Todo dentista precisa ter em mente que, a partir do momento em que o seu consultório ou franquia odontológica é aberta, ele se torna um empreendedor responsável pela administração operacional e gestão financeira da clínica.
Assim, é necessário trabalhar para atender os pacientes e também para gerar lucros para a sua empresa, satisfazendo as necessidades de quem é atendido de modo a garantir lucratividade, retorno sobre o investimento e fidelização.
Aqui na Odontoclinic, por exemplo, oferecemos uma série de treinamentos para nossos franqueados, proporcionando toda a base que eles precisam para dar aquele upgrade no faturamento e um retorno vantajoso sobre seus investimentos.
Pensando na dificuldade dos profissionais de saúde, que não recebem treinamento nas áreas de gestão e finanças durante a sua formação profissional, e considerando os dentistas empreendedores que estão com dificuldades para garantir uma maior rentabilidade em suas clínicas, preparamos, hoje, um post com dez dicas fundamentais para ajudar na rotina de gestão dos profissionais que atuam no mercado odontológico. Acompanhe e entenda!
1. Não faça gestão por instinto
A primeira e talvez principal dica de nossa lista para aumentar seu faturamento é a necessidade da implantação de processos gerenciais claros e de métricas que permitam acompanhar a evolução ou as necessidades de melhoria em sua clínica odontológica.
Uma falha comum entre os dentistas empreendedores de primeira viagem é achar que somente por ser um bom profissional, tudo estará resolvido: clientes surgirão e a gestão da empresa pode ser tocada de modo mais flexível e informal.
Esse é um erro que pode custar caro. Afinal, todo negócio, incluindo os do mercado de odontologia, precisam de processos eficientes e profissionais de gestão financeira, de pessoas, de marketing e de inovação, do contrário, todo o seu esforço ficará à mercê da sorte e não de um planejamento estratégico de crescimento bem definido.
Aproveitando este tópico, leia outro de nossos artigos e veja como melhorar a gestão de sua clínica.
2. Invista no encantamento de seus pacientes
Você sabia que basta uma experiência negativa para que quase 30% dos consumidores cortem relações com uma marca? A pesquisa do Instituto Ipsos é reveladora e serve de orientação também para o setor odontológico.
Se não investirmos em uma experiência agradável para nossos pacientes, tanto no pré quanto no pós-tratamento, as chances de retorno, de termos um marketing espontâneo positivo e de garantirmos a fidelização desses pacientes é quase nula.
Por isso mesmo, investir no relacionamento com o cliente e no seu encantamento não é opcional, mas uma obrigação de qualquer empresa que quer crescer. Com essa visão, nós, da Odontoclinic, fornecemos um processo sólido de treinamento e reciclagem dos funcionários e dentistas, com foco total no relacionamento e encantamento dos nossos pacientes.
Graças a esse posicionamento, conquistamos, em 2019, o Prêmio Época Reclame Aqui: As melhores empresas para o consumidor na categoria saúde-clínica.
Quer saber mais sobre a importância de se investir no encantamento dos pacientes? Então, leia um de nossos artigos sobre o tema.
3. Foque no equilíbrio financeiro
Nenhuma clínica odontológica, franquia ou empresa consegue crescer sem manter a saúde financeira do seu negócio em dia. Para isso, novamente, é fundamental contar com processos sérios de gerenciamento, acompanhamento diário e preciso de suas entradas e saídas, projeções de crescimento, além de visão estratégica sobre a gestão financeira.
Esses fatores combinados são capazes de fornecer uma base sólida de equilíbrio para o crescimento do faturamento de sua clínica.
4. Aumente sua presença em diferentes canais
Foi-se o tempo em que o marketing de uma clínica odontológica e os canais de relacionamento com o cliente se resumiam ao telefone, e-mail e aos panfletos de rua. Atualmente, os dentistas empreendedores precisam ter uma visão muito mais sofisticada de posicionamento de mercado.
Nesse sentido, usar canais digitais para presença online (redes sociais, blogs, e-mail marketing, newsletters), fortalecendo uma interação em tempo real com os pacientes, é outro passo fundamental para a construção de experiências positivas e aumenta suas chances de garantir um faturamento mais robusto e diversificado para sua clínica.
