O empreendedorismo cresce cada vez mais no Brasil e atrai olhares de profissionais de diferentes segmentos e modalidades. Também sabemos que as franquias são boas opções para se ter o próprio negócio, por trazer mais segurança e processos estabelecidos. Entretanto, antes de qualquer definição, é preciso analisar as suas opções, como fazer um estudo sobre o mercado de franquias, por exemplo.
Mesmo que os números sejam positivos, os impactos da pandemia não tenham sido tão grandes e o panorama seja de crescimento, existem muitos desafios a serem superados. Para que o seu investimento seja mais certeiro e os riscos da operação menores, é preciso buscar o máximo de informações possíveis para saber exatamente quais são as oportunidades para o seu negócio.
Antes de abrir uma franquia, então, o que acha de se aprofundar no assunto e conhecer mais detalhes sobre as previsões para o mercado de franquias no país? É só continuar a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e garantir que o seu investimento seja feito com precisão!
O setor de franquias
De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do mercado de franquias no Brasil ficou na faixa dos R$ 168 bilhões no período entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro de 2020. E tem mais: a geração de empregos ultrapassou um milhão de vagas apenas no segundo trimestre de 2020. Esses números fortalecem a ideia de crescimento do segmento no país.
Para Lucas Romi, sócio e vice-presidente de Expansão e Novos Negócios da Odontoclinic, o modelo de franchising tem crescido bastante nos últimos anos e é uma tendência no país.
“O negócio de franchising nos Estados Unidos, por exemplo, é muito forte e vem se profissionalizando. Isso deve acontecer no Brasil também e teremos cada vez mais franqueados profissionais. Nos EUA, há fundos de investimentos multimilionários em operadores de franquias”.
As razões para o sucesso são as mais diversificadas, mas passam pela transmissão de conhecimento e a variedade de profissionais que podem começar a empreender, de acordo com Lucas.
“A experiência, a marca reconhecida, a expertise e o know-how transmitidos, tudo isso é importante. Fora o fato de que o franchising é muito interessante porque funciona para o empreendedor local, que quer fazer o negócio crescer e também para pessoas profissionais com muito dinheiro”.
Pandemia e franquias
Mesmo com a pandemia, o setor conseguiu segurar as pontas nos últimos meses. O mesmo levantamento realizado pela ABF indica que o número de franquias abertas aumentou 2,9%, enquanto a quantidade de lojas fechadas foi de 2,0%. Assim, considerando um cenário de menos investimentos, o saldo do setor no terceiro trimestre de 2020 ainda foi positivo.
O número de unidades repassadas, por exemplo, foi de 0,9%, muito próximo do que foi observado no terceiro trimestre de 2019, quando 0,8% das lojas foram repassadas. Para Lucas, uma das razões para que os números seguissem positivos foi o efeito das demissões de profissionais de cargos altos em suas empresas.
“O fato de empresas terem desligado executivos de alto nível contribuiu para o crescimento do setor de franchising. Afinal, muitos deles foram para o lado do empreendedorismo, são pessoas que querem ser os próprios chefes, têm uma certa quantia de dinheiro e decidem empreender”.
Chamado de franqueado-gestor, esse profissional está mais preparado para enfrentar os desafios do mercado e é exatamente o que as franqueadoras buscam. A força das grandes redes de franquia também fez com que o impacto da pandemia não fosse tão grande.
“A crise acelera os processos de consolidação, como aconteceu com o setor de odontologia. Uma crise como essa fez o pequeno dentista com o seu consultório ou clínica particular fechar. Os grandes players, como a Odontoclinic, ganharam mercado. A crise acelerou a consolidação entre as franquias”.
Saúde, beleza e bem-estar
Dentro do mercado de franquias, um dos setores que se destacam como os mais promissores é o de saúde, beleza e bem-estar. Inclusive, o faturamento foi considerado positivo, crescendo 3,9% entre um ano e alcançando a marca de R$ 34 bilhões. Mesmo com a pandemia, investir no setor pode ser uma alternativa interessante e as razões para esse cenário positivo são as mais variadas.
Vale ressaltar ainda que, no setor odontológico, o governo atua de forma tímida e a saúde odontológica pública não consegue atender toda a demanda da população. “A parte dos planos é limitada, são procedimentos básicos e apenas um percentual pequeno das pessoas tem, e eles não cobrem um aparelho ortodôntico, uma prótese, nada. Isso faz com que a população fique na mão do setor privado, das clínicas particulares”, lembra Lucas.
Além disso, a saúde é considerada uma atividade essencial, o que permitiu que o trabalho seguisse mesmo durante a pandemia. Essa é uma das razões para que as farmácias também registrassem números positivos no período.
A consolidação das franquias odontológicas
Esse cenário facilita o processo de consolidação das franquias odontológicas, em que as grandes marcas do segmento são franqueadoras.
“O segmento odontológico é um mercado em franco processo de consolidação, as grandes redes estão tomando conta e puxa o segmento de franchising. As redes grandes de clínicas odontológicas são de modelos de franquia”.
Um exemplo é a franquia odontológica Odontoclinic, que vai ter um investimento em novas lojas na casa dos R$ 30 milhões, sem contar os recursos aplicados em tecnologia e no marketing da rede. A tendência é que sejam geradas mais de 1500 vagas de emprego direto, além de aumentar o número de parceiros e fornecedores. Todo esse cenário deve permitir um crescimento de 30% em novas operações em 2021.
Para quem está pensando em investir os seus recursos e conseguir retornos a longo prazo com mais segurança, o mercado de franquias, sem dúvidas, deve ser uma opção a ser considerada. Afinal, ele conseguiu enfrentar a pandemia e suportar os seus impactos sem tantos prejuízos, além de que a perspectiva é de crescimento para os próximos anos, excelente para quem quer empreender.
Agora que você já se aprofundou um pouco mais sobre o mercado de franquias e o panorama de crescimento para o setor, o que acha de dar o próximo passo? É só continuar em nosso blog para conhecer os diferenciais de ter uma franquia Odontoclinic!