Movidas pela necessidade de ampliar seus diferenciais competitivos, atender as demandas por tecnologia da população, diversificar seus produtos e tornar seus processos mais ágeis e eficientes, empresas de todos os portes e segmentos têm direcionado seus esforços para difundir uma mentalidade inovadora, com foco em crescimento e satisfação dos clientes.
Esse contexto, sem dúvidas, também é válido para as franquias. Para termos uma ideia, segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), a inovação foi a grande responsável pelo crescimento das franquias em 2017 (de acordo com a própria ABF, o segmento cresceu 8% em 2017 e prevê alta de 9% para 2018).
Se você ainda tem dúvidas da importância da tecnologia para o crescimento de sua franquia, aproveite este artigo para entender, de uma vez por todas, como uma visão inovadora pode beneficiar, e muito, a expansão de seu empreendimento.
Mercado de franquias e o cenário de transformação digital
Conforme já abordamos aqui no blog, os investimentos em inovação fazem parte de uma mudança na postura das empresas em geral que, antenadas com as demandas do mercado consumidor, iniciaram, nos últimos anos, um processo de transformação digital focado na implantação de tecnologias e soluções capazes de otimizar a eficiência operacional, aumentar a capacidade de produção e a oferta de produtos e serviços mais sofisticados.
Só no ano passado, uma pesquisa da IDC, consultoria especializada em tecnologia da informação, apontou que negócios em todo o mundo investiram mais de 1 trilhão de dólares em ações de transformação digital.
Dentro desse cenário, o mercado de franquias também tem buscado ampliar seu viés inovador. Entre 2014 e 2016, quase 92% das franqueadoras investiram na criação de algum novo produto ou serviço (números da 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras – ABF/CNS). No mesmo levantamento, 45% dessas empresas informaram ter adotado novos equipamentos e softwares para o andamento dos negócios.
Com tudo isso, já é possível afirmar que sim, o mercado de franquias, como um todo, já abriu os olhos para a tecnologia e a transformação digital. O segredo para os investidores é buscar marcas consolidadas, com histórico de sucesso no campo da inovação.
O papel da tecnologia no crescimento de uma franquia
Assim como para outros modelos de negócio, a tecnologia assume diversos papéis quando o assunto é o crescimento de uma franquia. As empresas franqueadoras podem utilizar soluções, para, por exemplo:
- tornar mais eficientes as operações internas de uma franquia no plano da gestão financeira, contábil, de estoques, pessoas, clientes e atendimento;
- melhorar a comunicação com os franqueados;
- ampliar a oferta de produtos ou serviços;
- atingir com mais eficiência o público-alvo de uma franquia;
- entender as demandas dos consumidores e melhorar os níveis de satisfação e encantamento.
Com todos esses benefícios, é fácil entender porque os investimentos em tecnologia e inovação foram o pilar do crescimento do mercado de franquias nos últimos anos.
Franquias Odontológicas x Tecnologia
Pensando, especificamente, no setor de saúde, a busca pela inovação não só se expandiu, mas sim, lidera o crescimento dos investimentos em inovação quando observarmos o ambiente de negócios global. De acordo com levantamento da PwC divulgado pelo Valor Econômico, esse setor, que engloba o mercado de odontologia promete aportes na casa US$ 165 bilhões em 2018.
Sendo também o mercado que mais cresce dentro do segmento de franquias, é natural que as empresas franqueadoras da área de saúde se direcionem, cada vez mais, para uma mentalidade com foco na oferta de inovação e melhores produtos e serviços.
Desde sempre antenada com as tendências tecnológicas do mercado, a Odontoclinic é pioneira em disponibilizar para seus franqueados ferramentas de ponta que melhoram a gestão de clínicas e aumentam o poder de decisão de dentistas e investidores, tendo como base indicadores precisos e dados concretos sobre todos os departamentos de um negócio.
