Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o mercado odontológico movimenta quase R$ 40 bilhões por ano. Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) afirma que 9 em cada 10 brasileiros dizem ir ao dentista uma vez por ano, no mínimo.
Esses são apenas alguns dados que demonstram o aquecimento do setor e, para aproveitá-lo, é possível recorrer à franquia odontológica. Esse modelo de negócio oferece diversas vantagens e pode ajudar quem deseja fazer investimentos mais certeiros. Entretanto, é preciso entender melhor o mercado para tomar uma decisão mais segura.
Pensando nisso, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber antes de se tornar um franqueado. Continue a leitura e confira!
O que é uma franquia odontológica?
Uma franquia odontológica consiste em uma rede de clínicas de Odontologia que atuam de maneira padronizada, com o apoio de uma franqueadora, nome dado à empresa matriz, responsável pela criação e consolidação da marca.
A operação dos franqueados no mercado acontece mediante o cumprimento de certas regras, como o pagamento de taxas previstas em contrato e a padronização de características e processos. A intenção é que a rede entregue a mesma experiência para os pacientes, independentemente da unidade, pois isso fortalece a marca.
Quais são as principais vantagens de ser um franqueado?
Ser franqueado é uma decisão que pode trazer diversos aspectos positivos, especialmente para quem deseja usar seu patrimônio de maneira estratégica. Por causa das características de funcionamento desse modelo, inclusive, é mais fácil alcançar os objetivos desejados.
Para entender melhor, veja quais são os principais benefícios de se tornar franqueado e conheça melhor essa oportunidade!
Modelo de negócio validado
Quando se começa um empreendimento, é preciso desenvolver um plano de negócios e validar esse modelo. Ou seja, deve-se definir corretamente quais serão os serviços prestados, os valores, a forma de captação de clientes e assim por diante. Porém, fazer tudo isso do zero leva tempo e ainda apresenta chances consideráveis de erro.
Com uma franquia, não é preciso se preocupar com isso. Afinal, a franqueadora fez todo o trabalho e já validou o modelo de negócio. Portanto, pensando em franquias odontológicas já consolidadas, você tem a certeza de que investirá em uma alternativa que tem maiores probabilidades de dar certo.
Atualização contínua das estratégias de gestão
Gerenciar um negócio é uma tarefa que exige uma tomada de decisão estratégica e a consideração de diversos fatores. Se tudo não for planejado da melhor maneira, os erros podem custar caro para o negócio.
A gestão de franquia, por outro lado, pode ser mais vantajosa. Afinal, todas as estratégias já foram testadas pela franqueadora, que assumiu a maior parte dos riscos iniciais. Então, você sabe exatamente o que fazer para comandar o negócio.
Além de tudo, a franqueadora está em constante atualização e, assim, apresenta novos métodos para cuidar do negócio. Como resultado, o desempenho tende a ser favorecido.
Aproveitamento de uma marca consolidada
Começar uma marca do zero requer planejamento, estratégia e muito esforço. É preciso fazer com que as pessoas conheçam, se lembrem e, depois, confiem na marca. É um processo que pode levar meses ou mesmo anos, além de exigir grandes investimentos.
Abrir uma franquia inverte essa lógica, já que permite que você adote uma marca que já é consolidada no mercado e que as pessoas já conhecem. Com isso, é possível ter mais competitividade e atrair mais interessados.
No caso de uma franquia odontológica, isso é ainda mais importante. Afinal, estamos falando da saúde e da estética da boca, o que faz com que os pacientes busquem marcas nas quais confiam.
Potencial escalável de crescimento
Devido ao funcionamento do sistema de franquia, o crescimento é favorecido de diversas maneiras. Em primeiro lugar, há a união entre marca consolidada, modelo de negócio e gestão estratégica. Tudo isso favorece a tomada de decisão e auxilia o aproveitamento das oportunidades.
Além do mais, a atração de clientes não depende apenas dos esforços do franqueado. A marca realiza campanhas para toda a rede, e isso pode fazer com que a sua unidade receba cada vez mais interessados.
Para completar, você sempre pode abrir mais uma unidade da franquia, caso tenha os meios e se houver uma boa oportunidade. Com isso, há como obter ganhos multiplicados com base nos resultados de várias unidades.
Suporte por parte da franqueadora
Começar um negócio por conta própria pode ser solitário, o que aumenta os riscos e pode afetar os resultados. Com uma franquia, por outro lado, você nunca estará só, e a franqueadora oferecerá todo o suporte.
Isso é essencial para tirar dúvidas, receber orientações valiosas e aprender com a experiência de quem consolidou o negócio. Na prática, é uma excelente maneira de driblar os desafios e contar com uma ajuda altamente qualificada.
