Impressora 3D e Odontologia tem tudo a ver.
Impressão 3D é o nome que a gente dá para um tipo de prototipagem. O projeto inicial traz medidas exatas que são transmitidas para a impressora, que esculpe o material e assim fabrica a peça. Então, a impressora imprime no formato definido no projeto.
E como isso funciona na Odontologia? É disso que vamos falar. Quer saber mais? Vem com a gente!
Como funciona uma impressora 3D
Existem diferentes tipos de impressão 3D: fusão e depósito (FDM), sinterização seletiva a laser (SLS), estereolitografia (SLA), sinterização direta de metal a laser (DMLS), fusão por feixe de elétrons seletivo (EBM) etc.
O tamanho da impressora, e as máquinas específicas, também varia de acordo com o projeto. É possível imprimir peças de carro, brinquedos, alimentos, prédios (sim) e até tecido humano!
Há materiais diversos para fazer a impressão, como ABS e PLA. O primeiro é um plástico super leve e resistente, e o segundo é um polímero biodegradável. Também é possível utilizar resina, porcelana e safira, por exemplo.
Impressora 3D na Odontologia
A impressora 3D pode ser utilizada na Odontologia em cirurgias, implantes e próteses, placas para tratamento de bruxismo, alinhadores transparentes, entre outros.
O dentista pode imprimir uma réplica da região da operação para estudar a cirurgia. Pode imprimir versões de próteses e fabricar implantes para garantir que encaixa natural e perfeitamente na boca do paciente.
É possível usar a impressora 3D até em restaurações, confeccionando próteses parciais para dentes que tiveram perda estrutural significativa. Assim, o dente pode ser reposto por coroas ou blocos.
Software para impressão 3D
O CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing) não é novidade da área odontológica.
Primeiro, há o preparo dental para fazer o escaneamento. Depois, na etapa CAD, o software gera uma peça. O modelo virtual pode ser feito via fresagem (CAM), na qual o material é polido até chegar no formato projetado.
Então, consultórios odontológicos usam o software CAD para modelar virtualmente cada peça.
Vantagens de ter uma impressora 3D na clínica odontológica
Com uma impressora 3D, a clínica odontológica se torna muito mais tecnológica, investindo em inovação. Isso reflete na qualidade dos tratamentos, gerando um diferencial competitivo.
Você vai contar com produtos de alta precisão (próteses, placas, alinhadores, implantes) e mais produtividade, eliminando tempo de ajustes e logística.
Mais rentabilidade
Ter uma impressora 3D muda o padrão do tratamento, que ocorre digitalmente. Isso impacta a experiência do paciente. Então, a gestão pode considerar os custos envolvidos e o valor agregado, cobrando de acordo com essa análise.
Quanto custa uma impressora 3D
A partir de 3 mil reais. O preço varia de acordo com o modelo da impressora. Como dissemos, há diferentes tamanhos e tecnologias.
Além disso, é fundamental planejar também a compra dos materiais de impressão. A resina para impressora 3D, por exemplo, custa entre 500 e 3 mil reais.
E você, o que acha de ter impressão 3D no consultório odontológico? Comente com a sua opinião!