Muitos empreendedores decidem abrir uma franquia focando os benefícios desse modelo de negócio. Com suporte completo e expertise, ele tem um bom potencial de lucros, porém, é preciso saber como escolher a melhor opção para investir. Se você também tem esse objetivo, vale a pena conhecer a franquia Odontoclinic.
Com mais de 20 anos de experiência na Odontologia, nossa rede apresenta vários diferenciais aos franqueados, aumentando o potencial de retorno e as chances de sucesso ao investir.
Quer saber quais são eles? Neste conteúdo, apresento as principais características da franquia Odontoclinic e como abrir a sua unidade. Acompanhe!
Quais são os diferenciais da franquia Odontoclinic?
A Odontoclinic foi a primeira franquia odontológica do Brasil — a primeira unidade seguindo esse modelo foi aberta em 2002. Mas a história da clínica começou antes: ela foi fundada em 1997 e atuou no segmento até ter a estrutura necessária para ampliar o negócio e se transformar em uma franquia.
Já são mais de 200 clínicas no Brasil, com um grande número de franqueados que têm uma segunda unidade. Isso é resultado do sucesso do negócio, que torna atrativo o investimento na Odontoclinic, abrindo novas unidades.
O nosso atendimento é humanizado, com reconhecimento nacional e diversos prêmios. Gostamos de estar com as pessoas e todos os valores são repassados por treinamento e suporte, garantindo a manutenção do padrão de qualidade nos tratamentos.
Para dar suporte aos dentistas, trabalhamos com tecnologia de ponta e laboratórios digitais, além de ter um setor específico de tecnologia e inovação. Além disso, o nosso apoio está presente em todos os momentos, desde a abertura até o dia a dia, para manter tudo da melhor maneira.
Aqui, vale destacar o trabalho em relação à fase de obra e inauguração. A Odontoclinic ajuda na escolha do ponto, faz um estudo e apresenta toda a proposta de layout interno, incluindo a indicação de fornecedores homologados para realizar o projeto.
Depois, faz um trabalho voltado a pré-inauguração, com foco em marketing e vendas, porque o objetivo é já abrir com movimento. Ou seja, o franqueado tem apoio para iniciar as atividades da franquia com faturamento na clínica. Logo no primeiro mês de negócio, você já vai ter muitos clientes. Esse é o plano perfeito para começar um negócio da melhor maneira!
Quais são os pilares do negócio?
Trabalhamos com foco em 3 grandes pilares que ajudaram na construção de uma marca reconhecida. Assim, todas as unidades são desenvolvidas com base neles, a fim de fortalecer a rede e garantir a excelência no atendimento dos novos pacientes.
A seguir, explico quais são os pilares e como eles se aplicam à Odontoclinic.
Marketing e vendas
Os dentistas não costumam ter foco em marketing e vendas: o trabalho é bastante focado na parte técnica e nos atendimentos. No entanto, uma clínica odontológica de sucesso precisa ter atenção a esses fatores.
Por isso mesmo, esse é um de nossos pilares e, em todos os anos, desenvolvemos mais expertise em captação de clientes e fechamento de vendas. Trabalhamos com campanhas de mídia e presença nos canais digitais mais relevantes para a marca.
Para tanto, temos o site e uma central de atendimento que realizam a captação de pacientes e o encaminhamento de atendimentos, por meio de um canal telefônico e agendamentos online. Além disso, damos suporte para a criação de ações regionais e parcerias para campanhas de marketing.
Suporte e gestão
O segundo pilar trata da gestão e suporte ofertados pela rede. Trabalhamos para que nossos franqueados nunca estejam sozinhos, fornecendo ferramentas e treinamentos para auxiliar na administração da clínica.
Para tanto, temos um sistema de gestão próprio e uma equipe de Gerente de Negócios para auxiliar em diversas áreas. Assim, o franqueado tem ajuda para estruturar processos, contratar a equipe e planejar todas as ações.
Escala e inovação
O terceiro pilar engloba o poder de escala e a inovação. No primeiro ponto, trabalhamos para proporcionar melhores oportunidades de negócio aos franqueados, por meio do volume de compras e aumento do poder de barganha.
Como são diversas unidades, é possível unir as necessidades para encontrar condições mais vantajosas e economizar, já que há um maior poder de negociação. Um dentista ou empreendedor sozinho não consegue alcançar condições tão favoráveis quanto nas franquias.
Adquirir duas cadeiras odontológicas têm impactos diferentes do que a aquisição de grandes quantidades. Com a Odontoclinic, é possível aumentar os volumes de compras para atender várias unidades, beneficiando a negociação. Isso vale para diversas questões, como materiais, equipamentos, serviços de adquirência, entre outros.
No segundo, o foco é a inovação e a tecnologia. Temos um setor de pesquisa e desenvolvimento, que busca as tendências e novidades da Odontologia e trabalha para implementá-las. Os alinhadores transparentes, impressoras 3D e escaneamento digital são alguns exemplos.
Novamente, o capital disponível e o tamanho da rede com o poder de escala viabiliza a criação de áreas de desenvolvimento maiores e mais eficientes do que seria possível em clínicas individuais. Afinal, podem ter custos com profissionais, pesquisas e equipamentos que nem sempre são viáveis para quem atua sozinho.
Como é a atuação da Odontoclinic no mercado?
A franquia Odontoclinic atua no Brasil inteiro com o modelo one-stop-shop. Isso significa que as clínicas devem oferecer os diversos tipos de tratamentos da Odontologia, para que o paciente tenha condições de resolver todos os problemas em apenas um lugar.
Ademais, com vários especialistas o atendimento pode ser estendido para toda a família. Isso traz mais praticidade para os pacientes e aumenta as possibilidades de negócio, já que ele não precisará procurar outros profissionais da área.
Como se tornar franqueado da Odontoclinic?
Se você se interessou pelos diferenciais da franquia Odontoclinic, vale conhecer os procedimentos para se tornar um franqueado. Para começar, você pode preencher o formulário do site e a nossa equipe entrará em contato assim que possível.
O próximo passo é o estudo de viabilidade e a reunião com o gerente de expansão, com as negociações preliminares. Após isso, é feito o envio da Circular de Oferta de Franquia (COF), que detalha todas as condições do negócio e o funcionamento da franquia.
Se o resultado da análise feita pela Odontoclinic sobre a viabilidade do negócio for positiva e se o candidato concordar com as condições da COF, o pré-contrato é assinado e o processo de abertura é iniciado. É durante essa etapa que todas as questões de documentação também são resolvidas.
Após isso, entram questões como escolha de ponto, reforma, contratação e treinamento da equipe, entre outras. Nesse caso, também é preciso se preparar para os investimentos iniciais, que envolvem a taxa de franquia, a reforma do ponto, os móveis e o capital de giro.
Uma vantagem importante da franquia Odontoclinic é o potencial de retorno do investimento, que tem um prazo médio entre 2 e 3 anos. Portanto, se esse é o seu objetivo, avalie a nossa rede para entender se ela atende às suas necessidades e expectativas.
Como foi possível notar, uma franquia Odontoclinic proporciona diversos diferenciais e vantagens aos investidores. Dessa maneira, essa é uma parceria interessante para quem deseja investir em uma clínica odontológica de sucesso.
Quer saber mais sobre a nossa rede? Entre em contato e seja um franqueado!