O mercado de franchising tem uma grande aceitação no Brasil, oferecendo boas oportunidades para quem está pensando em abrir o próprio negócio. Isso ocorre porque as franquias são um investimento seguro e que trazem retornos interessantes quando bem-administradas.
Nos últimos anos, esse setor apresentou um crescimento de faturamento, com destaque para determinadas áreas, como saúde, alimentação e serviços. Então, se você está pensando em apostar nele, vale conferir quais são os segmentos considerados tendência para 2021.
Porém, não basta querer investir. É preciso mergulhar um pouco mais nesse universo das franquias, para saber como ele funciona. Por isso, reunimos diversas informações, para que você tenha um panorama completo sobre esse mercado, entendendo melhor o que é franchising, quais são as suas vantagens, como ter sucesso e muito mais! Vamos começar?
O que é franchising?
Franchising é um modelo de negócios conhecido no Brasil como franquia (ou franchise, em inglês). Consiste em uma estratégia de comercialização do direito de uso de uma determinada marca (franqueadora), que concede ao franqueado um tipo de permissão para abrir um negócio utilizando o seu nome, identidade visual e estratégias.
Esse não é um modelo de negócios novo. Na verdade, surgiu por volta de 1852, nos Estados Unidos. A história começou quando a fabricante de máquinas de costura Singer Sewing Machine Company decidiu outorgar licenças de uso da sua marca e dos seus métodos de operação para aqueles interessados em revender seus produtos.
Em 1898, a gigante General Motors passou a utilizar o sistema de franchising como uma estratégia para expandir os seus pontos de venda. Isso deu origem ao modelo de negócios que hoje conhecemos como concessionária de veículos.
Atualmente, as franquias são uma alternativa interessante para quem deseja montar o seu próprio negócio, mas não quer partir do zero. Afinal, como explicamos, aderindo ao franchising, o empreendedor obtém o direito de utilização de uma determinada marca, toda a sua identidade visual, métodos e padronizações de processos.
Assim, não é preciso elaborar um plano de negócios ou pensar tudo desde o começo. Basta escolher a franquia, iniciar as negociações com a franqueadora, fazer os treinamentos previstos e, então, instalar a unidade na região onde pretende atuar — sempre recebendo todo o suporte da empresa para implantação desse empreendimento.
Como funciona o sistema de franchising?
O modo como funciona o sistema de franchising é bem simples. Tudo começa com o papel da franqueadora, uma empresa que desenvolveu um modelo de negócios que funcionou, sendo muito bem-aceito no mercado e apresentando certa rentabilidade.
Vendo oportunidades de alcançar mais público, além de fortalecer o seu nome, essa empresa passa a comercializar esse modelo de negócios para quem deseja empreender. Assim, disponibiliza para o franqueado toda a sua estratégia, para que ele não precise começar do nada e seja garantida a padronização estabelecida pela marca.
Então, o interessado passa por uma entrevista com a franqueadora, para que um time de especialistas analise se ele tem o perfil ideal para aderir ao seu modelo de negócio. Também serão avaliados outros detalhes, como o local onde esse empreendedor pretende abrir a nova unidade.
Para prosseguir, é necessário que ele disponha do valor inicial para aderir à franquia e fazer as adequações no imóvel que pretende utilizar. Quando as operações começarem, o franqueado cederá à franqueadora uma pequena parcela dos lucros obtidos (royalties).
Como retorno, o franqueado recebe suporte em relação às operações, à padronização dos processos e até mesmo quanto a aspectos de gestão da sua franquia, como contabilidade, finanças e marketing. Aliás, as campanhas também são padronizadas pela franqueadora e, de um modo geral, ficam sob responsabilidade dela.
Além de tudo isso, são disponibilizados para o franqueado materiais de estudo e treinamento. O objetivo é conferir a ele o know-how necessário para dar andamento ao negócio, além de ampliar seus conhecimentos para garantir a boa estruturação e administração da sua unidade.
