Está no ramo da odontologia e pretende abrir sua clínica ou consultório? Então, você não pode se basear apenas na intuição — é essencial entender como está o mercado e seus concorrentes, certo? Nesse sentido, a análise de concorrência é um dos primeiros passos a ser dado.
Esse tipo de estudo permite que seu empreendimento seja, de fato, mais competitivo. Afinal, você vai entender melhor o mercado e verificar o que a concorrência está fazendo, para que não acabe ficando para trás. Com uma boa análise, seu negócio consegue conquistar o público, oferecendo, inclusive, aquilo que os concorrentes ainda não têm.
Então, como fazer essa análise? Neste post, listamos todos passos para ajudar você a fazer esse estudo, as vantagens que ele oferece e os possíveis riscos de não realizá-lo! Vamos começar?
O que é análise da concorrência?
A análise de concorrência é o estudo que possibilita conhecer um pouco mais do mercado e das empresas e profissionais que atuam nele. Dessa forma, permite fazer um comparativo entre clínicas odontológicas, ou oferece informações para entender a melhor forma de estruturar o seu negócio e se diferenciar.
Isso, porque ela torna possível perceber a oportunidade de aprimorar algo que já é disponibilizado por outras clínicas odontológicas, mas não atende os pacientes de forma satisfatória, ou, mesmo desenvolver uma nova oferta, com base em dores ainda não captadas pelos demais players do mercado.
Com a análise de concorrência, você consegue reunir informações, como:
- os serviços oferecidos pelos concorrentes;
- o modo como se relacionam com o público;
- a estrutura física (incluindo prédio, recepção e demais espaços);
- os preços praticados;
- as tecnologia existentes;
- as estratégias de marketing adotadas.
Qual é a importância da análise de concorrência?
Essa análise diz respeito ao planejamento estratégico do seu negócio. Entrar no mercado sem esse estudo é, basicamente, empreender às cegas. Afinal, você não terá certeza do que precisa fazer para manter a competitividade.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), no Brasil, existem mais de 330 mil cirurgiões-dentistas, ou seja, são muitos profissionais atuando na mesma área. Portanto, para que você conquiste a sua parcela de mercado, é fundamental desenvolver um diferencial.
Além disso, analisando a concorrência, conseguimos ter uma dimensão melhor das dinâmicas do segmento, quais práticas estão sendo adotadas, o que vem funcionando para o público, quais são as principais procuras e demandas dessas pessoas e assim por diante.
Tudo isso vai trazer mais conhecimento de como estruturar a sua clínica da melhor forma, quais investimentos fazer, de que maneira conduzir o atendimento ao público, entre outros aspectos que vão impactar o sucesso dela.
Com a análise de concorrência, fica mais fácil tomar decisões precisas. Afinal, não será necessário testar esse ou aquele método ou apostar em estratégias e investimentos, pois você já terá informações preciosas para começar a atuar com pouco risco.
Como funciona a análise de concorrência para clínica ou consultório odontológico?
Empresas e profissionais de todos os setores se beneficiam da análise de concorrência, porém, para cada um deles, existem aspectos diferentes que precisam ser analisados. No caso do segmento odontológico, essas particularidades impactam a experiência dos pacientes.
Sendo assim, para consultórios e clínicas de odontologia, veja o que esse estudo deve envolver!
Tratamentos e procedimentos oferecidos aos pacientes
É importante que você confira quais são os serviços que os seus concorrentes oferecem para os pacientes. O ideal é que traga essas ofertas e sempre algo a mais ou realizado de uma maneira diferente, para que haja algum atrativo para se consultar na sua clínica. Por exemplo, tipos de ortodontia, possibilidades em implante e estética.
Técnicas empregadas pelo dentista
Também é válido conhecer as técnicas empregadas pelos outros profissionais. Tomando como exemplo a ortodontia, existem diferentes tipos de aparelho que podem ser oferecidos para os pacientes. No caso da implantodontia, há variações da técnica para substituir um dente perdido.
Investimentos em tecnologia
Você deve trazer aquilo que há de novo no mercado, mas que favorece seu público, de verdade. As tecnologias que são adotadas também fazem toda a diferença, pois impactam a qualidade dos resultados tanto funcionais como estéticos.
