Nos últimos anos, o mundo do empreendedorismo cresceu consideravelmente com mais pessoas investindo em novos negócios. Porém, um efeito colateral disso é o crescimento no número de negócios que fecharam rapidamente. E um dos motivos para isso é que algumas pessoas não tem as características de um empreendedor de sucesso.
Pode parecer algo muito subjetivo, mas a verdade é que, se você analisar um grande número de empreendedores de sucesso, verá que muitos deles têm uma série de qualidades em comum. Se você está pensando em investir em um negócio, conquistar mais independência e melhorar sua renda, mas não tem certeza, então um bom primeiro passo é entender se você tem ou não o perfil empreendedor.
Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre as principais características de empreendedor e como cada uma delas afeta suas chances de sucesso. Acompanhe!
Quais as principais características do perfil empreendedor?
Se você observar alguns dos maiores nomes do empreendedorismo no mundo, como Steve Jobs, Jeff Bezos, Bill Gates, entre outros, logo vai começar a notar algumas características em comum. Esses são os componentes que constroem um perfil de empreendedor.
Mas não pense que são apenas talentos natos. Qualquer pessoa pode desenvolver essas características com tempo e esforço. Saber se você as possui ou não é uma forma de descobrir se você está preparado para fazer esse tipo de investimento.
Quer descobrir se você tem o perfil certo? Então veja aqui algumas das principais características de empreendedor.
Visão
Se você já passou algum tempo lendo sobre empreendedorismo, certamente já ouviu o termo “visão de empreendedor” em algum lugar. O que isso significa? Basicamente, que um bom empreendedor é capaz de enxergar oportunidades que a maioria das pessoas ignora ou nem se quer nota. Ou seja, é a capacidade de pensar fora da caixa e transformar novas ideias em realidade.
Isso não necessariamente é uma questão de grande inovação ou de revolucionar sua área. Em muitos casos, as demandas que precisam ser supridas são simples e diretas, precisando apenas de uma pessoa que note essa necessidade e tome uma atitude prática para lidar com ela.
Liderança
Outra característica bem conhecida de um perfil empreendedor é a liderança — a habilidade de estar à frente de um grupo, orientando suas ações e guiando todos em direção ao mesmo objetivo. Não se trata de dar ordens, mas sim de ser uma força presente e motivadora no dia a dia de trabalho.
Pense em todas as vezes que viu um gestor conduzir um projeto a distância, sem se preocupar com os detalhes ou com o direcionamento da equipe. É certo que, na maioria dos casos, o resultado alcançado não foi o desejado. Se você quer ser um bom líder, precisa tomar a dianteira no dia a dia, não apenas esperar que seu negócio funcione por conta própria.
Bom relacionamento
Lidar com um empreendimento é, invariavelmente, lidar com pessoas. Sejam elas seus clientes, seus parceiros ou seus colaboradores. Habilidades de comunicação e capacidade de manter um clima organizacional positivo são muito importantes para potencializar o desempenho dos seus colaboradores.
Como explica Lucas Romi, Sócio Vice-Presidente de Expansão e Novos Negócios na Odontoclinic: “essa questão de dedicação mesmo. (…) é algo pouco tangível, mas é o negócio de gostar de gente, interagir, conversar.” Isto é: um dos pontos mais importantes para o empreendedor, além de ser atento aos detalhes, é saber se relacionar.
Planejamento
Um bom gestor é alguém que enxerga a longo prazo. Afinal, pequenas decisões em relação a seus recursos podem ter um grande impacto quando realizadas sem o devido cuidado. É necessário estar à frente de tudo, tomando decisões inteligentes e bem pensadas, de acordo com as necessidades do seu empreendimento.
Lucas Romi também tem algo a dizer sobre isso: “o empreendimento exige o dono à frente do negócio, como qualquer outro, é preciso cuidar e fazer uma boa gestão. Se você não tem essa disponibilidade para isso, você tem duas opções. A primeira é trazer um sócio-operador que faça isso por você, esteja no dia a dia por você. A segunda é contratar um gestor profissional para você e ele vai ter que ser bem remunerado para isso, não é um gerente qualquer, é um gestor profissional.”
Pé no Chão
Fala-se muito em correr riscos, tentar inovar e buscar mais oportunidades não exploradas. E, de fato, grandes empreendedores fazem tudo isso. Mas nada disso significa que eles o fazem sem pensar nos riscos e em como lidar com eles. Há uma diferença bem grande entre correr riscos calculados e cometer erros de julgamento.
Um bom empreendedor não ignora potenciais riscos, mas se prepara para eles e aceita suas perdas quando necessário. É uma lição que você terá que aprender muito bem se quer garantir um bom desempenho para seu negócio a longo prazo.
O que não são características de empreendedor?
Além de desenvolver boas qualidades para ser um bom empreendedor, você precisa também abandonar certas características negativas que te tornam menos um empreendedor. As principais delas estão a seguir.
Procrastinação
O mundo não vai se mexer se você não se mexer primeiro. Bons empreendedores são proativos. Não esperam a oportunidade perfeita, mas vão em busca dela ou criam uma. Se você quer empreender, tem que parar de procrastinar.
Aversão a riscos
Para empreender com sucesso, você não pode ter medo de toda e qualquer falha. Nenhum investimento será perfeitamente limpo a longo prazo. Você terá que aceitar algumas perdas e alguns riscos se quiser conseguir os melhores resultados.
Falta de organização
Por fim, mas não menos importante, pessoas desorganizadas tendem a cometer bem mais erros. É impossível dar conta de todas as exigências de um negócio sem registrar suas atividades e manter tudo em ordem.
Agora que você entende as principais características de empreendedor, pode ver se está pronto para começar seu investimento. Seja em um novo negócio ou uma franquia, essas qualidades serão indispensáveis para seu sucesso. E você ainda deve continuar estudando dicas para empreender se quiser se desenvolver.
Quer continuar recebendo nossas dicas? Então siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn agora mesmo!