Você já ouviu falar em fundo de marketing? Esse é um termo do mundo do franchising e, se você quer empreender, é muito importante entender o significado. Fundo de propaganda, taxa de marketing, taxa de publicidade, são vários nomes, mas a mesma finalidade.
Vamos explicar aqui o que é o fundo de propaganda e como ele beneficia as unidades da marca. Quer saber mais? Vem com a gente!
O que é fundo de propaganda de franquia?
O fundo de propaganda é um percentual dos royalties da franquia destinado para o marketing da marca. Também se chama de fundo de marketing. O fundo de marketing é administrado pela franqueadora e custeia publicidade a nível nacional, por exemplo.
Como o fundo de marketing é usado?
A franqueadora usa o fundo de publicidade para investir em grandes canais de divulgação e ter um time interno de marketing digital, entre outros recursos, fortalecendo o bom posicionamento da marca. O fundo de marketing da franquia é usado para:
- anúncios na televisão, rádio, outdoor e outras mídias nacionais;
- parcerias publicitárias, como embaixadores, garotos propaganda, perfis de influencers;
- lançamento de campanhas de produtos;
- trabalho ativo de conversão de clientes, com contato telefônico e online;
- estratégia de inbound marketing;
- elaboração de posts para redes sociais;
- criação de peças de marketing para as unidades etc.
Assim, a marca recebe maior visibilidade e ganha prestígio, garantindo seu lugar na mente dos consumidores, aplicando ações estratégicas e trabalhando o marketing 360º. O resultado final é maior captação de clientes para as unidades.
Atendimento ao cliente
No modelo de franquias, há unidades espalhadas por todo o país. Então, é comum que os clientes procurem a franqueadora para consumir os produtos e serviços. Aí, a franqueadora precisa encaminhar esses potenciais clientes para as unidades mais próximas.
Então, o fundo de marketing serve para ter o suporte para que os prospects cheguem às unidades e também uma equipe entrando em contato com essas pessoas e encaminhando os atendimentos.
Gestão de relacionamento com o cliente
Na Odontoclinic, por exemplo, temos um site otimizado, no qual a pessoa pode procurar a clínica odontológica mais próxima e agendar a avaliação. Além disso, temos uma equipe dedicada a responder comentários, marcar consultas e tratar reclamações nas redes sociais.
Esse trabalho é tão bem feito, que a Odontoclinic foi eleita a clínica odontológica com melhor atendimento do Brasil por quatro anos consecutivos, no prêmio do site Reclame AQUI, votado pelos consumidores. Isso é muito positivo para atrair novos pacientes, já que a marca ganha reconhecimento e recomendação do público.
Time interno de marketing
Além de ter um time de atendimento auxiliando as unidades na busca por clientes e fechamento das propostas comerciais, outro grande diferencial é o uso do fundo de marketing para ter uma equipe interna de marketing digital.
As pessoas procuram pelo nome da marca e encontram sites e redes sociais alimentadas, com informação relevante, tudo funcionando dentro da estratégia para potencializar a demanda das unidades.
Criação de peças para redes sociais
A Odontoclinic, por exemplo, conta com uma equipe de criação, disponibilizando material para as unidades postarem, além de suporte para gerenciar as plataformas digitais. Parte desses recursos fez você chegar nesse texto. Legal, né?
Além de receberem os materiais criados pela franqueadora, os franqueados podem solicitar materiais sob medida e contar com uma equipe profissional com acesso a tecnologia de ponta para desenvolvê-los.
Quanto custa o fundo para propaganda?
O fundo de marketing é de 2% do faturamento mensal para os franqueados Odontoclinic, por exemplo. O valor do fundo de propaganda varia de acordo com a marca.
Então, leia os documentos de aquisição da franquia com atenção e tire todas as suas dúvidas com o time comercial antes de assinar, para saber exatamente o que vai pagar e se planejar financeiramente durante a gestão da unidade.
A franqueadora também apresenta uma prestação de contas para os franqueados. Na Odontoclinic, por exemplo, o uso do fundo de marketing é apresentado ao conselho de quatro em quatro meses e também fica disponível em sistema para todos os franqueados.
Saiba mais sobre os custos de uma franquia
Ter esse suporte de um time de expert no assunto faz toda a diferença para o sucesso do marketing das unidades de franquia. Se você está pesquisando sobre custos de franquia, vale a pena entender também a taxa de franquia e os royalties: entenda o que são royalties e como se aplicam no franchising!