Quais são as vantagens para o franqueado?
Uma das principais vantagens do sistema de franchising para o franqueado é o fato de ele não precisar começar o seu negócio do zero. Afinal, a franqueadora, como explicamos, disponibiliza todo o planejamento pronto, bastando apenas implantá-la.
Então, o empreendedor não precisará desenvolver a sua própria marca. Pelo contrário, começará a participar de um negócio que já está funcionando, com acesso a uma estratégia que já foi testada e adequada conforme a melhor aceitação dos consumidores. Ou seja, não será necessário pensar em estratégias, realizar planejamentos e analisar aquilo que dá certo ou não, o que poupa trabalho.
Ao mesmo tempo, ele encontra um mercado mais promissor, já que as franquias são montadas por grandes empresas, que têm credibilidade e, portanto, a confiança das pessoas. Com esse público fiel, as chances de retorno são maiores. Sem falar nos benefícios de associar o seu nome e trabalho a uma marca já conhecida no setor escolhido.
Mas vai além, sabia? O franqueado recebe o suporte de que precisa para implantar o seu negócio. Ele não vai seguir sozinho, adequando suas ações conforme erros e acertos. O caminho é apresentado, e basta seguir as instruções da franqueadora.
Sendo assim, o mercado de franchising é um investimento seguro para quem deseja aplicar seu dinheiro em algo rentável, expandir o patrimônio e alcançar realização profissional, por estar trabalhando com o seu próprio negócio.
Como é o desempenho desse segmento no Brasil?
Foi possível perceber que o sistema de franchising é, de fato, uma excelente alternativa de empreendimento, certo? Entretanto, levando em consideração o mercado brasileiro, como é o desempenho desse segmento por aqui? Será que os números realmente valem a pena?
Valem, sim e, para isso, podemos voltar um pouco no tempo. No Brasil, a primeira franquia surgiu em 1954, com a inauguração de uma unidade da Yázigi Internexus em São Paulo. Atualmente, são 2.918 redes de franquia que atuam em nosso país, e, só em 2019, foram faturados R$ 186,755 bilhões. Em 2020, o faturamento ficou na casa dos R$ 167.187 bilhões (segundo balanço da ABF), com uma pequena queda, mas, ainda assim, muitos segmentos conseguiram crescer.
Nas projeções do mercado de franquias para 2021, alguns segmentos prometem se destacar bastante, como é o caso de cuidados pessoais, saúde e alimentação. Inclusive, há fortes tendências para uma exploração cada vez mais intensa dos recursos tecnológicos e dos sistemas de delivery.
Com a pandemia iniciada em 2020, as necessidades básicas passaram a ter uma atenção maior. Por isso, esses segmentos que citamos estão muito em alta, além daqueles que garantem bem-estar, segurança e qualidade de vida.
Quais são os melhores segmentos de franchising no país?
O franchising brasileiro é dividido em 11 segmentos, mas alguns se destacam por causa do seu excelente desempenho mesmo em momentos de crise. Assim, se você está pensando em aderir a uma franquia, é válido observar os melhores setores do país.
A seguir, você confere um breve panorama sobre aqueles que vêm apresentando bons resultados e que têm uma ótima aceitação do público, com grandes oportunidades de crescimento.
Casa e Construção
O crescimento do setor foi de 12,8%, de acordo com dados da ABF para 2020, quando comparamos com 2019. Essa expansão tem uma explicação simples: com a maior permanência das pessoas em casa, foi necessário investir em reformas, novos móveis e até trazer negócios para dentro do próprio lar.
Alimentação
Em 2019, as franquias de alimentação tiveram um bom desempenho, com crescimento de 5,6% em relação a 2018. Em 2020, houve uma queda de 5% no quarto trimestre de 2020 quando comparamos a 2019, muito por conta das restrições a bares e restaurantes.
