O treinamento em franquias é um dos pontos a serem avaliados na hora de decidir pelo investimento. O principal diferencial de comprar uma franquia é poder contar com todo o apoio e experiência da franqueadora, então os treinamentos demonstram a real capacidade da marca de replicar as práticas de sucesso.
Você sabe quais tipos de treinamentos para redes de franquias devem ser garantidos pela franqueadora? Preparamos esse conteúdo para esclarecer as principais dúvidas a respeito, mostrando as principais temáticas. Assim, você fica preparado na hora de avaliar as opções de investimento. Quer saber mais? Vem com a gente!
Importância do treinamento em franquias
Os treinamentos em franquia são parte importantíssima da transferência de know-how da franqueadora para o franqueado. É por meio deles que os franqueados entendem o DNA da marca, vendo como se aplica no dia a dia do negócio, além de comprovarem toda a estrutura oferecida.
A aplicação de treinamentos também é uma forma da franqueadora medir o desempenho das unidades franqueadas, afinal, é possível acompanhar a performance após a aplicação dos conhecimentos. Isso também beneficia o posicionamento da marca, já que traz resultados positivos, reforçando os padrões de qualidade.
Tipos de treinamento para rede de franquias
Os treinamentos podem ser focados em gestão, para motivação da equipe, implementação de tecnologias, lançamento de novos produtos e campanhas etc. Além disso, antes de começar os trabalhos, a franqueadora também dá todo o suporte operacional para o franqueado. Entenda mais sobre os tipos de treinamento para franquias a seguir!
Treinamento inicial em franquia
O treinamento inicial é o primeiro contato da nova unidade com a estratégia operacional da marca franqueadora. A Odontoclinic, por exemplo, conta com um sistema próprio, feito com base nas demandas das clínicas. Então, os processos são estruturados e as utilidades do sistema são apresentadas.
Nesse primeiro momento também são apresentados os valores da marca, mostrando quais são os pilares da atuação e alinhando as políticas do negócio. É um momento de troca. Assim, ocorre também um acerto entre as expectativas da franqueadora em relação ao comportamento dos franqueados.
Treinamento de novas tecnologias
Entrou um novo produto no portfólio, existem novos equipamentos no consultório ou uma nova função no sistema? A franqueadora aplica o treinamento para todos terem o melhor aproveitamento da novidade.
O mesmo vale para sazonalidades em relação às vendas. Na Odontoclinic, preparamos os franqueados para as campanhas, fornecendo materiais comerciais com todos os detalhes e dicas para receber os pacientes da melhor forma.
Treinamento de marketing e vendas
Fazer boas negociações e vender bem não é questão de aptidão natural do vendedor, mas sim requer muito conhecimento técnico e prática. Por isso, a franqueadora tem o dever de proporcionar treinamentos de vendas e marketing para os franqueados.
No marketing, a franqueadora deve passar todo o planejamento e os resultados da pesquisa de mercado, mostrando as características do público alvo, da demanda da região, do comportamento dos concorrentes etc.
Os treinamentos comerciais devem ser baseados no produto ou serviço específico da marca, ensinando a responder as principais dúvidas e questões dos potenciais clientes, como quebrar objeções e aplicar técnicas consagradas de vendas e negociação.
Treinamento financeiro para franqueados
O treinamento financeiro vai muito além de ensinar a equipe a usar um sistema de faturamento. Para acompanhar o crescimento do negócio, os franqueados precisam entender as metas e métricas financeiras. Para isso, a franqueadora deve oferecer treinamentos de gestão financeira para os sócios franqueados.
Aqui também entra a questão tecnológica, afinal, o dono da unidade precisa acompanhar o desempenho mesmo quando não está por perto, acessando o sistema de qualquer lugar e obtendo os insights para analisar as informações e tomar decisões estratégicas, apontando, inclusive, quais pontos de melhoria pedem mais treinamento.
Treinamento para motivação
Administrar as finanças é muito importante, mas a gestão de pessoas também é fundamental para o sucesso do negócio. Manter a equipe engajada é um desafio e impacta a reputação da marca e seus resultados. Por isso, o treinamento para motivação da equipe também é ministrado pela franqueadora.
Na Odontoclinic, levamos o treinamento em franquias a sério, por isso temos soluções presenciais e a distância, com metodologia própria testada e aprovada em todo o Brasil. Focamos no aprimoramento constante de toda a rede, para que todos os franqueados sejam parte da história de sucesso da marca.
Odontologia de qualidade, processos de gestão eficientes, tecnologia de ponta e suporte ao franqueado: quer ter acesso? Saiba mais e entre em contato com a gente!