Estratégias de marketing digital têm sido utilizadas em diversos setores do mercado. Esse fenômeno está relacionado principalmente à popularização da internet e dos smartphones. É em um cenário como esse, onde a tecnologia se tornou parte do nosso dia a dia, que surgem ramos específicos de comunicação, como é o caso da área de marketing digital para dentistas, tema central deste artigo.
Atualmente, milhões de brasileiros estão conectados 24 horas por dia, sempre atentos às notícias e conteúdos gerados em diferentes mídias sociais. Nas redes sociais, esses brasileiros acompanham influenciadores e profissionais que compartilham informações relevantes sobre diversos assuntos.
Por isso, utilizar ferramentas de marketing digital se tornou uma tendência em crescimento entre os profissionais de diferentes segmentos, sendo recomendada em todos os setores, inclusive no segmento de prestação de serviços.
Neste artigo, você vai ter acesso a um panorama completo sobre marketing digital para dentistas. Vamos ajudar a entender a importância de manter uma boa estratégia de marketing, com dicas sobre como escolher as melhores plataformas, aumentando a sua visibilidade e alcance, além de mostrar os erros mais comuns que devem ser evitados.
Ficou curioso? Então, continue a leitura e se torne um expert no assunto!
A importância e os benefícios do marketing digital para dentistas
O mercado odontológico, assim como diversas outras áreas da saúde, é altamente competitivo. Por isso, para se destacar entre os diversos profissionais da área, o dentista deve ser um excelente profissional, entregando qualidade na prestação dos serviços.
Atualmente, ser um bom profissional já não é suficiente. Além disso, é imprescindível investir na divulgação dos seus serviços, mostrando para o mercado que você se diferencia dos demais profissionais, entregando não só um serviço de qualidade, mas que está alinhado às necessidades e particularidades dos seus pacientes.
Nesse contexto, o uso de ferramentas de marketing digital tem sido uma poderosa estratégia para quem quer se comunicar de forma eficiente com o seu público, criando vantagem competitiva e permitindo o ganho de reconhecimento no mercado de atuação.
Em um momento de incertezas econômicas, os profissionais da área de saúde devem se reinventar, acompanhando as tendências e oferecendo ao público o que ele mais tem consumido nos últimos meses: conteúdo e informações relevantes.
A seguir, elencamos alguns dos principais benefícios do marketing digital no contexto estratégico do seu negócio de odontologia. Acompanhe!
Atração e fidelização de clientes
Ao investir em uma boa estratégia e focar na comunicação eficiente, o dentista consegue não só atrair novos pacientes mas também fidelizá-los.
A boa reputação online traz segurança de que o profissional está entregando ao seu público um serviço qualificado, além de demonstrar sua expertise na área de atuação.
Visibilidade e autoridade junto ao mercado
Os efeitos desse ganho de reputação online se estendem na visibilidade e na criação de uma autoridade junto ao mercado. Se você é dentista, certamente segue ou já ouviu falar de outros dentistas que tem um bom posicionamento nas redes sociais.
Esses profissionais já construíram uma autoridade no mercado e, por isso, se destacam pela criação de estratégias eficientes de marketing digital, atraindo o interesse não só dos pacientes mas também dos colegas.
Fortalecimento da imagem do profissional
Outro benefício que vale menção é o fortalecimento da imagem do profissional. Como mencionamos, uma boa estratégia de marketing digital para dentistas contribui para que ele ganhe visibilidade e crie autoridade junto ao mercado.
Junto disso vem o fortalecimento da imagem do profissional. Além de favorecer na captação de novos clientes, a construção de uma imagem positiva agrega vantagens a longo prazo e que podem gerar vários frutos que vão contribuir para a carreira do profissional.
Favorecimento do desenvolvimento financeiro
Por fim, uma consequência natural e que vem junto de todos os benefícios já citados, o desenvolvimento financeiro é outro ponto relevante observado por quem investe em marketing digital.
Toda estratégia de marketing tem um objetivo comum: alcançar pessoas e atrair clientes, gerando, consequentemente, um incremento nas finanças.
Com o marketing para dentistas isso não é diferente, se as estratégias forem bem aplicadas elas vão se converter em aumento nos lucros e, no crescimento do seu consultório.
Aprenda como escolher a melhor plataforma
Agora que você já sabe a importância e os benefícios do marketing digital, é hora de começar a colocar em prática as suas estratégias. Vamos começar falando um pouco mais a respeito da escolha das plataformas.