Para 2021, ainda em função da pandemia, existe uma forte tendência de as pessoas continuarem utilizando serviços de delivery. Então, se for aderir a esse segmento, é interessante pensar em uma marca que tenha essa visão de mercado.
Saúde, bem-estar e beleza
Esse segmento envolve diversos tipos de negócio, como as clínicas odontológicas, estéticas, de consultas, farmácias, salões de beleza e spas. Também apresentou um excelente desempenho em 2019 e foi um dos poucos setores com demanda crescente em 2021: 5,4% de crescimento no último trimestre de 2020 (em comparação ao mesmo período de 2019), conforme dados do balanço da ABF. O motivo é simples, afinal, muitos desses serviços são essenciais e sofrem menos com as crises.
Cada vez mais, as pessoas se preocupam com a sua qualidade de vida; por isso, os cuidados pessoais e com a saúde estão muito em alta. Isso significa que esse é um segmento bastante promissor e que oferece oportunidades diversificadas para investir.
Apenas dentro do ramo de franquias de estética, existem diferentes serviços que podem ser oferecidos. Além disso, quando se trata de saúde, não é necessário ser um profissional da área para investir. Você pode ter uma franquia odontológica mesmo sem ser dentista, por exemplo.
Serviços
Sabia que o setor de serviços também é um dos segmentos de franchising no Brasil? Aliás, é um dos que estão em destaque, com crescimento de 1,9% ao compararmos o último trimestre de 2020 com o de 2019. Inclusive, é apontado como uma das tendências para 2021, e os serviços domésticos são uma ramificação que promete bons retornos para este ano.
Comunicação, informática e eletrônica
Junto do segmento de construção civil, o de comunicação, informática e eletrônicos teve um crescimento de 10% de 2018 para 2019. Em 2020, ao compararmos com o último trimestre de 2019, o crescimento ficou na casa dos 0,1%.
Vale dizer que o setor de atendimento online é uma das tendências de franquias para 2021 e uma boa aposta para quem deseja empreender.
Qual é o faturamento do franchising?
Cada segmento de franquias apresenta um faturamento, mas vamos tomar como base aqueles que se destacam no Brasil e foram citados no tópico anterior. Conforme tabela publicada no Portal do Franchising, a arrecadação deles em 2020 foi a seguinte:
- Alimentação: R$ 40,898 bilhões;
- Saúde e bem-estar e beleza: R$ 34,214 bilhões;
- Serviços: R$ 27,001 bilhões;
- Construção: R$ 12,429 bilhões;
- Comunicação: R$ 6,034 bilhões.
No entanto, é preciso lembrar que o bom desempenho de uma franquia também depende da dedicação do franqueado ao seu próprio negócio. Ainda que um segmento seja bastante rentável, se a unidade não for bem-administrada, existe a chance de insucesso.
Afinal, apesar de todas as facilidades e vantagens de aderir ao modelo de franchising, assim como em outras empresas, o seu rendimento não acontece de forma automática. É preciso ter conhecimentos de gestão e uma visão estratégica, além de seguir as orientações da franqueadora, porque tudo isso vai influenciar a atração do público e o faturamento.
Como se dar bem nesse segmento?
Apesar de as franquias serem um modelo de negócio que já vem pronto para você, isso não significa que elas contenham a fórmula do sucesso. Como dito, para que seu empreendimento alcance os retornos esperados, é preciso que se dedique a ele.
Sendo assim, será necessário obter conhecimentos, trabalhar suas habilidades e se comprometer com a sua empresa. Existem algumas estratégias e boas ações para conseguir se dar bem com esse investimento, e tudo começa antes mesmo de você abrir a sua unidade de franchising. Veja, a seguir, algumas dicas de sucesso.
Escolha a franquia certa
Explicamos que o mercado de franchising brasileiro é dividido em 11 segmentos. Em cada um deles, você encontra áreas distintas — como no caso da saúde, que envolve tanto empreendimentos médicos quanto odontológicos — e, ainda, diferentes opções de marcas.