Um alinhador transparente, por exemplo, é um aparelho ortodôntico inovador, que traz agilidade no resultado final e menos manutenções, o que pode ser decisivo para o paciente.
Tipos de materiais utilizados
Em relação aos tipos de materiais, não se esqueça de que existem empresas nacionais e estrangeiras que oferecem bons produtos. Quando o concorrente trabalha com marcas internacionais, se você decide trabalhar com itens do Brasil, consegue uma precificação mais atrativa. Isso gera um diferencial competitivo.
Precificação e formas de pagamento
Muitos pacientes têm medo do valor dos tratamentos e, assim, podem se afastar de uma clínica ou de um consultório. Entender as formas de pagamento oferecidas e como você pode resolver a dor do paciente em relação a isso é um grande diferencial competitivo.
Abordagem e atendimento
Mas não se esqueça de que os pacientes também desejam encontrar um bom atendimento, e é aqui que você precisa analisar com cuidado o que os seus concorrentes estão fazendo. É importante adotar a humanização na hora de atender, mas também disponibilizar facilidades para os processos rotineiros, como é o caso de agendar consultas.
Estrutura física
A experiência do paciente conta muito para que ele volte à sua clínica e a indique. Por isso, é interessante verificar o nível de conforto oferecido em sua análise de concorrência e como sua unidade consegue agregar mais valor. Pode ser em uma sala de espera mais confortável, cadeiras de dentista mais aconchegantes, entre outros.
Modernização de processos
Scaner intraoral e raio-X na própria clínica podem ser tecnologias que trazem mais facilidades ao paciente. Assim como agendamentos por WhatsApp ou site. Então, a partir de toda a tecnologia que temos, como você pode melhorar o dia a dia do paciente? Isso deve fazer parte da sua análise de concorrência.
Perceba que são muitos os aspectos que podem ser verificados nessa análise de clínicas odontológicas. Se você se dispuser a avaliar mais deles, sua visão do mercado será melhor, e mais oportunidades vão surgir para que ofereça algo diferente e vantajoso.
Quais são os passos para fazer uma boa análise de concorrência?
Agora, talvez você esteja pensando em como fazer análise da concorrência na prática: de que maneira coletar essas informações e dados e estudar as demais clínicas?
Como já entendeu a importância de ficar por dentro de tudo que está acontecendo nesse segmento em sua região, neste tópico, mostramos os passos para fazer essa análise da melhor maneira!
Conheça o mercado
Antes de tudo, você precisa conhecer o mercado no qual vai começar a atuar. Iniciando por aí, vai verificar quais são os seus concorrentes na região onde pretende abrir sua clínica, além de conferir mais detalhes sobre o público.
Entenda quais são os hábitos dessas pessoas, se estão satisfeitas com o atendimento recebido, quais são os tratamentos e procedimentos mais procurados. Além disso, busque informações sobre os valores praticados e expectativas de crescimento, entre outros dados.
É interessante, também, que você confira quais empresas podem ser suas fornecedoras e, antes, com quais tipos de profissionais e estabelecimentos fará parcerias — por exemplo, laboratórios de exame e próteses. Tudo isso com foco em encontrar algo que ofereça uma vantagem a mais para os pacientes em relação ao que a concorrência está fazendo.
Esses conhecimentos vêm de conversas e entrevistas com pessoas das mais variadas idades e faixas salariais. Também vale a pena trocar informações com quem já está no segmento.
Levante informações sobre o segmento
Procure saber um pouco mais, também, da especialidade na qual você atua. É válido levantar informações sobre o seu segmento de atuação, e não só para conhecer os seus concorrentes, mas para entender o que os pacientes estão buscando e quais são as novidades e tendências.
Fique de olho nas inovações para que você possa implementá-las antes das outras clínicas. Dessa forma, trará para os seus pacientes o que há de mais moderno, gerando o diferencial competitivo do qual falamos.
Ser pioneiro é uma excelente estratégia para ganhar dinheiro com a odontologia. Assim, além de observar o cenário nacional, veja o que está sendo feito lá fora e de que maneira você pode trazer isso para os seus pacientes por um custo mais acessível e que atenda às demandas daqui.
