A gestão de marca é essencial para quem deseja ter uma rede de franquias de sucesso. Por isso, é essencial saber como montar uma gestão de marca eficiente. Saiba mais aqui!
Pensando em abrir uma franquia? Maravilha! Provavelmente, já estudou muito o assunto e sabe quais as melhores opções e valores. Mas você sabe como realizar uma gestão de marca? Se não tinha pensado a fundo sobre isso, continue por aqui.
A gestão de marca é algo importantíssimo para que uma rede de franquias não se perca no dia a dia do negócio. É a partir dessa gestão que serão definidos os processos para que sua marca se torne referência onde quer que esteja.
Para ajudar você nisso, vamos explicar, neste post, qual a importância da gestão de marca para uma rede de franquias, além de mostrar como fazer isso da melhor forma e como começar. Confira!
Qual a importância da gestão de marca para uma rede de franquias?
A gestão de marca é indispensável para quem deseja crescer com seu negócio. Especialmente para franquias, é muito importante ter uma gestão de marca eficiente. Afinal, ela vai ser o que pode diferenciar sua empresa no mercado e fazer com que as pessoas se lembrem dela imediatamente ao pensar no seu tipo de serviço, especialmente para áreas como a odontológica.
É essencial que a logo, as cores da franquia e a qualidade do seu serviço sejam padronizadas para garantir uma comunicação eficaz com o cliente em qualquer lugar. Além disso, é indispensável que o atendimento mantenha um padrão, já que é isso que vai fidelizar seu cliente após o primeiro contato.
Como realizar a gestão de marca de forma eficiente?
Como informamos, a padronização e o bom atendimento são indispensáveis para ser lembrado pelo público. E, para isso, podem ser usadas algumas táticas, especialmente se elas trouxerem diferenciais em relação aos concorrentes.
Para realizar essa gestão de marca da maneira mais eficiente, é preciso estar atento a alguns pontos. Confira os principais a seguir.
Elaborar um manual da marca
Como informamos antes, é essencial que todo o processo da franquia seja padronizado para que clientes de todas as unidades possam ter o mesmo tratamento e qualidade nos serviços oferecidos. Para que não haja diferenças, especialmente se as unidades da franquia estiverem em locais muito distantes um do outro (situação em que alguns pontos podem variar mais), deve-se criar um manual da marca.
Esse manual é um guia no qual devem constar todas as informações importantes sobre a empresa, além de alguns pontos que precisam de padronização. Ele deve conter, por exemplo:
- valores da marca;
- perfil da clientela;
- produtos e serviços oferecidos;
- direcionamentos para o atendimento ao cliente;
- padrões para o espaço físico, como pintura e organização dos produtos.
Se for importante para o negócio, o manual deve, ainda, colocar instruções de como realizar as atividades principais do dia a dia do negócio. Por exemplo, é possível detalhar protocolos de abertura e fechamento ou o passo a passo para procedimentos.
Para um país tão grande quanto o Brasil, é importante pensar também nas características de cada local onde as unidades da franquia são implementadas. Então, garanta uma padronização sem desconsiderar questões pontuais da região.
Colocar a marca em tudo que for relacionado à franquia
Especialmente para franquias de serviços (o que inclui serviços odontológicos), é importante incluir a marca (de preferência com o logotipo) em tudo o que for possível, para que o cliente internalize a informação.
Por exemplo: para uma franquia odontológica, é interessante colocar a marca em locais estratégicos do consultório e dos materiais utilizados. Uma dica certeira é incluir a logo no teto, já que o paciente, ao ficar reclinado ou deitado, vai olhar para esse local durante os procedimentos.
Outra boa estratégia é utilizar a marca em locais de venda de produtos, como creme dental e escovas de dente. Aproveite para incluir figuras ou frases que lembrem seu serviço, a qualidade do seu trabalho e sua posição no mercado.
É importante usar diversas oportunidades para mostrar ao público o que sua clinica quer passar para o cliente, e é comprovado que visualizar a marca ou logo muitas vezes faz com que ela fique na memória. Com isso, o público tende a se lembrar da sua empresa quando precisar realizar uma limpeza nos dentes, por exemplo.
Por onde começar uma gestão de marca?
O primeiro passo para realizar uma gestão de marca é montar uma identidade visual para sua marca. Aqui entram os itens como nome da empresa, logo, cores que compõem a identidade visual e elementos do ambiente no ponto em que a clínica estará.
Uma vez que você saiba quais são os elementos básicos da imagem a ser passada, é preciso definir a brand persona — no caso de franquias, pode existir mais de uma persona da marca. Seria, basicamente, a voz da empresa.
Essa voz depende muito do público-alvo (por exemplo, em relação à faixa etária) e do consumidor ideal (buyer persona) e define aspectos como a linguagem utilizada para se comunicar com a clientela ou com clientes em potencial.
Estabelecer uma brand persona é uma forma de humanizar a marca e garantir uma comunicação mais eficaz com o público. Essa estratégia tem como base:
- o tipo de relacionamento que se deseja desenvolver com a clientela;
- os valores e propósitos que a marca deve transmitir;
- como a marca agiria e se expressaria se ela fosse uma pessoa.
Com base neste texto, é possível entender como realizar uma boa gestão de marca é importante para que uma franquia se destaque entre os concorrentes, especialmente se tiver um grande diferencial. Vimos também que, para realizar uma gestão eficiente, podemos nos valer de alguns artifícios, como a criação de um manual e a tática de incluir a logomarca e outros elementos em várias oportunidades.
Para finalizar, mostramos por onde você pode começar a fazer a sua gestão de marcas: isso precisa passar pelo processo de criação da identidade marca e das suas personas, sempre levando em conta os interesses e valores da empresa.
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