Investir em um empreendimento com o apoio de uma franqueadora geralmente é uma opção bem mais segura do que começar um negócio do zero.
Afinal, existe um modelo de negócio testado e aprovado, além do apoio de quem já tem experiência no mercado. Veja como abrir uma franquia em 10 etapas:
- 1. Pesquisa de franquias e seleção
- 2. Análise de viabilidade financeira
- 3. Negociação com a franqueadora
- 4. Análise e assinatura de contrato
- 5. Estudo de mercado local
- 6. Escolha do ponto comercial
- 7. Financiamento e capitalização
- 8. Recrutamento e treinamento
- 9. Implementação operacional
- 10. Estratégias de marketing local
Quer conhecer mais detalhes sobre o processo de como montar uma franquia? Vamos explicar cada passo, vem com a gente!
1. Pesquisa de franquias e seleção
Você já sabe em qual setor deseja atuar, então, para abrir uma franquia, inicie a pesquisa analisando o histórico da franqueadora. Considere fatores como a reputação da marca, a experiência dos franqueados e a aceitação do mercado.
Pesquise os franqueados atuais, como é a reputação local e online das unidades, o que os consumidores falam sobre etc. Você também pode agendar uma conversa com o time da franqueadora para entender o modelo de negócio e as vantagens de escolher a marca.
Compra de franquia
Geralmente, o interessado preenche um formulário inicial, mostrando que quer saber mais sobre a franqueadora.
Depois disso, há uma reunião inicial, que pode ser online ou presencial. Esse é o momento de perguntar e entender tudo sobre como a marca funciona, para saber se há uma combinação entre as partes.
A franqueadora, semelhantemente, vai avaliar o potencial do interessado de se tornar um franqueado da marca.
2. Análise de viabilidade financeira
O segundo ponto é o financeiro. Para analisar a viabilidade financeira, levante os custos associados à abertura da franquia.
Considere a taxa de franquia, custos de instalação (equipamentos, mobiliário, materiais etc.), despesas operacionais mensais e estimativas de receitas. Consulte a franqueadora para analisar projeções realistas.
3. Negociação com a franqueadora
Escolheu a franqueadora, pesquisou tudo sobre ela, conversou com a equipe comercial e fez a análise financeira, maravilha. Agora é hora de negociar a parte contratual.
A franqueadora vai apresentar a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento legal com informações detalhadas sobre a franquia, incluindo taxas, custos, obrigações e outros aspectos importantes.
Como funciona comprar uma franquia
Não tem como ter uma franquia se o seu perfil não bater com o da franqueadora. Os documentos vão estabelecer formalmente como essa relação deve acontecer, apresentando os direitos e deveres do franqueado.
Durante a negociação do contrato para abrir a franquia, você precisa entender as cláusulas essenciais, como ausência ou presença de território exclusivo, termos de renovação, obrigações de suporte, contribuição com fundos específicos etc.
4. Análise e assinatura de contrato
Após a revisão da COF, a franqueadora apresenta o contrato de franquia para revisão e assinatura.
O contrato conta como documento legal e define os termos e condições da relação entre franqueadora e franqueado. Peça ajuda especializada para analisar o contrato, caso precise.
Se tudo está conforme negociado, você assina e envia a documentação necessária para formalizar o negócio.
5. Estudo de mercado local
A franqueadora deve desenvolver um estudo de mercado para avaliar a demanda na região, a concorrência etc. O estudo considera fatores demográficos, concorrência local e acessibilidade.
Por exemplo, se a franquia oferece serviços especializados, como odontopediatria, a proximidade de escolas pode ser estratégica. A equipe da franqueadora deve apresentar essa análise para o franqueado, explicando os pontos levantados.
6. Escolha do ponto comercial
A escolha do ponto comercial pode determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Então, esse aspecto não pode faltar no nosso manual de como abrir franquia.
É com base no estudo de mercado que a franqueadora seleciona opções de localização estratégica para o negócio.
Quando a pessoa já tem o negócio e quer converter a bandeira (fazer parte de uma rede de franquias), a franqueadora também faz uma avaliação do ponto atual, para determinar se é ou não a melhor escolha diante das informações do mercado local.
7. Financiamento e capitalização
Para o financiamento, explore opções como empréstimos comerciais ou parcerias estratégicas. É interessante incluir uma reserva financeira para enfrentar desafios iniciais. Peça auxílio da franqueadora sobre qual é o valor que cobre essas despesas.
Prefira parcerias com instituições financeiras que têm experiência em financiar negócios do setor em que você vai atuar. Geralmente, a própria equipe comercial da franqueadora tem orientações sobre as opções de financiamento.
Como comprar franquia em funcionamento
Comprar franquia em funcionamento também é uma alternativa. Isso chama repasse de franquia. Nesse caso, você assume uma operação local que já existe e conta com a franqueadora para manter as atividades, fazer uma reinauguração e tudo mais.
8. Recrutamento e treinamento
O processo de recrutamento, ou seja, da atração dos profissionais da unidade, é amparado pela equipe da franqueadora. Você vai ter orientação sobre como divulgar as vagas e como fazer a seleção dos profissionais para trabalhar no negócio.
Todas as pessoas envolvidas recebem treinamentos sobre a operação. No caso da Odontoclinic, por exemplo, a marca auxilia na seleção de dentistas e equipe de apoio, aplicando treinamentos sobre sistema, agenda, finanças, comercial, atendimento etc.
Os novos franqueados da nossa rede passam uma semana na nossa sede, aprendendo tudo sobre o negócio. Além disso, também ocorre um dia de visita a outras clínicas da rede, para entender como funciona o modelo de negócios na prática.
9. Implementação operacional
Ao implementar a operação da unidade é preciso seguir os padrões de qualidade e protocolos da franqueadora. Claro que você não vai fazer isso sozinho, a equipe da marca sempre vai dar assistência e apoiar você nessas atividades.
A franqueadora vai auxiliar na escolha dos equipamentos, com fornecedores homologados, na implementação de sistemas de gestão etc. Todos os profissionais devem estar licenciados e certificados conforme as normas e melhores práticas.
10. Estratégias de marketing local
A franqueadora também executa toda uma estratégia de marketing para a inauguração da unidade e divulgação diferenciada nos primeiros meses de operação. Há uma negociação para isso já no contrato, junto com as informações do marketing para franquias.
Há também a recomendação e auxílio no fechamento de parcerias comerciais, como descontos para estudantes de escolas próximas ou colaboradores de comércios locais, campanhas de produtos específicos etc.
Marketing da franquia
Além de todo o aparato para o marketing local, como faixas na cidade, carro de som, propagandas em mídias locais, como TV e rádio etc., a unidade também conta com o esforço da equipe de marketing da franqueadora.
A Odontoclinic, por exemplo, teve a Juliana Paes como garota propaganda, já fez ações com o Neymar e é vencedora do Prêmio de melhor atendimento do Brasil faz quatro anos. Esse trabalho beneficia todas as unidades da marca pelo Brasil.
Como abrir uma franquia Odontoclinic
Agora que você já sabe as etapas de como abrir uma franquia, convidamos você a conhecer o modelo de negócios da Odontoclinic.
Estamos entre as melhores franquias do Brasil no ranking da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, temos o selo de Excelência em Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e estamos ansiosos para conhecer você.
Qual é o tamanho do seu sonho? Vamos conversar!