Os pacientes da Odontoclinic também podem colher os benefícios da transformação digital por meio de soluções avançadas que permitem, por exemplo, antecipar os resultados de um tratamento em 3D, realizar escaneamentos digitais ou Raio-X panorâmico para documentação, fazer uso de alinhadores transparentes e contar com todos os avanços da Ortodontia Digital.
Tecnologia para clínicas odontológicas
A importância da tecnologia para o sucesso de uma clínica odontológica é bem claro, tanto na execução do serviço quanto na gestão do negócio. Confira aqui alguns exemplos dessas tecnologias e como elas podem adicionar valor ao trabalho realizado em sua clínica.
1. Softwares de gestão
Administrar os recursos da empresa, sejam eles finanças, pessoas, tempo, clientes ou materiais, exige uma série de estratégias e ferramentas. Para manter o controle de todas essas informações, é sempre bom investir em um software de gestão adequado.
Com o auxílio dessa ferramenta, você terá menos dificuldades para traçar um plano estratégico e identificar pontos de melhoria. Além, claro, de poupar tempo na hora de realizar diversos trabalhos burocráticos.
2. Aplicativos para celular
Como a navegação em aparelhos móveis já é a norma para muitas pessoas, então você também pode usar essa tecnologia como parte de suas estratégias de gestão e aquisição de clientes. Aplicativos como o Google Agenda, Trello, WhatsApp e afins, podem potencializar diversos aspectos do seu negócio, facilitando o contato com novos clientes, agendamento sem conflito de horário e coordenação de equipes.
3. Atendimento remoto por vídeo
Uma modalidade de atendimento odontológico que têm ganhado bastante destaque no mercado de franquias é a consulta remota. Principalmente devido ao isolamento social.
Nesse atendimento, o dentista entra em uma chamada de vídeo com o cliente, o qual diz quais são seus sintomas e usa a câmera para fazer uma avaliação preliminar. Isso ajuda a identificar casos mais graves rapidamente sem que o paciente precise se deslocar até a clínica de imediato.
4. Scanner intraoral
Se você quer ampliar bastante a qualidade do serviço prestado em sua clínica odontológica, investir em escaneamento intraoral é uma boa opção. A forma de uso dessa máquina lembra um pouco um ultrassom, onde o aparelho é deslocado pela superfície ligado a uma câmera. No fim do processamento, é gerada uma imagem tridimensional da arcada dentária do paciente, permitindo um exame mais aprofundado e detalhado.
5. Prótese de zircônia
Próteses de dentes são um tratamento recorrente em várias clínicas odontológicas, pois ajudam na preservação da arcada dentária e na qualidade de vida do paciente. Porém, elas também podem ter um efeito estético, deixando o sorriso mais branco.
As próteses de zircônia são bem conhecidas por obter esse efeito. A zircônia é um tipo de porcelana muito resistente e brilhante, obtendo um tom perolado com facilidade. É um dos materiais mais utilizados para a produção de próteses dentárias de alta qualidade.
6. Agulha de anestesia eletrônica
A anestesia é um processo básico das consultas odontológicas, mas também é algo que causa alguma ansiedade. A aplicação pode ser dolorosa e há sempre casos de pessoas que ficam desconfortáveis, pois não absorvem a substância corretamente.
Uma forma de evitar isso é minimizar as chances de erro na aplicação. Para isso, é utilizada uma agulha de anestesia eletrônica, a qual faz uma aplicação bem mais precisa de localidade e quantidade da substância.
Tudo isso porque acreditamos que os cuidados com a saúde bucal podem e devem usufruir dos avanços da tecnologia, para o atendimento das necessidades de nossos pacientes. Então, se você está pensando em investir em uma franquia odontológica, que tal embarcar conosco nessa jornada de transformação digital?
Se quiser dar os primeiros passos para adotar mais tecnologia no mercado de franquias odontológicas, então entre em contato com a Odontoclinic e veja como podemos ajudar.