Muitos empreendedores decidem abrir uma franquia focando os benefícios desse modelo de negócio. Com suporte completo e expertise, ele tem um bom potencial de lucros, porém, é preciso saber como escolher a melhor opção para investir, não é mesmo? Se o que você quer é unir experiência, suporte e as melhores chances de construir um negócio de sucesso, você precisa conhecer mais sobre os diferenciais de uma franquia Odontoclinic.
Com mais de 20 anos de experiência na odontologia, nossa rede apresenta vários diferenciais aos franqueados, aumentando o potencial de retorno e as chances de sucesso ao investir. Tudo isso dentro de um mercado que está em amplo crescimento. Ou seja, você pode contar com um suporte qualificado para conseguir superar os desafios e aproveitar todas as oportunidades que possam surgir dentro do seu modelo de negócio.
O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre a franquia Odontoclinic e como ela pode ser uma excelente opção para quem quer empreender? Continue a leitura deste conteúdo para conhecer as principais características da marca e entender o que você precisa fazer para abrir a sua unidade. Confira!
O que é a Odontoclinic?
A Odontoclinic é a primeira franquia odontológica do Brasil — a primeira unidade seguindo esse modelo foi aberta em 2002. Mas a história da clínica começou antes: ela foi fundada em 1997 e atuou no segmento até ter a estrutura necessária para ampliar o negócio e se transformar em uma franquia. Hoje, oferece uma estrutura completa para quem quiser começar a empreender na área da saúde, mais especificamente no mercado odontológico.
Atualmente, já são mais de 250 clínicas no Brasil, com um grande número de franqueados que têm uma segunda unidade. Isso é resultado do sucesso da marca e do negócio como um todo, o que torna atrativo o investimento na Odontoclinic, abrindo novas unidades. Alguns dos motivos estão justamente na capilaridade de serviços que oferece para os pacientes e no contato com diferentes públicos, sem nunca abrir mão da qualidade.
Além dos melhores dentistas, na Odontoclinic, os pacientes encontram os mais avançados equipamentos disponíveis no Brasil para terem um tratamento de alta qualidade e saírem satisfeitos. O propósito é transformar a experiência de ir ao dentista. Com tudo isso, a Odontoclinic é hoje uma rede de sucesso comprovado. Esses são alguns dos indicadores mais relevantes da empresa:
- mais de 250 clínicas;
- mais de 2.500 dentistas;
- 70% dos franqueados com mais de uma franquia;
- 9.000 consultas por dia;
- mais de 1.000.000 de clientes satisfeitos;
- única rede de franquias de clínicas odontológicas com três títulos do Prêmio Reclame Aqui.
Nada mal, não é mesmo? Todos esses números são a comprovação de que o trabalho realizado pela marca tem reconhecimento no mercado.
O que ela faz na prática?
O foco da Odontoclinic está em garantir a melhor experiência para os seus clientes, mas como isso pode ser feito na prática?
Seja para crianças, seja para idosos, a rede oferece uma série de tratamentos odontológicos para levar para todo mundo o melhor da odontologia. Que tal entender um pouco mais sobre qual é o principal negócio da marca? Confira!
Ortodontia
A ortodontia tem como principal foco a correção da posição dos dentes, possibilitando que todos os pacientes tenham os sorrisos que sempre imaginaram. Esse tratamento pode ser feito das mais diferentes maneiras, sempre variando de acordo com as necessidades de cada paciente.
Além disso, a Odontoclinic oferece tratamentos menos invasivos e isso melhora muito a experiência das pessoas, com tecnologias mais modernas para garantir que esse processo seja feito da melhor forma.
Implantes
Algumas situações são emergenciais, não é mesmo? Seja um acidente, seja um problema de saúde, alguns dentes não têm a sua raiz, o que pode gerar uma série de desconfortos para o paciente.
Uma das soluções da Odontoclinic são os implantes com pinos de titânio. Com esse tratamento, os pacientes passam a ter mais segurança ao mastigar, conforto no dia a dia e naturalidade ao sorrir.
