Se você quer aprimorar seus conhecimentos de gestão de negócios, precisa conhecer a Matriz BCG.
Além de avaliar o cenário internamente, com os seus produtos, você pode também avaliar os seus concorrentes, prevendo a movimentação do mercado, mitigando riscos e aproveitando oportunidades.
Quer aprender como usar essa matriz para posicionar produtos, planejar campanhas e conquistar mais espaço no mercado? Vem com a gente!
O que é Matriz BCG?
Matriz BCG é uma ferramenta de gestão que serve para mapear o portfólio de uma empresa de acordo com as fases do Ciclo de Vida do Produto (CVP).
Matriz BCG e Ciclo de Vida do Produto
O Ciclo de Vida do Produto é composto por 4 estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
A Matriz BCG posiciona os produtos de acordo com o CVP, possibilitando a análise sobre a participação de mercado e definição de estratégias para cada nível.
Vejamos a seguir o significados dos quadrantes da Matriz BCG!
Matriz BCG: vaca leiteira
A vaca leiteira na Matriz BCG representa aquele produto que é o ganha pão do negócio, com vendas estáveis e posicionamento de mercado consolidado.
A vaca é um produto com baixo crescimento de mercado, afinal, ele já tem uma posição estável, e alta participação relativa de mercado (market share).
Não devemos esperar uma alta nas vendas desse produto, mas podemos contar que ele vai vender o suficiente para dar conta de sustentar o negócio, gerando lucro.
Matriz BCG: abacaxi
O abacaxi na Matriz BCG representa aquele produto que traz baixa receita, vende pouco e não cresce.
Esses produtos pedem um ajuste na estratégia, caso contrário, podem dar prejuízo para a empresa e às vezes precisam ser descontinuados.
Matriz BCG: estrela
A estrela na Matriz BCG representa um produto que traz bastante receita e que vende muito, ou seja, um lançamento que se destaca pelo alto volume de vendas, antes de se estabilizar no mercado.
Quando as vendas param de crescer e o volume de vendas estabiliza, as estrelas podem se converter em vacas leiteiras ou em abacaxis, quando a participação de mercado também se torna baixa.
As estrelas trazem bastante faturamento, mas também pedem um investimento alto para ter esse retorno financeiro.
Matriz BCG: interrogação
A interrogação na Matriz BCG representa o produto que tem alto crescimento de mercado e baixo market share. São geralmente lançamentos.
Uma interrogação pode ter queda no crescimento, se transformando em abacaxi, ou ter crescimento na participação de mercado, se tornando uma estrela — que depois pode se tornar uma vaca.
Matriz BCG: exemplo
Um exemplo de vaca leiteira é a Coca-Cola, produto da multinacional com o mesmo nome. A última geração do Iphone é um exemplo de estrela da Apple, que pode se tornar uma vaca leiteira.
A Apple TV é um produto que pode se encaixar na interrogação, por exemplo, enquanto o iPod é um produto abacaxi, que foi, de fato, descontinuado. Os computadores da Apple também são vacas leiteiras.
O Dolly Guaraná é uma vaca leiteira, enquanto o Dolly Citrus é um produto abacaxi.
A batata frita e o Mc Lanche Feliz são vacas leiteiras do Mc Donald’s, enquanto os sorvetes McFlurry são estrelas. O McCafé é um produto interrogação, enquanto os pães de queijo do Mcdonald’s são abacaxis.
Você nem sabia que o Mc Donald’s tinha pão de queijo recheado de cheddar, né?!
Analisando a matriz
Os exemplos apresentados acima são ilustrativos mesmo, afinal, não temos os dados exatos de mercado de cada produto.
Portanto, para fazer a sua avaliação, você vai precisar de indicadores para avaliar a participação de mercado de cada produto, a rentabilidade, o lucro, quanto é gasto em sua produção, quanto é gasto na divulgação, qual é o ROI etc.
Como fazer Matriz BCG?
Primeiro, desenhe ou imprima o diagrama, com os quatro quadrantes. Depois, liste os produtos ou serviços que você quer analisar.
Após selecionar um produto ou serviço, você pode responder algumas perguntas para categorizá-los na Matriz BCG:
- Vacas leiteiras
- Qual é a participação do produto no mercado?
- Esse produto atende a uma demanda estável ou em declínio?
- Qual é a rentabilidade do produto?
- Quais são os custos de manutenção do produto em relação ao retorno financeiro?
- Estrelas
- Qual é a participação do produto no mercado?
- Qual é o potencial de crescimento de mercado para esse produto?
- Como esse produto se compara aos concorrentes em termos de inovação e diferenciação?
- Quais são os investimentos necessários para manter ou aumentar a participação de mercado desse produto?
- Interrogações
- Qual é a participação do produto no mercado?
- Quais são os desafios e obstáculos para aumentar a participação desse produto no mercado?
- Qual é a viabilidade de investir mais recursos para transformar esse produto em uma Estrela ou descontinuá-lo?
- Abacaxis
- Qual é a participação do produto no mercado?
- Qual é a lucratividade desse produto em comparação com outros produtos da empresa?
- Existem oportunidades de revitalizar ou vender esse produto?
Matriz BCG para preencher
A Matriz BCG é uma ferramenta muito relevante quando a empresa precisa definir um orçamento, decidir onde cortar gastos e onde aplicar dinheiro. Com essa análise de portfólio, a gestão consegue nortear o planejamento com base em informação de mercado.
Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em aperfeiçoar sua gestão e ter um negócio próspero, com bom posicionamento de mercado e tomada de decisão estratégica.
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