Como funciona uma franquia de clínica odontológica?
Apesar de ser importante, não basta conhecer os benefícios que estão atrelados à abertura de uma franquia. É preciso entender como tudo funciona, até mesmo para se preparar adequadamente para o processo.
A primeira etapa é marcada pela escolha de franquia e pelo contrato firmado entre franqueado e franqueador. Depois, vem o desenvolvimento do negócio. Entenda como tudo funciona!
Exploração da marca
Quando o acordo está selado entre as partes, o franqueado passa a ter o direito de explorar a marca. Então, significa que será possível abrir uma clínica com o nome e a logo da franqueadora, indicando que o negócio faz parte da rede.
A exploração da marca também acontece ao longo de todo o funcionamento: em campanhas e divulgações, contratos com fornecedores, entre outros. Isso é possível mediante a cessão dos direitos de exploração, que é prevista em contrato.
Transferência de know-how
O franqueado não usa apenas a marca da franqueadora. Ele também tem o direito de aproveitar o know-how, ou seja, todo o conhecimento desenvolvido e acumulado pela franqueadora.
Isso significa usar o modelo de negócios, receber orientações sobre as melhores formas de gestão e ter as ferramentas para superar desafios. Para que isso seja possível, ocorre o pagamento de taxas.
Os royalties incidem sobre o faturamento e estão diretamente ligados a essa transferência de conhecimento. Já a taxa de propaganda serve para criar um fundo que é usado pela empresa para realizar campanhas de marketing e divulgação que favorecem toda a rede — incluindo a sua franquia.
Atendimento aos padrões da rede
A sua atuação na franquia odontológica também deverá acontecer com alinhamento aos padrões estabelecidos pela rede. Então, significa que você terá que seguir determinadas características que são definidas previamente pela franqueadora.
Será necessário prestar os mesmos serviços odontológicos previstos na rede, cobrar valores semelhantes e prestar um atendimento que esteja à altura das demais unidades. Com isso, é possível fortalecer o conceito de rede.
Suporte em todo o processo
O funcionamento de uma franquia odontológica inclui, ainda, um suporte altamente qualificado por parte da franqueadora. A empresa responsável pode realizar treinamentos e atualizações, por exemplo.
Ela também atua para tirar dúvidas e ajudar a superar obstáculos existentes, com base no aprendizado consolidado com a atuação no mercado. Esse contato, inclusive, é um dos principais diferenciais para quem investe em uma franquia.
Qual é o investimento inicial necessário?
Outro ponto essencial sobre a franquia odontológica envolve os custos que estão atrelados a ela, com destaque para o investimento inicial. Esse entendimento prévio é importante para que você consiga se planejar e, assim, dispor de todos os recursos que são necessários para a tarefa.
Pensando nisso, descubra qual é o investimento inicial que é exigido e seus principais componentes.
Taxa de franquia
A taxa de franquia é o principal valor cobrado nesse momento inicial. Ela corresponde a um pagamento único e que funciona como uma espécie de aquisição quanto à cessão dos direitos de exploração da marca.
Ou seja, para abrir uma unidade da empresa e realmente compor a rede franqueada, você precisará quitar esse valor — e só então poderá dar os próximos passos.
É preciso ter cuidado com franquias baratas, já que a estrutura, o suporte e o valor de marca ajudam a compor o preço. Portanto, um valor muito baixo pode comprometer o alcance desejado de desempenho, assim como a longevidade do negócio.
Dependendo do caso, é possível financiar todo o valor da franquia com a ajuda de linhas de crédito de instituições financeiras. Assim, você pode escolher uma alternativa com bom potencial mais facilmente.
Capital de giro
Outro custo inicial atrelado a uma franquia odontológica envolve o capital de giro. Ele corresponde ao montante que deve ficar disponível para que a empresa consiga arcar com as obrigações de curto prazo, o que permite assegurar a saúde financeira do negócio e dar mais segurança ao franqueado e aos seus clientes.
Como no começo da operação as receitas costumam ser menores, mesmo com uma marca forte, é preciso prever um capital de giro mais elevado para esse período.
Adaptação do espaço
Há, ainda, os custos vinculados à adaptação do ponto escolhido. Será necessário, por exemplo, realizar o aluguel ou mesmo a compra do imóvel, se for o caso. Depois, é preciso realizar obras para garantir a padronização com outras clínicas da rede.
A franquia odontológica exigirá, ainda, investimentos com mobiliário e equipamentos, de forma igualmente padronizada. Como essa é uma responsabilidade do franqueado, é necessário dispor dos recursos para realizar esses procedimentos.
O que é preciso para abrir uma franquia odontológica?
