Ter uma boa gestão de capital de giro é fundamental para o funcionamento saudável e a continuidade de um negócio. O cálculo do valor é simples e o acompanhamento desse indicador pode melhorar o controle das atividades da empresa, facilitando a sua operação.
A seguir, trazemos diversas informações sobre o capital de giro. Continue acompanhando para aprender mais sobre o tema!
O que é capital de giro e qual é a sua importância?
O capital de giro é o valor que uma empresa precisa ter em caixa para conseguir arcar com suas obrigações de curto prazo e manter sua operação. Ele é importante porque assegura à empresa recursos para, dentre outros:
- o pagamento a fornecedores;
- as despesas correntes;
- a manutenção do estoque;
- a folha de pagamento de funcionários.
Como calcular o capital de giro da empresa?
O capital de giro corresponde ao valor que sua empresa precisa ter em caixa para funcionar de maneira saudável. Portanto, para seu cálculo, você precisa:
- somar todas as contas a receber e o valor armazenado no estoque;
- subtrair todas as contas a pagar, despesas e impostos.
O resultado é o seu capital de giro.
Como funciona o capital de giro nas franquias?
No sistema de franquias, a franqueadora detém uma marca ou patente e ela concede direitos de exploração comercial a terceiros, no caso, os franqueados. Estes têm acesso a todo o know-how da marca.
Em uma franquia, quem realiza a prestação de serviços ou venda de produtos é o franqueado. Dessa forma, você precisa ter um capital reservado para manter a empresa funcionando até que a entrada de lucro comece. Ou seja, você não pode pensar só no valor da franquia; é preciso ter também capital suficiente para manter a companhia funcionando pelo período em que ainda não há lucratividade.
A franqueadora, no geral, consegue fornecer informações sobre os valores mínimos para manter a franquia em dia. Lembrando que essa quantidade varia muito de acordo com a empresa e o tipo de negócio.
Como é possível realizar uma gestão de capital de giro eficiente?
A gestão de capital de giro demanda muito controle e rigor. Vamos mostrar algumas dicas simples para você inserir na rotina da sua empresa e ter mais eficiência nesse processo. Acompanhe!
Faça um bom planejamento
O controle do capital de giro deve contar com um bom planejamento, que inclui o registro regular e detalhado de todas as operações. Também é preciso trabalhar de forma que os valores gastos com despesas correntes sejam repostos rapidamente, a fim de evitar problemas financeiros.
Saiba negociar
É importante negociar melhores condições com os fornecedores, o que contempla descontos maiores para pagamentos à vista e prazos de pagamento mais adequados para contas a prazo.
As negociações ajudam a criar condições mais fáceis de quitação das contas, favorecendo um relacionamento mais duradouro com fornecedores e a minimização de riscos de endividamento.
Analise os custos
Uma ótima prática é avaliar os custos periodicamente e cortar gastos. Com uma gestão mais enxuta, é possível ter um melhor controle das finanças e evitar imprevistos com o capital da empresa. Uma boa gestão financeira contribui para a longevidade do negócio e para evitar cenários desfavoráveis.
Ter muita atenção ao capital de giro permite que você mantenha o negócio saudável e com grandes chances de prosperar. Além disso, com uma boa gestão desse item, é possível garantir melhores condições para investir, prevenir riscos e aumentar a competitividade no mercado.
Gostou de aprender sobre o capital de giro? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais!