta. Lembre-se das razões que fizeram você investir nesse mercado (atender com qualidade meus pacientes, oferecer tratamentos inovadores, etc.) e se baseie em tais propósitos para recuperar o ânimo na hora que surgir um desafio gerencial.
Trabalhe sua inteligência emocional
Inteligência emocional é uma das principais bases para o desenvolvimento da autoconfiança e da persistência, atributos indispensáveis para quem deseja empreender. Ser emocionalmente inteligente nada mais é do que ser capaz de lidar positivamente com os próprios sentimentos — e também com os sentimentos dos que convivem e trabalham conosco.
Todos nós enfrentamos obstáculos — nem sempre logramos êxito neles. O que devemos fazer nessas situações é tentar aprender com os erros, corrigi-los, quando for possível, e continuar nosso trabalho. Uma pessoa com inteligência emocional sabe que os fracassos não a definem.
Quando atingimos um nível satisfatório de inteligência emocional, temos a capacidade de nos manter motivados, inclusive para superar os desafios de uma jornada empreendedora.
Contudo, desenvolver a inteligência emocional exige que a pessoa busque o suporte de um profissional, como um terapeuta ou um psicólogo. Empresários, por lidarem constantemente com desafios, tendem a se beneficiar muito com a terapia.
Amplie seus conhecimentos
De acordo com um levantamento sobre motivação no mundo do trabalho em todo o país, foi constatado que o que mais motiva as pessoas no ambiente profissional são as experiências aprendidas — novos conhecimentos e desafios que favoreçam o desenvolvimento pessoal. No mundo empreendedor não é diferente.
Pensando na gestão de uma clínica, a busca pela ampliação dos conhecimentos pode ser a chave para aumentar a motivação diária. Pode ser o aprendizado de uma nova especialidade clínica ou mesmo de algum conhecimento gerencial que promova seu crescimento. Não importa! O fundamental é se desafiar.
Aprenda a gerir melhor seu tempo
Por incrível que pareça, muitas vezes, a desmotivação é causada por uma má gestão do tempo. Com atividades acumuladas, como consultas, treinamentos de funcionários, administração das finanças da clínica, eventos da área de odontologia, se o gestor não se organizar, poderá acabar comprometendo todo o seu tempo e até mesmo atrapalhando suas horas de lazer, descanso e de bem-estar com a família.
Tudo isso, em algum momento, vai gerar desmotivação. Nesse sentido, é fundamental organizar muito bem seu tempo e reservar momentos para um merecido descanso.
Encante seus pacientes
Você realiza pesquisas para entender o nível de satisfação de seus pacientes ou conversa com eles sobre como se sentem em relação ao seu trabalho como dentista? Caso ainda não faça essas atividades, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de ampliar seu potencial de sucesso no mercado de odontologia.
Segundo a Harvard Business Review, 73% das empresas já concordam que a experiência é um diferencial competitivo. Nesse sentido, encantar os pacientes é um desafio que você precisa vencer e que, certamente, aumentará sua motivação para melhorar ainda mais a gestão de sua clínica.
Na Odontoclinic, por exemplo, o encantamento dos pacientes é uma motivação diária para nós. Graças a essa mentalidade, conquistamos, em 2017, o “Prêmio Época Reclame Aqui: As melhores empresas para o consumidor”, no segmento de Odontologia.
Oferecemos todo o apoio necessário para que nossos franqueados se adequem às tendências do Customer Experience e possam se destacar pelo atendimento de qualidade.
Crie metas para a clínica
Criar metas na gestão de clínicas é uma forma de sempre se manter motivado, uma vez que o empresário sabe que sempre há algo para conquistar. Contudo, para que as metas funcionem como um agente motivador, é preciso que elas sejam realistas. Não dá para tirar um número da cartola e colocar aquilo como um objetivo do negócio.
A melhor maneira de estabelecer uma meta é avaliar a situação atual da empresa. Quais são os números de cada processo? Quantas pessoas são atendidas? Qual é a capacidade de atendimento? Qual é o volume de reclamações? É avaliando o agora que você conseguirá traçar um plano para o futuro.
Em seguida, quebre essas metas em objetivos menores. Por exemplo, se você quer dobrar o número de atendimentos até o final do ano, quantos novos pacientes a sua clínica deverá conquistar por mês? E por semana?
Quando a meta está cronologicamente muito longe, é fácil subestimar o tempo e fazer com que ela se perca. Você só se lembrará dela quando a data de entrega estiver muito próxima — e isso pode gerar frustração em vez de motivá-lo.
Por fim, não se esqueça de que as metas devem ser críveis e realistas. Metas que fogem da realidade do mercado podem gerar estresse na sua equipe e prejudicar o ambiente de trabalho.
Em vez de estabelecer uma meta irreal, como “reduzir o número de cancelamentos a zero”, crie uma que seja possível, como “avaliar as principais causas de cancelamento”.
Crie um bom ambiente de trabalho
Um espaço profissional tóxico faz com que todos se frustrem com a empresa. Evite comportamentos arrogantes com os seus funcionários, crie canais de diálogos eficientes e estimule uma troca saudável de experiências.
Dessa maneira, a sua equipe se motivará e poderá ajudá-lo a vencer os desafios que podem surgir pelo caminho.
Qual a importância da motivação na gestão?
A motivação é o que nos ajuda a continuar persistindo em algo, enquanto a recompensa não vem. Algumas empresas acham que apenas um salário alto, por exemplo, motivará um funcionário. A verdade é que no dia do pagamento ele ficará feliz, mas no decorrer das semanas, caso o emprego não o agrade, ele se desmotivará. Por isso, não foque apenas na questão financeira.
Ademais, a motivação pode ajudá-lo a enxergar novas possibilidades e oportunidades para a sua clínica, em vez de ver apenas os eventuais problemas que ela está enfrentando.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o papel da motivação na gestão de clínicas, observe o que pode ser feito hoje para que você se anime com os desafios de empreender e passe a olhar sempre com carinho para o seu negócio.
A Odontoclinic sabe que empreender é uma atividade desafiadora. Por isso, criamos ferramentas que facilitam ao máximo a vida dos nossos franqueados. Quer conhecer mais sobre a gente? Visite nosso site!