A dica é que antes de definir a plataforma a ser utilizada, que você pesquise sobre o assunto e saiba quais são as opções disponíveis e em quais delas é mais fácil encontrar pessoas que possam vir a se tornar suas pacientes. Nesse contexto, tenha em mente a seguinte máxima: esteja onde o seu público está.
Redes Sociais
Sem dúvida, entre as plataformas mais utilizadas em estratégias de marketing digital estão as redes sociais. Com acesso gratuito e amplamente utilizadas por públicos de todas as idades, há diversas opções focadas em variados tipos de conteúdo e público.
No caso do YouTube, por exemplo, ele é uma excelente opção para quem pretende produzir conteúdos em formato de vídeo. O Tiktok também é direcionado para esse tipo de material, mas, nesse caso, o público-alvo é mais jovem e o tipo de vídeo mais descontraído.
Já no Instagram, é possível compartilhar vídeos e fotos, além de conteúdos em formatos de texto curto. Sem dúvida, ele é uma das redes sociais que vem sendo muito utilizadas por profissionais da área de saúde como meio principal na comunicação com o mercado.
O Facebook é outra opção interessante. A plataforma oferece a possibilidade de compartilhamento de conteúdos em diferentes formatos e tem uma adesão significativa de públicos com perfis variados.
No Twitter, uma plataforma bem conhecida, você encontra um público específico, mas a forma de compartilhamento de conteúdo é bem diferente das demais alternativas. Pode uma ser uma opção interessante, mas sempre combinada com outra rede social.
A dica essencial é que o profissional defina em quais plataformas ele encontra o seu público e como é possível se comunicar de forma eficiente, transmitindo informações e conteúdos alinhados com os interesses dessas pessoas.
Site e blog
O uso de blogs em sites também é uma ferramenta extremamente interessante principalmente quando combinada com o uso das redes sociais. O grande diferencial dessa mídia — que você não encontra nas redes — é que ela permite a inserção de textos maiores e mais informativos.
Isso traz mais liberdade para que o profissional detalhe as informações que ele deseja compartilhar com os seus seguidores.
Nesse caso, é importante ter em mente que quando o paciente faz uma pesquisa no Google buscando a resposta para uma dúvida, o buscador vai entregar a resposta indicando blogs que tragam aquela informação.
Se você tiver interesse em divulgar conteúdos em um blog próprio, é importante ter em mente que não basta escrever um texto e publicar na plataforma.
Portanto, é necessário contar com o suporte de profissionais da área, que vão auxiliar na construção de uma estratégia, na escolha de imagens e na elaboração dos textos seguindo padrões específicos que contribuam para que o Google os “reconheça” durante uma pesquisa, colocando-os no resultado das buscas em uma posição de destaque.
Muito embora alguns dentistas prefiram escrever para seu próprio blog, o mais recomendado é sempre contar com um redator. O profissional poderá auxiliar na estratégia e na formação do texto conforme os padrões de otimização para motores de busca.
Descubra quais são as melhores estratégias de marketing
Como você pode ver, as redes sociais são essenciais na hora de começar uma estratégia de marketing digital. A dúvida é: como colocar ações efetivas em prática?
A seguir, vamos mostrar algumas estratégias imprescindíveis e que devem compor o plano de estruturação de marketing digital do seu consultório.
Publicações em redes sociais
Nas redes sociais, você deve prezar pela divulgação e compartilhamento de conteúdos originais, que tragam informações úteis e relevantes para as pessoas que acompanham o seu perfil ou página naquela rede social.
Publique dicas de saúde bucal que estejam relacionadas à sua especialidade em texto ou vídeo, mantenha uma frequência de publicações e esteja atento às regras de ética do Conselho Federal de Odontologia.
Além disso, é interessante investir em anúncios pagos, oferecidos pelas próprias redes sociais. Com eles, você consegue direcionar o seu conteúdo para que ele apareça para pessoas que estão na mesma região em que a sua clínica ou consultório atua.
Publicações em blogs
Nas publicações do blog, também é possível investir em anúncios pagos. Sendo assim, Google e Facebook oferecem, por exemplo, a possibilidade de você ter um espaço em seus anúncios.
Lembre-se que as publicações do blog também devem seguir uma frequência, com um calendário bem estruturado e que traga conteúdos relevantes para o público que você deseja alcançar.