Tratamento estético
A autoestima é fundamental para as pessoas. E, muitas vezes, um simples tratamento estético pode resolver as dores de muitas pessoas, fazendo com que se sintam de bem com a vida.
Por isso, a Odontoclinic também oferece o que há de mais moderno em tratamentos voltados para melhorar a autoestima dos pacientes, como clareamento dental e harmonização facial.
Clínico geral
Os cuidados com a saúde bucal não devem acontecer apenas em emergências de saúde ou necessidades estéticas. Trata-se de um dever diário, e isso passa pela visita com maior frequência ao dentista, evitando maiores problemas e garantindo a saúde.
Por isso, da prevenção ao tratamento, a Odontoclinic também tem um serviço de clínico geral para deixar os seus pacientes ainda mais seguros.
Quais são os diferenciais da franquia Odontoclinic?
Dentro de um mercado com mais de 300 mil dentistas em atuação no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), como você pode ter um maior destaque? O que pode ser um diferencial competitivo para a sua marca?
Uma das alternativas, sem dúvidas, é contar com um suporte especializado de quem entende do segmento de atuação. Com os diferenciais da franquia Odontoclinic, você pode diferenciar o seu negócio.
Mas quais são esses diferenciais? Quais as vantagens de se tornar um franqueado parceiro da Odontoclinic? Conheça um pouco mais sobre os principais diferenciais da marca!
Atendimento humanizado e acolhedor
Independentemente do canal de contato, todo atendimento com a Odontoclinic é humanizado e acolhedor. Não à toa, a empresa já ganhou inúmeros prêmios valorizando esse serviço. Seja por WhatsApp, seja dentro do consultório, a prioridade é sempre oferecer o melhor contato possível para os pacientes, fazendo com que eles se encantem pelo serviço em todos os pontos de contato.
Esse atendimento é característico da franquia Odontoclinic e, por isso, todos os novos franqueados recebem o suporte necessário para treinar a sua equipe e garantir a excelência na qualidade do atendimento.
Sendo assim, não importa o local onde estiver o seu negócio: a Odontoclinic vai garantir que todos os profissionais da sua equipe entendam a cultura da marca e saibam como colocar o paciente sempre em primeiro lugar.
Odontologia de qualidade
Para dar suporte aos dentistas, a Odontoclinic trabalha com tecnologia de ponta e laboratórios digitais, além de ter um setor específico de tecnologia e inovação para garantir que o negócio esteja sempre se desenvolvendo. Além disso, o nosso apoio está presente em todos os momentos, desde a abertura até o dia a dia, para manter tudo da melhor maneira e assegurar a melhor experiência para o seu paciente.
O motivo para isso? É muito simples: as principais franquias do mercado já sabem como o mercado será em 10 anos, e isso garante o sucesso e a continuidade do negócio. Afinal, uma clínica independente não vai conseguir sustentar investimentos tão altos e em tão pouco tempo, não é mesmo? A Odontoclinic fornece soluções, novidades e exclusividades que podem ser utilizadas para aumentar o valor agregado ao produto e serviço finais.
Já pensou contar com uma impressora 3D em sua clínica? Apesar de excelente, é um item muito caro, o que pode transformá-lo em algo não tão viável. Ao fazer parte de uma rede de franquia, o valor do equipamento pode ser diluído, possibilitando que você agregue mais valor à sua proposta sem, necessariamente, ter que fazer grandes investimentos financeiros.
Suporte para a comunicação
A propaganda, de fato, é a alma do negócio. E as franquias contam com uma capacidade de investimento em marketing muito maior do que um profissional sozinho consegue fazer para seu próprio consultório ou clínica, especialmente dentro da Odontoclinic. Afinal, quantos dentistas têm um conhecimento real sobre campanhas, ações e estratégias de marketing que podem ser aplicadas em seu negócio?
Em muitos casos, não há nem mesmo o tempo para fazer tudo isso. Como fazer o negócio prosperar sem a aplicação correta do marketing ou das vendas? Com o suporte de uma franquia, o franqueado recebe o apoio de quem entende da captação de pacientes, por exemplo. Assim, fica muito mais fácil para o dentista criar um negócio sólido e voltado para o longo prazo.
