Abrir uma franquia que tem um forte trabalho de treinamento para franqueado vai contribuir para o sucesso de seu negócio!
O treinamento para franqueado é uma das principais contribuições da franqueadora para seu sucesso ao empreender. Não importa se você é novo na gestão ou não, com os cursos da marca, você tem mais possibilidades de progredir, certo?
Nós da Odontoclinic entendemos essa necessidade e investimentos para mostrar aos nossos franqueados como montar uma franquia odontológica e ter mais sucesso com ela.
Para esclarecer a importância do treinamento para franqueado e mostrar os nossos diferenciais, conversamos com Sergio Oliveira, diretor de operações e negócios da Odontoclinic. Acompanhe!
Por que o treinamento para franqueado é essencial?
Um dos pontos positivos do modelo de franquia é que ele apresenta menos riscos do que abrir uma empresa do zero, mesmo para quem não tem muita experiência em gestão de negócios. Porém, isso não significa que esse preparo será menos útil para manter o desempenho.
Bons treinamentos abordam diferentes temas de acordo com seu perfil de franqueado, como os fundamentos para a gestão da empresa, capacitação da equipe, como utilizar ferramentas e metodologias da marca, técnicas de vendas, entre outros assuntos.
A longo prazo, esse investimento é um benefício mútuo para franqueadora e franqueado, já que o sucesso da unidade também representa mais rentabilidade e melhor reputação para a marca.
Quais são as frentes do treinamento para o franqueado da Odontoclinic?
Para que nossos franqueados tenham ótimas chances de sucesso em seu novo empreendimento, a Odontoclinic implementa a plataforma digital Academia Odontoclinic, na qual reunimos todos os treinamentos necessários, os quais são divididos em duas frentes, como veremos a seguir.
Treinamento para o franqueado
Estes são os treinamentos que passam o know-how da Odontoclinic para os novos franqueados — neles, falamos dos fundamentos do negócio e das orientações para melhorar seu desempenho. Com esses treinamentos, é possível aprender a partir da ampla experiência de mercado já adquirida pela franquia.
“Fomos a primeira rede de franquia de odontologia no Brasil e são mais de 20 anos de experiência. Assim, podemos desenvolver o conhecimento do franqueado nos pontos que são fundamentais, seja um franqueado que é dentista ou que vem de outro segmento.”, explica Sergio Oliveira.
Treinamento para a equipe
Além da capacitação do franqueado, a Odontoclinic também tem treinamentos para toda a equipe da sua franquia odontológica, garantindo que esses profissionais saberão como atuar no dia a dia. Dessa forma, as tarefas fundamentais estarão cobertas.
Sergio Oliveira descreve melhor esses treinamentos: “isso inclui comercial, financeira, administrativa, técnicos, os dentistas. A gente trabalha capacitando-os para que consigam executar suas funções com qualidade, oferecendo um atendimento de excelência e garantindo que a franquia atinja seus objetivos de venda e faturamento”.
E quanto aos diferenciais dos treinamentos da Odontoclinic?
Para contribuir ao máximo com o sucesso dos franqueados, a Odontoclinic está sempre aprimorando e refinando seus treinamentos. Esse nível de suporte é um dos melhores e mais completos no mercado de franquias no Brasil.
Veja aqui alguns dos principais diferenciais que oferecemos em nossos treinamentos para franqueados.
Cuidado extremo na transferência de know-how
A prioridade dos nossos treinamentos é fazer com que os novos franqueados estejam tão capacitados para administrar seus negócios quanto qualquer outro gestor. Parte do suporte da Odontoclinic envolve colocar nossos melhores profissionais para passar esse conhecimento adiante.
“Quando o franqueado assina o contrato, ele é convidado a participar das trilhas de treinamento com a gente, ele vai fazer uma integração, um curso de liderança, passo a passo de implementação, treinamento de busca de ponto. Tudo isso é ministrado por especialistas internos, o que inclui gerentes, coordenadores, diretores, são pessoas do dia a dia do negócio e que tem muito para transmitir”, explica Sergio Oliveira.
Treinamentos para todas as etapas da clínica
O diretor de operações e negócios menciona também sobre como a Odontoclinic recebeu o prêmio Reclame Aqui por sua excelência de atendimento e odontologia humanizada. E esse é apenas um dos resultados do alto investimento em treinamento para franqueado. Marketing, financeiro, gestão de pessoas, procedimentos técnicos, entre outros tópicos, são amplamente abordados e explicados em nossos conteúdos.
Formatos variados
Dependendo do seu contexto e da sua rotina, diferentes formatos de treinamento podem ser mais efetivos. Com isso em mente, a Odontoclinic tem materiais e métodos de treinamento em formatos variados.
Muitas aulas que eram ministradas presencialmente ganharam uma versão EAD durante a pandemia. Mas ainda contamos com muitas interações presenciais, como Sergio explica na sequência.
“Na semana de inauguração da clínica, dois gerentes de negócio vão à clínica para inaugurar junto da equipe. A gente abre ao público sempre na quarta-feira, assim ganhamos dois dias para fazer treinamento presencial e mostrar in loco como tudo funciona, caso surjam dúvidas”.
Ajuda no processo seletivo de colaboradores
Sergio Oliveira também cita a importância do processo de recrutamento e como o treinamento para o franqueado aborda isso. “Quando ele vai formar a equipe, também temos uma especialista em recrutamento e seleção, que treina e ajuda o franqueado no processo seletivo. Mostramos como fazer anúncio de pessoas, o que é preciso buscar, como selecionar, perfil comportamental etc.”.
A longo prazo, o objetivo é reduzir a rotatividade de colaboradores e criar uma equipe mais consolidada e eficiente. Além disso, a ideia é destacar talentos e promover os recursos humanos do franqueado.
Atualizações constantes
Para que os conteúdos de qualquer treinamento sejam relevantes, eles devem ser revisados e aprimorados. Sergio Oliveira destaca esse ponto como uma das qualidades centrais do trabalho realizado pela Odontoclinic: “um treinamento que funcionava há 10 anos talvez não funcione mais. Mesmo já tendo visto muita coisa acontecer, a gente sempre se atualiza e traz boas práticas de mercado”.
Uma dessas atualizações é o Bom Dia, Odontoclinic. “Trata-se de uma programação especial para a área de clínica, é semanal, com cerca de duas horas de duração. Nós trazemos convidados para falar de temas importantes para a rede. Tem cunho de treinamento de produtos, novas ferramentas, atualização de sistemas, entre outras”, diz Sergio.
Há ainda mais um cuidado da rede Odontoclinic: “a gente não inaugura uma clínica se a equipe não tiver passado pelos treinamentos e se o franqueado não tiver feito o que ele precisa fazer junto dos nossos especialistas. Isso é uma garantia para que a unidade comece a operar com força total, já que todos conhecem a operação”, aponta o diretor.
Com um treinamento para franqueado mais elaborado, a Odontoclinic empodera os empresários para que conquistem bons rendimentos — isso faz com que cerca de 70% deles tenham mais de uma unidade da rede.
Assim, a transmissão de know-how não melhora só o dia a dia dos franqueados, mas impacta também a experiência positiva dos pacientes atendidos na clínica e traz relevância à marca.
Se você quer conhecer mais sobre a Odontoclinic, nossos treinamentos e como se tornar um franqueado, entre em contato conosco e vamos conversar.