Nos últimos anos, o número de empreendimentos surgindo no Brasil aumentou muito, mas a porcentagem desses negócios que conseguem se manter em funcionamento não seguiu o mesmo ritmo. Uma solução para isso tem sido o modelo de franquia, com menor risco em comparação com a criação de uma empresa do zero.
É possível se associar a algumas das melhores franquias disponíveis, mas pode ser difícil diferenciar quais são as mais bem-sucedidas e quais não oferecem o mesmo retorno. Porém, existem algumas características comuns às melhores.
Esses são os sinais mais claros de que uma determinada franqueadora pode proporcionar a você boas chances de sucesso. Se quer alcançar seus objetivos, precisa se espelhar nas marcas que obtêm bons resultados.
Para entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre esse mercado e quais características indicam uma franquia de sucesso. Siga com a gente!
Como anda o mercado de franquias atualmente?
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias mostra sinais de recuperação, com um crescimento de 48,4% quando comparando o segundo trimestre de 2021 e 2020, período de maior impacto da pandemia. Ainda é uma queda de 4,6% em relação ao segundo trimestre de 2019, mas algo bem menos grave do que o ano anterior.
Alguns setores, como o de turismo, tiveram uma queda mais expressiva em 2020, mas também houve compensação em outras áreas, como a de saúde e beleza. Muitas delas apresentando forte recuperação no segundo trimestre de 2021.
Qual a função do franqueado para chegar ao sucesso?
Escolher uma das melhores franquias para investir é apenas o primeiro passo. Para que essas expectativas se tornem realidade, você precisa ter atitudes que viabilizem seu sucesso. Veja alguns exemplos comuns.
Estude o mercado
Antes de começar qualquer investimento, você precisa conhecer o mercado no qual pretende se inserir. Avalie a demanda do público, a opinião das pessoas e a localidade e converse com outros empreendedores. Isso dará a você dados importantes sobre o potencial do negócio em questão e mostrará quais oportunidades de franquia têm mais chances de retorno.
Organize sua agenda
Depois que você conhecer o setor em que pretende atuar, o próximo passo é se planejar para otimizar seu tempo de trabalho. Isso inclui estabelecer uma rotina e definir prazos para tarefas e implementação de medidas. Se você conseguir se organizar, poderá aproveitar melhor seu tempo e torná-lo bem mais rentável.
Invista em marketing
É verdade que, ao se tornar um franqueado, você tem menos trabalho para construir uma marca e torná-la parte do imaginário do público. Porém, isso não significa que você esteja isento dos esforços de marketing.
Ainda é necessário fazer sua divulgação local e alcançar os clientes certos em sua área de atuação. Sem isso, você não poderá tirar proveito do trabalho de marketing e branding da marca.
Melhore suas habilidades de gestão
Por fim, é sempre bom lembrar que, para atuar em qualquer franquia, é importante ser um bom gestor de negócios. Sendo assim, para poder acompanhar o crescimento da sua unidade, você deve estudar e se atualizar constantemente para fazer uma gestão mais eficiente, o que engloba o setor de finanças, pessoas e estoque, entre outros.
O que as melhores franquias têm em comum?
As franquias de sucesso têm uma série de características em comum. Trazemos alguns dos exemplos que merecem a sua atenção. Acompanhe!
Suporte de marketing
Uma das principais vantagens de fazer parte de uma franquia é que a empresa faz o papel de divulgação da marca em larga escala, como ao contratar garotos-propaganda, ter uma marca já bem estabelecida e uma comunicação nacional. Isso reduz consideravelmente seu trabalho e seus custos com o processo todo.
Você será responsável apenas pela comunicação local — que é mais fácil de administrar — e, no geral, poderá contar com o apoio da franqueadora.
Consultoria de negócios
Uma boa franquia é aquela que investe no sucesso de seus franqueados. Afinal, os ganhos deles também são os ganhos da franqueadora como um todo. É por isso que muitas das melhores no mercado de franquias investem em alguma forma de consultoria e orientação para seus franqueados, o que aumenta bastante suas chances de sucesso.
Transparência nos resultados
Conhecer o modelo de negócio o desempenho das principais unidades da franquia é indispensável para que o investidor tome uma decisão bem embasada. Porém, algumas delas acabam não exibindo suas informações de forma clara e transparente, o que impede você de fazer uma escolha racional. Em geral, as melhores franquias não precisam esconder esses números, pois eles dão mais suporte à sua própria qualidade.
Produtos e serviços testados e aprovados
O ponto mais importante para determinar o sucesso de qualquer franquia é a qualidade e reputação de seus produtos ou serviços. Se eles já forem bem conhecidos, então, você terá uma boa chance de sucesso.
Diversos treinamentos
Para garantir o sucesso de seus franqueados, bons franqueadores sabem que devem investir em sua capacitação. Por isso, as melhores franquias sempre têm uma ampla diversidade de programas de treinamento, desde os principais fundamentos da gestão de negócios, passando por questões mais específicas sobre seus sistemas e ferramentas até uma capacitação mais avançada para o gestor e para a equipe.