5. Aposte na inovação
Por fim, a inovação é a maior aliada de qualquer empreendimento alinhado às tendências tecnológicas que movem o ambiente de negócios atual. Clínicas odontológicas que souberem explorar esse potencial, buscando produtos e tratamentos inovadores para disponibilizar a seus pacientes, terão alternativas muito mais significativas para aumentar a receita e garantir um bom faturamento.
Não à toa, na Odontoclinic, investimos muito em inovação, disponibilizando o que há de mais moderno para nossos franqueados oferecerem aos pacientes. Simuladores 3D, softwares para planejamento de um tratamento, aparelhos de Raio-X panorâmico, alinhadores transparentes e sistemas informatizados de gestão são apenas alguns dos itens que fazem parte do jeito Odontoclinic de ser.
6. Separe as despesas pessoais das despesas profissionais
Um dos principais erros dos profissionais liberais é misturar as contas pessoais com as profissionais. Lembre-se que a sua clínica é uma pessoa jurídica e suas faturas não devem ser misturadas com as suas despesas como pessoa física.
Além de dificultar a interpretação dos seus lucros, esse tipo de prática pode causar prejuízos a longo prazo, comprometendo o desenvolvimento do seu negócio. Mantenha contas bancárias separadas e reserve um valor mensal a ser retirado a título de “salário”.
Essa quantia deve ser direcionada para o pagamento das suas despesas pessoais, enquanto os lucros da clínica devem se manter na conta da pessoa jurídica e serem utilizados exclusivamente para o custeio de despesas e manutenção do negócio.
7. Tenha capital de giro
O capital de giro representa uma quantia de dinheiro que será destinada ao custeio e manutenção das despesas da sua clínica. Ele é importante, pois garante a saúde financeira do seu negócio, favorecendo a manutenção dos estoques, a disponibilidade de recursos para a realização de parcelamentos, assegura o pagamento de fornecedores, tributos, salários dos funcionários e demais despesas e custos operacionais.
Assim, se um paciente atrasar o pagamento ou se você não tiver muitos pacientes em um determinado mês, o capital de giro vai permitir que você mantenha suas obrigações quitadas, evitando riscos e prejuízos para o seu negócio.
8. Faça uma análise de dados periodicamente
A análise de dados periódica consiste no processo de avaliação de desempenho da sua clínica. A partir do estudo das informações relacionadas a faturamento, despesas, fluxo de pacientes atendidos e pacientes fidelizados, por exemplo, fica mais fácil estabelecer quais serão as medidas adotadas para solucionar eventuais problemas e definir estratégias de melhoria.
A análise de dados deve ser feita periodicamente, assim o gestor consegue identificar com antecedência eventuais problemas e tomar as medidas necessárias para resolver tudo prontamente.
9. Aprenda a identificar custos fixos e variáveis
Todo gestor deve saber identificar os custos fixos e variáveis da sua empresa. Com o gestor de uma clínica odontológica não é diferente.
São custos fixos todos aqueles que incidem regularmente sobre o consultório, como, por exemplo, custos com aluguel, salários, pró-labore, energia, encargos etc.
Por outro lado, os custos variáveis são aqueles que se modificam de acordo com os serviços realizados. Por exemplo, o custo com luvas pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de atendimentos realizados em um determinado período.
10. Mantenha um bom controle do fluxo de caixa
Por fim, mas não menos importante, está o controle do fluxo de caixa. Ele consiste na gestão das informações financeiras da sua clínica durante um determinado período. Ele contempla o registro e análise de todas as entradas e saídas de dinheiro, fornecendo informações fundamentais para a análise do seu negócio.
A dica para o gestor é que ele mantenha um registro fiel e completo de todas as despesas e receitas, mesmo as pequenas. A base de dados que será criada servirá como uma poderosa fonte de informações a serem utilizadas no processo de tomada de decisões e planejamento do seu consultório.
Ainda, o uso de ferramentas tecnológicas como softwares específicos de gestão pode auxiliar em todo o processo de gestão, uma vez que, além de contribuir para o armazenamento de dados, é uma solução prática, segura e ágil.
Para nós, o sorriso de seus pacientes é coisa séria. Porém, além disso, trabalhamos para que o retorno de nossos franqueados sobre seus investimentos seja sempre positivo. Esperamos que, com essas dicas, as razões para você sorrir só aumentem a cada dia.
Você quer aprender mais sobre gestão financeira da clínica odontológica e aplicar em soluções e negócios rentáveis dentro deste mercado? Então entre em contato conosco e conheça o modelo de franquias da Odontoclinic!