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Marketing para franquias: papel da franqueadora e estratégias

Publicado por Franquia Odontoclinic em junho 16, 2023 | Atualizado em junho 19, 2023
7 minutos para ler
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O marketing para franquias é parte do sucesso de uma rede. Tanto franqueadora quanto franqueados devem entender seu papel nesse esforço para promover a marca e melhorar o desempenho coletivo. 

Então, desenvolvemos este conteúdo com as informações que você precisa sobre o assunto. Mostraremos a estrutura comum do marketing para franquias, falando sobre o manual de marketing, o fundo de marketing e outros elementos-chave.

Quer saber mais? Vem com a gente! 

Estrutura de marketing para franquias

A estrutura de marketing para franquias varia de acordo com o tamanho da rede e da estratégia adotada pela franqueadora. No entanto, existem algumas funções e elementos-chave que são comuns na maioria das franquias. Confira a seguir!

Departamento de marketing 

A franqueadora geralmente tem um departamento de marketing responsável por desenvolver e implementar estratégias. Essa área cria campanhas de publicidade, promove a marca e apoia as unidades franqueadas em suas iniciativas de marketing. 

Manual de marketing

A franqueadora desenvolve um manual de diretrizes detalhadas sobre como as unidades franqueadas devem conduzir suas atividades de marketing. O manual de marketing aborda aspectos como identidade visual, uso de logotipos, diretrizes de publicidade, marketing digital, entre outros. 

Suporte e treinamento

A franqueadora oferece suporte e treinamento de marketing para os franqueados. Aqui entram sessões de treinamento inicial sobre as estratégias e táticas de marketing da marca e fornecimento de materiais de marketing, como panfletos, materiais promocionais, anúncios e conteúdo para redes sociais, por exemplo. 

Campanhas de marketing nacional

A franqueadora pode lançar campanhas de marketing a nível nacional para promover a marca. Essas campanhas contam com publicidade em mídias tradicionais, como TV, rádio e jornais, bem como estratégias de marketing digital, como anúncios online, redes sociais e e-mail marketing. 

Marketing local

Embora a franqueadora seja fundamental no marketing de franquias, as unidades franqueadas também têm a responsabilidade de conduzir atividades de marketing local, fazendo publicidade, participando em eventos comunitários etc. 

Como funciona o marketing para franquias

Um dos grandes aliados do marketing no franchising é o fundo de marketing. Os franqueados colaboram financeiramente e a franqueadora gerencia os recursos para desenvolver e implementar estratégias de marketing em grande escala. 

O fundo de marketing garante a promoção da marca, aproveitando a força coletiva da rede. Os recursos do fundo são usados para campanhas publicitárias em mídias tradicionais, marketing digital, materiais promocionais, participação em feiras e eventos, pesquisa de mercado, entre outros. 

Fundo de marketing em franquias

A contribuição para o fundo de marketing é estipulada no contrato de franquia e pode ser uma taxa fixa ou um percentual das vendas do franqueado. 

A gestão do fundo de marketing é uma responsabilidade da franqueadora, que é encarregada de desenvolver e implementar as estratégias de marketing em benefício de toda a rede. 

Por isso, a franqueadora deve ser transparente em relação ao uso dos recursos do fundo, entregando relatórios regulares e prestando contas aos franqueados sobre as atividades de marketing realizadas e os resultados obtidos.

Estratégias de marketing para franquias

Existem várias estratégias de marketing para franquias, começando pelas campanhas publicitárias nacionais. Essas campanhas ajudam a aumentar o reconhecimento da marca e a criar demanda para as unidades franqueadas.

A Odontoclinic, por exemplo, já teve o Neymar e o Luan Santana como parceiros. A Juliana Paes agora é nossa embaixadora. Veja a seguir outras estratégias de marketing para franquias! 

Marketing de indicação

Programas de indicação recompensam os clientes que fazem indicações, gerando novos clientes e aumentando a base de consumidores. O marketing de relacionamento, no geral, gera clientes fiéis. 

