A qualidade do atendimento faz toda a diferença nas chances de sucesso de qualquer negócio — incluindo sua clínica odontológica. Se o cliente for recebido da forma correta, então suas oportunidades de ter um desempenho melhor no futuro também é maior. E uma prática que tem surgido para alcançar esse resultado é a criação de um atendimento humanizado ao cliente.
Você, provavelmente, já ouviu falar desse termo, mas pode não saber o que ele representa nem como colocá-lo em prática. Pois, saiba que, se você pretende elevar o desempenho da sua clínica odontológica, deve começar a implementar algumas dessas mudanças na forma como faz seus negócios.
Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre o que é um bom atendimento, qual é sua importância e dar 5 dicas para colocar essa ideia em prática. Acompanhe.
O que é um atendimento humanizado?
Como você já deve saber, em qualquer setor, há uma tendência de que os profissionais comecem a automatizar seus processos, inclusive o contato com o cliente. Isso significa que, com o tempo, os profissionais começam a tratar todos os pacientes da mesma forma, independentemente de suas particularidades. Isso é um atendimento não humanizado.
Já o atendimento humanizado é aquele que vai contra essa tendência. Ele se preocupa em entender quais são as particularidades de cada paciente, quais são suas queixas específicas e qual é o tratamento ideal — tudo com muito mais atenção aos detalhes. Isso promove a proximidade entre a clínica e o paciente e contribui também em outras áreas.
Por que ele é importante para o seu sucesso?
Agora você entende o atendimento humanizado, mas, qual é sua importância para clínica? Veja aqui alguns dos benefícios que esse método traz para melhorar o atendimento em seu negócio.
1. Melhora a satisfação do público
Todo cliente gosta de ser tratado com atenção, tendo suas necessidades específicas atendidas com o máximo de carinho possível. E quanto mais bem direcionado é o seu processo, mais fácil é entregar um serviço que atenda a essas expectativas corretamente.
Quando você personaliza seu atendimento de acordo com cada paciente, é certo que eles sairão de seu estabelecimento muito mais satisfeitos, o que contribui bastante com sua reputação e recomendações.
2. Promove a continuidade do tratamento
Você provavelmente já viu pacientes que chegam em sua clínica odontológica, fazem os primeiros exames, começam um tratamento, mas não se sentem estimulados a continuar. Em alguns casos, isso pode ser consequência de um processo de atendimento não humanizado.
Se um paciente se sente melhor acolhido, não só ele se sentirá mais satisfeito no fim do processo como também terá maiores chances de retornar nas próximas sessões para dar continuidade ao processo de tratamento. Isso evita que certos casos criem complicações por falta de procedimentos específicos.
3. Contribui com o crescimento de sua clínica
Em longo prazo, um processo de atendimento mais humanizado tem efeitos bem mais positivos em seu negócio.
Primeiramente, a combinação de maiores índices de satisfação e continuidade no tratamento aumentam a rentabilidade da empresa em curto prazo. Segundo, esses clientes têm maiores chances de indicar seu trabalho para outras pessoas no futuro, atraindo mais pacientes e permitindo que você expanda sua gama de serviços.
5 dicas para fazer um atendimento humanizado
Apesar de sua importância, muitas pessoas têm dificuldades para humanizar seus processos de atendimento. Uma das razões disso é não entenderem bem como colocar isso em prática. Veja aqui algumas dicas simples que você pode seguir.
1. Forneça todas as informações necessárias para os pacientes
A pior coisa para quem está passando por um procedimento de saúde de qualquer tipo é sentir que não tem controle sobre o que acontece. E boa parte disso é resultado da falta de informação a respeito.
Em vez de apenas executar as tarefas, explique ao paciente o que está sendo feito e com que propósito. Não é necessário explicar tudo em detalhes, apenas garantir que ele sabe qual é o direcionamento.
2. Treine sua equipe para oferecer o melhor atendimento
Seu time é e sempre será a linha de frente na hora de promover um atendimento mais humanizado em sua clínica odontológica. A forma como eles falam e o que eles falam é o que causa essa primeira impressão.
Portanto, a melhor forma de garantir que seu público terá a impressão certa é preparar sua equipe para esta tarefa. Desde a equipe de recepção até os próprios dentistas, todos precisam ter a postura certa na hora de receber o público.
3. Compreenda e escute atentamente o paciente
De forma geral, um atendimento humanizado depende, em especial, da habilidade de escutar em vez de agir no automático. Um paciente que se sente ouvido, principalmente em suas queixas e dúvidas, sai bem mais satisfeito depois do tratamento.
Além disso, ao escutar com atenção, os dentistas podem chegar ao cerne do problema mais facilmente, identificando sintomas e encontrando o tratamento ideal.
4. Procure e elimine falhas nos seus processos
Em geral, empresas que já têm um processo de atendimento bem desenvolvido são aquelas que passaram tempo o suficiente refinando seus métodos e aparando arestas. O mesmo princípio se aplica ao atendimento em sua clínica.
Todo dia, é importante coletar o feedback do público e encontrar formas de melhorar seu atendimento. Só assim você poderá ver resultados mais consistentes e um retorno mais claro em longo prazo.
5. Oriente os pacientes de forma personalizada
Por fim, mas não menos importante, lembre-se que cada paciente responde a orientações de formas diferentes. Isso significa que, para obter a melhor cooperação, é necessário prestar atenção no que seus pacientes buscam e personalizar a forma como sua equipe lida com eles, individualmente. Quanto mais específico você for, melhor.
Agora que você entende melhor o que é um atendimento humanizado e como colocá-lo em prática, é hora de adotar algumas dessas dicas em sua clínica. Pode ser difícil se adaptar, mas os resultados certamente virão com o tempo.
Que tal ajudar mais pessoas nesse processo de atendimento humanizado? Compartilhe este post em suas redes sociais!