Deter os direitos de uma franquia tem uma série de vantagens, mas sabemos qual é a primeira que vem à cabeça: o suporte ao franqueado. Não é para menos. Quem tem o apoio de uma franqueadora nos aspectos social e econômico tem tudo.
No entanto, esse suporte é uma vantagem bem mais ampla do que se imagina, porque ele vai além dos aspectos econômicos que envolvem franqueadora e franqueado. É por meio dele que são definidas e observadas as responsabilidades de ambas as partes, fazendo dessas regras quase um guia de como proceder no dia a dia da empresa.
Neste artigo, vamos destacar todas as vantagens que você adquire ao contratar uma franquia e poder contar com o suporte. A ideia é ajudar você a entender o que é o suporte da franqueadora e como ele ajuda na prática. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
O que é suporte da franqueadora?
Quando falamos de suporte ao franqueado, estamos nos referindo a uma série de auxílios de natureza operacional ou não. Assim, o empreendedor inexperiente que opta por uma franquia, por exemplo, tem acesso a treinamentos e know-how de uma marca consagrada.
Isso significa que você não começa um negócio do zero. Ao assinar o contrato, tem a certeza de que o passo a passo da implementação e posterior divulgação dos serviços franqueados vão ser ensinados a você.
Em outras palavras, a franquia é a cessão de conhecimento e práticas sólidas de uma marca ao franqueado, não apenas de vantagens econômicas.
O que é responsabilidade do franqueado?
Franqueadora e franqueado estabelecem uma relação que pode ser definida como parceria, mas, do ponto de vista jurídico, existe autonomia para realizar a prestação de serviços. Ou seja, ambas são pessoas jurídicas distintas.
No entanto, isso não significa autonomia total. O franqueado se compromete a receber orientação sobre o funcionamento operacional das suas atividades, obedecendo a um corpo de regras que fundamentam as bases do serviço oferecido pela franqueadora.
Sabe aquela excelência que o seu cliente espera quando contrata uma marca famosa? Pois é.
Qual é a importância do suporte para a sobrevivência do negócio?
O suporte ao franqueado vai além de um simples treinamento. Ele é uma forma de a franqueadora transmitir as técnicas que a levaram ao sucesso, mas também um modo de comunicar a importância do serviço prestado ou do produto oferecido.
Assim, há diversos aspectos de um modelo de franquia que impactam a vida dos consumidores e também a forma como os franqueados devem fazer negócios. Abaixo, organizamos os principais deles.
Aspecto econômico
As franquias são modelos de negócio testados e aprovados. Antes de serem franqueáveis, as marcas puseram todo seu esforço de administração, marketing e vendas na construção de produtos ou serviços com grande apelo de consumo.
Ou seja, se optar por uma franquia, você vai contratar algo que deu certo a ponto de poder se transformar em um processo que agora é transferido ao franqueado.
O resultado disso é que o impacto econômico do suporte é enorme. Além de contar com uma solução que já é conhecida pelos clientes, você tem acesso a um modo comprovado de fazer dar certo. Em termos econômicos, com certeza, você só tem a ganhar.
Aspecto social
Podemos compreender os aspectos sociais do suporte ao franqueado sob diferentes ângulos, sendo o jurídico um dos mais importantes. Segundo o Jusbrasil, portal online especializado em auxílio advocatício a pessoas e empresas, o impacto social está implícito em qualquer contrato de franquia.
Como fica dito pelos autores, “toda franquia gera reflexos que extrapolam o âmbito econômico de franqueadora e franqueado ao gerar novas vagas de emprego, através dos impostos pagos e o consumo dos serviços ou produtos da franquia”.
Além disso, empresas franqueadas acabam “aquecendo toda a economia, materializando, desta forma, a verdadeira função social do contrato que por vezes na história do franchising acaba sendo esquecido até mesmo pelas grandes marcas que atuam no setor.”
Aspecto ambiental
As franquias são modelos de negócio que respeitam regras nacionais ou internacionais de redução de impactos ao meio ambiente. Assim, com serviços ou produtos pensados em escala e desenvolvidos por times jurídicos, você tem mais chances de trabalhar com materiais, técnicas e procedimentos sustentáveis.
Além disso, há aspectos ambientais que se ligam à economia. É o caso do compromisso firmado por algumas empresas de gerar emprego a pessoas de baixa renda e criar oportunidades para quem está começando no mercado de trabalho, por exemplo.
Sustentabilidade da empresa
Neste caso, estamos nos referindo à sustentabilidade financeira. Como já foi dito, franquias são aplicações de modelos de negócios testados, com eficácia comprovada e alta taxa de aprovação pelos clientes.
Além disso, os modelos de gestão financeira são repassados aos franqueados durante os treinamentos. Assim, são baixíssimas as chances de haver descontrole nas contas, o que leva a uma administração mais sólida e tranquila.
Quais os diferenciais do suporte prestado pela Odontoclinic?
Você já entendeu que o franchising — no nosso caso, uma franquia odontológica — oferece plano de marketing e comunicação, além de ser uma marca consolidada, percebida pelos pacientes como acessível e com bom atendimento.
Recentemente, pensando no bem-estar dos clientes e dos nossos franqueados, reposicionamos nossa marca por meio de um processo de rebranding. Mudamos nossa identidade visual, pensando em uma melhor maneira de transparecer aquilo em que somos os melhores: segurança, tranquilidade e seriedade nos tratamentos.
Ser franqueado é, sobretudo, encurtar caminhos. É contar com uma parceria que já pensou exaustivamente nos aspectos social, ambiental, sustentável e econômico e agora transfere esse conhecimento a você de uma forma organizada.
É assim que o nosso suporte ao franqueado atua, e não é à toa que somos sinônimo de excelência e lucratividade. Sabia que a maior parte dos nossos franqueados já tem mais de um contrato com a gente?
Se quiser entender melhor o processo de franquia, nosso suporte e o retorno que você terá como franqueado, entre agora mesmo em contato com a gente para agendar um papo. Quem sabe não vai ser você o nosso próximo caso de sucesso?