Gestão por indicadores
Tomar decisões empresariais com base em impressões subjetivas é o caminho certo para errar muito — e ainda mais quando se trata de uma franquia, em que essas escolhas afetam dezenas ou mesmo centenas de unidades. Assim, franquias de maior qualidade sempre tomam decisões com base em estatísticas e indicadores de performance, o que oferece mais segurança e consistência.
Quais são as melhores franquias?
Como esse modelo de negócio já é bem estabelecido, você vai encontrar um número considerável de excelentes franquias no mercado. Conheça aqui algumas das principais.
O Boticário
Uma das maiores franquias no setor de saúde e beleza, O Boticário continua com um ritmo de crescimento respeitável há vários anos. Basta procurar um pouco, e você verá uma de suas várias unidades disponíveis ao redor do mundo.
Kumon
Os cursos de inglês são cada vez mais importantes para o crescimento profissional em todo tipo de setor. Sabendo disso, o Kumon aposta em sua rede para alcançar o maior número possível de pessoas, o que resulta em uma franquia de sucesso.
Óticas Carol
Outro exemplo de franquia que ganhou mais destaque ao longo dos anos, o número de unidades da Óticas Carol tem crescido consideravelmente. Por isso, ela pode ser encontrada em praticamente qualquer lugar.
BR Mania
As lojas de conveniência em postos de combustível são uma combinação tão esperada que é até estranho quando os dois não estão juntos. A BR Mania é uma enorme rede de lojas de conveniência.
Arezzo
A Arezzo é uma franquia especializada em calçados femininos, principalmente sandálias e chinelos. Ela tem ganhado mais destaque nos últimos anos entre as melhores franquias do Brasil, pois tem presença online e offline.
Mundo Verde
Atualmente, mais pessoas buscam produtos que sejam de origem natural e orgânica, ao invés dos produtos industrializados. A Mundo Verde é uma empresa que trabalha para atender a essa demanda, negociando todo tipo de ingrediente natural, além de oferecer refeições e bebidas que não são ultraprocessados.
Giraffas
As redes de restaurantes e lanchonetes são as franquias mais conhecidas pela maioria das pessoas. O Giraffas é um bom exemplo disso, com opções de lanches e refeições completas de ampla variedade.
Odontoclinic
O segmento de Saúde e Beleza é o que mais cresce entre as franquias. E a Odontoclinic é a maior franquia de clínicas odontológicas no Brasil hoje. Com nossos treinamentos, modelo de negócio e filosofia, ajudamos vários franqueados a alcançar o próprio sucesso.
Quais são os diferenciais da Odontoclinic como franquia odontológica?
Se você está em busca de uma das melhores franquias do mercado, a Odontoclinic certamente deve entrar para a sua lista. Conheça aqui alguns de nossos principais diferenciais!
Marca reconhecida em todo o país
Já atuamos no mercado de franquia odontológica desde 2002, reunindo um grande número de unidades e profissionais especializados. Basta procurar, e você encontrará uma de nossas unidades.
Modelo de negócio de sucesso
Com mais de 200 clínicas abertas no país, 9.000 consultas por dia e milhões de clientes satisfeitos, é fácil comprovar o sucesso de nossa marca. O número de unidades bem-sucedidas também vai continuar crescendo ao longo do tempo. Outro dado para se ter em mente: mais de 70% dos nossos franqueados têm mais de uma unidade Odontoclinic — isso é uma prova do quanto o negócio é um bom investimento!
Além disso, em nossas clínicas, o paciente encontra todos os serviços necessários, da ortodontia aos implantes, sem precisar buscar outro lugar.
Consultores de negócio experientes
Para garantir que nossos franqueados não atuem sem o devido preparo, temos uma equipe de consultores pronta para tirar dúvidas sempre que preciso. Dessa forma, você terá todo o amparo necessário para lidar com gestão, parte jurídica ou logística.
Atendimento premiado
Ser bem atendido é um fator fundamental para que o paciente volte e indique a clínica a mais pessoas. Nós temos essa expertise para repassar a todos os franqueados por meio de diversos treinamentos. Não é à toa que ganhamos diversas vezes o prêmio de Melhor Atendimento no Brasil pelo Reclame Aqui.
Treinamento com várias frentes
Para garantir que nossos franqueados estejam preparados para administrar seu novo negócio, a Odontoclinic oferece uma série de treinamentos, tanto para o gestor quanto para sua equipe.
Para complementar isso, também são usados formatos variados, como EAD, videoaulas e treinamento presencial. Cada trilha de conhecimento na Academia Odontoclinic é atualizada regularmente, para que nossos franqueados também estejam atualizados e mais preparados para o mercado.
Com essas dicas, fica bem mais fácil escolher entre as melhores franquias disponíveis hoje no mercado, seja uma franquia odontológica ou não. O importante é fazer uma boa pesquisa antes de tomar uma decisão.
Ficou interessado em se tornar um franqueado? Então, entre em contato com a Odontoclinic e vamos conversar!