Além disso, a possibilidade de contar com um padrão visual, um protocolo de atendimento e até mesmo estratégias de divulgação da clínica proporciona uma maior chance de destaque dentro de um mercado tão competitivo. Ao associar o seu trabalho a uma marca forte, a captação e a fidelização de clientes se tornam processos mais simples e eficientes.
Expertise para gestão
Assim como a comunicação pode ser um desafio para um dentista, a administração de um negócio também não é fácil. Por isso, a Odontoclinic tem todo um trabalho voltado para a gestão das franquias.
Vale destacar o trabalho em relação à fase de obra e inauguração. Um trabalho que começa com toda a ajuda na escolha do ponto, os estudos até mesmo a proposta de layout interno, incluindo a indicação de fornecedores homologados para realizar o projeto.
Depois, a Odontoclinic faz um trabalho voltado para a pré-inauguração, com foco em marketing e vendas, porque o objetivo é já abrir com movimento, sem que a sua clínica fique vazia. Ou seja, o franqueado tem apoio para iniciar as atividades da franquia com faturamento na clínica. Logo no primeiro mês de negócio, você já vai ter muitos clientes. Esse é o plano perfeito para começar um negócio da melhor maneira!
Quais são os pilares do negócio?
Trabalhamos com foco em 3 grandes pilares que ajudaram na construção de uma marca reconhecida. Assim, todas as unidades são desenvolvidas com base neles, a fim de fortalecer a rede e garantir a excelência no atendimento dos novos pacientes.
A seguir, explico quais são os pilares e como eles se aplicam à Odontoclinic.
Marketing e vendas
Os dentistas não costumam ter foco em marketing e vendas: o trabalho é bastante voltado para a parte técnica e os atendimentos. No entanto, uma clínica odontológica de sucesso precisa ter atenção a esses fatores.
Por isso mesmo, esse é um de nossos pilares e, em todos os anos, desenvolvemos mais expertise em captação de clientes e fechamento de vendas. Trabalhamos com campanhas de mídia e presença nos canais digitais mais relevantes para a marca.
Para tanto, temos o site e uma central de atendimento que realizam a captação de pacientes e o encaminhamento de atendimentos, por meio de um canal telefônico e agendamentos online. Além disso, damos suporte para a criação de ações regionais e parcerias para campanhas de marketing.
Suporte e gestão
O segundo pilar trata da gestão e suporte ofertados pela rede. Trabalhamos para que nossos franqueados nunca estejam sozinhos, fornecendo ferramentas e treinamentos para auxiliar na administração da clínica.
Para tanto, temos um sistema de gestão próprio e uma equipe de Gerente de Negócios para auxiliar em diversas áreas. Assim, o franqueado tem ajuda para estruturar processos, contratar a equipe e planejar todas as ações.
Escala e inovação
O terceiro pilar engloba o poder de escala e a inovação. No primeiro ponto, trabalhamos para proporcionar melhores oportunidades de negócio aos franqueados, por meio do volume de compras e aumento do poder de barganha.
Como são diversas unidades, é possível unir as necessidades para encontrar condições mais vantajosas e economizar, já que há um maior poder de negociação. Um dentista ou empreendedor sozinho não consegue alcançar condições tão favoráveis quanto nas franquias.
Adquirir duas cadeiras odontológicas têm impactos diferentes do que a aquisição de grandes quantidades. Com a Odontoclinic, é possível aumentar os volumes de compras para atender várias unidades, beneficiando a negociação. Isso vale para diversas questões, como materiais, equipamentos, serviços de adquirência, entre outros.
Já no que se refere à inovação, o foco é a tecnologia. Temos um setor de pesquisa e desenvolvimento que busca as tendências e as novidades da odontologia e trabalha para implementá-las. Alinhadores transparentes, impressoras 3D e escaneamento digital são alguns exemplos.
Novamente, o capital disponível e o tamanho da rede com o poder de escala viabilizam a criação de áreas de desenvolvimento maiores e mais eficientes do que seria possível em clínicas individuais. Afinal, há custos com profissionais, pesquisas e equipamentos que nem sempre são viáveis para quem atua sozinho.
