O Brasil é o país com o maior número de dentistas em todo o mundo. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, são mais de 330.000 profissionais ativos em todo o território nacional — ou seja, o mercado é concorrido, sim. Dessa forma, para se destacar, é preciso saber como montar o consultório odontológico do jeito certo para oferecer um bom atendimento, concorda?
Você precisa buscar diferenciais competitivos e ter uma verdadeira mentalidade empreendedora. Dentro desse contexto, antes de tudo, o ideal é pensar no modelo de negócio que implementará. Prefere investir em um consultório, clínica ou franquia odontológica? Sabe como garantir uma boa estrutura?
Para que tudo corra bem em sua empreitada, listamos 12 dicas importantes para montar um consultório de odontologia, a fim de evitar erros e falhas que podem atrapalhar o seu sucesso, além de garantir que esse processo seja mais simples e organizado. Acompanhe!
Quais são os desafios financeiros da abertura do consultório?
Antes de começar a montar o consultório odontológico, é preciso fazer um ótimo planejamento financeiro. Procure responder a algumas perguntas importantes que fazem parte do processo de estruturação de qualquer empresa.
- Quanto custa montar um consultório odontológico?
- Qual o meu capital para investimento?
- Quanto tenho de capital de giro?
- Quantos colaboradores vou precisar para tocar meu consultório?
De acordo com o Sebrae, é possível montar um consultório odontológico de pequeno porte em uma cidade de médio porte com cerca de R$ 75.000. O valor seria alocado na adaptação do imóvel escolhido e na compra dos móveis, instrumentais e equipamentos.
Como montar um consultório odontológico?
Montar um consultório odontológico envolver fazer um planejamento estratégico, são diversos pontos a serem considerados, mas não precisa se preocupar. Levantamos todos eles a seguir e explicamos em detalhes para que seu consultório trilhe o melhor caminho. Acompanhe!
1. Tenha atenção à legislação
Para que o consultório odontológico possa funcionar de forma regularizada, você deverá levar em conta uma série de questões legais e fiscais, incluindo:
- criação de registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia);
- obtenção de alvará de funcionamento da prefeitura da sua cidade;
- obtenção de alvará na vigilância sanitária.
O Sebrae conta com um material que mostra cada exigência legal a ser cumprida para a abertura de um consultório odontológico.
2. Escolha bem o local
Escolher bem o ponto em que será aberto o consultório é mais uma das obrigações do dentista-empreendedor. Na hora de decidir, leve em conta o nível da concorrência na região e questões relacionadas ao público-alvo do consultório.
Veja se o prédio tem uma infraestrutura adequada, confira o movimento das vias ao redor, a segurança, se existe área para estacionamento, questões de acessibilidade, entre outros aspectos que vão impactar a boa experiência dos seus pacientes.
3. Faça um estudo do público-alvo
Por falar em público-alvo, é fundamental que ele esteja muito bem definido antes de montar o consultório odontológico. Afinal, é com base nessas pessoas que você vai escolher o ponto do negócio, definir as estratégias de atendimento e todas as ações de marketing.
Não é difícil entender quem é o seu público. Basta pensar, por exemplo, que os pacientes de um odontopediatra têm um perfil diferente daqueles atendidos por um dentista especializado em implantes. Com base nos serviços que você vai oferecer, reflita sobre quais são as pessoas interessadas nesse tipo de atendimento e registre as características que elas têm em comum.
4. Invista em tecnologia e bons equipamentos
Contar com o suporte da tecnologia e de bons equipamentos trará diferenciais competitivos importantes para seu consultório odontológico. Na hora de fazer a aquisição, considere a importância de investir em itens como:
- cadeira de dentista (a cadeira odontológica para seu consultório pode ser adquirida tanto nova quanto usada, mas é fundamental avaliar a qualidade do equipamento);
- aparelho de sucção;
- bomba a vácuo;
- seladora;
- fotopolimerizador;
- aparelho de Raio-X;
- micromotor odontológico.
Esses são alguns itens básicos na hora de montar seu negócio, mas você pode precisar de muitos outros. Tudo dependerá do porte e do tipo de consultório que você vai abrir, uma vez que cada especialidade pode necessitar de instrumentais e equipamentos diferentes.
5. Crie campanhas de marketing eficientes
Sem investimentos no marketing do seu negócio, é mais difícil atrair pacientes para sua clínica. Afinal, seu público-alvo precisa saber que você está no mercado, que existe essa opção para fazer tratamentos e, acima de tudo, que em seu consultório existe um diferencial atrativo.
Elaborando boas campanhas de marketing, você vai valorizar a imagem do seu negócio e se posicionar como expert em sua área. Também vai transmitir a mensagem certa para as pessoas exatas no momento ideal, fazendo com que elas confiem em seu trabalho e deem preferência para ele.
6. Analise a concorrência
Acompanhar os concorrentes também é importante na hora de montar o consultório odontológico. Assim, você confere o que as demais clínicas estão oferecendo para ter um parâmetro de como anda o mercado da sua especialidade.
Além disso, pode definir melhor as características do seu empreendimento, verificando os preços que serão praticados, os tratamentos que deve oferecer e o que os concorrentes ainda não estão fazendo. Com isso, desenvolverá o seu diferencial, que pode ser um detalhe, mas que faz diferença para o paciente, como agendar consultas via aplicativos de mensagem.
