Se você quer empreender na Odontologia, precisa saber quanto custa montar uma clínica odontológica. Então, trouxemos esse conteúdo para explicar mais sobre o consultório odontológico, preço dos elementos envolvidos na abertura da clínica, custos operacionais etc.
Vamos falar dos custos desde a escolha do ponto físico à compra de suprimentos cotidianos, passando pelo capital de giro e taxas de franquia. Quer saber mais? Vem com a gente!
Quanto custa montar uma clínica odontológica?
O preço de um consultório odontológico pode variar de 15 mil a 170 mil reais, em média, dependendo da estrutura. Uma unidade de franquia odontológica custa a partir de 228 mil, com até dois consultórios. A clínica odontológica com três ou mais consultórios custa a partir de 365 mil reais.
Abrir um consultório pequeno, sem diversas especialidades, sem contratação de equipe e sem equipamentos tecnológicos é mais barato, mas os ganhos também são potencialmente menores em relação à abertura de uma multiclínica, com diversas especialidades, tecnologia de ponta, treinamentos constantes e escala para negociar preços.
Relação custo-benefício
É importante considerar tudo isso na hora de investir. Se você tem segurança na escolha do melhor ponto, nas normas de qualidade e biossegurança, no controle financeiro, gestão de pessoas, enfim, alta experiência em Odontologia e em gestão, você pode navegar pelos desafios de abrir seu próprio negócio sem nenhum suporte.
Se você tem dinheiro para investir e quer ter vantagens competitivas, oferecer diversas opções de pagamento, ter poder de barganha com os fornecedores, retorno do investimento rápido, alta rentabilidade e garantia de uma gestão especializada, por exemplo, uma unidade de franquia odontológica é a melhor decisão.
Como avaliar o preço do consultório odontológico?
Quem decide empreender na Odontologia precisa se preocupar com o atendimento e os procedimentos, além da administração das clínicas. De modo a garantir a eficiência de seus recursos e prezar pela integridade das contas, o empreendedor desempenha importantes papéis de gestão.
Pensando nisso, veja a seguir alguns pontos relevantes para entender se o custo do consultório odontológico vale a pena!
Modelo de negócio
O modelo de negócio é uma das preocupações primordiais. Tecnicamente, essa expressão se refere à estruturação da empresa, descrevendo as operações-chave e a proposta de valor de cada processo.
Na clínica odontológica, o modelo de negócio é importante para organizar as rotinas e fixar os diferenciais da organização, como o atendimento e os métodos de pagamento, por exemplo.
No final, essa análise contribui diretamente para o levantamento de custos — do salário da secretária ao aluguel da máquina de cartão, por exemplo — e ajuda na listagem das despesas fixas e variáveis.
Ponto físico ideal
O local da clínica pode ser determinante para o sucesso da operação. É fácil entender por que a análise do ponto ideal deve ser uma das considerações iniciais do negócio: o endereço pode segmentar o público e, ao mesmo tempo, maximizar a experiência dos pacientes.
Se a proposta for um atendimento popular, por exemplo, uma localização central, próxima a pontos de transporte público, pode ser decisiva para o sucesso do empreendimento. Por isso, um estudo detalhado do ponto ideal é bastante conveniente e vale o esforço — principalmente após as definições mais estratégicas do negócio.
Dessa forma, o empreendedor tem mais controle na definição de suas táticas e toma decisões mais acertadas, com base em informações coerentes sobre seu público e objetivos.
Equipamentos e acessórios indispensáveis (com reabastecimento)
A clínica odontológica requer um aparato bastante específico. Alguns itens, tais como a cadeira de tratamento e o compressor, devem estar disponíveis desde o primeiro dia de atendimento.
Além disso, outros insumos essenciais, direta ou indiretamente ligados à prática clínica, também impactam os custos fixos do estabelecimento. Autoclave, materiais de limpeza e descartáveis (máscaras, luvas e algodão) devem fazer parte do planejamento financeiro mensal, alimentando o controle de despesas regulares.
Lembre-se, ainda, de somar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos da clínica. Pode ser que o sugador exija reparos ou que a iluminação da sala precise ser substituída, por exemplo. Tudo isso impacta os custos e deve permanecer sob vigilância.
Seleção de fornecedores
Outra demanda ligada à questão do abastecimento é a seleção de fornecedores recorrentes. Firmar parcerias comerciais é uma estratégia inteligente para reduzir o desgaste das compras e, claro, buscar as condições mais atrativas.
Ao montar uma clínica odontológica independente, o empreendedor geralmente precisa reservar um espaço na agenda para buscar acordos vantajosos com empresas de suprimentos.
Já na franquia odontológica, há ganho de escala, pois a marca tem peso na hora de negociar. Isso assegura condições mais econômicas e preserva os caixas da empresa — a curto, médio e longo prazo.
Divulgação regional
Clínicas odontológicas independentes devem investir na divulgação regional, garantindo que consumidores em potencial tenham contato com a nova marca. Os custos com publicidade e marketing, em geral, devem constar no planejamento e precisam ser aplicados com eficiência.