Como é a atuação da Odontoclinic no mercado?
A franquia Odontoclinic atua no Brasil inteiro com o modelo one-stop-shop. Isso significa que as clínicas devem oferecer os diversos tipos de tratamentos da odontologia para que o paciente tenha condições de resolver todos os problemas em apenas um lugar.
Ademais, com vários especialistas, o atendimento pode ser estendido para toda a família. Isso traz mais praticidade para os pacientes e aumenta as possibilidades de negócio, já que não precisarão procurar outros profissionais da área.
Como a marca cresceu nos últimos anos?
Para entender mais sobre a Odontoclinic, também é preciso compreender o mercado em que ela está inserida. Em geral, o mercado de franquias no Brasil tem registrado números satisfatórios mesmo em uma crise.
Segundo números da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor foi de R$ 168 bilhões entre 2019 e 2020, com mais de um milhão de vagas geradas no período. Nesse cenário, as franquias de saúde, beleza e bem-estar se destacam.
Dentro desse nicho, podemos citar três franquias de saúde com mais procura:
- farmácia: crescendo mesmo durante a crise e com grandes projeções para 2021, esse setor pode ser uma opção interessante;
- consultas: no Brasil, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são mais de 47 bilhões de beneficiários de planos de saúde, sem falar que é um mercado que tem espaço para crescer;
- odontologia: pouca oferta de saúde pública para odontologia, o que vem fortalecendo o mercado de franquias odontológicas.
Ao todo, as franquias registraram um crescimento de 3,9% entre 2019 e 2020, com um faturamento maior que R$ 34 bilhões. Um exemplo de sucesso é a rede de franquias Odontoclinic, que aproveitará os números positivos para realizar ainda mais investimentos em 2021. Apenas em novas lojas, vão ser R$ 30 milhões em aplicações, com mais de 1500 vagas de emprego direto geradas e um crescimento de 30% em operações.
Como se tornar franqueado da Odontoclinic?
Se você se interessou pelos diferenciais da franquia Odontoclinic, vale conhecer os procedimentos para se tornar um franqueado. Para você não ter nenhuma dúvida sobre o que precisa ser feito, separamos um passo a passo.
Realização do cadastro
Para começar, você pode preencher o formulário do site e a equipe da Odontoclinic entrará em contato o mais rápido possível. Ou seja, você precisa de apenas alguns minutos e, depois, é só aguardar o contato oficial dos profissionais da franquia.
Esclarecimento de dúvidas
É muito importante estudar mais sobre a Odontoclinic e o seu desempenho nos últimos anos para ter o máximo de informações. A ideia é aproveitar a conversa agendada com a equipe da franquia para tirar as suas dúvidas e ter a certeza de que a parceria será positiva para as duas partes. Basicamente, é uma etapa voltada para o estudo de viabilidade do negócio.
Conversa com o gerente
Em seguida, o gerente de expansão da Odontoclinic vai marcar uma reunião com você para entender mais sobre a sua trajetória, os seus objetivos, os desafios e o que a franquia pode fazer para aumentar as suas chances de sucesso.
Uma vantagem importante da franquia Odontoclinic é o potencial de retorno do investimento, que tem um prazo médio entre 2 e 3 anos. Portanto, se esse é o seu objetivo, avalie a nossa rede para entender se ela atende às suas necessidades e expectativas.
Assinatura da COF
Após isso, é feito o envio da Circular de Oferta de Franquia (COF), que detalha todas as condições do negócio e o funcionamento da franquia. Se o resultado da análise feita pela Odontoclinic sobre a viabilidade do negócio for positiva e se o candidato concordar com as condições da COF, o pré-contrato é assinado e o processo de abertura é iniciado. É durante essa etapa que todas as questões de documentação também são resolvidas.
Análise da localização
Em seguida, entram questões como escolha de ponto, reforma, contratação, treinamento da equipe, entre outras. Nesse caso, também é preciso se preparar para os investimentos iniciais, que envolvem a taxa de franquia, a reforma do ponto, os móveis e o capital de giro.