E-mail marketing
O e-mail marketing é outra estratégia bacana e que ajuda a criar uma relação mais próxima com as pessoas que acompanham o seu conteúdo. Só não é recomendado enviar e-mails sem autorização do destinatário, pois isso é considerado spam.
Como definir os conteúdos a serem publicados
Uma das principais dúvidas dos profissionais de odontologia que estão começando com o marketing digital é como definir os conteúdos que serão publicados.
Será que existe uma forma ou lugar onde pesquisar referências e encontrar quais são as dúvidas mais comuns sobre odontologia? Como preencher o seu calendário editorial com temas que são de fato relevantes para os seus seguidores?
Conheça o seu público
O primeiro ponto que deve ser observado antes de começar a planejar o conteúdo é: você precisa conhecer o seu público. A partir disso fica muito mais fácil entender o que essas pessoas estão buscando quando o assunto é conteúdo odontológico.
Enquetes nas redes sociais é uma ótima dica para você obter insights para a produção de conteúdos. Você pode chamar os seus seguidores para que eles digam quais são suas principais dúvidas odontológicas e essas respostas o ajudarão a construir os conteúdos das suas redes sociais e blog.
Esteja atento ao que está acontecendo no mercado
Outra forma de encontrar boas referências de conteúdo é pesquisando o seu mercado. Veja quais são as tendências, o que está surgindo de novo, o que os pacientes mais têm procurado em termos de tratamentos e tecnologias.
Use essas informações de acordo com a sua área de atuação e desenvolva conteúdos informativos e relevantes para o seu público. Mostrar quais são as tendências e o que o seu cliente pode encontrar no consultório é uma forma de atrair a atenção e despertar o interesse pelos seus serviços.
Estude a sua concorrência
Você pode fazer um levantamento nas redes sociais dos profissionais de odontologia que mais se destacam com marketing digital.
Navegando pelo perfil e as páginas desses colegas é possível encontrar muitas referências, e ideias de conteúdos que podem ser desenvolvidos na sua própria página. Isso não significa copiar informação, mas sim, usar cases de sucesso como referência para a construção do seu conteúdo.
Além disso, conhecer a concorrência é essencial para o profissional que quer oferecer algo diferenciado aos seus clientes. Para inovar você precisa obrigatoriamente, conhecer a concorrência e saber como ela se relaciona com um público que você também deseja conquistar.
Escolha conteúdos relevantes
O que significa escolher um conteúdo relevante? Basicamente, que você desenvolva materiais que façam a diferença para as pessoas. Não adianta publicar ou compartilhar aquilo que todo mundo já divulgou, você precisa ir além, oferecendo ao seu público informações diferentes, novas e úteis.
No começo, pode parecer difícil inovar ou entregar algo novo e relevante com frequência, mas, com o passar do tempo, o conhecimento adquirido com a experiência, somados ao desenvolvimento da habilidade de comunicação digital vão ajudá-lo a entender como criar estratégias, ter ideias bacanas de materiais e informações sempre novas para as suas redes sociais, e para o blog.
Dicas para você mandar bem no marketing digital
Até aqui, você já conseguiu ter uma ideia da importância de investir no marketing digital para dentistas e de algumas orientações importantes na escolha das plataformas e de conteúdo a ser divulgado.
Com isso, você já tem informações que permitem dar início a estruturação de um plano de marketing. Sempre que possível, busque o suporte de profissionais especializados na área. No entanto, caso você ainda não tenha recursos para investir na terceirização, vale estar atento a algumas dicas que podem ajudar ao longo do caminho.
Publique conteúdo relevante
A regra de ouro do marketing digital é o investimento em conteúdo de qualidade. Aqui, você precisa ter em mente que o que vai atrair a atenção e captar o interesse do seu público é basicamente o conteúdo.
Como consultório odontológico, o profissional deve pensar que tipo de informação os seus pacientes estão procurando e de que forma ele pode ajudá-los a sanar suas dúvidas por meio de conteúdos em redes sociais e blogs.
Mantenha uma frequência de publicações
Tenha em mente que não basta apenas compartilhar conteúdo relevante, você também deve criar uma rotina de publicações. A frequência na disponibilização de conteúdos garante a fidelização e faz com que o seguidor mantenha um contato rotineiro com a sua marca.
Interaja com o seu público
Uma das principais falhas dos profissionais que estão começando a empreender no universo do marketing digital para dentistas é a dificuldade de interação com o público.