O desafio, nesses casos, é grande. É preciso avaliar a concorrência e potencializar os diferenciais, posicionando a clínica como uma alternativa de excelência em serviços odontológicos.
A dica para maximizar os resultados é conhecer o público-alvo — que já deve ter sido determinado em etapa anterior, no desenho do modelo de negócio — e aproveitar gatilhos que tenham ressonância nas necessidades desse perfil.
Fluxo de caixa
Também é necessário planejar as finanças para ter um fluxo de caixa suficiente para, por exemplo, adquirir novos produtos ou acessórios do dia a dia. Essa é uma questão muito importante para evitar que o negócio não sofra problemas durante seu crescimento.
Especialmente no início, é importante não ter nenhum problema financeiro no caixa, garantindo que o consultório se sustente até começar a dar lucro, evitando que haja prejuízos mais sérios e garantindo o seu salário enquanto sócio.
Vale a pena fazer empréstimo para abrir a clínica?
Sim, fazer empréstimos ou financiamento pode ser uma boa opção. Desde a pandemia, diversas linhas de crédito se tornaram mais interessantes, com uma taxa de juros melhor.
Caso você opte por essa saída, em seu plano de negócios, é vital considerar as parcelas, para que seu lucro e seus rendimentos sejam certeiros.
Por que a franquia odontológica é uma excelente opção?
A missão de abrir uma marca própria no segmento odontológico é desafiadora e exige muita energia. Se seu objetivo é minimizar incertezas, a decisão de replicar um modelo de negócio já consolidado (e validado) é a melhor.
Nesse contexto, as franquias odontológicas despontam como ótima opção de investimento, especialmente para quem não abre mão do acompanhamento especializado e do suporte contínuo para firmar a empresa no mercado, evitando surpresas desagradáveis e prejuízos.
Quais são as vantagens da franquia Odontoclinic?
Não basta escolher qualquer franquia para ter resultados positivos. Veja os principais motivos para escolher a Odontoclinic!
Tempo de Payback
O payback é um dos critérios mais relevantes na hora de escolher uma franquia para investir.
É claro que o prazo não deve direcionar os seus esforços, porque nenhum resultado surge sem trabalho, não é mesmo? Mas a Odontoclinic consegue oferecer resultados positivos em períodos curtos. Em média, o franqueado consegue o retorno financeiro entre 24 e 36 meses.
Isso significa que em até três anos você já conseguiu recuperar todo o seu investimento do período e começa a se preocupar apenas com lucros e reinvestimento do dinheiro na melhoria do seu negócio ou até mesmo na expansão para outras franquias.
Faturamento mensal
Após realizar o seu investimento, além do payback em um prazo mais rápido, o franqueado consegue faturamento mensal acima da média.
Em toda a sua base, o faturamento médio ao mês é de R$ 140 mil, o que proporciona condições ideais para sustentar o negócio sempre oferecendo a melhor qualidade ao paciente.
Alto poder de barganha
Como a Odontoclinic é uma rede já consolidada dentro do segmento de atuação, é natural que o franqueado se beneficie da experiência e da estrutura criada pela marca, e por outros franqueados.
Um dos principais benefícios disso é o poder de barganha na hora de negociar com fornecedores, o que resulta em mais economias mensais e melhores condições para potencializar o negócio.
Tecnologia de ponta
Seja para realizar um melhor atendimento ao paciente, seja para otimizar a gestão da sua clínica odontológica, a tecnologia também faz parte do dia a dia de todos os franqueados da Odontoclinic.
Sendo assim, toda a rotina de administração do seu negócio é realizada de maneira automatizada, utilizando ferramentas e soluções que tornam o trabalho da sua equipe mais prático e eficiente.
Além disso, os franqueados Odontoclinic têm acesso aos principais recursos e avanços na área da odontologia, podendo oferecer tratamentos inovadores para os seus pacientes. Na prática, isso pode representar um diferencial competitivo importante.
Suporte em todas as áreas
A Odontoclinic também tem outro diferencial muito importante: o suporte. Em todas as etapas, desde a implementação da franquia e no momento pós payback, a rede está sempre oferecendo ajuda para os seus franqueados.
A Academia Odontoclinic é um exemplo desse acompanhamento constante. Essa parceria ajuda a superar os principais desafios ao longo da jornada pelo empreendedorismo. Tanto para conseguir mais clientes quanto para melhorar a rotina de trabalho, a Odontoclinic está sempre oferecendo ajuda aos seus franqueados.
Clínica odontológica: preço
Vale a reflexão: em vez de focar apenas em quanto custa montar uma clínica odontológica, preço do empreendimento e afins, por que não estudar a possibilidade de se associar a um time de sucesso, com metodologia já testada e modelo de negócio aprovado?
Agora que você já sabe qual é o preço de um consultório odontológico e quais são os custos envolvidos, que tal tirar suas dúvidas com um de nossos gerentes? Entre em contato, vamos conversar!