Um exemplo dessa estratégia foi o que a Odontoclinic fez com os alinhadores invisíveis. Há poucos anos, uma marca estrangeira dominava o mercado, mas a Odontoclinic buscou a tecnologia e os equipamentos para desenvolver um produto nacional. Foi assim que nasceu o alinhador Odontoclinic .
Com ele, os pacientes brasileiros tiveram acesso à tecnologia do alinhador invisível, com a mesma eficiência de uma grande marca importada, porém, a um custo mais acessível. Isso, porque o tratamento não era precificado em dólares, mas em moeda nacional.
Entenda seu público
O perfil do público varia dependendo da especialidade odontológica — afinal, as pessoas que procuram procedimentos da odontologia estética, por exemplo, nem sempre são as mesmas que desejam fazer tratamentos com implantes.
Conhecendo essas características, você vai entender:
- quais são as expectativas dessas pessoas;
- o que elas esperam encontrar em uma clínica odontológica;
- a maneira como gostam de ser atendidas;
- o tipo de espaço que desejam ver;
- os resultados que querem alcançar;
- quanto pretendem investir.
Traçar o perfil dos seus pacientes ajuda a desenvolver uma identidade visual e uma linguagem que conversem melhor com eles, impactando-os com mais eficiência do que os concorrentes. Isso também vai influenciar a organização da estrutura da clínica, a decoração e, até mesmo, os treinamentos que sua equipe vai ter de fazer.
O mais importante é que, com base nos dados colhidos, você verifique o que os concorrentes não estão satisfazendo. Ao encontrar as falhas e insuficiências do mercado, torna-se possível investir exatamente nesses aspectos e se destacar.
Analise o know-how das franquias odontológicas
A franquia odontológica é um modelo de negócios muito bem-estruturado e que desenvolveu a sua própria estratégia padronizando processos para se destacar no mercado. As franquias costumam ser resultado de muita análise, planejamento e estudo; por isso, oferecem uma base importante para você abrir a sua própria clínica.
Como o know-how delas aponta para aquilo que funciona no mercado, você já terá acesso a práticas e ações bem-aceitas pelo público. A prova disso é que as franquias abrem unidades em diferentes lugares e, mesmo diante de variações do mercado e, até mesmo, da cultura do público, conseguem alcançar o sucesso.
Entenda quais ferramentas são usadas
Sabia que existem ferramentas para ajudar a fazer essa análise de concorrência? Com essas tecnologias, você consegue coletar e interpretar dados tendo uma maior confiança nesse processo de investigação, para guiar as suas decisões na hora de abrir a clínica.
Algumas dessas ferramentas para análise de concorrentes são de uso gratuito, como é o caso do Google Alerts. Ele emite alertas quando são publicados conteúdos e informações sobre seus concorrentes na internet. É possível ver, por exemplo, comentários, artigos, notícias, reclamações e até mesmo links que envolvam essas marcas.
Utilizando tecnologias como essa, você faz um monitoramento e pode configurar a frequência com que deseja receber relatórios. Afinal, o ideal é que a análise de concorrência seja um processo contínuo, sendo feita na hora de você abrir a sua clínica e ao longo de toda a atuação no mercado, a fim de observar as mudanças na estratégia dos concorrentes.
Quais são os riscos de não fazer a análise de concorrência?
Existem dois riscos principais de não fazer a análise de concorrência na odontologia. Primeiro, você pode abrir a sua clínica apenas oferecendo mais do mesmo.
Isso significa que não haverá nenhuma diferença para o paciente se consultar com você ou com outro profissional. Dependendo do caso, pode ocorrer até uma certa relutância, já que sua clínica ainda é desconhecida e não traz nada de novo.
O segundo risco é acabar ficando para trás. Seus concorrentes podem estar um passo à frente, disponibilizando tratamentos mais modernos, tecnologias inovadoras e um atendimento diferenciado.
O que vai acontecer, no final, é o paciente dar preferência para quem disponibiliza maiores vantagens e benefícios para ele. Com isso, você não vai conseguir se posicionar do modo como gostaria ou perderá mercado ao longo do tempo, já que o seu negócio não será competitivo.
