O mercado está cada vez mais concorrido e os consumidores, não importa o segmento, são mais exigentes. Sendo assim, é necessário se organizar para aumentar as chances de criar um negócio de sucesso e duradouro. Dentro do ambiente de franchising, o planejamento é ainda mais importante. Mas o que é e como funciona um plano de negócio para franquia?
Para conseguir resultados positivos em longo prazo, toda empresa precisa de um direcionamento estratégico. Quais são os objetivos? Quais são os caminhos para alcançar essas metas? Quais os padrões que devem ser seguidos para entregar uma experiência positiva aos clientes finais? Todas essas respostas devem estar presentes em um plano de negócio.
Mas quais são as particularidades desse documento para as franquias? Seja para realizar investimentos mais certeiros e menos arriscados, seja para entender como operar no dia a dia de trabalho, tudo passa diretamente pela estruturação de um plano de negócio.
Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? É só continuar a leitura deste artigo!
O que é um plano de negócio para franquia?
O plano de negócio para franquia funciona como uma espécie de manual para guiar a sua rede de franqueados em busca de sucesso. Em primeiro lugar, é uma forma de estruturar um padrão de operações e serviços que vai ser seguido por toda a rede. Além disso, deve conter as estratégias e ações para que o franqueado tenha o suporte necessário em busca de melhores resultados.
Afinal, a franqueadora tem a responsabilidade de fornecer o know-how sobre seus clientes e modelo de negócio para os parceiros. Como lidar com o público-alvo da empresa? Como garantir que a rede se expanda cada vez mais no mercado? A partir dessas informações, é possível traçar metas e definir alguns dos caminhos mais adequados para um melhor desempenho.
Sendo assim, o plano de negócio para uma franquia é peça-chave para o sucesso do investimento. O documento deve ser o guia para que cada novo franqueado saiba como explorar cada detalhe da marca da melhor maneira possível.
Quanto maior for o sucesso da rede, melhor para todos envolvidos no negócio. O plano, portanto, deve ser completo e considerar os pilares necessários para ser bem-sucedido com a marca principal.
Qual a sua importância para franquias?
Mas por que é tão importante constituir um plano de negócio para franquias? Listamos alguns dos tópicos mais relevantes. Confira!
Simplificar o entendimento do mercado
Cada mercado tem as suas particularidades e entendê-las é o primeiro passo para ter sucesso. O plano de negócios vai servir, justamente, para entregar todas essas informações de forma resumida e prática. Assim, o franqueado consegue compreender melhor quais são as características do segmento e os caminhos mais indicados para conseguir bons resultados.
Direcionar práticas em longo prazo
Quando se fala em retorno ao investir em uma rede de franquias, o empreendedor entende que o mais importante são os resultados em longo prazo. Sendo assim, o plano de negócio atua como um guia com as práticas e estratégias que vão contribuir para conclusões duradouras. O foco não é apenas no início, mas sim, em todo o processo para fortalecer a rede como um todo.
Manter a operação alinhada com os padrões da franquia
Além disso, o segmento de franquias tem algumas particularidades que devem ser compreendidas. Uma delas é a necessidade de manter o padrão de qualidade estipulado pela matriz.
Mas como fazer isso sem um guia de quais práticas precisam ser adotadas em diferentes circunstâncias? Do atendimento ao cliente até a relação com os fornecedores, tudo deve ser contemplado pela franqueadora no plano de negócio.
Elevar as chances de sucesso
Imagine trabalhar em uma área em que você não tem nenhuma experiência? Que você não tem detalhes sobre o comportamento do seu público ou mesmo quais são as estratégias da concorrência?
Quais são as reais chances de sucesso? Poucas, não? O plano de negócios serve, justamente, para reunir todos esses detalhes e assegurar que o franqueado tenha as condições para uma performance positiva.
Quais informações não podem faltar no plano de negócio?
Durante a elaboração do plano de negócios para franquia, algumas informações não podem ficar de fora. Reunimos as mais relevantes, confira!
Missão da empresa
O item mais importante de um plano de negócios é a missão da empresa. Qual é o propósito daquela marca? De forma simples e objetiva, é preciso informar o que é, o que faz, como faz e os objetivos da empresa. A ideia é que cada franqueado entenda todas as características da matriz.
Informações da franquia
Também é importante detalhar as informações mais relevantes sobre a rede, o mercado de atuação e dados sobre o investimento. Um estudo de viabilidade, por exemplo, já indica para o interessado as condições que ele vai enfrentar.
Além disso, dados como público-alvo, custos e análise da concorrência devem constar no documento. Tudo isso aumenta o valor da franquia, como a Odontoclinic, que fornece todas essas informações e detalhes para os seus parceiros.
Metas
Quais são os planos para curto, médio e longo prazo? Criar essas metas também vai servir para orientar o que o franqueado deve fazer para alcançá-las. Essa é uma maneira de ser transparente e garantir que o interessado entenda exatamente o que é esperado dele a partir do momento que a parceria se inicie.
Estratégias de marketing
A comunicação com o público também é fundamental, o que exige a criação de um plano de ações específico para o marketing. Afinal, as particularidades da audiência que vai ser impactada e, até mesmo, do segmento devem ser respeitadas para que as estratégias, de fato, gerem resultados positivos.
Controle financeiro
A gestão financeira também é de grande importância para uma franquia, da maneira que o negócio deve ser administrado até mesmo os cuidados na gestão dos ativos na rotina de trabalho. Todo esse controle deve ser detalhado no plano de negócios da franquia.
Para quem busca por uma solução mais segura e com grande potencial de retorno do investimento, a análise do plano de negócio para franquia é a primeira etapa. Afinal, todas as ações estratégicas são norteadas por esse documento e, quanto mais completo ele for, mais chances de sucesso. Por isso, é importante procurar por uma franqueadora que esteja disposta a acelerar a sua curva de aprendizado e crescimento.
Agora que você já entendeu o que é e a importância de um plano de negócio para franquia, que tal dar o próximo passo e contar com um parceiro? É só entrar em contato conosco para conhecer o portfólio e os benefícios de ter uma franquia Odontoclinic.