Saiba todas as vantagens de investir numa franquia

Por isso, a reputação da marca é importantíssima. A Odontoclinic, por exemplo, tem o selo RA1000 do site Reclame AQUI, além de ter recebido o prêmio de melhor atendimento votado pelo público por quatro anos consecutivos. Isso incentiva o marketing boca a boca. 

Marketing de eventos

As franquias podem realizar eventos especiais, como lançamentos de produtos, dias de demonstração, workshops ou promoções temáticas. Esses eventos atraem a atenção da mídia local e geram engajamento nas redes sociais. 

Os franqueados Odontoclinic recebem orientação para campanhas de produtos específicos, além de receberem todo o apoio da franqueadora para a inauguração, começando a operação com muito movimento! 

Marketing digital para franquias

Marcas que têm uma boa estratégia de inbound marketing atraem muitos clientes para seus franqueados. O marketing digital inclui marketing de conteúdo, otimização de mecanismos de busca (SEO), presença em redes sociais, e-mail marketing, marketing de influenciadores, anúncios online, entre outros. 

O blog da Odontoclinic conta com diversos conteúdos que aparecem no topo da busca do Google. Isso leva a pessoa a conhecer a marca e entender um pouco mais o que foi pesquisado. Essa autoridade beneficia as unidades, que recebem agendamentos a partir da interação da paciente com o blog. 

Marketing de influenciadores

Parcerias com influenciadores com um público-alvo alinhado aos produtos ou serviços da franquia ajudam a aumentar a conscientização da marca, alcançar novos clientes e influenciar a decisão de compra.

A Odontoclinic, por exemplo, fechou uma parceria com o ator Ary Fontoura para a campanha de implantes. Assim, pessoas do Brasil inteiro têm acesso às informações sobre o tratamento e procuram a unidade local para fazer uma avaliação. 

Como implementar marketing para franquias

A implementação do marketing para franquias envolve uma abordagem estratégica e coordenada. O primeiro passo é conhecer o manual de marketing da franqueadora e dominar o plano de marketing. Além disso, é fundamental participar dos treinamentos e contar com todo o suporte criativo da marca. 

Plano de marketing para franquias

O plano de marketing para franquias é um documento estratégico que descreve as metas, estratégias e táticas de marketing para promover a marca e impulsionar o crescimento dos negócios. Veja alguns elementos-chave que podem ser incluídos em um plano de marketing para franquias!

Análise de mercado

A análise detalhada do mercado em que a franquia opera é fundamental para direcionar estratégias de marketing. Quando você compra uma franquia, a franqueadora deve fornecer esse estudo.

Nele, temos o público-alvo, as necessidades e desejos dos clientes, a posição dos concorrentes, as tendências do setor, a análise da região em que o negócio será estabelecido etc.

Objetivos de marketing

Ter objetivos claros e mensuráveis é parte do plano de marketing da franquia. Os objetivos podem incluir aumentar a conscientização da marca, gerar leads, aumentar as vendas, expandir a base de clientes, entre outros.

Posicionamento da marca

A franqueadora trabalha o posicionamento de marca, estendendo os benefícios aos franqueados. O franqueado também precisa usar os pontos fortes e únicos da marca para acertar na comunicação de marketing e fortalecer os diferenciais competitivos. 

Plano de ação

A parte estratégia e tática estão definidas. Agora é hora de criar um plano de ação detalhado que descreva as abordagens específicas a serem implementadas para cada estratégia de marketing.

Para fazer marketing local, identifique canais de comunicação, como sites, redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, entre outros. Defina os cronogramas, responsabilidades e recursos necessários para executar as ações de marketing. 

Medição e avaliação

Estabeleça métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorar e avaliar os resultados das atividades de marketing. 

O plano de marketing para franquias deve ser flexível e adaptável, levando em consideração as necessidades e particularidades de cada unidade franqueada. A colaboração entre a franqueadora e os franqueados é essencial para o sucesso de qualquer estratégia planejada. 

Ao longo do texto, citamos algumas das ações da Odontoclinic para impulsionar o crescimento dos franqueados. Quer saber mais? Baixe o nosso material e entenda tudo sobre a franquia Odontoclinic! 

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