Não podemos esquecer que existe ainda outro cenário de risco: o empreendimento pode não ser vantajoso para você. Sem fazer análise de concorrência, fica difícil conhecer as clínicas que estão no mesmo segmento que o seu, a localização delas e o seu domínio de mercado, entre outros aspectos.
Talvez você decida iniciar seu empreendimento onde o mercado já não tem abertura para novos negócios. Se tivesse feito o estudo, poderia identificar isso antecipadamente e mudar suas estratégias para desenvolver algo mais atrativo e com chances reais de sucesso.
Quais vantagens essa análise vai gerar?
Agora que você já entendeu o que é análise de concorrência, de que maneira pode realizá-la, sua importância e os riscos de não adotar essa estratégia, chegou o momento de conhecer as vantagens que ela oferece. Você vai ver como essa prática pode alavancar a sua clínica e influenciar seu sucesso!
Mais segurança
Não podemos negar que, na hora de abrir um consultório ou clínica odontológica, muitas dúvidas podem surgir. É natural ter incerteza e um pouco de ansiedade para saber se realmente vai dar certo, se terá uma boa aceitação do público, se as decisões que estão sendo tomadas são mesmo as melhores etc.
Fazendo a análise de concorrência, você terá informações mais sólidas sobre aquilo que realmente funciona no seu segmento e o que seu público aceita melhor. Como não estará fazendo isso no escuro, terá mais segurança na hora de montar a sua clínica.
Você já vai conhecer o perfil dos seus pacientes, saberá como funciona o mercado, quais são as estratégias e ações dos seus concorrentes e aquilo que pode fazer para oferecer algo a mais. Suas chances de prosperar serão maiores.
Conhecimento de pontos fracos e fortes
Esse estudo também vai permitir a você conhecer os pontos fracos e fortes tanto dos seus concorrentes quanto do seu próprio negócio. Assim, fará um comparativo entre eles para saber onde estão as suas oportunidades e o que precisa ser melhorado.
Conhecer os aspectos fracos e fortes da concorrência ajuda a entender o que ela já domina e contra o que talvez seja ruim de tentar competir; bem como aquilo em que ainda apresenta algumas falhas e que você pode aproveitar para aprimorar na sua clínica.
Em relação ao seu negócio, verificar quais são os aspectos fracos e fortes permite entender melhor seu próprio empreendimento, vendo com mais clareza o que precisa passar por melhorias e as características que apresentam um bom potencial de crescimento.
O plano de negócios é indispensável antes de começar a empreender, mas o que consta no documento não pode ser uma ideia abstrata. Isso significa que você precisa criar o seu planejamento com base em informações reais do mercado e dos seus concorrentes.
Quando faz a análise, tem informações para comparar e entender o que precisa ser melhorado em suas ideias. Com isso, inclusive, você pode traçar melhores estratégias para possíveis momentos de crise e ter planos alternativos para conquistar mercado, caso a concorrência comece a se destacar mais.
Estabelecimento de boas estratégias
Conhecendo os seus concorrentes e o seu próprio negócio, você vai ampliar a sua visão de mercado. É dessa forma que tomará as melhores decisões para potencializar os aspectos fortes e corrigir possíveis falhas do seu negócio.
Diferentes fatores da sua clínica podem ser aprimorados para prestar um atendimento cada vez melhor aos pacientes. É o caso de adotar ferramentas para aumentar a produtividade do seu time, investindo em treinamentos, equipamentos e ferramentas.
Você também pode adotar um sistema de gestão que torne os processos otimizados, garantindo organização e o melhor acompanhamento de cada paciente.
Isso possibilita, ainda, gerenciar a clínica de uma forma mais eficiente em suas finanças, estoque etc. — sem falar de outras estratégias, como a humanização e personalização do atendimento e a elaboração de campanhas de marketing mais atrativas.
Tudo aquilo que você puder fazer melhor do que os concorrentes vai agregar valor para os seus serviços e melhorar a imagem da clínica.
Melhor competitividade
É importante ressaltar que você não precisa oferecer tudo o que as outras clínicas oferecem. O objetivo da análise de concorrência não é fazer do seu negócio um espelho dos outros, e sim torná-lo mais competitivo, aprimorando suas ideias iniciais e aquilo que já existe.