7. Faça pesquisas com o público
Ao montar o consultório odontológico, você estará oferecendo serviços para o público; portanto, nada melhor do que escutar a opinião dele para entender suas expectativas. Faça pesquisas a fim de conhecer um pouco mais o mercado e os pacientes da região onde pretende atender.
Essas pesquisas vão fornecer materiais e informações importantes para você organizar melhor o seu empreendimento. Poderá descobrir oportunidades disponibilizando aquilo que a concorrência ainda não oferece.
8. Invista em atendimento humanizado
O público está cada vez mais interessado em receber atendimento personalizado. Pessoas querem ser tratadas de forma que suas necessidades individuais sejam atendidas. Esperam atenção com os seus problemas e o interesse verdadeiro em ajudar. Logo, é fundamental investir em atendimento humanizado.
Ele começa já na organização e na decoração do ambiente do consultório. Treine sua equipe para dar uma atenção adequada para cada paciente, com abordagem ideal de acordo com o seu perfil. Sempre escute o que as pessoas têm a dizer, pratique a empatia e compreenda seus medos, anseios e inseguranças.
9. Defina os serviços oferecidos
Você se lembra de que falamos sobre fazer a análise da concorrência e a pesquisa com o público? Essas duas práticas vão ajudar a conhecer aquilo que o mercado ao seu redor está disponibilizando para os pacientes, e o que estes esperam encontrar em um consultório como o seu.
Assim, poderá definir quais tratamentos disponibilizar, e isso vai impactar os investimentos em equipamentos e instrumentais. Não se esqueça da importância de definir a precificação desses serviços, para que tenham um custo-benefício atrativo e garantam a rentabilidade do seu empreendimento. Afinal, você precisa ganhar dinheiro com a odontologia, certo?
10. Faça uma boa gestão
Um detalhe que você não pode esquecer é que não basta se planejar na hora de montar o consultório odontológico e, depois, negligenciar a sua gestão. Até porque, mesmo um negócio bem estruturado pode ter problemas para sobreviver ao mercado se não for bem gerenciado.
Adote uma padronização para os processos, mantenha a boa organização de dados e informações, procure otimizar as tarefas repetitivas e automatizar aquilo que for possível. Conte com a tecnologia e sistemas de gestão para evitar que tudo seja feito de forma manual, a fim de aumentar a produtividade e agilidade do seu time, além de evitar erros.
11. Planeje seu estoque
Considere que o estoque também é um patrimônio, que exige investimentos para ser construído. Sendo assim, você precisa fazer um bom planejamento e a gestão adequada dele, para não fazer aquisições desnecessárias nem deixar que produtos e insumos sejam perdidos por ficarem muito tempo armazenados.
Até mesmo a organização do espaço faz a diferença para que você controle bem o que está estocado. Organize de maneira que faça lógica para encontrar os itens que está procurando e garanta que tudo fique armazenado de forma adequada e conforme recomendado pelo fabricante. Dessa forma, a qualidade e integridade dos itens não serão comprometidas.
12. Monte uma boa equipe
O dentista não pode trabalhar só, ele precisa de uma boa equipe para lhe dar suporte. Portanto, você precisará montar um time de profissionais bem capacitados e fazer a gestão de pessoas da melhor maneira. Com isso, garantirá que seus colaboradores estejam sempre bem treinados para melhor atender os pacientes.
Além de conhecimentos técnicos, esses profissionais precisam estar alinhados com os valores da sua clínica. É importante que entendam a necessidade de praticar o atendimento humanizado, conforme citamos, e que proporcionem a melhor experiência para os pacientes, a fim de alcançar a satisfação deles, sua fidelização e uma boa imagem para o seu negócio.
Quais são as vantagens das franquias odontológicas?
Montar o consultório odontológico é apenas um passo em sua trajetória como empreendedor em odontologia. Para conseguir se destacar no mercado, é preciso muito mais. É importante, também, levar em conta fatores como:
- potencial de inovação do negócio;
- força da marca;
- qualidade e eficiência da rede de fornecedores;
- nível de satisfação dos pacientes;
- capacidade de se posicionar em diferentes mídias.
Para dar conta de todos esses pontos, acaba sendo mais simples e preciso contar com uma rede de apoio e um suporte de mercado, o que será difícil optando por seguir uma jornada individual. Nesse contexto, uma ótima alternativa é o investimento em uma franquia odontológica.
Na Odontoclinic, oferecemos para os nossos franqueados todo o suporte necessário para o planejamento da sua clínica, a fim de implantar processos de gestão visando a obtenção de bons resultados. Também proporcionamos um apoio amplo em ações de marketing, além do desenvolvimento de estratégias de atendimento e encantamento do cliente.
Tudo isso aliado ao fato de sermos uma rede pioneira na implantação da tecnologia dentro do setor odontológico. Esse é um diferencial que nos permite oferecer tratamentos inovadores, como a Ortodontia Digital e os alinhadores transparentes Odontoclinic.
Com as dicas que deixamos neste artigo, você vai conseguir montar o consultório odontológico sem grandes dificuldades. Mas, se quiser simplificar ainda mais esse processo, prefira investir em uma franquia. Assim já terá um modelo de negócio pronto, consolidado no mercado e que já ganhou a confiança do público, bastando apenas oferecer um bom atendimento para conquistar o seu espaço!
Sabia que conhecer o seu perfil de dentista também ajuda a definir as características do seu negócio? Responda a este quiz para descobrir qual é o seu perfil e trilhar a sua carreira!