Day clinic
O suporte da Odontoclinic em relação aos seus franqueados começa antes mesmo da assinatura do contrato. Você tem o direito de visitar duas clínicas de quem já é franqueado da marca para observar o máximo de detalhes possíveis sobre a operação do negócio.
Assinatura
Está tudo certo? Pronto, agora é só fazer a assinatura de contrato e começar a empreender com sucesso nesse mercado.
Quais são os requisitos para se destacar com uma franquia Odontoclinic?
Por melhor que seja o suporte oferecido pela Odontoclinic, depois da assinatura do contrato, ainda é preciso ter uma série de cuidados. O que acha de entender mais sobre o que precisa ser feito para se destacar com uma franquia Odontoclinic?
Manter os padrões de qualidade
Ao iniciar uma parceria com uma rede de franquias referência em seu mercado de atuação, um dos grandes benefícios é poder receber o suporte da marca para manter os padrões de qualidade elevados, não é mesmo? Sendo assim, é de responsabilidade do gestor garantir que o alto nível seja mantido e seguir as recomendações da franqueadora.
Isso não significa abrir mão do seu negócio, mas entender quais são os critérios utilizados pela rede que fizeram com que tivesse tanto sucesso, do contato com os fornecedores até os treinamentos e capacitações dos colaboradores. É importante garantir que tudo seja seguido como o recomendado, o que vai aumentar as suas chances de sucesso.
Ter disciplina
Todos os negócios passam por momentos de instabilidade, o que é completamente natural. A boa notícia é que esses momentos podem ser reduzidos e até mesmo eliminados com disciplina. É a partir da disciplina que se pode colocar em ação o plano de negócios com cautela, não criando expectativas irreais e avançando aos poucos rumo ao sucesso.
Afinal, investir em uma franquia requer tempo até que os resultados comecem a aparecer com mais frequência. Tenha certeza de que os padrões e processos estão sendo seguidos. Essa disciplina vai potencializar as suas chances de sucesso e reduzir eventuais impactos externos no desempenho do seu negócio.
Monitorar o desempenho do negócio
Dentro de um mercado tão competitivo, é necessário estar sempre de olho no desempenho de seus indicadores. Na prática, é essencial monitorar inúmeros dados. A ideia é garantir que tudo o que foi planejado está sendo executado. Além disso, essa ação impede que o seu negócio cometa erros de forma repetida, o que pode impactar os resultados finais.
Estipule métricas e objetivos claros e sempre fique atento aos números. Mesmo a menor diferença ou queda de desempenho pode ser solucionada e, para isso, é necessário observar de perto o seu negócio.
Contar com um sistema de gestão integrado, por exemplo, pode tornar essa tarefa mais simples e precisa, dando as ideias e informações de que você precisa para alcançar o sucesso.
Manter um contato próximo com o franqueador
A comunicação direta e clara com o seu franqueador é fundamental. Afinal, como conseguir toda a expertise que ele tem para oferecer, se a troca de informações não é eficiente? O objetivo é criar uma relação que seja de confiança para os dois lados, uma verdadeira parceria. O suporte inicial, por exemplo, é essencial, mas ele não pode ser o limite da sua relação.
Além disso, um bom franqueado nunca se acomoda. Isso significa que está sempre em busca de especializações e mais conhecimento para continuar fazendo o melhor para o seu negócio. A capacitação não deve se restringir aos treinamentos dos colaboradores: os gestores também devem encontrar novas técnicas, conceitos e estratégias para continuar com bons resultados.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental encontrar parceiros que ajudem você a se desenvolver. E ficou claro, ao longo deste conteúdo, que a franquia Odontoclinic tem tudo o que você precisa para se diferenciar em meio aos seus concorrentes, certo? Sem dúvidas, é uma das opções mais seguras e interessantes para quem deseja investir em uma clínica odontológica de sucesso.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a franquia Odontoclinic, o que acha de dar o próximo passo? Quer saber mais sobre a rede, as vantagens e todo o suporte que a marca pode oferecer para você empreender? Entre em contato com a nossa equipe para saber o que falta para você se tornar um franqueado!