Algumas pessoas acreditam que, depois de fundar a empresa, o trabalho de investimento delas acabou e é só uma questão de manter as atividades. Porém, como muitos já sabem, esse é um grande erro. A verdade é que, para continuar crescendo, é indispensável se atualizar, especialmente, no mercado odontológico.
Além de ser um setor com grande carga de pesquisas e novos conhecimentos surgindo regularmente, também é uma área que utiliza várias ferramentas tecnológicas, tanto para exames e tratamentos quanto para gestão. Isso significa que, para poder garantir o seu sucesso, você terá que acompanhar várias mudanças ao longo do tempo e implementá-las em seu negócio.
Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar melhor a importância de se atualizar no mercado odontológico e como você pode acompanhar estas novidades. Confira!
Por que é importante se atualizar?
Toda empresa, mesmo aquelas que já têm alto desempenho, precisa passar por algumas renovações de tempos em tempos, buscando mais conhecimento e ferramentas. Veja algumas vantagens que você ganha ao se manter atualizado:
Melhorar a qualidade do serviço
Até o profissional mais experiente pode ficar obsoleto se parar de se atualizar por muito tempo. O mesmo vale para o seu negócio como um todo. Se as ferramentas usadas em sua clínica forem muito antiquadas, elas perderão a efetividade em algum momento, e você perderá clientes para a concorrência.
Por outro lado, há muitas mudanças que contribuem bastante com a qualidade do trabalho da sua equipe, tornando-o mais ágil e eficiente. Isso leva a uma rentabilidade maior em longo prazo, além de contribuir com a reputação e credibilidade da sua empresa.
Acompanhar novas demandas
Com o tempo e o surgimento de novas ferramentas e tratamentos, o público, invariavelmente, vai acabar descobrindo esses assuntos e vai procurar quem preste esses serviços. Isso significa que, em algum momento, você terá novas demandas em sua porta, às quais pode se adaptar para atender.
Para quem busca uma forma de expandir o próprio negócio, essa é uma excelente opção. Ao criar um catálogo mais amplo de serviços, você poderá acompanhar essas novas demandas, atraindo mais clientes para sua clínica. Mesmo que seja algo muito simples, isso ainda ajuda a tornar o seu negócio mais completo e confiável diante dessas mudanças.
Buscar metodologias mais eficientes
Claro, nem sempre isso significa que sua clínica terá que fazer algo novo. Muitas das inovações no mercado odontológico têm o objetivo de aprimorar os processos atuais, reduzindo seu custo e o tempo que eles consomem. Mesmo que não tragam inovação na odontologia, essas mudanças são muito úteis para otimizar seus resultados.
Por exemplo, pense que cada exame de raio-X de um dente leva 20 minutos para ser concluído, mas um novo sistema de captura permite criar uma imagem clara em apenas 10 minutos. Essencialmente, isso dobra o número de exames que podem ser realizados no mesmo dia.
Como se manter atualizado no mercado odontológico?
Agora que você entende por que deve se manter atualizado, a próxima questão é: como fazer isso? Felizmente, existem vários métodos disponíveis, os quais você pode implementar agora mesmo. Confira alguns exemplos.
Busque workshops e palestras
Para quem faz parte de um setor tão amplo quanto o odontológico, é quase certo que haverá vários eventos, palestras, congressos e workshops sobre as principais novidades dentro desse campo. É nesses espaços que você encontra o maior número de inovações, tanto na parte de gestão do negócio quanto nos procedimentos.
É um bom investimento sempre visitar esses eventos, ao menos os maiores ou alguns próximos à sua localidade, assim como permitir aos profissionais do consultório odontológico que vão também. Dessa forma, toda a sua equipe estará bem atualizada com relação ao setor e suas qualidades.
Inscreva-se em newsletters sobre a área
Mesmo que você não tenha como comparecer a eventos, há sempre sites e revistas do setor que divulgam informações relevantes, como novos equipamentos e procedimentos. Se você quiser se manter bem atualizado no mercado odontológico, é importante estar atento a esses canais.
Não é necessário seguir todos eles, apenas os que forem mais relevantes para você. Dessa forma, sempre que houver alguma novidade digna de nota, ela aparecerá em sua caixa de e-mail em pouco tempo. Isso pode levar a bons insights para implementar inovações em sua clínica.
Faça um bom networking
Além de ter uma lista de sites e revistas para se informar, também é uma boa ideia criar novos contatos no segmento. Muitos dentistas, pesquisadores e, até mesmo, outros gestores de clínicas odontológicas, podem ser ainda mais úteis na hora de acompanhar notícias sobre o setor.
Além de trocar informações relevantes, vocês também podem fazer parcerias que beneficiem ambas as partes. Quanto mais ampla for sua rede, com mais pessoas você poderá contar.
Esteja presente nas redes sociais
Redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, são os melhores ambientes para obter atualizações sobre diversos temas. Tanto para gestores quanto dentistas, há muito a ganhar estando presente em ambientes digitais voltados para o mercado odontológico.
Além de oferecer bons contatos, esses espaços também costumam servir como área de divulgação para muitas das novidades que você quer descobrir. Sendo assim, você acaba tendo dois benefícios ao mesmo tempo.
Siga tags e palavras-chave relacionadas
Por fim, uma ferramenta muito útil para acompanhar assuntos específicos são os marcadores, mais conhecidos como “tags”. Em redes sociais, você pode definir alguns deles como tópicos de seu interesse, recebendo notificações quando elas são usadas.
Da mesma forma, você pode fazer pesquisas periódicas por palavras-chave voltadas para a odontologia. Isso tudo pode ajudar você a obter informações sobre o desenvolvimento de novas ferramentas, metodologias e tratamentos com mais rapidez, reduzindo suas perdas.
Agora que você entende melhor como se manter atualizado sobre as novidades no mercado odontológico, é hora de implementar esses métodos para buscar essas notícias. No blog da Odontoclinic, temos sessões dedicadas a manter profissionais e franqueados sempre a par das últimas informações sobre a área.
Que tal saber mais sobre o mundo das franquias odontológicas? Basta curtir nossa página no Facebook!