Fazer uma boa escolha do ponto para clínica odontológica é um passo fundamental para conquistar bons resultados e otimizar a lucratividade do negócio.
Ao se tornar um franqueado em odontologia, uma das primeiras tarefas recebidas é a escolha do ponto para clínica odontológica. Esse fator determina o tamanho inicial do empreendimento, o impacto no plano de negócio, a qualidade do serviço que pode ser prestado, o nível de organização, entre outros fatores.
A escolha do ponto para a clínica tem potencial para ser mais difícil do que alguns imaginam. Vários novos franqueados, incluindo aqueles que já atuam como dentistas, podem não saber muito bem quais são os critérios para escolher entre os imóveis disponíveis. No longo prazo, uma escolha ruim de localização pode impactar bastante no desempenho e na longevidade da sua clínica de odontologia.
Entre tantas possibilidades em um bairro, como acertar na escolha do ponto da sua clínica de odontologia? Conversamos com Fabiana Barros, gerente de implantação da Odontoclinic, que listou dicas valiosas. Vamos a elas?
Qual é a importância de um bom ponto para clínica odontológica?
Um ambiente aconchegante, em uma boa localização, pode atrair os pacientes. Nesse sentido, escolher o ponto para clínica odontológica pode ser um aspecto estratégico do seu negócio. Vale a pena dar uma atenção especial e garantir um local adequado.
Com uma boa localização, fica mais fácil atrair o seu público para consultas na clínica. Se o local tiver um acesso facilitado, as pessoas terão menos problemas para se dirigir à clínica.
Vale destacar que oferecer um atendimento humanizado e de boa qualidade é essencial para fidelizar quem procura a clínica e encantar essas pessoas, para que elas se tornem divulgadoras do negócio e aumentem, por consequência, a sua clientela.
Quais benefícios um bom ponto pode oferecer?
Ter um bom ponto comercial traz diferentes benefícios para uma clínica odontológica. Ao realizar uma boa escolha, você pode usufruir de todos eles. Confira os principais a seguir.
Conquista de pacientes
Com um lugar confortável e de fácil acesso, conquistar os pacientes fica mais fácil. Vale a pena investir tempo e contar com a ajuda de quem tem conhecimento no segmento odontológico.
Dessa forma, você consegue satisfazer os clientes e atrair mais pessoas, para lotar a agenda de atendimentos da sua clínica. Vale a pena investir em qualidade de atendimento e capacitação técnica, para manter seus clientes satisfeitos e solucionar todas as demandas que surgirem.
Diferenciação da concorrência
Já imaginou estar em um local distante enquanto o seu concorrente tem um ponto em um lugar estratégico da cidade? Você estaria em desvantagem competitiva. Com o auxílio de quem tem know-how, é possível fazer uma excelente escolha e sair na frente no mercado odontológico.
Se você deseja conquistar o mercado consumidor do local onde atende, encontrar um ponto para clínica odontológica adequado é fundamental.
Maximização dos resultados
Conquistando mais clientes, conseguindo fidelizá-los e se diferenciando da concorrência, você terá sucesso com suas estratégias. Dessa forma, os lucros tendem a aumentar e sua empresa ganha mais sustentabilidade financeira, conseguindo parcelas de mercado cada vez maiores e resultados melhores.
Saber escolher um bom local para atender seus pacientes e adequá-lo para oferecer conforto, além de ter um atendimento humanizado, pode ajudar a conquistar lucros mais altos.
Como escolher um bom ponto para clínica odontológica?
Há algumas questões estratégicas que devem ser utilizadas para fazer uma boa escolha de ponto para a clínica odontológica. Ao utilizá-las, você sai na frente da concorrência e tem tudo para conquistar resultados excepcionais. Confira quais são os passos para isso!
Avalie o custo do aluguel
Um dos primeiros fatores que devem ser considerados é o valor do aluguel, já que ele terá impacto direto no seu orçamento por todo o tempo de vida da clínica. De acordo com Fabiana, “não pode ser um aluguel muito elevado, senão, o franqueado não conseguirá custear e terá problemas de planejamento”.
Um erro comum, que a gerente de implantação destaca, é sempre procurar um imóvel com mais espaço que o necessário. A princípio, pode parecer uma boa ideia, para ampliar a unidade no futuro, certo? A questão é que o impacto imediato disso pode não ser tão positivo.
“Às vezes, o imóvel tem 400 metros quadrados, um espaço exagerado e que vai encarecer o aluguel. Optar por um espaço de 180 metros quadrados, na maioria dos casos, é suficiente e torna o custo mais viável.”, explica Fabiana.
Observe o fluxo de clientes no local
Uma significativa parte do público encontra consultórios e clínicas odontológicas pela Internet, mas também há uma porção considerável de clientes que encontram a empresa apenas caminhando pela rua. É importante estar em um ponto comercial que tenha um bom fluxo de possíveis clientes para melhorar suas chances de descoberta.
Fabiana fala um pouco mais sobre essa avaliação e sua importância:
“Por exemplo, na avenida X, você deve buscar algo entre a numeração tal e tal, porque é ali que tem os melhores polos geradores e que vão gerar mais fluxo de pessoas. Para nossos futuros franqueados, nós mostramos uma forma de contar quantas pessoas passam por ali — assim, elas entendem se existe um fluxo saudável para o negócio”.