Aquela que você escolher influenciará bastante suas chances de se dar bem; afinal, estamos falando de modelos de negócio com características distintas e suas próprias estratégias. Além disso, devemos considerar a aceitação das pessoas e o público que já foi conquistado por cada uma.
Não se esqueça de analisar os segmentos que trazem melhores retornos e aqueles que são tendências para os próximos anos. Considere, também, os que se mostram mais sólidos durante períodos de crise, como acontece com as áreas de saúde e alimentação, que atendem necessidades básicas.
Faça uma boa gestão
Uma franquia é uma empresa como qualquer outra, sendo diferente apenas no modelo de negócio. Como vimos, isso significa que continua sendo necessário ter atenção a aspectos administrativos, logísticos e financeiros, entre outros que envolvem a gestão de um empreendimento.
Portanto, você vai precisar de conhecimentos sobre essas áreas e deve adotar boas estratégias para manter os processos otimizados, garantindo a organização de dados e informações. Muitas empresas acabam fechando suas portas por causa de erros de gestão, e isso também pode acontecer com as franquias.
Leve as dicas da franqueadora a sério
Lembra que explicamos que o franqueado recebe suporte da franqueadora sobre como conduzir seus negócios? Acredite, é muito importante seguir as dicas desses especialistas, porque eles realmente sabem do que estão falando.
Os profissionais que atuam na franqueadora já têm experiência com outras unidades e têm clareza sobre o que funciona melhor dependendo das características de cada região e do mercado. Dessa forma, aplicar esses conselhos em suas unidades é importante para a saúde da empresa.
Não se esqueça de que as vantagens do sistema de franchising para o franqueador estão diretamente relacionadas ao sucesso das novas unidades. Portanto, a equipe não medirá esforços para fazer com que o seu negócio dê certo, uma vez que a franqueadora ganha com isso, e o seu nome se fortalece cada vez mais.
Aproveite o know-how da franqueadora
Uma franqueadora conta com treinamentos, processos feitos em passo a passo e gerentes prontos para trazer suporte à sua administração. Então, além de ouvir as dicas e recomendações, como vimos no tópico anterior, busque absorver todo o conhecimento disponibilizado e fazer os treinamentos propostos.
Estar em dia com essa “lição de casa” permite que você vá adquirindo sabedoria e experiência para cada desafio enfrentado. A dica, aqui, é jamais subestimar a experiência que vem da marca.
Afinal, um dos benefícios de contar com a franqueadora é o saber prático, de forma que você não precise fazer testes e consiga tomar as decisões exatas. Com o tempo, esse também se tornará o seu know-how.
Invista mesmo em crise
Para muitos, ainda persiste a crença de que momentos de crise são aqueles em que precisamos manter os negócios como estão, não sendo favoráveis para apostar em crescimento e muito menos investir em um novo negócio. Porém, isso não é verdade.
Épocas de crise também trazem boas oportunidades para aqueles que conseguem visualizar o mercado sob um ângulo diferente. O motivo? É que essas fases mostram quais são as áreas e segmentos mais resistentes e abrem algumas portas que podem ser exploradas.
Considere que todos estão tentando manter seus negócios em atividade; por isso, você conseguirá boas negociações com fornecedores. Também poderá encontrar uma concorrência menor.
Abrir uma franquia odontológica, por exemplo, é uma boa alternativa, uma vez que essa área trabalha tanto com a saúde quanto com a autoestima das pessoas: proporciona bem-estar e qualidade de vida para elas, algo que priorizam em todos os momentos. Também é um segmento que, mesmo durante a pandemia, pode continuar atendendo, sempre de acordo com protocolos de segurança.
Como escolher a melhor franquia?
