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Gestão de Clínicas

Exemplos de Matriz BCG, como fazer e dicas para analisar

Publicado por Franquia Odontoclinic em abril 4, 2024 | Atualizado em abril 25, 2024
5 minutos para ler
Gestão de clínica e consultório odontológico: guia prático para você

Se você quer aprimorar seus conhecimentos de gestão de negócios, precisa conhecer a Matriz BCG. 

Além de avaliar o cenário internamente, com os seus produtos, você pode também avaliar os seus concorrentes, prevendo a movimentação do mercado, mitigando riscos e aproveitando oportunidades.

Quer aprender como usar essa matriz para posicionar produtos, planejar campanhas e conquistar mais espaço no mercado? Vem com a gente! 

O que é Matriz BCG?

Matriz BCG é uma ferramenta de gestão que serve para mapear o portfólio de uma empresa de acordo com as fases do Ciclo de Vida do Produto (CVP).

Matriz BCG e Ciclo de Vida do Produto 

O Ciclo de Vida do Produto é composto por 4 estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

A Matriz BCG posiciona os produtos de acordo com o CVP, possibilitando a análise sobre a participação de mercado e definição de estratégias para cada nível.

Vejamos a seguir o significados dos quadrantes da Matriz BCG! 

Matriz BCG: vaca leiteira

A vaca leiteira na Matriz BCG representa aquele produto que é o ganha pão do negócio, com vendas estáveis e posicionamento de mercado consolidado.

A vaca é um produto com baixo crescimento de mercado, afinal, ele já tem uma posição estável, e alta participação relativa de mercado (market share). 

Não devemos esperar uma alta nas vendas desse produto, mas podemos contar que ele vai vender o suficiente para dar conta de sustentar o negócio, gerando lucro. 

Matriz BCG: abacaxi

O abacaxi na Matriz BCG representa aquele produto que traz baixa receita, vende pouco e não cresce.

Esses produtos pedem um ajuste na estratégia, caso contrário, podem dar prejuízo para a empresa e às vezes precisam ser descontinuados.

Matriz BCG: estrela

A estrela na Matriz BCG representa um produto que traz bastante receita e que vende muito, ou seja, um lançamento que se destaca pelo alto volume de vendas, antes de se estabilizar no mercado. 

Quando as vendas param de crescer e o volume de vendas estabiliza, as estrelas podem se converter em vacas leiteiras ou em abacaxis, quando a participação de mercado também se torna baixa.

As estrelas trazem bastante faturamento, mas também pedem um investimento alto para ter esse retorno financeiro. 

Matriz BCG: interrogação

A interrogação na Matriz BCG representa o produto que tem alto crescimento de mercado e baixo market share. São geralmente lançamentos. 

Uma interrogação pode ter queda no crescimento, se transformando em abacaxi, ou ter crescimento na participação de mercado, se tornando uma estrela — que depois pode se tornar uma vaca.

Matriz BCG: exemplo

Um exemplo de vaca leiteira é a Coca-Cola, produto da multinacional com o mesmo nome. A última geração do Iphone é um exemplo de estrela da Apple, que pode se tornar uma vaca leiteira. 

A Apple TV é um produto que pode se encaixar na interrogação, por exemplo, enquanto o iPod é um produto abacaxi, que foi, de fato, descontinuado. Os computadores da Apple também são vacas leiteiras. 

O Dolly Guaraná é uma vaca leiteira, enquanto o Dolly Citrus é um produto abacaxi.

A batata frita e o Mc Lanche Feliz são vacas leiteiras do Mc Donald’s, enquanto os sorvetes McFlurry são estrelas. O McCafé é um produto interrogação, enquanto os pães de queijo do Mcdonald’s são abacaxis.

Você nem sabia que o Mc Donald’s tinha pão de queijo recheado de cheddar, né?!

Analisando a matriz

Os exemplos apresentados acima são ilustrativos mesmo, afinal, não temos os dados exatos de mercado de cada produto.

Portanto, para fazer a sua avaliação, você vai precisar de indicadores para avaliar a participação de mercado de cada produto, a rentabilidade, o lucro, quanto é gasto em sua produção, quanto é gasto na divulgação, qual é o ROI etc. 

Como fazer Matriz BCG?

Primeiro, desenhe ou imprima o diagrama, com os quatro quadrantes. Depois, liste os produtos ou serviços que você quer analisar.

Após selecionar um produto ou serviço, você pode responder algumas perguntas para categorizá-los na Matriz BCG:

  • Vacas leiteiras
    • Qual é a participação do produto no mercado?
    • Esse produto atende a uma demanda estável ou em declínio?
    • Qual é a rentabilidade do produto?
    • Quais são os custos de manutenção do produto em relação ao retorno financeiro?
  • Estrelas
    • Qual é a participação do produto no mercado?
    • Qual é o potencial de crescimento de mercado para esse produto?
    • Como esse produto se compara aos concorrentes em termos de inovação e diferenciação?
    • Quais são os investimentos necessários para manter ou aumentar a participação de mercado desse produto?
  • Interrogações
    • Qual é a participação do produto no mercado?
    • Quais são os desafios e obstáculos para aumentar a participação desse produto no mercado?
    • Qual é a viabilidade de investir mais recursos para transformar esse produto em uma Estrela ou descontinuá-lo?
  • Abacaxis
    • Qual é a participação do produto no mercado?
    • Qual é a lucratividade desse produto em comparação com outros produtos da empresa?
    • Existem oportunidades de revitalizar ou vender esse produto?

Matriz BCG para preencher

A Matriz BCG é uma ferramenta muito relevante quando a empresa precisa definir um orçamento, decidir onde cortar gastos e onde aplicar dinheiro. Com essa análise de portfólio, a gestão consegue nortear o planejamento com base em informação de mercado.

Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em aperfeiçoar sua gestão e ter um negócio próspero, com bom posicionamento de mercado e tomada de decisão estratégica.

Estamos ao seu lado nessa missão: assine a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos com exclusividade! 

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