Que franquias são excelentes investimentos para quem deseja ter ótimos retornos financeiros de maneira segura, todo mundo já sabe. Pense no faturamento de 140 mil mensais e a lucratividade que pode chegar a 35%, no caso da franquia Odontoclinic, por exemplo. Mas aqui surge outra questão: quanto ganha um franqueado?
Se você não sabe como funciona o salário de um sócio investidor e quer tirar suas dúvidas, vem com a gente!
Faturamento e lucratividade da franquia
Antes de entender quanto ganha um dono de franquia, vamos entender alguns conceitos. Faturamento é o valor de tudo que entrou no caixa da empresa. Depois que todos os custos e despesas são pagos, o lucro é calculado e daí sai o salário do sócio.
Vamos usar o exemplo da Odontoclinic, com um faturamento médio de 140 mil reais por mês e lucratividade chegando a 35%. Isso significa que após pagar os royalties da franquia, a equipe e todas as despesas, temos o valor de 49 mil reais por mês.
Quanto ganha um sócio investidor
O pagamento do dono da franquia é retirado do lucro da unidade. Ainda usando nosso exemplo, dos 49 mil reais mensais, a gestão da franquia deve decidir quanto é o pró-labore, valor de pagamento do sócio pelo seu trabalho na empresa.
É muito importante que os franqueados determinem o pró-labore estrategicamente. Esse pagamento deve ser suficiente, mas sem comprometer as reservas da empresa, afinal, o faturamento pode flutuar de um mês para o outro.
O que é pró-labore
Pró-labore é uma forma de remuneração dos sócios pelos serviços prestados. É a remuneração que um sócio ou proprietário de uma empresa recebe pelo seu trabalho na administração do negócio, diferente do lucro que ele pode obter como participante do negócio.
Enquanto os colaboradores recebem salários fixos, os sócios podem retirar parte dos lucros como pró-labore. Esse valor varia de acordo com a participação de cada sócio nas atividades administrativas da empresa.
O pró-labore não é necessariamente vinculado ao rendimento da organização, mas sim ao trabalho do sócio ou proprietário.
Quanto ganha um dono de franquia
Não existe um salário base para franqueado. O próprio sócio vai determinar o valor de seu pró-labore, o mesmo vale para quando há mais de um sócio no negócio. Então, a remuneração do dono de uma franquia vai depender do desempenho do negócio e da forma que a unidade é gerenciada.
Como definir o valor do pró-labore
É possível optar por uma quantia fixa de pró-labore ou basear o pró-labore em uma porcentagem de acordo com o lucro líquido mensal. Para definir o valor do pró-labore, os sócios devem pensar qual quantia seria paga para um colaborador executar exatamente as mesmas funções.
Então, quanto ganha um franqueado? O equivalente ao que o mercado paga para um profissional da mesma função, suficiente para custear os gastos habituais dos sócios, mantendo o padrão de vida. Além disso, há também a distribuição de lucros, mas esse é outro assunto.
Leia o nosso texto sobre rentabilidade de franquias e entenda mais!