Na prática, não adianta publicar conteúdos e materiais informativos com uma boa frequência se você não interagir com os seus seguidores. Dessa forma, dedique um tempo do seu dia para responder comentários nas postagens, directs ou ainda para realizar lives de perguntas e respostas.
Com a interação você estabelece um vínculo com o seu público, demonstrando que está próximo e acessível para sanar dúvidas e agendar um atendimento caso seja necessário.
Erros que não devem ser cometidos no marketing digital
Deixar de colocar em prática as dicas que trouxemos até aqui, pode ser o primeiro erro que não deve ser cometido no marketing digital. A começar pelo planejamento, que é a etapa estratégica mais importante do processo e que vai nortear todas as suas ações de comunicação digital.
A falta de planejamento faz com que o profissional não consiga manter uma frequência adequada de publicações e, na maioria dos casos, abandone a página ou rede social em menos de seis meses.
Além disso, outro erro comum que encontramos no marketing digital para dentistas é a ausência de investimentos no site do consultório. Como mencionamos, o site o blog são essenciais para o compartilhamento de conteúdos mais completos. É por meio deles que o paciente tem acesso a informações concretas a respeito do profissional, da estrutura, do atendimento e de dados para contato.
Manter um site ativo, atualizado e alimentado com frequência é essencial para o sucesso de quaisquer estratégias de marketing digital.
No site, você tem a possibilidade, por exemplo, de disponibilizar materiais para download, criar páginas para contato e assinatura de newsletter. Tudo isso vai contribuir para a criação de um relacionamento mais próximo com o paciente, além de favorecer o desenvolvimento de outras estratégias como o e-mail marketing.
O conteúdo, apesar de ser um dos pilares do marketing digital, é outra questão muito associada aos erros cometidos por quem está começando. É necessário produzir conteúdo de qualidade e com frequência, pois ele ainda é o combustível que alimenta qualquer estratégia de comunicação no meio online.
Por fim, se você tem condições de investir em suporte especializado, vale a pena contratar empresas que trabalham com marketing digital.
Caso ainda não seja possível, coloque nossas dicas em prática e busque referências no mercado de odontologia, pesquisando sites e redes sociais de consultórios e clínicas que são cases de sucesso em marketing digital para dentistas.
Saiba quais são os resultados esperados com o marketing digital para dentistas
Os resultados de uma boa estratégia de marketing não aparecem de um dia para o outro. É importante dedicar um certo tempo e produzir bons conteúdos para o seu público. Criar autoridade em um mercado não é um milagre que se transforma de um dia para o outro e é importante que você tenha isso em mente.
Os efeitos positivos vão ser sentidos aos poucos, mas, o que se pretende é que, com o passar dos meses, o dentista comece a perceber o crescimento no número de seguidores e de acessos ao seu site.
A médio prazo isso vai se converter em novos pacientes procurando o seu consultório para agendar consultas. Esses pacientes vão passar a divulgar o seu trabalho para outras pessoas e você vai criar uma corrente de marketing online e offline.
Além disso, se o conteúdo compartilhado for relevante e tiver um efeito positivo sobre o mercado, você pode passar a ser reconhecido entre os seus colegas de profissão como um exemplo de case de sucesso em comunicação digital.
Isso também pode render frutos, não só na valorização profissional junto ao seu mercado, mas também na criação de parcerias profissionais.
Você pode, por exemplo, ser procurado por marcas relacionadas à odontologia, interessadas em divulgar os seus produtos na sua rede social. Tudo isso será uma consequência natural da dedicação e trabalho árduo no compartilhamento de informações e conteúdos realmente úteis e relevantes para o público.
Como você pode ver, o marketing digital para dentistas é uma excelente ferramenta para desenvolvimento profissional. Investir em estratégias e criar conteúdos a serem compartilhados em blogs, e redes sociais pode ajudar na solidificação da carreira, além da atração de novos clientes para o consultório.
O uso de ferramentas de marketing digital tem sido uma poderosa estratégia para quem quer se comunicar de forma eficiente com o mercado, criando vantagem competitiva e permitindo o ganho de reconhecimento na sua área de atuação.
Para alcançar os objetivos traçados, o dentista deve focar no planejamento e na construção de conteúdos que realmente sejam úteis ao seu público, sempre atentando para os cuidados com a ética e o atendimento às normas do Conselho Federal de Odontologia.
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