Isso pode acontecer em função de um atendimento mais satisfatório para o paciente, que melhore a experiência dele, ou da diversificação de tratamentos e procedimentos. Também pode vir da oferta de um custo-benefício mais atrativo e de formas de pagamento que garantam a democratização e o acesso à saúde bucal.
É válido investir na transformação digital, para que a gestão e demais processos da sua clínica sejam mais dinâmicos e precisos. Isso, sem falar das novas tecnologias utilizadas nos procedimentos, como o 3D, muito aplicado nos tratamentos com implantes e na ortodontia, em especial para quem opta pelos alinhadores.
Atração de clientes
Procurando oferecer algo mais do que os concorrentes, você não será apenas mais uma clínica odontológica com as portas abertas. Terá novidades disponíveis para os pacientes, um atendimento diferenciado, uma mensagem e imagem atrativas para o público.
Afinal, vai aprimorar o seu negócio já nos primeiros passos, para que ele seja estruturado fugindo do mais do mesmo. Isso vai chamar a atenção das pessoas e ganhar a simpatia e a confiança delas, trazendo credibilidade para o seu trabalho e ainda mais valor aos serviços prestados.
Como uma boa franquia odontológica pode ajudar nesse quesito?
Quem deseja abrir sua clínica do zero precisa pensar na análise de concorrência e em muitos outros detalhes, já que está construindo um empreendimento. Mas tudo isso pode ser muito mais simples se você optar por uma franquia odontológica.
Como explicamos, a franquia é um modelo de negócio pronto, que já está bem-estabelecido no mercado, conquistou a confiança das pessoas, construiu a sua imagem e fortaleceu a sua marca. Logo, tem todos os dados e informações do segmento e um know-how de peso para fazer todo esse processo ser mais eficiente.
Contando com o suporte de um time de especialistas como o da Odontoclinic, você terá acesso a profissionais com experiência em fazer estudos para conhecer a viabilidade de um novo empreendimento desde o começo do planejamento do seu negócio.
É a assistência de que precisa para aprimorar seus conhecimentos e entender cada etapa, tomando as melhores decisões para que sua unidade seja um sucesso.
Mas não para por aí, porque a Odontoclinic também já desenvolveu os seus próprios diferenciais, tendo alguns pilares que ajudam os franqueados a se destacar no mercado.
Um deles é o investimento em pesquisa e desenvolvimento para trazer tratamentos com tecnologia de ponta, como o alinhador Odontoclinic, que apresentamos para você mais acima neste conteúdo. Também trabalhamos com ferramentas modernas para uma melhor gestão do negócio.
Outra vantagem é o poder de compra e condições de pagamento da Odontoclinic, que trazem escalabilidade; sem falar das estratégias de marketing e vendas para conquistar e fidelizar os pacientes.
Inclusive, a Odontoclinic se destaca no mercado por causa do atendimento diferenciado que oferece aos pacientes, trabalhando com a humanização e uma relação mais próxima do público. Por causa dessa qualidade exclusiva, não conquistamos apenas reconhecimento, mas também prêmios.
Por fim, ainda desenvolvemos indicadores para acompanhar os resultados e disponibilizamos treinamentos variados para que você aprimore seus conhecimentos. Desse modo, independentemente da sua área de formação, tem ótimas chances de sucesso, pois recebe um suporte personalizado.
A principal vantagem de apostar no segmento de franquias odontológicas é não precisar estruturar o seu negócio do zero. Como dissemos, nessa modalidade, é oferecido todo o suporte necessário para montar e gerenciar a sua clínica, já que a franqueadora deseja que o seu empreendimento seja um grande sucesso — afinal, assim, todos saem ganhando.
De toda forma, seja investindo em uma franquia ou abrindo a própria clínica ou consultório odontológico, fazer a análise de concorrência é fundamental. Com ela, você tomará as melhores decisões, adotará práticas e ações que funcionam e definirá as estratégias do seu diferencial competitivo. Assim, conquistará o mercado e conseguirá se manter forte em seu segmento!
Analisar os concorrentes é apenas um dos aspectos para abrir seu próprio negócio. Para saber mais, faça o download gratuito do nosso guia completo sobre como empreender com sucesso!