O mercado de franquias é um dos mais sólidos e rentáveis segmentos de negócio do país. Isso não significa que você pode descuidar da gestão do negócio, afinal de contas, uma má gestão financeira de franquia pode arruinar o seu negócio. A gestão ruim é uma das principais razões para o encerramento de empresas, segundo estudo anual do Sebrae.
E dentro do universo da gestão, sem dúvidas, um gerenciamento financeiro eficiente está entre os maiores pilares para o crescimento sustentável de uma franquia.
Pensando nisso, neste post separamos quais os principais erros de gestão financeira que um franqueado pode cometer e como é possível sanar essas falhas para que ele tenha sucesso no mundo dos negócios. Não deixem de acompanhar!
1. Não manter um fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o instrumento-base de qualquer gestão financeira eficiente. Por isso, descuidar desse acompanhamento, que, se possível, deve ser diário, é uma das falhas mais comuns e evitáveis quando falamos da sustentabilidade de uma franquia.
De modo bem objetivo, o fluxo de caixa é a relação entre as entradas e saídas de capital de um negócio. Esse registro, das receitas e despesas, deve ser mantido da forma mais detalhada possível, a fim de aumentar a precisão de sua tomada de decisões e evitar riscos para o futuro de sua franquia.
2. Não separar as contas da franquia das contas pessoais
Misturar as contas pessoais com as da empresa é outro erro bastante corriqueiro no dia a dia das franquias e que pode afetar consideravelmente a gestão de uma clínica odontológica.
Além de impactar o fluxo de caixa e o acompanhamento do crescimento do negócio, essa prática pode gerar distorções nos custos-fixos da franquia. O ideal para evitar esse tipo de problema é estabelecer um pró-labore — remuneração que o franqueado define para si mesmo e para os sócios do negócio — e seguir à risca os valores estabelecidos.
3. Não buscar apoio da franqueadora
Uma das principais vantagens de participar do sistema de franquias é contar com a possibilidade de buscar apoio do franqueador para enfrentar os desafios comuns do dia a dia empresarial. Na Odontoclinic, por exemplo, além de oferecermos treinamentos de gestão, orientamos os franqueados a estabelecerem processos bem-estruturados e indicadores financeiros que vão auxiliá-los a manter as contas da franquia sempre no azul.
Além disso, contamos com um sistema de gestão de ponta, que possibilita o acompanhamento da evolução de sua clínica em tempo real e lhe dará maior poder para a tomada de decisões. Tudo isso para garantir um crescimento financeiramente sustentável de sua clínica.
4. Falhar na gestão do estoque
Imagine que você está em meio a um tratamento e percebe que algum material importante está em falta na sua clínica. Para não correr esse e outros riscos — como a perda de itens fora da validade ou o excesso de materiais armazenados, somente uma gestão de seu estoque realizada com eficiência deve ser considerada como instrumento ideal.
Diretamente ligada à gestão financeira, o gerenciamento de estoque envolve ainda o acompanhamento dos custos de seus produtos e quais deles são mais utilizados para determinar, por exemplo, os preços de um tratamento, promoções e outras decisões de ordem financeira e estratégica.
5. Perder prazos de vencimento
Para crescer com segurança, é indispensável evitar perdas e uma relação ruim com fornecedores, não impactar a imagem tanto de sua franquia, quanto da marca que você representa e manter as contas em dia.
6. Falhar no acompanhamento de métricas financeiras
Você sabia que o seu negócio fala constantemente com você? Ao acompanhar as métricas financeiras da sua empresa, você consegue saber o que está dando certo e o que deve ser modificado.
Existem várias métricas desse tipo, e conhecê-las é fundamental para fazer a gestão financeira de franquia.
ROI
O Retorno Sobre o Investimento (ROI) tem como objetivo verificar se determinado investimento da empresa trouxe o resultado esperado. Para calcular o ROI, você deve seguir a seguinte fórmula: (ganho – investimento) / investimento.
Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) revela o quanto a sua empresa gasta para conquistar cada cliente. O cálculo é muito simples, basta dividir o valor investido na aquisição de um cliente pelo número de clientes conquistados.
A sua franquia fez um anúncio em uma revista? Divida o valor pago pelo número de novos clientes e verifique se essa ação teve um custo adequado para a realidade da sua empresa.
Existem outras métricas financeiras relacionadas ao mundo dos negócios, mas o ideal é que elas sejam definidas por alguém com experiência em finanças ou contabilidade. Por isso, converse com o seu contador para que esse profissional o ajude a determinar métricas adequadas para a sua franquia.
7. Não fazer planejamento financeiro
Imagine a seguinte situação: você está vendo a previsão do tempo e descobre que choverá bem no dia em que havia marcado um churrasco ao ar livre. Você ignoraria tal informação?
É claro que não. O planejamento nos ajuda a tomar decisões melhores — e em relação à gestão financeira de franquia, o planejamento financeiro fará com que a empresa não se endivide com fornecedores, colaboradores e sócios.
Se você sabe que no final do ano precisará pagar o 13º salário dos seus funcionários, não é melhor se preparar com antecedência? Agora, imagine uma empresa que ignora tal fato e faz um investimento em troca de equipamentos, reforma e compra de materiais tudo para esse período?
Então, corre-se o risco de faltar capital, mesmo que o movimento da clínica esteja indo bem. O planejamento financeiro não tem a ver com o número de negócios fechados.
Acredite se quiser, mas há negócios que conseguem se manter no azul, mesmo quando o movimento está bem baixo. O segredo? Planejamento financeiro apropriado.
8. Entrar na guerra de preços
Os seus preços devem respeitar os custos e a expectativa de lucro. Descontos podem existir, é claro, mas eles precisam fazer parte de uma estratégia de marketing.
Por exemplo: em vez de cobrar menos pela instalação de um aparelho ortodôntico, você pode oferecer um desconto a esse cliente, caso ele recomende a sua marca para seus amigos e colegas.
Logicamente, promoções devem ser planejadas com antecedência — elas precisam ter objetivos e regras claras e obedecer às recomendações do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Baixar o preço apenas para lotar a clínica é uma bobagem. Os fornecedores continuarão cobrando o valor que cobram, os custos-fixos permanecerão os mesmos, assim como os salários dos profissionais. Então, por que recorrer a essa tática tão arriscada? Em muitos casos porque os empreendedores avaliam tal ação como uma boa estratégia de divulgação. Pode até ser que ela deixe a sua empresa famosa, mas ela não se sustenta por muito tempo e pode endividar o negócio.
Ademais, preços baixos não fidelizam os clientes. Assim que você voltar a cobrar o preço justo, eles reclamarão ou trocarão de dentista. Percebe que assim existe um risco de criar uma crise de imagem?
Como você deve ter percebido, a gestão financeira de franquia não pode ser menosprezada! Por isso, tenha responsabilidade na gestão financeira do seu negócio, evitando erros que podem comprometer a evolução da empresa — e o retorno do seu investimento.
Quer receber mais dicas sobre empreendedorismo? Então, assine a nossa newsletter — é de graça!