Empreender no Brasil não é tarefa fácil. São muitos os desafios que precisam ser superados para alcançar o sucesso nessa jornada. Contudo, com estratégia e planejamento, é plenamente possível investir com segurança e obter bons resultados.
Nesse contexto, ter a franquia como opção de empreendedorismo é algo que deve estar no radar de quem busca um bom negócio. Esse modelo oferece uma série de vantagens em relação aos formatos mais tradicionais, especialmente no que se refere a riscos, a formatação do negócio e ao suporte administrativo e gerencial — tudo isso desde a fase inicial.
Então, para quem busca uma alternativa viável, segura e com maior previsibilidade de retorno, precisa conhecer um pouco mais sobre o modelo de franquia como opção de empreendedorismo. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para tratar sobre o tema. Acompanhe!
Os principais dados do setor de franquias no Brasil
Nos últimos anos, o mercado das franquias tem se mostrado altamente sólido e promissor, segundo demonstram os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para você ter uma ideia, em 2019, o setor seguiu com o ritmo de expansão, apresentando um crescimento acumulado de 6,8%, atingindo um faturamento total de R$ 186,755 bilhões no período.
Os dados da ABF também mostram que alguns setores têm apresentado um resultado ainda mais expressivo. O balanço do setor do ano de 2019, por exemplo, aponta que Comunicação, Informática, Eletrônicos, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Serviços Automotivos foram alguns dos segmentos que mais se destacaram.
Além disso, o mercado de franquias também tem uma grande representatividade no contexto de geração de vagas de trabalho. Em 2019, o número de empregos diretos gerados pelo setor superava 1,3 milhão de postos de trabalho. Contudo, em razão dos efeitos da pandemia, no segundo trimestre de 2020, foi registrada uma queda de 6,6% na geração de empregos.
O perfil do franqueado
O mercado de franquias como opção de empreendedorismo, como visto, tem apresentado resultados bastante promissores nos últimos anos. Esses dados, na prática, mostram o potencial que o modelo tem para gerar bons investimentos, oferecendo oportunidades de negócios em diferentes segmentos do mercado.
Nesse sentido, outra grande vantagem do modelo de franquias está na sua versatilidade. O mercado é amplo e oferece opções variadas, incluindo investimentos de baixo risco e de baixo aporte inicial, por exemplo, o que facilita o acesso aos diversos perfis de empreendedores, sejam eles mais experientes, sejam iniciantes no mundo dos negócios.
Nesse ponto, inclusive, o investimento em franquias se destaca por oferecer uma maior segurança ao investidor. Traçando um paralelo, ao empreender de forma autônoma, a partir de um negócio próprio, os riscos são muito maiores.
Isso porque o empreendedor não tem dados sobre a aceitação da empresa no mercado, não validou suas entregas e produtos e nem sempre dispõe da experiência contábil, administrativa e operacional para tocar um negócio sozinho. Também não tem processos bem consolidados. Por outro lado, uma boa franquia é opção de empreendedorismo a partir de um investimento mais sólido.
Nesse formato, já se aplica seus recursos em um negócio validado, com uma marca reconhecida e atuante no mercado. Além disso, os resultados são mais previsíveis e o empreendedor ainda conta com o suporte do franqueador, tornando a jornada muito mais simples e estratégica. Por isso, a franquia como opção de empreendedorismo é uma escolha muito inteligente.
Apesar dos benefícios do modelo de franquia, ainda assim, é fundamental conhecer mais a fundo esse mercado. Identifique os franqueadores com maior solidez, potencial de crescimento e aderência às demandas do consumidor.
Nesse ponto, avaliar os dados do setor e as projeções futuras do mercado, sem dúvida, são ações necessárias para se tomar uma decisão mais consciente sobre como, quando e em que ramo empreender. Somado a isso, o perfil do franqueado também é outro aspecto importante, visto que alguns negócios exigem conhecimentos específicos ou, até mesmo, formação na área.
Logo, o perfil do franqueado precisa ser compatível com as características da franquia, de modo a facilitar a gestão do negócio. Por exemplo, o modelo de negócio da Odontoclinic. Apesar de ser do segmento odontológico, nossa franquia é uma opção para qualquer investidor, não necessariamente um dentista ou um profissional da saúde. Para tanto, é preciso ter boas habilidades de gestão e se relacionar bem com pacientes, colaboradores e fornecedores.
O segredo do sucesso das franquias
Os resultados positivos do mercado de franquias, sem dúvida, também se devem à forma como franqueador e franqueado se relacionam. Como nesse formato de negócio o sucesso da franquia como um todo também depende do bom desempenho do franqueado, há uma forte relação de colaboração entre esses agentes.
Nesse contexto, é comum que, em franquias de sucesso, o franqueador atue de maneira bastante participativa sobre o negócio, dando suporte, orientação e até treinamentos, a depender do formato da empresa.
Nesse quesito, a Odontoclinic se destaca por oferecer um modelo de franquia como empreendimento pautado na parceria e na colaboração, cujo objetivo é auxiliar e fortalecer o crescimento do franqueado de maneira estratégica, em todas as etapas da sua jornada.
A Odontoclinic é uma marca já consolidada no segmento de franquias odontológicas, atuante desde o ano de 2001. Hoje, está presente em todos os cantos do Brasil, em mais de 200 unidades, atendendo a uma demanda latente do mercado, que são os serviços odontológicos clínicos e estéticos.
O modelo de negócio foi desenvolvido para oferecer o máximo potencial de retorno ao investidor. Para isso, a Odontoclinic se faz presente na rotina do franqueado, acelerando o ROI de franquia e, principalmente, a curva de aprendizado com ferramentas modernas, dados de mercado e processos sólidos.
A lei de franquias
Para quem pensa em abrir uma empresa e tem a franquia como opção de empreendedorismo em seu radar, um ponto importante a ser considerado é a nova Lei de Franquia (Lei nº 13.966/2019). A norma em questão traz uma série de diretrizes sobre esse modelo de negócio e regulamenta alguns aspectos importantes da relação entre franqueador e franqueado.
A exemplo, a Lei de Franquia determina que para a implantação da franquia, o franqueador deverá oferecer ao interessado a Circular de Oferta de Franquia, documento que conterá, obrigatoriamente, dados como:
- histórico resumido do negócio franqueado;
- qualificação completa do franqueador;
- balanços e demonstrações financeiras da franqueadora;
- descrição detalhada da franquia e das atividades que serão desempenhadas pelo franqueado;
- especificações em relação ao total estimado do investimento inicial, valor da taxa inicial de filiação ou taxa de franquia;
- valor estimado das instalações, equipamentos, estoque e condições de pagamento;
- informações claras e objetivas sobre a remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca e de outros objetos de propriedade intelectual do franqueador;
- informações sobre a política de atuação territorial.
Além desses pontos, conforme destacado, a lei também exige informações sobre o perfil do franqueado ideal. Ele deve levar em conta experiência anterior, escolaridade e outros atributos necessários para se tocar o negócio de maneira adequada.
Por fim, como vimos, considerar a franquia como opção de empreendedorismo é, sem dúvida, uma decisão bastante acertada para quem deseja empreender de maneira mais segura e previsível. Os dados desse mercado mostram todo o potencial de retorno que o modelo de negócio oferece, mitigando incertezas e riscos para quem deseja abrir uma empresa.
Agora só falta colocar a mão na massa! Então, confira também o nosso artigo sobre como se preparar para abrir uma franquia em 2021!