Para abrir uma franquia odontológica, não basta ter interesse na área. É preciso atender a alguns critérios, no que é conhecido como perfil do franqueado. Em geral, a franqueadora define as características que permitem determinar se um investidor tem potencial para ser franqueado.
Isso não significa que seja preciso ser dentista ou especialista na área de Odontologia para abrir uma franquia do tipo. Por outro lado, mesmo sendo um profissional desse segmento, é necessário cumprir certos requisitos. Então, veja quais são as características mais relevantes para se tornar um franqueado!
Demonstrar desejo de empreender e superar limites
Quem investe em abrir um negócio, normalmente, tem interesse em ser o próprio chefe e busca liberdade e ganhos maiores. Trata-se do chamado perfil empreendedor, que é essencial para quem deseja ter uma franquia odontológica.
Além disso, é esperado que você queira alcançar e superar limites existentes. Afinal, é isso que dá origem ao crescimento da unidade e de toda a rede. Sem esse tipo de ambição, você pode não ter o seu desejo de investimento atendido.
Ter disciplina e persistência
Outro ponto importante tem a ver com o comprometimento do franqueado com a própria unidade. Não adianta achar que a franquia odontológica já está consolidada e que, por isso, não é preciso se dedicar.
Para ser um franqueado, você precisará demonstrar disciplina e capacidade de se envolver com os negócios de forma completa. Além disso, deverá ser persistente, tanto para superar as etapas iniciais quanto para encarar os desafios.
Apresentar proatividade e responsabilidade
Não é porque a franquia odontológica tem um modelo de negócio pronto que não há nada a ser feito. Você pode e deve dar sugestões de melhoria e buscar novas formas de alcançar resultados — desde que com aprovação da franqueadora. Então, ter proatividade é essencial.
Manter um bom nível de responsabilidade também é indispensável para se tornar um franqueado. É necessário demonstrar comprometimento com o sucesso do negócio e de toda a rede, pois isso faz a diferença.
Ser capaz de lidar com as pessoas
Uma franquia odontológica lida, principalmente, com pessoas — e com sua saúde e autoestima. Os relacionamentos interpessoais, portanto, são componentes essenciais para o sucesso, sejam com pacientes, fornecedores ou colaboradores.
Sendo assim, espera-se que você, como franqueado, seja capaz de lidar com as pessoas, prestando um bom atendimento, garantindo uma experiência satisfatória e estimulando os funcionários a sempre melhorar. Uma boa franquia odontológica passa essa expertise por meio de treinamentos, mantendo toda a equipe no mesmo padrão.
Dispor do capital necessário
Além das características de perfil quanto à atuação, para ser franqueado é preciso dispor de todo o capital que é exigido. Então, você precisa ter o dinheiro referente à taxa de franquia, ao capital de giro e à adaptação do local.
Esse é um critério eliminatório por parte da franqueadora, então, o ideal é ter todas as informações estruturadas. Hoje, temos as opções de financiamento para uma parte desse valor, ainda assim é necessário ter uma reserva, ok? Somando isso às qualidades necessárias, você poderá integrar a rede.
Qual é o passo a passo para se tornar franqueado de uma clínica odontológica?
Decidir abrir uma franquia odontológica significa que você pesquisou os segmentos e, na área de saúde, escolheu por esse modelo de negócio. Depois dessa decisão inicial, é preciso seguir diversos passos para, de fato, tornar-se um franqueado.
O processo se torna mais simples quando você conhece as etapas, então, vale a pena entender quais são as fases necessárias para abrir uma franquia de clínica odontológica. Veja!
Pesquise as opções e escolha a franqueadora mais interessante
Após decidir que deseja uma franquia odontológica, é necessário pesquisar as opções disponíveis entre as empresas do ramo. Faça um levantamento das franqueadoras que atendem à proposta que você busca para investir e comece a pesquisar e comparar informações.
É importante conhecer o valor da taxa de franquia e o perfil exigido para o franqueado, por exemplo. Porém, é preciso ir além e considerar o nível de lucratividade e de rentabilidade do negócio, a consolidação no mercado, o crescimento ao longo do tempo e assim por diante. Isso reduzirá as suas opções e permitirá que você encontre uma alternativa principal.
Uma boa opção aqui é fazer as entrevistas e o processo inicial pra se tornar franqueado. Mesmo só fechando negócio com uma marca, você passa a entender melhor as possíveis concorrentes.
Realize a entrevista junto à franqueadora
Depois de selecionar a empresa do seu interesse, é necessário entrar em contato com a franqueadora. Provavelmente, a empresa agendará uma espécie de entrevista para verificar o seu perfil e conferir se existe o alinhamento necessário.
