Independentemente do tipo de negócio que você tem, conseguir conquistar mais clientes é fundamental para garantir sua longevidade. No mínimo, é uma forma de aumentar seu faturamento e contribuir com sua reputação.
Porém, mesmo para os melhores profissionais, isso pode ser uma tarefa difícil. Especialmente na área de odontologia, em que há muitas outras coisas com as quais você deve se preocupar.
Mas, claro, a gestão de clínica é igualmente importante para garantir a satisfação do público. A verdade é que não faltam dicas para dentistas conseguirem aumentar sua base de pacientes. Basta que você tenha alguns fatores em mente e esteja disposto a investir em outras partes do seu negócio.
Sabemos que pode ser bem difícil estabelecer o que deve ser feito, quanto mais entender por onde começar. Pensando nisso, trouxemos aqui uma lista com 7 dicas para dentistas que querem conquistar mais pacientes em sua clínica. Acompanhe!
1. Faça marketing digital
É fato que a internet se tornou o ponto de encontro principal entre todo tipo de negócio e seu público-alvo. Com um pouco de conhecimento e uso inteligente, você pode construir uma lista de pacientes bem robusta e continuar alcançando mais pessoas a cada dia.
Mas, para isso, é necessário investir em boas estratégias de marketing digital. Elas podem envolver o uso de uma série de ferramentas e canais diferentes, como redes sociais, anúncios no Google Ads, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outras coisas.
A escolha desses canais e como eles serão usados depende diretamente do tipo de público que você quer alcançar e da localidade. Por isso, é importante fazer sua pesquisa e ver quais opções se adéquam aos seus objetivos.
2. Disponibilize a marcação de consultas online
Atualmente, os pacientes buscam praticidade e rapidez, pois o dia a dia tende a ser cada vez mais corrido. Diante disso, você precisa oferecer um pouco mais de agilidade, especialmente no momento do atendimento e de marcar as consultas.
Para isso, uma das melhores dicas para dentistas é utilizar a tecnologia e o seu site para fazer o agendamento de consultas online. Com um canal assim, você certamente receberá mais contatos de seu público, tendo a oportunidade de organizar tudo com mais eficácia.
Além disso, é possível investir um pouco mais em automação, fazendo com que o próprio paciente agende suas próximas consultas. Desde que todos usem o mesmo sistema, não haverá conflitos com os agendamentos via telefone ou aqueles feitos pessoalmente.
3. Invista em sua equipe
Ter um time bem preparado também faz toda a diferença na hora de captar mais pacientes. Desde o primeiro contato com o atendimento até o trabalho de reavaliação, cada um desses colaboradores é responsável por garantir que seus futuros pacientes se sintam acolhidos e bem encaminhados.
Sem treinar a equipe, é bem mais difícil fazer seu negócio crescer. Sendo assim, para poder melhorar seu desempenho, é necessário investir no melhor preparo do seu time, promovendo treinamentos e orientando-os no dia a dia. Basta um pequeno investimento de tempo e recursos e você verá um aprimoramento considerável em todas as suas rotinas.
4. Tenha um atendimento humanizado
Não há como falar em dicas para dentistas sem mencionar o atendimento humanizado. Mesmo assim, muitas pessoas não entendem bem o que isso significa, perdendo a oportunidade de colocá-lo em prática.
De forma bem simples, um atendimento humanizado é aquele que entende as demandas específicas do paciente, considerando suas necessidades de forma holística na hora de fazer sua proposta de valor e entregar o serviço. Dessa forma, ele se sente mais acolhido e consegue receber um serviço de melhor qualidade.
A humanização do atendimento também tem a ver com a linguagem. É importante que sua equipe saiba como se adaptar e conversar com cada novo paciente, não apenas reproduzir processos predeterminados de atendimento.
5. Proporcione conforto ao paciente
Seja na sala de espera, seja durante o atendimento, seus pacientes precisam se sentir seguros e confortáveis. Diversos fatores, como limpeza, organização, pontualidade e clareza dos procedimentos, afetam bastante o estado emocional do seu público, o que também muda a forma como ele percebe seu trabalho.
Quando o seu paciente se sente muito desconfortável em sua clínica odontológica, é bem mais provável que ele perca o interesse em seu atendimento. Ter cadeiras adequadas, climatização, um ambiente arejado e talvez um pouco de entretenimento, enquanto espera para ser atendido, como revistas e uma TV, pode fazer uma grande diferença nas suas chances de atrair mais pacientes.
6. Trabalhe o seu networking
Mesmo que o seu trabalho de divulgação seja a base para desenvolver o público que você busca, o que mais pesa na escolha do paciente por uma clínica é a opinião de outras pessoas. Isso vale tanto para análises de outros feedbacks distribuídos online quanto para indicações pessoais de quem já foi atendido.
Se você quer construir um público para sua clínica, então, é importante investir em sua rede de contatos. Quanto mais opiniões positivas e parcerias você tiver com seus clientes por meio de uma boa experiência, mais fácil será atrair novos pacientes ao longo do tempo. Essa é uma das mais importantes dicas para dentistas que você pode receber.
7. Crie vínculo com o paciente
Por fim, é vital que você saiba como manter um vínculo com seus pacientes, mesmo depois de concluir seu tratamento. Afinal, um bom trabalho de pós-venda pode render a você várias indicações, uma boa reputação e, claro, novas consultas.
O primeiro passo é pedir o feedback do paciente, entendendo melhor o que ele pensou do serviço e como você pode melhorá-lo em futuros atendimentos. Em seguida, você deve encontrar formas de estabelecer contato, sendo que as redes sociais são alguns dos canais de maior efetividade para manter a proximidade com o público.
Agora que você tem estas dicas para dentistas, pode dar os primeiros passos para conquistar mais pacientes em sua clínica e se destacar no mercado. Porém, é importante lembrar que, independente de qualquer um destes passos, você deve continuar fazendo um bom trabalho de atendimento e de gestão para obter bons resultados.
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