Entre os documentos para uma abrir franquia que a Odontoclinic entrega aos interessados, já consta um estudo de ponto. Após a assinatura do contrato, esse material traz ainda mais detalhes, para que a escolha do ponto da clínica odontológica seja um sucesso.
Verifique a infraestrutura do prédio
Pode parecer óbvio, mas você também deve verificar as condições do ponto para franquia odontológica antes de se comprometer com um. Isso não significa que um local em circunstâncias pouco abaixo das ideais não possa ser uma boa alternativa: basta levar isso em conta no seu planejamento estratégico e na negociação com o proprietário.
“Aqui, são dois caminhos. Se o ponto para clínica odontológica precisa de muita reforma, ele vai demandar um custo maior — mas você pode negociar uma condição diferenciada no aluguel com o proprietário.”, esclarece Fabiana. Para quem não tem tanto capital ou quer um início mais rápido, buscar uma localização comercial que já apresente as condições ideais para começar o trabalho tende a ser a melhor opção.
Considerar o investimento necessário para deixar o ponto em condições de uso e o tempo que você pode esperar para isso é essencial. Desse modo, você assegura que tudo estará pronto quando começar os atendimentos, e que os custos associados vão estar dentro do planejado.
Veja a qualidade da fachada
Seguindo a mesma linha da visibilidade, você também precisa escolher um ponto que apresente uma fachada ampla e fácil de enxergar. Nas palavras de Fabiana Barros:
“O ideal é ter, no mínimo, 5 metros de fachada. Assim trabalhamos a comunicação visual com um acesso amplo. Não é ideal estar no térreo, com apenas uma portinha que dá para um corredor e, então, se chega à clínica — isso não dá a visibilidade desejada.”.
Dessa maneira, você pode criar atrativos para a fachada ganhar ainda mais apelo junto às pessoas que estão passando na rua. São bons exemplos: o logotipo com destaque, uma vitrine que chame a atenção e até mesmo o uso de balões ou demais recursos que possam facilitar a visualização da clínica.
Com uma fachada atrativa e um bom fluxo de pessoas na região, você aumenta suas chances de alcançar clientes de forma orgânica — ao passarem pela região, as pessoas vão ver sua clínica e se lembrar dela quando precisarem de um dentista.
Analise a acessibilidade dos pacientes
Não adianta criar uma clínica odontológica em um local que apenas pessoas com carro e muito tempo livre podem acessar com certa tranquilidade. É importante que qualquer cliente tenha uma alternativa para chegar ao seu ponto comercial, incluindo bastante acesso por transporte público e vias próximas.
Pontos de ônibus que dão acesso a diferentes áreas da cidade, assim como proximidade a metrô ou trem, dão bastante suporte para empreender nesse setor.
O mesmo vale para quem vai ao consultório de carro, como Fabiana explica:
“Ter estacionamento é diferencial, mas também fazemos parcerias com estacionamentos próximos. Isso é uma preocupação, ainda mais pras clínicas em vias muito movimentadas.”.
Esse é um investimento um pouco maior, mas que deve ser considerado.
Pesquise a concorrência no local
Por fim, mas não menos importante, Fabiana também fala um pouco sobre a presença de outras clínicas odontológicas no local. “Tem franqueado que fica com medo de escolher um ponto em uma região na qual já existe clínica concorrente ou consultório particular. Não encaramos a concorrência como problemática, vemos como positivo.”
O motivo? Se, por um lado, você terá que disputar espaço e a atenção do público com outros negócios, isso também significa que aquela área já é bem cotada para a criação de uma clínica odontológica. “Sabendo da nossa qualidade e da força da marca Odontoclinic, a gente não sente medo e sabe que, por ter concorrente, é uma região mais validada ainda.”, reafirma Fabiana.
Ao fazer parte do time de franqueados da Odontoclinic, você integra uma marca com força de mercado, capaz de atrair clientes e de proporcionar resultados extraordinários ao fazer esse investimento.
Conte com a ajuda da Odontoclinic para escolher
Se você está em busca do ponto para clínica odontológica ideal, então, a franquia Odontoclinic consegue ajudar você prontamente. “A gente faz um treinamento para que o futuro franqueado possa entender cada detalhe envolvendo a escolha do ponto e identifique a melhor opção na região dele.”, diz Fabiana.
Também são usados mapas com vários detalhes sobre densidade demográfica e outros dados. Combinando isso com o auxílio na negociação do aluguel, você terá uma ótima relação custo-benefício.
Se você quer encontrar um bom ponto para clínica odontológica, conte com a Odontoclinic e utilize todas as dicas apresentadas no decorrer deste artigo. Com essas informações, você já pode buscar um ótimo lugar. Além de coragem para empreender, é preciso ter estratégia e assistência, e, como mostramos, a Odontoclinic oferece tudo isso.
Quer contar com a ajuda da Odontoclinic para escolher o ponto para clínica odontológica ideal? Então, entre em contato conosco agora mesmo!