Agora você já tem uma visão mais ampla sobre o mercado de franchising e descobriu que existem diversas opções de área. Mas é importante ter em mente que nem todas elas são ideais para você. É preciso encontrar um segmento que desperte seu interesse.
Porém, o processo não termina aí. São muitas as opções de franqueadoras, e, para que você tenha mais chances de sucesso, precisará escolher a melhor entre elas. A seguir, deixamos algumas recomendações para que você tome uma boa decisão e faça um excelente investimento.
Busque uma área do seu interesse
Concordamos que é muito atrativo olhar os números de faturamento e optar pelo segmento de franchising que tem os maiores retornos; porém, essa nem sempre é uma boa estratégia. Na verdade, o ideal é que você busque aquele que tem mais a ver com os seus próprios interesses.
Isso, porque, como explicamos, o faturamento da sua unidade vai depender também da sua própria dedicação. Logo, se você estiver em uma área da qual não gosta, poderá não alcançar os retornos desejados. Em contrapartida, trabalhando com aquilo pelo que tem paixão ou que gosta de estar em contato, você fará cada ação com muito mais prazer, e isso vai impactar seu sucesso.
Analise o sistema de trabalho
O modelo de franchising é similar para todas as franqueadoras; porém, cada uma tem sua própria maneira de trabalhar. São empresas com missões, valores e cultura únicos. Assim, é preciso observar, também, como a organização funciona.
Veja se você concorda com esse sistema de trabalho, analise quais são os royalties e taxas cobradas pela franqueadora e procure se informar sobre a maneira como o atendimento é oferecido ao público, entre outros detalhes que farão parte do seu dia a dia. Afinal, todas as unidades franqueadas precisam seguir essa padronização.
Veja o suporte oferecido ao franqueado
Um dos aspectos que levam os empreendedores a investir em franchising é o fato de não trabalharem sozinhos, pois a franqueadora oferece suporte para eles. De toda forma, isso também vai variar de uma empresa para outra, sendo mais ou menos satisfatório em cada uma delas.
Na Odontoclinic, por exemplo, todos os franqueados recebem suporte desde o começo, quando ainda têm a intenção de instalar uma unidade, sem o contrato fechado. A equipe contribui para esse planejamento ajudando nas decisões mais básicas e continua a assessorar o franqueado por toda a trajetória, seja por meio de treinamentos ou do compartilhamento de informações com um gerente de negócios.
Avalie a credibilidade da marca
Mais um detalhe importante para você escolher a sua franquia é analisar a credibilidade que ela tem no mercado. Não se engane, porque nem sempre um nome conhecido é sinônimo de satisfação do público. Pode ser apenas marketing.
Veja se realmente as pessoas confiam naquela empresa e se consomem os produtos ou serviços que ela disponibiliza. Avalie a opinião desses consumidores para ter certeza de que você vai conseguir atrair o público com o seu novo empreendimento.
Confira os seus diferenciais
Com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ter um diferencial. Se você vai aderir às franquias, deve analisar o que as marcas oferecem a mais para o público. Como as pessoas têm várias opções, precisam encontrar alguma vantagem ou benefício para preferir o que você vai oferecer.
Os franqueados da Odontoclinic se beneficiam por nosso atendimento premiado, que, inclusive, já recebeu prêmios do site Reclame Aqui. Além disso, disponibilizam para seus pacientes tratamentos modernos, feitos com tecnologia de ponta, pois existe a preocupação em investir em pesquisas e desenvolvimento.
Você pode ter bons retornos sendo um franqueado Odontoclinic, já que fará um investimento seguro e receberá apoio desde antes de assinar o contrato. Outra questão é que a franquia de odontologia, por si só, é uma excelente aposta, pois faz parte do segmento de saúde — que, como você viu, tem um excelente faturamento e também é uma das tendências de franchising para os próximos anos.
Viu como o franchising é um bom caminho pra empreender? Então, faça o download gratuito de nosso e-book sobre todas as vantagens de investir em uma franquia!