Entenda as vantagens de converter a clínica particular em uma franquia odontológica

8 minutos para ler

Se você procura chances para melhorar os resultados ao trabalhar com odontologia, vale a pena considerar a oportunidade de converter a clínica particular em franquia. Nesse modelo de negócio, a franqueadora conta com processos bem desenvolvidos e fornece todo o suporte necessário para os franqueados.

Assim, ao investir em uma franquia odontológica, os empreendedores e dentistas conseguem uma oportunidade de crescer, superar dificuldades e conquistar o sucesso desejado com a clínica.

Para explicar os benefícios que isso proporciona e como funciona o processo de conversão de clínica particular em franquia, Lucas Romi, sócio e vice-presidente de expansão e novos negócios na Odontoclinic, nos ajudou com sua experiência. Acompanhe!

Quais são as vantagens de converter clínica particular em franquia?

Optar por transformar a sua clínica odontológica particular em uma franquia garante mais diferenciais competitivos e segurança na administração. No entanto, existem outros benefícios proporcionados, veja a seguir quais são eles!

Marketing e vendas

Um dos pilares para o sucesso de uma clínica é conhecer e aplicar as melhores estratégias de marketing e vendas. Porém, é comum que o dentista não tenha esse conhecimento, principalmente por precisar focar na parte técnica da atuação em odontologia.

Nesse caso, pontua Lucas, uma franquia como a Odontoclinic tem expertise em captação de pacientes, com práticas definidas para garantir um alto volume de atendimentos na clínica. Isso envolve diversos pontos, como padrão e identidade visual interno e externo, protocolo de atendimento, divulgação, conhecimento de marca, entre outros. Com um nome forte no mercado, fica mais fácil captar clientes.

Gestão de negócios

A gestão da clínica também é um obstáculo comum. Ela envolve questões como contratação de equipe, gerenciamento de tarefas e controle financeiros, além de padronização de processos e planejamento. A franqueadora fornece diversas ferramentas para auxiliar na administração.

Um caso prático contado por Lucas é de uma clínica que ficava bem localizada, em uma região tradicional, com bom faturamento e uma captação de clientes satisfatória. Mas, mesmo assim, o proprietário não conseguia realmente ganhar dinheiro.

Nesse caso, conforme ele relata “quando implementamos todas as ferramentas de gestão, o proprietário passou a entender a clínica, porque antes ele não tinha ideia do que ganhava ou gastava. Então, demos as informações de como estava o negócio e criamos um plano de trabalho para conseguir uma boa rentabilidade”.

É um trabalho de análise para apontar erros e acertos em busca dos pontos de melhorias. Muitas vezes, são equívocos básicos, como misturar contas pessoais com as da empresa. Aqui, o know how e as ferramentas de gestão da franquia são diferenciais importantes.

Poder da escala

Outro grande benefício é o volume de compras realizadas pela rede franqueadora, o que permite conseguir preços menores.

“Com 200 operações e um volume grande de pacientes, o peso da negociação da Odontoclinic é outro. Por exemplo, comprar 200 cadeiras permite negociar de modo diferente do que ao adquirir apenas duas. Esse benefício é todo repassado ao franqueado, que terá menos custos ao investir e conseguirá ter melhores ganhos a longo prazo”, ressalta Lucas.

O mesmo é aplicado em relação aos bancos e aquisição para a realização de transações financeiras, como o cartão de crédito. A negociação permite a redução das taxas aplicadas e aumenta a rentabilidade da franquia.

Inovação e tecnologia

Esse é mais um benefício relacionado ao poder de escala, já que inovação e tecnologia exigem investimento. Para Lucas, uma característica interessante da Odontoclinic é contar com uma área específica que foca em pesquisa e desenvolvimento (P&D) que seja aderente ao negócio, com um custo adequado.

Alguns exemplos de tecnologias disponíveis são o escâner intraoral, usado em algumas operações, e impressora 3D no laboratório de alinhadores transparentes. Como atende toda a rede, é possível aproveitar esse benefício ao converter clínica particular em franquia odontológica.

