A relação dentista paciente é um dos fatores decisivos para definir como a sociedade vê essa área da saúde, para diferenciar clínicas odontológicas, fazer o posicionamento de mercado das marcas e construir a reputação dos profissionais que atuam nessa frente.
Todo o atendimento odontológico é baseado em confiança e essa confiança precisa ser honrada pelos profissionais. Esse assunto é muito importante, concorda? Então, vamos dialogar um pouco sobre ele, salientando alguns pontos importantes. Vem com a gente!
Humanização da Odontologia
A humanização da Odontologia é o ato de oferecer os cuidados dentários tratando as pessoas pensando nas especificidades de cada indivíduo. Então, o tratamento não é resolver a dor de dente ou fazer um canal, por exemplo, é realmente cuidar daquela pessoa para que ela se sinta bem desde o primeiro contato com a clínica em todos os detalhes.
Pense naquilo que nos faz humanos: fragilidades, inseguranças, medos, anseios etc. Quando humanizamos a Odontologia, estamos pensando justamente em tratar pessoas como pessoas, entendendo a complexidade dos comportamentos e trabalhando proativamente para compreender, ter empatia e estabelecer uma relação de confiança.
Humanização na relação cirurgião-dentista x paciente
Se a humanização é um conceito que precisa ser aplicado na forma como o layout da clínica odontológica é organizado, na comunicação da recepção e no atendimento antes do paciente entrar no consultório, esse fator é ainda mais importante quando a pessoa está aos cuidados do dentista.
Pacientes confiam nos profissionais para oferecer sim o resultado, mas isso não pode ser feito sem garantir o maior bem-estar possível durante todo o processo de tratamento. O cirurgião-dentista tem o dever de cuidar do conforto do paciente, provando que tratamentos odontológicos não são motivo de trauma, mas de sorriso.
Contato entre dentista e paciente
Para manter a melhor relação entre dentista e paciente, o primeiro passo é a capacitação profissional. A saúde está evoluindo e tornando os processos mais eficientes e menos invasivos. Então, o dentista deve ficar por dentro das melhores práticas do mercado, sempre trazendo inovação para dentro do consultório.
Além da parte técnica do trabalho e da oferta de tratamentos de ponta, o relacionamento interpessoal entre dentista e paciente é fundamental. Sendo assim, busque sempre melhorar suas competências sociais, estude sobre diversidades, oriente-se para o entendimento e cuidado focado em diferentes condições.
O impacto dessas ações vai aparecer na experiência do paciente. Como gestor de clínica odontológica, estenda esse cuidado à sua equipe. Assim, você vai ver a diferença no clima e no entrosamento entre as pessoas. O ambiente se torna emocionalmente seguro e também produtivo, influenciando positivamente os resultados.
Contato pós-consulta odontológica
Não é apenas na cadeira do dentista que a tecnologia precisa trabalhar a favor do paciente. Hoje em dia existem sistemas, automatizações em atendimento e dispositivos que auxiliam o acesso ao tratamento, a saúde e o bem-estar dos pacientes, como o envio de lembretes de datas de consulta, a oferta de diversas formas de pagamento etc.
A gestão da qualidade é outro ponto fundamental. Para isso, aplique pesquisas de satisfação para cada etapa do atendimento ao paciente e analise cada cenário apontado para melhorar cada vez mais. Há diversos métodos e indicadores consagrados nesse sentido, como o NPS.
Dentista e paciente: a relação de consumo
Não podemos esquecer que o dentista presta um serviço para o paciente. Então, além de todo o cuidado com a saúde e com o atendimento, devemos nos manter atentos ao código de ética da Odontologia em relação às práticas de publicidade, propaganda e marketing, além de conhecer todos os direitos e deveres do paciente enquanto consumidor.
Relacionamento entre dentista e paciente
A relação dentista x paciente é um dos pilares do tratamento odontológico e faz toda a diferença para a experiência das pessoas com os cuidados dentários e para a reputação da clínica. Isso também afeta os resultados, mostrando reflexos inclusive na satisfação do dentista com a própria carreira.
Falando em contato das pessoas com a Odontologia, marketing, tecnologia e carreira, o que você acha dos dentistas que são influencers? Temos um texto sobre o assunto: leia sobre digital influencer odontológico e saiba mais!