Você precisa se preparar para esclarecer as suas motivações por trás do investimento e demonstrar as qualidades que são priorizadas no perfil em questão. Se for necessário, apresente a documentação referente às finanças para facilitar a decisão.
Avalie toda a documentação do negócio
Caso você seja aprovado nessa pré-seleção, é hora de passar para o próximo passo: a análise de documentação e o cuidado com toda a burocracia. Nesse cenário, o mais comum é a avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF).
Esse documento reúne todas as informações cruciais sobre o negócio, como seu modelo de atuação, seus resultados e seu planejamento estratégico. Você poderá avaliá-lo sob a condição de manter os dados em sigilo e poderá usá-lo como base para tomar a decisão.
Nesse momento, também é possível pedir o contato de franqueados e ex-franqueados para conversar sobre a oportunidade. Se o negócio parecer atraente depois de realizar essa avaliação, é hora de fechar o contrato para se tornar franqueado.
Escolha e adapte o espaço de atuação
Com o contrato fechado, é hora de selecionar o espaço no qual será montada a sua clínica odontológica. Tanto esse processo quanto a adaptação do espaço devem passar pela aprovação da franqueadora.
Assim, é possível garantir as melhores oportunidades de negócio e de atração de pacientes, além de manter a padronização com o restante da rede. Ao final, espera-se que o ponto esteja padronizado, completo e adaptado.
Invista em marketing e divulgação para abertura
Com tudo pronto para iniciar, é o momento de desenvolver campanhas de marketing e divulgação para o novo negócio. A franqueadora realiza campanhas para toda a rede, mas é importante que você invista nisso para que, localmente, as pessoas fiquem sabendo sobre a chegada da unidade. Assim, logo no primeiro mês, você já contará com uma clientela.
Considere realizar um evento de inauguração ou anunciar nas mídias locais, por exemplo. Com uma estratégia bem-sucedida, é possível conquistar os primeiros pacientes desde o começo da operação e já começar a consolidar os resultados.
Padronize os processos da sua franquia
Com a abertura da franquia odontológica, é essencial se preocupar com as características de todos os processos que serão colocados em prática. Então, você deve padronizar os processos de acordo com as instruções da franqueadora.
Modo de atendimento, procedimentos, formas de pagamento, valores e tantas outras etapas devem estar alinhadas ao que é praticado no restante da rede. Dessa maneira, é possível obter resultados melhores.
Quais erros não cometer na hora de escolher uma franquia odontológica?
Antes de se tornar um franqueado, também é essencial entender quais são os erros na escolha da franquia que devem ser evitados. Afinal, uma escolha incorreta ou uma atuação inadequada podem prejudicar o seu desempenho e afetar todo o investimento realizado.
Sendo assim, o melhor é conhecer quais falhas são comuns e como elas podem ser evitadas. A seguir, veja quais são os pontos principais!
Deixar de pesquisar a franquia
Não é porque a franqueadora oferece uma oportunidade de negócio que ele é, necessariamente, vantajoso. Antes de investir seu dinheiro, seu tempo e seus esforços, é essencial pesquisar muito bem o negócio para tomar a decisão.
Quando você abre mão dessa etapa, corre o risco de não conhecer as insatisfações de ex-franqueados que podem se repetir com você, por exemplo. Também não conhecerá resultados de lucratividade e consolidação no mercado, o que aumentará as chances de falha.
Ignorar a definição de expectativas
Outro erro grave é não estabelecer as expectativas sobre a franquia odontológica de maneira clara. É essencial saber o que você espera da franqueadora, como você deseja que sejam os serviços e o modo de atendimento, assim como o quanto você pretende obter de retorno sobre o investimento.
Se tudo isso não for decidido antecipadamente, há o risco de você escolher uma franquia que, na prática, causará insatisfação com os resultados. Portanto, estabeleça esses elementos de forma clara até mesmo para poder escolher o negócio ideal.
Não ter o perfil adequado
Superar os desafios ao abrir uma franquia só é possível quando você apresenta as características certas para encarar a missão. Portanto, ter um perfil inadequado para esse modelo de negócio é um erro que pode ser fatal para o seu investimento.
Então, conheça antecipadamente o perfil esperado pela franqueadora e não tente demonstrar características e interesses que você não tem. Do contrário, seus esforços podem ser frustrados.
Abrir uma franquia odontológica tem diversas vantagens para quem busca um investimento com potencial e segurança. Para se tornar franqueado, é essencial conhecer muito bem o modelo, as características necessárias e os passos, pois tudo isso ajuda a alcançar o sucesso!
Se interessou por essa oportunidade? Entre em contato conosco da Odontoclinic e descubra como você nunca estará só nessa jornada — e ainda passará a contar com uma das marcas mais estabelecidas no que se refere à franquia odontológica!