Quando vale a pena buscar uma franquia odontológica?

Não existe um momento ideal para converter clínica particular em franquia. O vice-presidente de expansão pontua que a busca por franquia acontece em diferentes momentos: pessoas que já abrem a clínica e procuram essa opção, dentistas que passaram anos trabalhando e enfrentando dificuldades até pensar nessa possibilidade ou profissionais que perderam dinheiro e querem mudar o cenário.

Entretanto, os momentos de crise, que trazem dificuldades para a manutenção do negócio, podem se transformar em uma oportunidade de reformular e investir na conversão para franquia.

Aqui, Lucas pontua que muitos empreendedores perceberam quais eram as falhas do negócio durante a pandemia causada pela COVID-19 e que, de fato, precisavam de auxílio na gestão. Dessa forma, esse também se torna um cenário favorável para converter a clínica particular em franquia.

Como é feito o processo de conversão de clínica particular em franquia?

A Odontoclinic faz uma avaliação rigorosa para converter clínica particular em franquia, tendo em vista que é preciso ter certeza sobre o negócio e realmente acreditar no projeto.

Lucas relata que um dos itens analisados é a localização e o ponto: “não trabalhamos com clínicas em prédios, sobrelojas ou clínica em rua residencial, pois isso afeta a visibilidade. No entanto, o franqueado pode aceitar mudar o ponto para continuar com o negócio”.

Contudo, não é a questão mais importante: para a conversão da clínica, é essencial que o proprietário esteja pronto para entender os processos da franquia e segui-los. Se o gestor quiser manter tudo como antes, não adianta prosseguir. “Tem que estar aberto à mudança”, destaca o entrevistado.

Por fim, também é preciso de um aporte financeiro mínimo para que a conversão seja viável. Sobre isso, o sócio da Odontoclinic explica que é preciso investir na adequação da parte visual, na equipe de colaboradores, em marketing e outros processos internos. O rigor no processo aumenta as chances de que a clínica tenha sucesso após se tornar uma franqueada.

Qual é o prazo para a conclusão do processo de conversão?

Ao avaliar a possibilidade de converter a clínica particular em franquia, uma preocupação comum é o prazo para implementar a mudança. Em geral, isso leva entre dois e três meses. De acordo com o entrevistado, “o que exige mais tempo é a parte de formação e treinamento dos franqueados, uma imersão para que entendam o modelo de negócio da Odontoclinic e consigam implementar isso na clínica.”

Assim, os treinamentos são a etapa inicial e focam questões relacionadas à franquia, como visão, cultura e valores. Também tem a parte de RH e testes para entender o perfil dos candidatos e da equipe, garantindo um processo mais eficiente.

Na sequência, existe a etapa de realização de obras, projeto e demais questões relacionadas à estrutura, ao ambiente e à padronização da clínica. Por fim, conforme Lucas esclarece, é a “parte de treinamento e formação do negócio, contratação da equipe e execução dos planos. Essa etapa leva cerca de 40 dias”.

Resultados após a conversão

Depois de passar por todos os processos de converter clínica particular em franquia, que servirão para organizar a gestão e adequar à clínica aos padrões da franquia, os resultados costumam ser bem rápidos. Isso é possível devido à estrutura proporcionada pela franqueadora.

Sobre isso, o sócio da rede traz outro exemplo: “em dezembro, iniciamos uma conversão, que seguiu com um mês de janeiro bastante intenso e início das atividades em fevereiro. No primeiro mês, o franqueado já começou a ter resultados, após uma reinauguração que trouxe um volume de vendas superinteressante.

Conhecendo todos os benefícios de converter clínica particular em franquia odontológica, não se esqueça de que é fundamental buscar uma rede completa e com reconhecimento no mercado, como a Odontoclinic. Desse modo, você receberá todo o suporte necessário para adequar o seu negócio e obter os melhores resultados.

Se você se interessou por converter clínica particular em franquia e quer saber mais sobre o processo, entre em contato conosco e esclareça as suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário