É comum muitos empreendedores decidirem investir em franquia para aproveitar os benefícios que esse modelo de negócio proporciona. O franqueado conta com uma marca reconhecida e uma clínica bem-estruturada, com processos de gestão definidos para auxiliar no crescimento da unidade. No entanto, para ter sucesso, é preciso entender as obrigações do franqueador e franqueado.
Esse é um assunto que gera muitas dúvidas e que, se não for compreendido pelo franqueado, pode trazer alguns problemas durante o contrato. Por isso mesmo, trouxe este conteúdo explicando os papéis e obrigações do franqueador e franqueado. Acompanhe agora!
Papéis e obrigações do franqueador
Na relação entre franqueador e franqueado, é essencial entender quais são as obrigações da rede. Dessa maneira, é possível ter mais segurança sobre os seus direitos e quais itens podem ser exigidos no decorrer do contrato. Entenda a seguir!
Dar suporte
A franqueadora tem expertise, experiência e ferramentas de trabalho, então, o objetivo é transferir esse conhecimento ao franqueado para que ele consiga gerir o negócio.
Assim, a rede deve dar um suporte completo, explicando os processos e indicando as ferramentas que são necessárias para que o franqueado consiga executar as estratégias corretamente.
Em tempos de crise, por exemplo, focamos em orientar por várias conversas, repassando informações importantes para que eles consigam se planejar da melhor forma, inclusive com auxílio financeiro por meio de parcelamentos.
Oferecer treinamento
Como o franqueado precisa trabalhar alinhado às regras da franqueadora, ele e a equipe de trabalho devem receber todos os treinamentos necessários para conseguir colocar os processos em prática. Isso faz parte da transferência de know-how.
Por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) traz diversas dúvidas e exige cuidados das empresas que trabalham com dados, então, a franquia tem o papel de compreender os impactos que isso traz para o franqueado e prepará-los para a mudança.
Outro exemplo é na área da ortodontia, com o alinhador transparente. Essa é uma tendência mundial para alinhamento dos dentes, como alternativa aos aparelhos fixos em algumas situações. Aqui, a Odontoclinic buscou referências nos Estados Unidos, onde a tecnologia foi desenvolvida, e montou um laboratório com toda a estrutura para o franqueado trabalhar, com o treinamento necessário para isso.
Supervisionar
A franqueadora também deve ter uma equipe capacitada para supervisionar as unidades, a fim de verificar se elas seguem as normas e padrões estabelecidos. Considerando que o fortalecimento e a reputação da marca são um dos pontos fundamentais para o sucesso da franquia, isso é essencial para evitar problemas que podem afetar a imagem da rede.
Além disso, a supervisão também serve para que a franqueadora identifique pontos de melhoria que devem ser feitos no modelo de negócio ou garanta suporte adicional ao franqueado, para viabilizar a continuidade do contrato e o sucesso de toda a rede.
Cumprir o contrato
O mercado passa por mudanças contínuas, portanto, é preciso reavaliar estratégias continuamente para se reinventar e inovar. Na Odontoclinic, temos isso em nosso radar e passamos por constantes processos de mudança, considerando:
- novas tecnologias;
- tendências de mercado;
- inovação;
- novas legislações;
- parte técnica etc.
É nossa obrigação olhar isso e trazer tudo para o modelo de negócio. Dessa maneira, atendemos às necessidades dos pacientes e mantemos a competitividade das clínicas.
Cuidar da imagem da marca
Se o franqueado procura uma marca consolidada no mercado, a empresa precisa ter atenção para manter uma boa reputação, com uma imagem que atraia o público e beneficie todas as unidades.
Aqui, outro cuidado importante é selecionar bem os franqueados. Apesar de ser interessante ter unidades, é preciso que elas sigam padrões de qualidade e sigam diversos requisitos para ter a abertura aprovada. Na Odontoclinic, é feita uma análise rigorosa do projeto antes de fechar o contrato.
Papéis e obrigações do franqueado
Para não ter problemas entre franqueador e franqueado, o empreendedor precisa conhecer as suas obrigações e aplicá-las no dia a dia. Entenda quais são a seguir!
Liderar e desenvolver o negócio
Apesar das particularidades da franquia, esse empreendimento exige o dono à frente do negócio, como em qualquer outro modelo de empresa. É preciso cuidar e fazer uma gestão eficiente para ter bons resultados.
Isso pode ser feito pelo próprio franqueado, por um sócio ou um gestor profissional, que deverá ter qualificações específicas para fazer um bom trabalho. Assim, na Odontoclinic, não recomendados o modelo para quem deseja apenas investir em um negócio com potencial, sem estar à frente da clínica e desenvolver, de fato, uma boa gestão na unidade.
Operar de acordo com as recomendações
Ao optar por uma franquia, você se compromete a seguir o modelo de negócio e os padrões estabelecidos. Isso inclui questões como fachada da clínica, design interno, atendimento, marketing, entre outros fatores.
Em uma franquia odontológica, por exemplo, é preciso atender às regras do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e as orientações da própria franquia para não cometer irregularidades.
Dessa maneira, a franqueadora cuida do modelo de negócio e transfere conhecimento, trazendo ferramentas para que o franqueado faça tudo isso seguindo sempre os padrões informados. É preciso colocar todos os conhecimentos em prática conforme os padrões exigidos.
Investir na franquia
O empreendedor tem a obrigação de investir na franquia. Além da taxa cobrada para a abertura da clínica, é preciso estar preparado para realizar as obras de adequação e adquirir os equipamentos.
Tudo isso vem especificado na Circular de Oferta de Franquia (COF), assim como outros custos envolvidos após a abertura da unidade. Dessa maneira, é obrigação do franqueado se comprometer com os investimentos exigidos.
Dedicar-se ao negócio
O franqueado deve estar preparado para se dedicar ao negócio e executar tudo o que foi repassado pela franqueadora. Infelizmente, alguns empreendedores acreditam que o negócio vai funcionar sozinho, porém, o objetivo da franqueadora é ensinar como a operação deve seguir e, a partir daí, cabe ao interessado movimentar ao negócio dentro dos parâmetros exigidos.
A Odontoclinic atua com o franqueado até a inauguração, incrementando as vendas. Porém, depois que a equipe de suporte se retira, é fundamental ter dedicação para manter o faturamento e fazer a unidade crescer. Agindo sempre de acordo com os aprendizados e know-how que foram transmitidos.
Participar dos treinamentos
Se a franqueadora tem a obrigação de oferecer treinamentos, o franqueado e toda a equipe contratada devem participar dessas capacitações. Somente assim é possível absorver toda a expertise da rede e garantir o atendimento aos padrões exigidos.
Além disso, vale destacar que a relação entre franqueador e franqueado é de logo prazo, então, podem surgir alguns atritos e momentos de discórdia. Portanto, as duas partes precisam colaborar para conseguir manter um relacionamento saudável e superar todos os desafios para que a unidade seja uma franquia de sucesso.
Depois de entender mais sobre as obrigações do franqueador e franqueado, espero que fique mais fácil avaliar as opções de franquia e escolher a melhor rede para investir.
Se você gostou do conteúdo e tem interesse em abrir uma franquia, entre em contato conosco e saiba como se tornar um franqueado da Odontoclinic!
Lucas Romi é Sócio e Vice-presidente de Expansão e Novos Negócios da Odontoclinic.