Atualmente, a presença da tecnologia na odontologia é muito intensa, o que traz benefícios para os pacientes e os profissionais. Por meio dela, é possível realizar tratamentos mais rápidos, seguros, confortáveis e com resultados superiores.
Com o acesso fácil à informação, até mesmo os pacientes já entendem a importância da tecnologia nos procedimentos odontológicos. Por isso, os profissionais precisam se atualizar e investir em materiais e equipamentos para disponibilizar inovações e valorizar ainda mais o seu trabalho.
Preparamos este artigo para apresentar 6 das principais inovações tecnológicas na odontologia, a fim de que você esteja a par dessas tendências e possa implementá-las em sua clínica. Confira!
1. Aparelho ortodôntico invisível
Confeccionado sem metais, esse dispositivo ortodôntico proporciona um tratamento mais confortável e com resultados rápidos. Também chamado de alinhador transparente, o aparelho tem uma estrutura similar às moldeiras de clareamento.
É personalizado e confeccionado a partir de moldes da boca do paciente. São fabricados diversos alinhadores em sequência, com diferenças sutis entre eles. São essas diferenças que estimulam as movimentações dentárias para corrigir os problemas ortodônticos.
Existem diferentes marcas nacionais e internacionais, mas a Odontoclinic oferece a sua própria linha de alinhadores invisíveis. Assim, o tratamento fica ainda mais acessível, já que a Odontoclinic conta com o maior laboratório de ortodontia digital do Brasil.
2. Escaneamento intraoral
Funciona de forma similar àquela tecnologia utilizada para escanear documentos, mas nesse caso é utilizado um scanner de pequenas dimensões, que consegue alcançar todas as áreas da boca. Ele captura e digitaliza imagens, e as envia para um computador, com a opção de serem arquivadas.
O escaneamento intraoral é uma tecnologia utilizada como substituta das fotografias em alguns tratamentos, como os ortodônticos e de implantes. Possibilita planejar esses procedimentos com mais precisão e exclui a obrigatoriedade de trabalhar com moldes em gesso.
3. Impressão 3D
Essa tecnologia na odontologia é comumente utilizada em conjunto com o escaneamento intraoral. As imagens são trabalhadas em um software para desenvolver um projeto que será enviado para a impressora 3D.
Ela trabalha o material confeccionando alinhadores e guias cirúrgicos, por exemplo. Tem uma grande precisão porque reproduz de forma fiel o projeto digital e, com isso, traz precisão e riqueza de detalhes, produzindo peças com encaixe perfeito e mais naturais.
4. Cirurgia guiada
A cirurgia guiada é muito utilizada nos tratamentos com implantes dentários. Nela, o cirurgião confecciona na impressora 3D um guia cirúrgico, dispositivo que é encaixado na cavidade bucal do paciente para indicar a área que deve ser operada.
Dessa forma, os riscos de complicações ou danos em tecidos saudáveis são reduzidos, já que o cirurgião-dentista realiza as intervenções no local exato, com base em um planejamento prévio que considera a anatomia do paciente e suas necessidades.
5. Anestesia computadorizada
Essa é uma tecnologia da odontologia muito apreciada pelos pacientes porque exclui o uso de seringas e agulhas para anestesiar os tecidos. A aplicação é controlada por um equipamento que injeta a substância de forma praticamente indolor.
Ele é programado para aplicar quantidades exatas no momento certo. Com isso, evitamos o uso excessivo de anestésico, seus efeitos desconfortáveis e ainda o desperdício do material, beneficiando o paciente e o dentista.
6. Lentes de contato dental
As lentes de contato são laminados protéticos muito finas, que são coladas sobre os dentes na região estética do sorriso. O objetivo é fazer alterações sutis de tonalidade, corrigir assimetrias e mudar o formato da dentição.
Esse tratamento é planejado utilizando o escaneamento intraoral para coletar as imagens que serão utilizadas para planejar o tratamento. É um procedimento definitivo, porque uma vez que as próteses são fixadas, elas só podem ser retiradas se for necessário substituir a peça.
Nem todos os dentistas disponibilizam essas novidades porque acompanhar a tecnologia é um grande desafio, mas existe uma solução para isso. As franquias odontológicas oferecem suporte e treinamento para o profissional; com isso, seu negócio consegue atender da melhor forma às demandas modernas.
Para estar em dia com as tendências da tecnologia na odontologia, você tem a opção de ser um franqueado. Assim, estará disponibilizando o que há de melhor no mercado para os seus pacientes, aprimorando os resultados e alcançando a satisfação do seu público.
Gostou das informações? Então, acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.