A leitura é uma atividade fundamental para quem deseja expandir conhecimentos e continuar se aprimorando em sua área. Atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível optar, inclusive, entre a comodidade dos e-books e a leitura dos tradicionais livros físicos. O importante é não deixar de se atualizar!
Isso vale, também, para os franqueados e empreendedores, que podem utilizar os livros como um instrumento para expandir suas habilidades de gestão. Aprender mais sobre o assunto, afinal de contas, é um passo decisivo para quem deseja se diferenciar no mercado. Não à toa, as falhas nos processos gerenciais estão entre as principais razões do insucesso de uma empresa, segundo estudo do Sebrae.
Por isso mesmo, em nosso post, nós separamos 11 livros indispensáveis para quem deseja ampliar suas competências na arte de administrar um negócio. Não deixe de conferir a lista!
1. O gestor eficaz (Peter Drucker)
Além de ser considerado o pai da administração moderna e ter construído uma carreira de sucesso internacional na Universidade de Nova York, Peter Drucker foi autor de mais de 30 publicações, dentre as quais, muitas se tornaram best-sellers. Em ‘O Gestor Eficaz’, Drucker traz uma série de boas práticas que podem potencializar a gestão de negócios, franquias e empresas de todos os portes.
2. Os cinco desafios das equipes (Patrick Lencioni)
Por que algumas equipes produzem mais do que outras? Como gerir pessoas com sucesso? Nesse livro do consultor Patrick Lencioni, que já é um best-seller com mais de 2 milhões de cópias vendidas, o autor constrói uma série de histórias para explicar essas questões e apontar o “caminho das pedras” na hora de extrair o melhor de um time de colaboradores.
3. Empresas feitas para vencer (Jim Collins)
Nem sempre a empresa que conta com os melhores produtos é a que vencerá no mercado. Quebrando uma série de paradigmas e respondendo à pergunta “o que torna uma empresa excelente e duradoura dentro de seu segmento de atuação?”, Jim Collins, um dos maiores consultores e palestrantes sobre negócios do mundo, traz um livro indispensável para aqueles que buscam o sucesso na gestão de suas empresas.
4. Marketing 4.0: do tradicional ao digital (Philip Kotler)
A quarta sugestão de nossa lista dos melhores livros sobre gestão é daquele que é considerado o papa do marketing contemporâneo. Philip Kotler é professor da prestigiada Kellogg School, nos Estados Unidos.
Nesse livro, o autor analisa as mudanças no perfil do consumidor, cada vez mais conectado, exigente e atento ao posicionamento das marcas, para traçar os principais pilares do chamado marketing 4.0. Nele, o mercado se volta, cada vez mais, para o ambiente digital na hora de fazer a gestão de campanhas e de seus modelos de comunicação com o público.
5. A estratégia da inovação radical (Pedro Waengertner)
Já que estamos falando de transformação digital, nada melhor do que um livro que dá dicas sobre gestão da inovação e como difundir uma mentalidade realmente inovadora nas empresas. Em “A estratégia da inovação radical”, o fundador da aceleradora ACE, Pedro Waengertner, explica a importância de saber combinar agilidade e resultados dentro dos novos paradigmas de gestão empresarial.
6. Administração financeira (vários autores)
O livro “Administração financeira” já pode ser considerado um clássico para aqueles que desejam saber mais sobre como organizar as finanças de uma empresa, independentemente de seu porte ou modelo. O título conta com uma tradução brasileira do professor Roberto Lamb, da Escola de Administração da UFRGS, na qual são realizadas análises de casos e adaptações para a realidade empresarial brasileira.
7. Gestão estratégica de franchising (vários autores)
Não poderíamos nos esquecer de comentar uma importante obra para quem deseja otimizar a gestão de uma franquia. Estamos falando do livro “Gestão estratégica de franchising”, escrito por consultores da Práxis Business, que analisa uma série de aspectos do mercado de franquias e como é possível ter sucesso nesse segmento tão desafiador.
8. Comunicação Não-Violenta — Marshall B. Rosenberg
A forma como você se expressa é tão importante quanto o conteúdo que você quer transmitir. Apontar o erro de alguém, por exemplo, exige certo cuidado, ou você pode apenas colocar a pessoa na defensiva e dificultar ainda mais qualquer mudança positiva de comportamento.
Quanto mais essa atitude se repete, mais difícil será a convivência e cooperação dentro da empresa. Em seu livro, “Comunicação Não-Violenta”, Marshall B. Rosenberg fala sobre esses efeitos e como você pode mudar a sua forma de se expressar para evitar esses cenários. Com ele, você poderá construir uma ambiente de trabalho mais leve e saudável para todos os colaboradores, além de melhorar sua relação com seus colegas.
9. Os primeiros 90 dias: estratégias de sucesso para novos líderes (Michael Watkins)
Ao contrário do que alguns acreditam, muitas pessoas mudam de carreira em vários pontos de sua vida, sendo algumas mudanças mais drásticas que outras. Em todos os casos, pode ser difícil para qualquer um se adaptar a uma nova posição, outras responsabilidades ou apenas a um ambiente de trabalho diferente.
Foi pensando nisso que Michael Watkins escreveu o livro “Os primeiros 90 dias”. Nele, o autor se aprofunda um pouco mais na forma como você pode fazer para se adaptar, com foco especial nos seus 90 primeiros dias em uma posição. A ideia é que, se você conseguir seguir essas dicas e tiver uma boa adaptação nesse período, todo o resto pode se encaminhar com alguma facilidade.
10. Equipes brilhantes: como criar grupos fortes e motivados (Daniel Coyle)
Do que você acha que depende o nível de desempenho e qualidade do trabalho em uma equipe? Do nível de qualificação dos integrantes? Do equipamento? Dos processos? Sim, mas há outro fator que nem sempre é levado em conta: a cultura de trabalho que você promove no dia a dia do seu negócio.
Daniel Coyle fala sobre isso em seu livro, “Equipes Brilhantes”, além de orientar o leitor sobre como usar a cultura organizacional para motivar e engajar sua equipe. Ele fala, também, sobre como a diversidade dentro do ambiente de trabalho, tanto de habilidades quanto de perfis e opiniões, contribui com a inovação e o crescimento de qualquer equipe.
11. Princípios (Ray Dalio)
Em um sistema, existem regras explicitas e implícitas que devem ser seguidas e, em alguns casos, também podem ser usadas dentro de uma estratégia de negócios e investimento. Saber quais são elas e como podem ser usadas para tomar decisões é um passo importante para garantir seu melhor desempenho.
É sobre isso que Ray Dalio fala em seu livro, “Princípios”. Nele, o autor oferece lições claras e bem diretas sobre como tomar decisões em seus negócios e investimentos. Com decisões melhores, você também terá melhores resultados em longo prazo.
Com essa lista de livros sobre gestão, você já terá bastante material para iniciar seus estudos e para aprimorar suas habilidades. O tempo e a prática farão com que cada um desses conselhos contribua mais com o seu crescimento enquanto profissional.
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